Autor |
Mensagem |
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
Olá a todos, eu já passei a manhã usando a busca sobre progressão de acordes e modos gregos mas ainda persistem algumas dúvidas
Falando de Metal (heavy, power, trash, etc) para fazer com que um determinado modo soe caractrístico eu uso o grau caractrístico de cada modo.
A minha dúvida é: Existem algumas progressões mais usadas, nestes estilos musicais, como por exemplo I V III VI VII VI I ou para caracterizar cada modo eu posso fazer a progressão que eu quiser desde que use o grau característico e não usar os graus evitados de cada modo ?
Agradeço a atenção de todos
|
Penta_Blues Moderador |
# abr/09
· votar
Boa tarde!!!
KAEL METAL Eu acho que vc misturou duas questões numa só, mas já aviso que o que eu vou colocar pode refletir a minha falta de conhecimento profundo sobre o assunto. Até onde eu sei, existem Acordes característicos em cada Modo e Progressões características em cada Gênero Musical. Agora, dizer que determinados Acordes caracterizam determinado Gênero eu não sei dizer. Com relação aos Acordes característicos, aí vai: JÔNIO Acordes característicos: I7M, I6, I6(9), I7M (9,13), I7M(9), I(add9). DÓRICO Acordes característicos: IIm7, IIm6, IIm(add9), IIm7(11), IIm7(9,11), IIm6(9), IIm6(9,11). FRIGIO Acordes característicos: IIIm7, IIIm7(11), IIIm11. LIDIO Acordes característicos: IV7M, IV6, IV7M(9), IV6(9), IV7M(9,#11), IV(add9), IV7M(9,13), IV7M(9,13), IV7M(#11). MIXOLIDIO Acordes característicos: V7,V7(9), V7(13), V7(9,13), V7sus. EÓLIO Acordes característicos: VIm7, VIm7(9), VIm(add9), VIm7(11), VIm7(9,11) LOCRIO Acordes característicos: VIIm7(b5), VIIm7(b5,b13), VIIm7(b5.11). Valeu!!!
|
KAEL METAL Veterano |
# abr/09
· votar
Penta_Blues
Valeu, mas ainda tem uma dúvida me intrigando
Numa progressão de acordes por exemplo Eólio, eu sei que o acorde característico é, conforme você falou, o VIm, ou power chord, T 5 T, agora além deste que vou usar e o grau evitado que não vou usar, eu posso montar a progressão que eu quiser ou existem clichês para cada modo como no modo tonal I IV V ? Ex. de progressão eólio VI V I V III VI I obs. somente para exemplo de grau, eu não especifiquei se o acorde é menor ou com 7
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
Penta_Blues Vlw pelos ex dos acordes mas se eu fosse utilizar uma progressão de acordes num dos modos como ficaria? Ou se eu tocasse uma música em um dos modos qual seria o campo harmônico?
|
thomasmoura Veterano |
# set/09
· votar
Leia isto, esta em ingles, mas explica tudo.
Eu mesmo tirei varias duvidas que tinha sobre o tema.
http://www.ultimate-guitar.com/columns/the_guide_to/the_ultimate_guide _to_guitar_c hapter_iv_3_chords_-_modal_chord_progressions.html
|
Minow Veterano |
# set/09
· votar
KAEL METAL Pensando modalmente você não vai pensar em cadências. Apenas vai usar os graus principais de cada modo (os que contém a nota característica de cada modo), os secundários, e evitar os que contém intervalo de trítono, exceto no caso do lócrio, que tem por característica justamente a quinta diminuta, acorde fundamental Im7(b5).
|
KAEL METAL Veterano |
# set/09
· votar
Minow
Valeu!
|
SteveRayMorse Veterano |
# set/09
· votar
fill.zanchez
A definição básica do Campo Harmônico é a escala que está sendo utilizada. Ou seja, você monta os acordes em cima da escala que quer utilizar. Lembrando: definição básica. Claro que há muito mais por debaixo do pano hehe...mas já dá pra estudar bastante.
Abçs
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Boa tarde!!!
KAEL METAL Cara, por favor, me desculpe não ter respondido à época. Foi descuido mesmo!
KAEL METAL fill.zanchez Caras, neste caso, eu estou com o nosso camarada Minow. Em Música Modal não se usa uma Cadência baseada em um Campo Harmônico, pois isso está relacionado a um sistema que usa um Centro Tonal, o que pra mim não se aplica no Modal.
SteveRayMorse Ou seja, você monta os acordes em cima da escala que quer utilizar. Não dá pra simplificar tanto assim pois a Escala necessita ser Diatônica, já que de outra forma não há como construir Acordes baseados em Empilhamento de Terças. Ou seja, na minha opinião, não é qualquer Escala que pode construir Campo Harmônico.
Valeu!!!
|
Minow Veterano |
# set/09
· votar
Penta_Blues Não dá pra simplificar tanto assim pois a Escala necessita ser Diatônica, já que de outra forma não há como construir Acordes baseados em Empilhamento de Terças. Ou seja, na minha opinião, não é qualquer Escala que pode construir Campo Harmônico.
É mais complicado mesmo, mas dá pra construir CH até de pentatônica e hexafônica!
|
KAEL METAL Veterano |
# set/09
· votar
Penta_Blues Esquenta não, valeu!
Abçs
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar
Boa noite!!!
Minow mas dá pra construir CH até de pentatônica e hexafônica! Pode até ser uma visão mais "bitolada" a minha, mas não vejo como fazer um Campo Harmônico com todos os sete Graus numa Escala que só possui cinco notas. Daí eu considerar somente as Escalas Diatônicas para construção de CH. Valeu!!!
|
Pedrock City Veterano |
# set/09
· votar
Se a música está toda dentro de um campo harmônico não faz sentido vc pensar em MODOS. Vc deve, SIM< ter consicência das notas que vc deve evitar em cada acorde, mas não ficar pensando Acorde X - MOdo Y. Se a progressão é essa, ela está toda dentro do mesmo tom. A escala do tom é o material usado pois é ela que gera os modos de cada acorde.
Vc vai ter que usar um modo se um desses acordes aparecer diferente do que ele é no Campo Harmônico em questão. Ou seja, se de repente aparece com uma sétima, aparece maior onde deveria ser menor, aí sim vc vai usar um modo praquela situação harmônica. Ou então se um acorde fora do Campo Harmônico aparecer. Ele vem , com certeza, de empréstimo modal ou de campo harmônico vizinho, aí tb vc deverá usar o modo específico pra ele naquela situação. E deve saber de onde ele vem pra saber qual escala/modo vai aplicar.
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
SteveRayMorse A definição básica do Campo Harmônico é a escala que está sendo utilizada. Ou seja, você monta os acordes em cima da escala que quer utilizar.
verdade! Nem tinha pensado nisso... que vacilo! Vai dar um trabalhão mas vou montar os acordes aqui! Obrigado!
Penta_Blues Minow vou tentar contruir um CH pra cada um dos modos.
Ae Penta Blues, a escala de blues vai muito bem com acordes com sétima menor, certo? Então pronto, creio que não é só a diatonica (como vc disse) que pode ter um CH com acordes específicos pra ela. ;)
Pedrock City n entendei direito oq vc disse...
|
Pedrock City Veterano |
# set/09
· votar
Exemplo: C.H de G Maior: G - Am - Bm - ... se aparece um A Maior, vc deverá usar um modo pra ele. Isso depende tb pra onde a música vai depois dele. Normalmente vc usa o jônio pq ele vem de empréstimo modal de Lá Maior msm, I grau. Mas se em seguida for prum D MAior, vc pode de repente usar um mixolídio pois considera o A um dominante (V) pro D. Vc antecipa uma situação harmônica.
Se aparece um B Maior, mesma coisa, pode ser um dominante pro Em. Aì não seria mixolídio, vc pode tocar algum modo de dominante menor, onde vão aparecer dissonâncias como b9, #9, b13, b5 e #5. Se vc pensar na escala de Em harmônica nesse momento tb funciona pq ela vai gerar dissonâncias desse tipo em cima do acorde de B.
Tudo vai depender o que vem antes do acorde e o que vem depois pra vc determinar a sonoridade dele naquele momento específico.
|
Pedrock City Veterano |
# set/09
· votar
Acho que só agora entendi realmente a pergunta do KAEL!! B
Bom, se é o que eu entendi, acho que o que vai caracterizar melhor o modo são os arpejos de cada um né! Porque o arpejo são somentes as notas INSIDE do acorde, não existem notas de passagem, aí vc caracteriza bem ele. Aí vc escolhe se usa arpejos de tríades, tétrades ou mais notas. É isso?
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
Pedrock City Sua explicação n está pra lá das mais didaticas mas vlw cara, acho q peguei alguma coisa. Obrigado.
|
Penta_Blues Moderador |
# set/09
· votar
Boa tarde!!!
fill.zanchez a escala de blues vai muito bem com acordes com sétima menor, certo? Então pronto, creio que não é só a diatonica (como vc disse) que pode ter um CH com acordes específicos pra ela. ;) Como diria um amigo meu, "Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa". Não confunda as coisas... O fato de vc ter uma Escala que se encaixe num determinado Acorde não significa que esta Escala vá construir um Campo Harmônico; apenas que as notas que formam este Acorde estão presentes na Escala escolhida para o improviso. São assuntos diferentes. Valeu!!!
|
KAEL METAL Veterano |
# set/09 · Editado por: KAEL METAL
· votar
Vamos lá, se eu entendi sobre harmonizar qualquer escala
Pentatônica C/Am
Notas C D E G A
Tentando harmonizar esta escala criando acorde com terças usando somente estas notas
Acordes C E G pra este aqui tudo bem D F A Bom, posso parar por aqui, pra formar o acorde de D temos uma nota F que não faz parte da escala pentatônica usada. A não ser que use este acorde como powerchord (Tônica, quinta e se quiser outra tônica que no caso é a oitava) mas aí creio que não seja uma harmonização "normal", se pode dizer assim
Pensando e analisando, creio que não seja possível construir um campo harmônico com terças em algumas escalas "incompletas"
Bom, estou aprendendo, se falei besteira, por favor me corrijam
Abçs
|
Minow Veterano |
# set/09 · Editado por: Minow
· votar
Penta_Blues Pode até ser uma visão mais "bitolada" a minha, mas não vejo como fazer um Campo Harmônico com todos os sete Graus numa Escala que só possui cinco notas.
Mas aí ficam só cinco graus.
Por exemplo, o CH da hexafônica é formado por seis acordes aumentados tipo X7(#5).
KAEL METAL Esqueça esse tipo de harmonização por enquanto, eu falei só como curiosidade, mas não vale a pena esquentar a cabeça com isso ainda. Pra começar harmonize só as escalas diatônicas, e fique apenas com os modos gregos. O mais importante da música modal é entender quais graus são mais utilizados e quais são evitados.
|
KAEL METAL Veterano |
# set/09
· votar
Minow Beleza, valeu!
|
Pedrock City Veterano |
# set/09
· votar
Eu é que num entendi até agora a discussão desse tópico... Se uma música tem porogressão I III IV VI etc. ela está o tempo inteiro, TOTALMENTE dentro uma tonalidade, de um campo harmônico ora bolas! Não existe pensamento de modo aqui.
Existe o pensamento da escala do tom. Vc deve saber que notas evitar em cima de cada acorde ou então, se quiser caracterizá-los bem, pegar só as notas que o caracterizam = ARPEJOS!
Modo se utiliza quando algum acorde de outra região, fora desse C.H aparece OU quando a música É MODAL (Blues por exemplo). Acordes de outra região são de campos harmônicos vizinhos ou de empréstimo modal, como eu mostrei no exemplo acima.
Essa história de criar outros campos harmônicos é outra viagem. Você pega a escala hexafônica (tons inteiros) e cria o campo harmônico dela, vão ser todos acordes iguais! Ou então vc pega qualquer escala, até uma que vc crie e faça o campo harmônico dela. Já é outra conversa...
KAEL e FILL.ZANCHEZ deu pra entender?
|
fill.zanchez Veterano |
# set/09
· votar
Penta_Blues true! =X
|
renatoff Veterano |
# mai/13
· votar
Aproveitando o topico...
como sei quais são as notas caracteristicas de cada modo? ta, é obvio que posso procurar a tabela na internet... eu tenho a tabela aqui...
mas quero saber pq a nota caracteristica, por exemplo, do modo lidio é a 4#, ou por que a evitada do frigio é a 2b... POR QUE, e nao QUAL É!
obrigado! :)
|
Markrovit Veterano |
# mai/13
· votar
renatoff A 2b nao é evitada no frigio, ela é a caracteristica dele. Vou tentar explicar o porque dos intervalos, por ex Fá lídio, 4# no caso B, o fa lidio é o quarto grau do campo harmonico de dó, este que possue B e não Bb, que faz parte do campo de fá maior.Outro exemplo La dorico, 6M no caso Fa#, dorico é o segundo grau do campo harmonico, no caso do La dorico ele é segundo de quem?............. Sol, que possue Fa#, e nao Fa, na hora de improvisar, em la dorico, voce tem que solar pensando em La menor só que com a 6M, msm parecendo Sol, vc tem que solar pensando em La menor.
|
lucas.hammett Membro |
# mai/13
· votar
renatoff eu não penso assim, em intervalos, eu tenho em mente o seguinte:
vamos usar aqui um exemplo em Dó maior
Jônio: Cmaj7 - Dm7 - Em7 - Fmaj7 - G7 - Am7 - Bø
Lídio: Cmaj7 - D7 - Em7 - F#ø - Gmaj7 - Am7 - Bm7
Mixo-Lídio: C7 - Dm7 - Eø - Fmaj7 - Gm7 - Am7 - Bbmaj7
então pensando nos modos, você deve comparar o lídio com o jônio, e o m.lídio com o jônio, ver quais as notas que são diferentes, essas notas serão características de cada modo, ou seja, se vcê quiser a cara de lídio toque o F#, se quiser a cara de m.lídio toque o Bb, a mesma coisa vale para arpejos e pentatonicas, basta ver qual grau de cada modo possui os arpejos com as notas caracteristicas e a mesma coisa com as pentatonicas, sempre serão 4 arpejos e 2 pentas
lembrando que se quiser dar a cara de jônio é bom ressaltar os arpejos de Bø e G7, pois só aparecem no modo de jônio, qql duvida pergunte!
|
renatoff Veterano |
# mai/13 · Editado por: renatoff
· votar
lucas.hammet Markrovit
vlw gente agora eu entendi!! é simplesmente o acorde que tem na escala tocada e q n tem na escala do acorde! (mais ou menos isso)
puts eu fiquei mto tempo quebrando a cabeça pra entender isso... mas agora entendi! vlw! :)
--------
mas agora surgiu outra duvida... e a nota evitada, como sei qual é? sei que tocar Semi-tons de notas q pertencem ao acorde fica estranho....
por exemplo tocar C# num acorde de C... mas tem mais alguma coisa que caracterize uma nota do modo como evitada?
|
Filippo14 Veterano |
# mai/13
· votar
renatoff Eu não entendi muito bem o que vc falou por ultimo, mas se entendeu ta valendo ahahah. Qualquer duvida eu tento dar uma ajuda tambem!1
|
renatoff Veterano |
# mai/13
· votar
só quero saber como sei qual é a nota evitada de cada modo grego... por exemplo pq a 6b é a nota evitada do modo eoleo.. ou pq a 4M é a evitada do modo mixolidio, por exemplo...
ahsuahsu talvez tenha ficado meio confuso do modo que falei acima msm...
|
Markrovit Veterano |
# mai/13
· votar
Cara eu nem diria nota a ser evitada, diria que não soa muito bem parar em notas que nao fazem parte do acorde, mas evite realmente parar em cima de uma quarta.
por exemplo tocar C# num acorde de C... mas tem mais alguma coisa que caracterize uma nota do modo como evitada?
Nao entendi.
|