Problema após instalar Guitar Rig 3

    Autor Mensagem
    netmobile
    Veterano
    # abr/09


    Olá, depois que eu instalei o Guitar Rig 3, meu computador ficou sem som, já tentei formatar o pc, instalei drivers recentes, os volumes estão tudo no máximo, mas não sai som.

    Alguem sabe o que pode ser e como arrumar?

    Minha placa é onboard
    Placa mãe: Asus P5KPL/1600
    Placa de som onboard: VIA VT1708B

    O Via HD Deck não reconhece nem quando eu plugo o microfone/fone de ouvido nos jacks.

    Procurei em todo lugar no fórum, mas não achei como resolver, desculpe-me se postei errado, grato desde já.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Olá, depois que eu instalei o Guitar Rig 3, meu computador ficou sem som, já tentei formatar o pc, instalei drivers recentes, os volumes estão tudo no máximo, mas não sai som.

    netmobile

    Estranho... Vai lá em Inicar > Configurações > Painel de Controle > Sistema depois Aba Hardware e botão Gerenciador de Dispositivo. Caso veja algum dispositivo com uma exclamação ou interrogação pode tirar um Print Screen da tela e Upar pra gente ver?

    Seu Windows é qual?

    Abs

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Não, não tem nenhuma exclamação nem nada assim:

    http://img15.imageshack.us/my.php?image=imagemaic.jpg



    O sistema operacional é Windows XP SP2

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Não, não tem nenhuma exclamação nem nada assim:

    netmobile
    Vi a foto. Então, o Windows reconheceu tudo certinho. Em tese seu sistema está ok e funcional.
    Se qdo vc roda um MP3 pelo Window Media Player ou Winamp visualiza aquela onda sonora gráfica pulsando conforme a música, os problemas que vejo são:
    1) Opção de reprodução desablitada nas configurações do mixer.
    2) Na caixa de som/fones.
    3) Está plugando na entrada errada. A verde é a padrão de saída de áudio.
    Abs

    Lucas Rodrigues.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Isso é normal no Rig.
    Mas você ainda tem a opção de usar um software de edição e acrescentar o VST do Rig na sua pista.

    Lucas Rodrigues - MySpace

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Isso é normal no Rig.
    Lucas Rodrigues.
    O que é normal?
    Abs

    wcpm
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Ja passou pela sua cabeça que vc possa ter queimado sua placa de som?

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    wcpm
    Sim, ja imaginei isso, não sei se estou certo, mas acho que se tivesse queimado, o windows nem ao menos reconheceria, não sei se estou falando besteira, mas pode ser.

    MauricioBahia
    Se qdo vc roda um MP3 pelo Window Media Player ou Winamp visualiza aquela onda sonora gráfica pulsando conforme a música, os problemas que vejo são:
    1) Opção de reprodução desablitada nas configurações do mixer.


    Desculpe-me pela ignorancia, mas como eu posso ver se está desabilitado?


    Lucas Rodrigues
    Isso é normal no Rig.
    Mas você ainda tem a opção de usar um software de edição e acrescentar o VST do Rig na sua pista.


    O que vem a ser o VST? e se é normal, tem como fazer com que o som volte?

    Grato

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    netmobile
    Pra mostrar o mixer, dá um dulpo clique naquele íconezinho de um alto falante no canto da tela.
    Abs

    Socomegaton
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Olá netmobile,

    Sou um membro recém inscrito.

    Olha, sem querer te desanimar, mas uma vez eu queimei minha interface de som AC97 on-board usando software de audio com um driver daquele asio4all genérico. Na ocasião foi o Reason que eu estava usando.
    Queimou do nada, eu não estava fazendo nenhum "malabarismo" com a interface, só usando normalmente com latência baixa, uns 5 milisegundos.

    Não sei quem foi o responsável na verdade, se é que teve algum... só sei que queimou.

    Eu formatei, reinstalei o Windows, revisei tudo que é configuração, e nada.
    Eu até tenho um Live CD de Linux chamado Slax, que eu usei pra desencargo de consciência, porquê ele reconhece normalmente essas interfaces e já deixa configurado pra sair som, mas no meu caso não saiu.
    Aliás, fica aí a dica: baixe o Slax live CD e dê boot com ele, se a placa estiver em ordem o som vai funcionar sem precisar mexer em nada.

    Minha sorte é que a placa mãe estava na garantia, então eu troquei. Mas depois desse dia resolvi comprar uma placa M-Audio e usar os drivers Asio dela pra ficar tranquilo, desembolsei uma grana mas valeu a pena.

    Espero ter ajudado.

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Socomegaton
    Fiz o que voce indicou e não saiu som nenhum, e já tentei de tudo, acho que é a placa mesmo, terei de comprar uma nova.



    Obrigado a todos que me ajudaram

    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    netmobile
    Reinstala os drivers da placa, chama um técnico... Cara instala o Winamp e vê se ele mostras as tais ondas sonoras que falei. Pode ser problema de codec ou mesmo de usuário... hehe Sei lá. Concluir que está queimada, agora, é exagero.

    O que o Socomegaton falou não tem pé nem cabeça... Um software não queima hardware. A placa dele já devia estar condenada.

    Abs

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Já reinstalei os drivers que vieram com a Placa mãe, ja baxei o mais recente no site, mas não adiantou.
    E sim, ele mostra as barras, mas não sai o som

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    netmobile
    Sua tela do mixer tá parecida com isso aqui?
    http://img205.imageshack.us/img205/3933/mixer.gif

    Se mostra as barra é pq não há problema no sistema. Vc testou plugar um fone de ouvido ou outra coisa nas saída da placa pra testar se o problema não está no seu equipamento de áudio?

    Abs

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Não sei se pode ser a causa do problema, mas o meu tem menos controladores de volume que o seu:
    http://img27.imageshack.us/img27/8852/mixerw.jpg


    Sim, eu ja tentei testar, testei com 3 fones de ouvidos e 1 mini-system, e todos funcionam no notebook, apenas neste micro que não.


    Abraços

    Socomegaton
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Socomegaton
    · votar


    MauricioBahia

    O que o Socomegaton falou não tem pé nem cabeça... Um software não queima hardware. A placa dele já devia estar condenada.

    Hum... placa condenada?
    Se estava funcionando o som e de uma hora para outra parou, bem no momento que eu usava o driver asio4all com latência beirando o limite do possível. E a placa era novinha em folha...
    Estava até na garantia, como eu disse.

    Software pode sim senhor causar danos ao hardware, claro que em circunstâncias específicas.
    Já tenho experiência de mais de uma década em informática, trabalho com isso. E já enjoei de ver software detonar hardware... vai por mim ;-)

    Mas mesmo assim, se você reler com carinho meu post verá que nele eu disse que não sabia quem era o responsável... apenas ponderei que poderia ser o uso do driver asio4all... do qual aliás, o desenvolvedor deixa claro em letras garrafais no site dele, que não se responsabiliza por quaisquer danos que o software venha a causar, incluindo danos físicos.


    netmobile

    Cara, pra desencargo leve sua placa para um tecnico. A minha, na ocasião da troca, um tecnico também verificou o circuito de som com osciloscópio e o escambau, e confirmou que estava queimado.
    Ah, e outra coisa: O painel de controle do Windows exibia tudo direitinho, mesmo depois de formatar e instalar o Windows do zero.
    Estou falando baseado em experiência própria e não em "achismo".
    Faço votos que não tenha sido esse o seu caso, mas pelo que você descreve...
    Se foi, fazer o quê, né?... bola pra frente meu amigo.

    Meu intuito aqui foi te ajudar.

    P.S.: Eu no seu lugar, nem compraria outra placa mãe. Ficaria com essa mesmo, desativaria o som no BIOS, e compraria uma interface de som com asio nativo, uma M-Audio por exemplo.
    Nela o guitar Rig vai que é uma beleza.

    Marcosrcf
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    netmobile
    Atualiza seu Windows!

    Roda o Service Pack 3 pelo menos!

    Lucas Rodrigues.
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    é normal o rig "emudecer" os outros softwares de audio devido pra optimizar o desempenho e mantera latência baixa.
    VST é o pacote de plugin que acompannha o software. Pelo software de edição você pode puxar um efeito ou preset do rig, desde que eles estejam compartilhando uma mesma pasta VST.

    Lucas Rodrigues - MySpace

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    E já enjoei de ver software detonar hardware... vai por mim ;-)
    Socomegaton
    Me desculpe, com todo o respeito, mas eu nunca vi. Cita um exemplo, pq eu não tô conseguindo visualizar isso! Um software pode queimar uma placa de áudio?
    Abs

    Socomegaton
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: Socomegaton
    · votar


    MauricioBahia

    Bom... possível é.

    Determinados componentes que são projetados para suportar o fluxo de determinada voltagem em determinadas frações de tempo podem receber uma descarga maior que o esperado, ou uma temporização inadequada, controlados via software.
    É claro que isso não é algo corriqueiro, tem que ser software que explora recursos não documentados, normalmente programado em linguagem de baixo nível, coisa que eu suspeito fortemente que esse driver asio4all seja.

    Uma determinada época eu trabalhei com computadores de 8 bits (coisa jurássica) e tinha um programa em linguagem assembly que fazia um loop sem fim de escrita nas portas de comunicação responsáveis pelo teclado, o que levava a queimá-lo ao pressionar uma única tecla, uma única vez.

    Era uma espécie de precursor de vírus, só que bem mais "maldoso", digamos.

    Isso sem falar nos danos causados por reescrita mal-sucedida de firmware nas memórias flash em dispositivos que dependam de bios específicas.
    Tudo bem, isso é outra história, e é claro que isso não é um dano físico, mas na prática dá no mesmo já que inutiliza o equipamento.
    Peguei esse exemplo só para ilustrar como o buraco é mais embaixo quando o assunto é software e o impacto que pode causar no funcionamento do hardware.

    São exemplos talvez não tão facilmente aplicáveis hoje, mas o que eu quero dizer com isso é que eu não me assustaria em descobrir que esses drivers asio genéricos sejam os responsáveis pelo meu caso e pelo caso do colega netmobile.
    De qualquer forma, no meu caso eu tive a comprovação de um tecnico. Só não posso afirmar que tenha sido por causa do software, apenas me apeguei à concidência.

    Como eu já disse, não tenho plena certeza das hipóteses que levantei. Hipóteses são hipóteses.
    Apenas não descarto a possibilidade.

    MauricioBahia
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Socomegaton
    Flw!
    Abs

    netmobile
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Marcosrcf
    Ja coloquei o Vista, o XP SP2, SP3 e o Slax que o Socomegaton indicou, mas nada de som

    Socomegaton
    MauricioBahia
    Eu vou levar o micro em um técnico para ver o que ele acha, se for a placa mesmo, dependendo do preço de uma M-audio, acho que vale a pena comprar uma outra placa mãe e ficar sem o Guitar Rig mesmo.


    Abraços

    Mensonstratosx
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Instalei o Guitar rig 4 + Asio4all, ficou massa todo, mas agora os outros sons do pc não funfam, só o Guitar Rig, já tentei de tudo, mesmo quando eu fecho o guitar rig continua sem som, não sei mais o que fazer :'-(

    Mensonstratosx
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ^
    Esqueçam, solucionei reiniciando o pc, agora pega tudo certinho ^^

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema após instalar Guitar Rig 3