Artigo+video: O estilo de improvisação de Hélio Delmiro!

    Autor Mensagem
    luckseven
    Veterano
    # abr/09


    Achei algo super interessante sobre música brasileira. Um guitarrista chamado Oliver Pellet transcreveu um solo do Hélio Delmiro e escreveu um artigo sobre o estilo da improvisação usada por ele.
    Fez uma analíse do solo e do arranjo feito por ele na música "mulher rendeira".

    Aconselho todos olharem com atenção. Artigo em PDF



    Oliver Pellet no myspace - http://www.myspace.com/oliverpelletmusico

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    luckseven

    Parece que a galera da guitarra não da valor (ou não conhece?) para os guitarristas brasileiros, se fosse um tal de vai ou o tal do satriani, ja teria umas 100 msgs!!!


    Muito bom o material cara!!!

    Pra galera que quer aprender a improvisar jazzisticamente, tem ai uma BOA fonte de frases e licks do Helio!!!

    ghb
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    luckseven
    Já tinha visto este video no tubo, o video do choro 1x0 é show!!!
    Valeu pelo material, man!!!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Jabijirous

    Não é bicho, é que cada um na sua. Eu particularmente não gosto de jazz. Nem por isso acho que posso ficar escutando que eu tinha que saber tocar ou ouvir jazz.

    Acho que é igual aos antigos comerciais do cigarro FREE. Cada um na sua.

    Video - Cara toca muito. Para o lance dele está show de bola. Só que este fórum aqui é mais rockeiro mesmo, por isto se fosse Vai ou Satriani lotava.

    Sei lá, penso assim. De qualquer forma boa pedida do amigo luckseven.

    Curly
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    excelente post mano, o material parece muito bom, vou estudá-lo com certeza, helio delmiro é o maior guitarrista de jazz vivo, e, quem sabe, disputaria com o joe pass o título de maior guitarrista de jazz de todos os tempos, é uma felicidade que alguém se detenha para analisar o estilo desse gênio:



    Jabijirous
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Alan_Domingues


    é. pelo jeito só tem roqueiro hehehehe

    luckseven
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Pra galera que quer aprender a improvisar jazzisticamente, tem ai uma BOA fonte de frases e licks do Helio!!!


    O mais legal que ele fala sobre uns assuntos bem legais, que normalmente vc não econtra em nenhum livro por ai.

    rafagg
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    pow muito legal mesmo tanto o vídeo quanto o material, meu pai já me falou muito a respeito do hélio, pena que é difícil encontrar material dele na net...aliás alguem aí sabe por onde anda a figura?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/09
    · votar


    Mt legal o video e o artigo, conheci o trabalho do Hélio há poko tempo e fiquei de kra, simplesmente genial, altamente recomendado a todos, independente do estilo musical.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    brunoepronto
    O Hélio realmente é foda, só que estou estudando jazz pelo começo, ouvindo mais wes e django. Se eu sair tentando tocar arranjos e improvisos que nem esse cara e o Joe Pass me perco no primeiro minuto da música. Algumas vezes ouvindo Joe Pass eu sofro um pouco até pra reconhecer q música ele tá tocando, de tanto que ele desconstrói os temas ahahuah.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    rafagg
    aliás alguem aí sabe por onde anda a figura?

    Cara, hoje eu não sei, mas uns 8 anos atrás ele ainda morava no Rio de Janeiro e dava aulas particulares, tem até um ex-professor meu que foi aluno dele uns tempos e trouxe o Helio Delmiro e o Toninho Horta que também foi professor dele, pra cá pra gravar uma faixa no cd dele, eu não estava aqui quando o Helio veio, mas pude conhecer o Toninho Horta que é super gente fina, até deu um Workshop de ultima hora e sem cobrar nada pro pessoal daqui.

    Rei Arthur Pendragon
    só que estou estudando jazz pelo começo, ouvindo mais wes e django. Se eu sair tentando tocar arranjos e improvisos que nem esse cara e o Joe Pass me perco no primeiro minuto da música

    Cara, o Django é mais antigo que o Joe Pass mesmo, mas o Wes é da mesma Geração que ele, e nem de longe são mais fáceis de tocar que o Joe Pass, o grande lance dele e também de outros guitarristas dessa geração como o Jim Hall e que eles são de uma geração de musicos que estudaram musica realmente, que foram pra conservatório ou pra universidade e por isso fazem musica não pensando no instrumento em sí, mas na partitura, em como ficaria isso na pauta.

    É uma abordagem interessante mas que eu não gosto muito, é só ver as videos aulas do Joe Pass pra série Hot Licks, as video aulas são ótimas, especialmente pra quem já tem uma identidade musical um pouco mais madura, porque o cara é cheio de preconceitos, numa delas metade da aula é ele dizendo que quem toca em tonalidade E, A e D maiores ou menores é porque é preguiçosos e não sabe o que é tocar de verdade, que se quiser tocar mesmo vá tocar em G, B ou nos sustenidos e bemois.

    Agoran ão dá pra tirar o mérito do cara, ele é um dos os pais do Chord-Melody né, e isso já bota ele na lista dos grandes.

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # abr/09
    · votar


    Rei Arthur Pendragon
    Normal isso, o lance é começar devagar, eu comecei pegando temas do Real Book, depois uns lances de fusion, depois sim q caí pro jazz tradicional, e aí vi q o buraco é(bem) mais embaixo rsrsrs.

    stratotele
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: stratotele
    · votar


    Hélio Delmiro é um dos melhores do Mundo. O próprio Larry Coriel disse "esse cara toca melhor do que eu".

    Atum Bluesman
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    stratotele
    Se não me engano essa frase foi para o Heraldo do Monte.

    stratotele
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Atum Bluesman

    Foi o Larry Coriel mesmo que disse, segundo um livro que tenho aqui da década de 80...Aliás, eu tinha o vinil que tinha a música Mulher Rendeira. Simplesmente demais. Steve Vai ainda vai ter que comer muito feijão pra tocar metade do que o Hélio sabe. Da última vez, soube que havia se tornado evangélico...

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    stratotele

    Rapaz massa é que o Heraldo do Monte já botou o Barney Kessel no chinelo tb, uma vez ele viu o Heraldo tocar e não subiu ao palco dizendo que o show era dele.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    Sim mano, o Joe começou a aparecer só 3 anos depois do Wes. Me refiro no caso da abordagem de guitarra solo(tocar os temas sozinho, sem band) tipo os álbums da série Virtuoso, que o Joe Pass levou ao pé da letra, tipo isso q o Hélio tá fazendo aê. No caso eu ainda estudo como fosse ter q fazer tema e improvisar acompanhado de banda.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    luckseven

    Muito bom o artigo do Oliver Pellet. Ele analisou a música em detalhes. Daí que se percebe quanto é rica a improvisação na música brasileira, com diversos elementos a disposição: motivos (melódicos e principalmente rítmicos), arpejos e superposição de arpejos, dominantes secundários e substituições de acordes, cromatismos, etc... Tudo isso partindo de uma música simples.

    É o que os americanos fazem com muitos temas simples: enriquecem-o.

    A diferença é que o material sobre música americana é vasto (e quase sempre em inglês), e a música brasileira perde neste sentido, porque quem tem o conhecimento muitas vezes é egoísta e medroso: não compartilha, não publica, guarda pra si (ou cobra muito caro por isso). Diferente do Oliver Pellet, que acrescentou um material de raro valor e alto nível. Parabéns pra ele e pra você por compartilhar isso com a gente.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    LeandroPanucci

    Cara, acho isso uma injustiça vc dizer que esses caras não dividem o que sabem, porque a maioria dos caras da geração do Helio Delmiro escreveu pra porra, publicou muito livros e dividiram bem seus conhecimentos com as gerações futuras, agora o problema é que do inicio dos anos 90 pra cá, a maioria das editoras que publicava essas coisas simplesmente fechou e ninguém teve o interesse publicar novamente.

    A maioria dos grandes nomes dá aulas em conservatórios ou particulares, o proprio Helio Delmiro dá aulas particulares, Heraldo do Monte dá aulas no IG&T e Particulares também, tive professores que foram alunos dos dois e nenhum deles é rico ou pagou algum absurdo para ter aulas com eles, todo mundo de alguma forma divide seu conhecimento com as gerações futuras.

    Agora isso não dá é midia, e se der depois todo mundo diz legal, mas comprar que é bom, necas. Tem um amigo meu, PhD em musica, escreveu um metodo pra estudos de percepção musical no violão e outro de teoria e tácnica aplicada ao violão na musica brasileira, nada de muito conceitual, tudo nos moldes americanos, um pouco de teoria e um monte de exercícios. Publicou pela Nebraska State University, e lá nos USA o livro é bem recebido, os interessados do curso de musica da universidade que querem conhecer ou se aprofundar na musica brasileira compram o livro e tudo mais, aqui o cara só vendeu 40 livros, depois vão comprar os livros do Jody Fisher falando a mesma coisa só que aplicada ao Jazz e tentar aplicar à musica brasileira.

    Vai-se entender???

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    nichendrix

    Eu não compro porque não encontro. Nas poucas livrarias que eu conheço, o máximo que eu encontro é alguma coisa de história da música brasileira, mas nada com este mesmo teor de análise, numa linguagem mais direta. Dos poucos, alguma coisa do Almir Chediack, com seus songbooks, e mesmo assim a análise é resumida (boa, mas muito resumida).

    Agora com relação ao egoísmo, isso é verdade mesmo. Quem tem condições de pagar 200 paus (no mínimo) por mês pra ter aula com os áses da música brasileira, tudo bem. Mas quem não tem fica à própria sorte.

    Dá pra ter aula de graça com o Alemão na ULM por exemplo, mas depende de sorte também, porque são 100 pessoas disputando 3 vagas, num teste que eu não sei quais são os critérios. Escolas como Souza Lima oferecem bolsa pra inglês ver (entre no site e veja os requisitos pra conseguir uma bolsa). Pra estudar na Escola Municipal de Música (Vergueiro) o cara tem que apresentar uma peça clássica, ou seja, ter estudado muito antes.

    Então é complicado mesmo. Posso até estar cometendo uma injustiça, mas é a mesma injustiça que cometeram comigo e com outros tantos que sonharam estudar música e encontraram as portas fechadas. A minha esperança é este tipo de material mesmo, de gente que compartilha sem medo.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Eu não compro porque não encontro. Nas poucas livrarias que eu conheço, o máximo que eu encontro é alguma coisa de história da música brasileira, mas nada com este mesmo teor de análise, numa linguagem mais direta. Dos poucos, alguma coisa do Almir Chediack, com seus songbooks, e mesmo assim a análise é resumida (boa, mas muito resumida).

    A maioria deixou ou está deixando de ser publicada porque o pessoal prefere pagar 30 reais de Xerox do que pagar 40 reais em um livro desses, e sinceramente não sei onde vc acha q o Almir Chediak é bem resumido, pelo menos o material dele sobre harmonia é muito denso, não é aplicado, até porque não é a intenção, já que todo o livro é escrito partindo do presuposto que você já tenha conhecimento teórico dos conceitos básicos.

    Qualquer livro americano pra nível intermediário e avançado também não tem muita explicação, porque parte do pressuposto de que o cara chegou naquele nível teve que aprender o conhecimento dos níveis anteriores.

    Agora com relação ao egoísmo, isso é verdade mesmo. Quem tem condições de pagar 200 paus (no mínimo) por mês pra ter aula com os áses da música brasileira, tudo bem. Mas quem não tem fica à própria sorte.

    BIxo, mas tu quer que um cabra desses que trabalhou a vida toda, ralou feito o diabos pra ser o que é ainda dê aulas por 50 reais por mês? Em qualquer outro lugar pagariam 50-100 dolares a hora por aulas com um cara do porte de um Heraldo do Monte ou de um Hélio Delmiro, são caras que podiam estar em qualquer lugar do mundo, já que são reconhecidos no mundo todo, eu mesmo a primeira vez que ouvi falar dos dois foi em um livro americano, no entanto eles estão dando aulas aqui, em real e por um preço que não condiz com o que eles sabem e representam pro estilo que tocam.

    E nem tão complicado assim não, o Geraldo Brito, que é meu amigo e foi aluno do Hélio e do Toninho Horta, disse que quando conheceu o Toninho Horta, assim que havia chegado no rio não tinha dinheiro nem pra comprar um violão decente, porque tudo que ganhava era pra se manter, e o cara deu aulas de graça pra ele, ajudou ele a arrumar uns shows para só então cobrar, no Hélio Delmiro ele já estava bem e pagou as aulas normais, mas disse que penou muito pq ele é super exigente com os alunos, tanto que dava só 1 aula por mês e só a quantidade de informação passada era "dever de casa" pro mês inteiro.

    Dá pra ter aula de graça com o Alemão na ULM por exemplo, mas depende de sorte também, porque são 100 pessoas disputando 3 vagas, num teste que eu não sei quais são os critérios. Escolas como Souza Lima oferecem bolsa pra inglês ver (entre no site e veja os requisitos pra conseguir uma bolsa). Pra estudar na Escola Municipal de Música (Vergueiro) o cara tem que apresentar uma peça clássica, ou seja, ter estudado muito antes.

    Cara é assim em tudo que é lugar no mundo os requisitos são daí pra cima, você acha que o cara entra nom GIT ou numa Beklee pra aprender a ler partitura, composição, e gravação??? O cara chega lá é depois de estudar a vida inteira pra entrar. E eu pelo menos acho que isso é o certo, tentar puxar o padrão pra cima, que é o que fazem as boas escolas do mundo todo.

    Então é complicado mesmo. Posso até estar cometendo uma injustiça, mas é a mesma injustiça que cometeram comigo e com outros tantos que sonharam estudar música e encontraram as portas fechadas. A minha esperança é este tipo de material mesmo, de gente que compartilha sem medo.

    Sinceramente eu não acho que seja uma injustiça cometida com vc, comigo ou com os outros, nem acho que as portas estejam fechadas, eu acho que você é vitma de uma cultura bem comum aqui no Brasil que é a de aprender pelo ouvido, sozinho, sem ajuda, achar que partitura e teoria é bla bla bla e depois, quando melhora e quer estudar musica vê que o buraco é mais embaixo. Não é culpa de ninguém, nem sua, nem minha, nem do pessoal dessas escolas, é culpa de todo um sistema cultural que valoriza o musico sem conhecimento.

    É só pegar um exemplo como o Buddy Guy que não lê partitura, e diz que o maior conselho que ele dá pra quem está começando é aprender a ler a pauta e aprender a teoria, porque ele passou anos pra aprender na raça o que os caras que sabiam ler aprendiam rapidamente. Ele mesmo diz que quando chegou em Chicago penou bastante pra se estabelecer porque a maioria dos musicos de "sessão" de lá liam partitura e ele não, então não podia tocar nas gravações de jazz e nem participar das big bands da época. E só depois de muitos anos que ele começou a fazer um nome solo é que as coisas começaram a andar.

    E aprender hoje é 1000x mais fácil que por exemplo quando eu comecei, naquela época não tinha como entrar na internet e comprar um livro do Henrique Pinto ou do Almir Chediak pra aprender, muito menos comprar um Real Book, ou um metodo de jazz do Jody Fisher, só indo pra fora pra achar isso. Muito menos existiam forúns como este com gente disposta a ajudar praticamente a qualquer hora do dia.

    EDIT:

    Cara não leve a mal e nem pro lado pessoal, mas verdade seja dita, nossa realidade é muito difícil, pra quem é musico profissional, é ainda mais difícil ainda, então acho que deve-se dar apoio a todas as iniciativas de tentar melhorar o cenário atual, seja pras escolas que sobem as exigências para admissão, seja das iniciativas de educação gratuita e dos trabalhos daqueles que mesmo sem receber nada, ainda se dispões a ajudar, seja daqueles que gastam anos estudando pra escrever um livro que depois ninguém compra, seja pra diminuir o preço dos instrumentos de qualidade que são importados, etc etc.

    Se tem uma coisa que o pessoal fora sabe fazer é um sistema que funciona, onde cada parte faz a sua parte muito bem e todos saem ganhando.

    Aqui é complicado, por exemplo, o cara escreve um livro que não vende, então porque ele não consegue sobreviver com a venda dos livros ele se vê obrigado a subir o preço das aulas pra se manter, e gente como eu ou você que não temos essa grana ficamos de fora e temos que correr atrás de baixar o livro e por isso tudo começa de novo.

    Curly
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    cara, vc é um perfeito exemplo de quem sempre compartilhou o muito que sabe, garanto que nessa penca de anos que a gente se conhece aqui, vc ensinou harmonia e improvisação para centenas, senão milhares, de pessoas que passaram pelo forum, através da sua participação e do seu site. Então suas observações são mais do que pertinentes nesse ponto. A sua atuação por aqui foi um trabalho voluntário do mais úteis que eu já vi na internet !

    LeandroP
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Curly

    Valeu cara! Fico feliz em saber disso. Obrigado mesmo!



    nichendrix

    Não te levo a mal não. Entendo o que você quer dizer e respeito seu ponto de vista de verdade. Acho que eu não soube expressar o que quero. Imagina você, pra ganhar uma bolsa de estudos você ter que apresentar a gravação de uma peça com você tocando (tem que ter grana ou equipamento pra gravar), com a partitura dela (tem que ler/escrever bem), ter a indicação de um músico conhecido ( --- ). Quem é que pode fazer isso? Muito poucos. Partindo do presuposto que ele pode ($), ele não precisa da bolsa.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    LeandroPanucci

    Bicho eu não acho que seja problema boa parte disso, até outro dia eu nem sabia como gravar nada, estou aprendendo perguntando aqui e acola aqui mesmo no fórum, eles não podem nada com qualidade profissional, antigamete pediam um video com vc tocando, quando gravação era algo inacessível, é só procurar no Youtube uma parte do video do Serj Buss tocando For the Love od God pra fita que ele mandou pro GIT. Antigamente uma camera de video era uma fortuna, hj a gravação bem básica dá pra fazer com um pc de 1200 reais e placa on-board, obvio não é a melhor gravação do mundo, mas resolve nesse caso de bolsa.

    Outra é que hoje, depois que você sabe o básico de leitura e escrita de partitura vc só precisa de um finale, encore ou guitar pro da vida e um amigo que leia melhor que você pra corrigir os erros, e creio que aqui no fórum ache algumas pessoas com essa disposição.

    O mais complicado é a indicação de musico conhecido, mas nem isso acho que seja tão complicado, uma vez o Sivuca estava falando que sempre fazia isso de graça, desde que o cara chegasse nele e pedisse, ele marcava de tocar com o cara, se o cara fosse bom ele dava a indicação pra onde quer que fosse.

    Boa parte dos musicos é assim, não precisa ser famoso, só precisa ter alguma credencial, professor de universidade ou conservatório, alguém já formado em musica ou algo do tipo. Vamos lá eu moro no c* do mundo e consigo isso, quem dirá você em SP.

    Agora pra mim o mais complicado seria grana.

    Lord-g
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    To ligado que o premio pá de ouro será meu mas blz .. kkk
    Galera tenho procurado trabalhos recentes e notícias do Delmiro.

    Alguém tem ouvido algo sobre ele?
    Pelo que sei tempo atraz tinha gente daqui que fez ou fazia aula com ele.

    Parece que essa lenda está caindo no esquecimento.

    Falou o premio é meu \o/

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Lord-g

    Esse é um cara que tenho muito prazer de dizer que conheci. De fato, há algum tempo está sumido. Há 1 ou 2 anos atrás soube que ele não estava muito bem, fisicamente e provavelmente de grana também. Enfim, não sei.

    Lord-g
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    MMI
    Esse é um cara que tenho muito prazer de dizer que conheci.

    Cara como eu queria ter conhecido ele... eu li que ele estava se recuperando de uma operação que ele fez no coração e nada mais.

    http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/a-melhora-de-helio-delmiro

    Ainda assim continuo na espera.
    Valeu

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Artigo+video: O estilo de improvisação de Hélio Delmiro!