Capotraste de osso

    Autor Mensagem
    Copos De Agua
    Veterano
    # abr/09


    Eu tenho uma squier stratocaster standard e logo mandarie ela pro luthier para colocar cordas 011, entao quero aproveitar pra mexer mais nela.

    Me falaram que o capotraste de osso eh barato e ajuda muito a deixar a afinacao mais estavel e que melhora um tanto o som
    A duvida que fica eh: quanto costuma custar um? vai melhorar muito mesmo em relacao ao de plastico?

    A minha strato ja nao desafina com nada mesmo praticamente, entao quero saber se isso eh um bom investimento

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Copos De Agua
    Sim, melhora.
    Abç

    Copos De Agua
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola


    Tudo o que eu disse?
    E outra, eu sie que voce nao trata de precos de servicos e tudo mais, mas quanto sai mais ou menos soh o capotraste? Isso depende do luthier ou tem um valor em que fica flutuando?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Copos De Agua
    Depende do luthier.
    Abç

    SuperGeo
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ei Bertola, troquei meu capotraste por um de osso achando que iria melhorar a estabilidade da afinação na hora de usar o tremolo (colocaram nome errado no efeito) da minha stratocaster.

    Na verdade eles não tinham um de grafite, auto-lubrificante. Sabes onde encontrar no Brasil?

    SeeYouLaterAlligator
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Na verdade, até onde eu sei, o capotraste de osso nada mais é do que a canela do boi cortada na medida certa, lixada e com os espaços para as cordas na espessura correta. Não é o tipo de coisa que necessita de um grande trabalho ou de precisão cirúrgica, tornando-o algo bem acessível.
    A maioria das guitarras tem vindo com capotraste de plástico devido ao preço e facilidade de manufaturação. A influência disso na afinação ou no som eu não sei dizer. Mas sempre ouvi dizer que o de osso é melhor.

    Quanto ao de grafite não me lembro de ter visto, mas deve ser uma boa pelo fato da corda não ficar roçando no capotraste e o desgastando. Isso sim causa instabilidade na afinação. Se encontrar nos diga aonde por favor, SuperGeo.

    r2s2
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Tem o de cobre tb (ou seria bronze?). Não sei se é bom, mas é uma opção.

    Alex Navarro
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    SeeYouLaterAlligator
    SuperGeo
    Copos De Agua

    Esse negócio da afinação ou roçar/arranhar, ranger, etc, já não é o material e sim a má fabricação da coisa.

    Muita gente torce o nariz, mas sem dúvida o melhor material e forma de se fazer um "nut" (pestana, capotrasto, etc) é o próprio traste exatamente igual aos trastes seguintes e não entendo a recusa desse modo (por que é feio). Ora é simples e lógico o motivo.. qual a importancia do nut quando se aperta a corda na primeira casa?
    Nenhuma é claro.. da corda para trás não sai som!
    A função do nut é chegar o mais próximo do timbre da corda presa e o que melhor que um traste no lugar do nut?
    Trastes, sua composição tem latão e prata velha se eu não me engano então usa-se muito tbm o latão como nut para chegar num timbre mais parecido. Acho que a inclusão do nut de latão com o tempo deve ter cido feito para economizar mesmo, pois antes se fazia um nut de osso ou madeira e colocavasse um traste "0" (zero) como fazem em alguns violões ainda hj. Depois devem ter pensado pra que nut e traste!?
    Bobagem! Façamos um nut já com o material próximo do traste.
    O problema é que fica sempre aquela raiz na cabeça da turma... "osso é que é bom" (por que antes era osso e madeira como o ebano - vide instrumentos bem antigos) então a confusão é dada e nunca resolvida.. passa ano entra ano e essas coisas continuam.
    O lance do Traste 0 é que é feio de se ver e então eu prefiro o capotrasto de latão mesmo que fica aquela coisa dourada lá na ponta em destaque!
    Já o grafite eu comprei um bloco de garfite para logo fazer um braço de baixo com ele vou fazer das sobras os nut.
    Deve ser legal por ser duro e tipo com certa porosidade ou digamos escorregadio, deve ficar interessante, mas tenho minhas dúvidas qnt ser melhor que o latão.
    Bom é isso que eu penso, sei e até o momento aprendi.. talvez amanhã eu mude de idéia ou seja convencido de outra coisa yeh!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Capotraste de osso