Les paul com cavalete de microafinação

Autor Mensagem
bnnunes
Veterano
# abr/09
· votar


é uma boa pra não ter que escavar o corpo da guita...tem gente que instala floyd e deixa travada soh pra ter micro-afinação...ta aí uma alternativa legal...
abraços...

Rod Turtle
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Eu já ouvi muita gente dizer que a alavanca Bigsby é uma merda, que desafina tudo, mas como eu nunca usei, não sei dizer...

Você só precisa olhar pra uma bigsby pra ela desafinar.

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


Megamedes
Gugametal

não dá pra fazer alterações grandes de afinação com essa ponte. se vc comprar uma pra querer mudar de afinação padrão para Drop D por exemplo, vai se decepcionar... serve apenas para pequenas correções, como numa floyd rose. não se enganem...


Jozza
Como eu já vi alguém dizendo aí em cima, uma Gibson não desafina. E não desafina mesmo... A minha às vezes fica a semana toda no case e quando eu pego, ainda está afinada.

meu Deus... é pra rir ou é pra chorar?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Rod Turtle
Você só precisa olhar pra uma bigsby pra ela desafinar.

Cara não é pra ser assim não, se ela tiver bem regulada e a ponte e o nut adequados, não é pra desafinar mais que a alavanca de uma strato não. Porque muitas guitarras com bigsby não vem com a ponte com roldanas ou nut de grafite ou roller nut, que são as pontes e nuts adequados a esse tipo de alavanca, tanto que são padrões pros modelos da Gretsch que vem com a ponde com roldanas.

Megamedes
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim
Amigo, tenho certeza do que falo. Pelo menos a Di Castellis dele tinha lock nut idêntico aos de Floyd rose. Aí não sei se TODAS funcionam.

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Rod Turtle
é mais ou menos por aí auehauhe
tenho 2 epiphones, com as pontes iguais (roller saddle) e tarraxas planet waves auto trim nas 2, a SG que tem Maestro tremolo desafina menos que a Wildkat q tem Bigsby (desconfio que não seja bigsby original, e sim licenciado e tals, entao com uma original o negocio deve ficar bom).

Megamedes
ahh certo, então, a Di Castellis do cara tinha lock nut, mas em geral essa ponte é usada sem o lock nut, tp na Lucille do BB King e outras.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim
a SG que tem Maestro tremolo desafina menos que a Wildkat q tem Bigsby (desconfio que não seja bigsby original, e sim licenciado e tals, entao com uma original o negocio deve ficar bom).

Engraçado é que a Maestro Vibrola e a Bigsby funcionam mais com um princípio mais ou menos parecido, a Vibrola desafina um pouco menos, mas não é pra ter tanta diferença a ponto de dizer que toda alavancada uma Bigsby desafinar, tem um amigo meu que tem uma Ibanez antiga e ela só desafina com uma alavancadas mais energicas ou então com várias alavancadas, é só ver um show do Brian Setzer tem musica que ele dá alavancada até enjoar e dá pra aguentar umas 3 musicas antes de ele trocar de guitarra (pro roadie afinar).

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
to ligado, então não sei se é por ser Epiphone e ser uma ponte bigsby 2ª linha saca?
comparando ela com a Maestro, ela funciona com mola e tem partes mecânicas mais complexas que a Maestro, q é uma chapa dobrada e uma alavanca q pende o lado da chapa, basicamente.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Dependendo do Modelo de Vibrola pode existir molas também, ao menos na pagina da Gibson uma vez vi uma Vibrola daquelas com tailpiece desmontada e tinha molas dentro, acho que era o Deluxe Maestro Vibrola, que é o top de linha.

No caso sa Bigsby, acredito que o problema seja a mola dela, aquela mola muitas vezes tem que ser trocada com frequencia, porque ela quem empurra a alavanca de volta pro lugar, mas toda mola com o tempo deforma e cede por conta da pressão, especialmente se a mola for vagabunda, aí é bem rapidinho, então uma troca de molas deve resolver.

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
já tentei trocar de mola, usei uma outra, mas a situação ficou pior, ai deixei a original mesmo, penso q pode ser em alguma parte mecanica da ponte, q ela nao volta pro mesmo lugar... nao sei.. carece de testes mais profundos pra descobrir a desgrancença da ponte, mas tirando isso ela é excelente.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Pois olha isso, porque apesar de não ter muita experiência com Bigsby, as que eu testei, sempre mantinham a afinação por um tempo com alavancadas "moderadas", e não desafinavam muito mais que uma strato normal não, agora eu só toquei em modelos mid pra top então não posso dizer nada sobre as mais simples, até pq guitarra nessa faixa mais de entrada com Bigsby é algo relativamente recente, já que é bem carinha.

Socomegaton
Veterano
# abr/09
· votar


Ué... eu colocaria uma sim, é claro. Quer dizer, se não for muito caro.

Você não mexe na guitarra, você pode voltar a ponte original depois se quiser.
Não é ponte floyd rose, não tem nada a ver. Não tem tremolo, é só o cordal com microafinação e um tune-o-matic com roletes. Iria manter o mesmo timbre e sustain.

Muito legal, gostei.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


na hora dos bends mais animais elas sempre dão uma descida de 1/4 de tom,

meu Deus... é pra rir ou é pra chorar?


Só posso deduzir que vocês tiveram azar então, pq a minha só desafina quando as cordas estão novas... Depois, eu posso arrebentar os bends, que não desafina. A não ser quando eu faço aquele esquema, como se fosse dar alavancada, que o Page faz em Heartbreaker, pressionando as cordas depois do nut...

Bombastik
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

só posso deduzir que tua Gibson é daquelas lá, Custom Shop Made in Beijing... posta uma foto dessa maravilha que jamais desafina, pra matar nossa curiosidade...

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


só posso deduzir que tua Gibson é daquelas lá, Custom Shop Made in Beijing... posta uma foto dessa maravilha que jamais desafina, pra matar nossa curiosidade...


Hahaha, quem dera.... É uma SG standard, padrão, comprada na Teodoro...

Vai saber, é sorte...

Mas um camarada meu tem uma LP standard tbm, que nunca desafina...

Sei lá...

Não tenho nenhuma foto dela "on-line", e os poucos vídeos que tenho no you-tube estão muito toscos... Vou ver se arrumo coisa melhor.

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
que nunca desafina *.*
tp, nem quando o cara quer desafinar ela não desafina né??? já ouvi falar sobre essas guitarras....

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

Bom... Cada um acredita no que quer...

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Cara na boa, se eu tivesse tido sí uma vc até podia dizer que é azar, mas já tive 3 SGs (Special, Standard e '61 VOS) e ainda tenho uma ES-135, não existe isso de elas nunca desafinam ou só desafinam quando a corda é nova. Obvio elas são inifinitamente mais estáveis que uma Strato, e tão estáveis quanto uma Tele, mas desafinam do mesmo jeito.

Dà pra tocar o show inteiro e não ter que precisar afinar no meio porque não desceu muito a ponto de ficar perceptivel pro público, mas desce do mesmo jeito. E se eu me empogasse todas elas desciam pelo menos um quarto de tom com um bend de 1,5 tom a lá Buddy Guy ou David Gilmour.

Se duvida pegue a sua guitarra que não desafina, afine certinho no afinador e faça 3 bens de 1,5 tom e veja de novo pra ver se está afinada. Aí a gente vai ver o outro lado da história hehehehehhehe

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Ok, ok... Pode ser que ela saia um pouco do prumo. Mas não dá pra comparar com outras guitarras por aí sem micro-afinação... E de qualquer forma, nada muito perceptível...

Mas, mudando um pouco o assunto, pq vc "desistiu" das suas SGs?

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza

Basicamente foi porque depois que a loja que eu tinha com meu pai teve que fechar eu fiquei um tempo bem apertado, tipo meu pai na época tinha o trabalho dele de professor na universidade, tinha uma outra renda, eu não, e na hora de sair vendendo as coisas preferi vender as 2 SG que eu tinha na épca (a '61 e a Special), já que eu já tinha vendido a Standard pra comprar a '61. Mesmo a '61 sendo uma Custom Shop eu vendi ela, obvio porque valia muito mais dinheiro, mas tb porque não ocnseguiria vender minha ES-135.

Não vendi a minha ES-135 foi minha primeira guitarra de verdade, comprei ela em um momento muito complicado, tipo eu estava doente quase morrendo, tive que fazer uma cirurgia que ainda estava em fase experimental, então as chances de dar errado eram grandes, mas deu certo, como fiquei 6 meses de fisioterapia e o lugar em que eu morave em Ribeirão Preto tinha a CLIM, uma loja de instrumento, e eu passeo meses indo lá todos os dias pra testar as guitarras, eu havia levado dinheiro pra comprar uma Epiphone e um Amp pra mim, mas fiquei apaixonado por essa ES-135 e obvio por uma Sheraton II, pouco antes de voltar fui lá e comprar a Sheraton, e o vendedor falou que eu fiquei meses namorando a Gibson, minha mãe perguntou quanto ficava a Gibson em 5x, e eu tinha o dinheiro da Sheraton e para um Badit 112, que na época eram bem baratos se comparados a hoje, ela me perguntou se eu desistiria do amp pra dar entrada na guitarra, eu nem pensei 2x, sai com a Sheraton e a Gibson. Mas estava tão apaixonado pela Gibson que vendi a Sheraton pra dar entrada na SG Standard.

Aqueles sim eram tempos boms, o preço dos instrumentos bons eram justos, uma SG Standard não passava de 1500 reais, uma Les Paul raramente passava de 2000-2200.

Jozza
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Putz... que trash hein...


tempos boms, o preço dos instrumentos bons eram justos
Não sei se foi na mesma época, mas eu comprei a minha SG em 2001 e paguei 2.800

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Jozza
Quase, em 2000 começou a subir, depois da crise de 1999, eu comprei minha Es em 1997, com o dolar a miseros R$ 0,86... era tudo muito barato se comparado com hoje.

gucrispim
Veterano
# abr/09 · Editado por: gucrispim
· votar


nichendrix
pô, nem sabia que era conterrâneo! legal! ta morando onde hoje?

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


gucrispim
Cara na verdade não sou, eu moro em Teresina-PI, mas por causa das duas cirurgias que tive que fazer, tive que morar aí 2x, em 1997 e em 1999, mês que vem eu vou aí fazer umas consultas e pra decidir se há a necessidade da terceira cirurgia, que só poderia ser feita depois de passados 10 anos da primeira.

Agora eu aodro sua cidade, é mais ou mesmo do mesmo tamanho da minha e tem aquele clima que une o melhor da cidade grande com o melhor do interior. Sem contar que aí tem tudo que SP tem por causa dos bacanas daí... heheheheheh

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
kkkkk, tirando o calor infernal que pode fazer aqui! mas no geral a cidade é bôa. cirurgia no HC? mal a pergunta, mas q tp de cirurgia q eh?
quando vier ai vamo jamear! uhuhuh

nichendrix
Veterano
# abr/09 · Editado por: nichendrix
· votar


gucrispim

É no HC, é cirurgia de coluna, trocar algumas peças de titânio que colocaram na ultima cirurgia, rapaz, vamos combinar isso direito, que da turma que eu andava aí, não encontrei ninguém, praticamente todo mundo foi pra Campinas, SP, e outros lugares depois do vestibular e os que ficaram não tenho mais contato.

E tipo, eu moro na cidade mais quente do Brasil, comparado com aqui, o calor daí é um dia morno hehehehehhehehehe

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix
pode cre!! se vc tiver msn ou orkut facilita!
mas ai a gente combina, vc participa de um ensaio da minha banda, a gente grava e tals.

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


gucrispim

It's a deal... hehehehe já te passei o msn

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Les paul com cavalete de microafinação