tagima k-1(loja) X tagima k-1(kiko)

    Autor Mensagem
    Freedon
    Veterano
    # abr/09


    Galera, andei ouvindo falar que a tagima k-1 que vende em loja é diferente da que o kiko mandou o seiji tagima fazer para ele, na qual é de corpo em alder e com o braço mais fino doque as convencionais vendidas em loja com o corpo em cedro e braço mais largo.

    Aí pesquisando, achei no site dele, que realmente me parece ser verdade, porém nao comprovei essa história do braço ser mais fino.
    Aí vai o link com as guitarras dele a k-1(DELE) no topo da lista.

    http://www.kikoloureiro.com.br/2003/kiko-websites/br/equipo-guitar.htm l

    seria isso uma ilusão ou uma grande verdade?

    1 abraço somente

    Freedon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    up?

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: gucrispim
    · votar


    Freedon
    é bem provável que seja verdade mesmo. em tudo é assim. tanto amplificador (meteoro falcon do faiska) como em guitarras top (vide Gibson Signature Ace Frehley).

    O que pode também acontecer com guitarra e contratos de endorsement é o guitarrista ser obrigado (em termos contratuais) a só usar a marca X, nao importa se a guitarra é outro fabricante.
    por exemplo, uma guitarrista que é endorser da Gibson, usa uma Les Paul feita seguindo a planta da Gibson por um Luthier X de preferência pessoal mas que não mantém relação de trabalho com a Gibson, e ainda assim o guitarrista tem que por o Gibson no headstock, saca?

    bahhhh
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Q furada isso hein, vendem gato por lebre :/

    vaimstriani
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    acho que é por aí mesmo, uma vez fui num workshop do ardanuy em minha cidade e perguntei se a guitarra dele (aquela tagima laranja) era igual a da loja, e ele respondeu: "tem que ser né"

    Megamedes
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Todas as signatures (na minha humilde opinião) são feitas por lutheir, especialmente com todo o carinho. E eles só são pagos pela tagima pra colocar o logo. Mas, vai saber né.

    mzloko
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    pra mim as signatures são apenas um modelo parecido com a dos proprios artistas...soh usam o nome dos artistas nas guitarras para conseguir vender ashuaushhuasahus
    ou não
    uashuahshuasuh
    abs

    Freedon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    cara isso é complicado. até perdi a vontade de comprar uma k-1...

    guitarfusion
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    e tbm alem de serem diferentes não podemos esquecer de uma coisa madeira é material orgânico resumindo vc pode ter quantas guitarras for com as mesmas madeiras e hardware mesmo assim vai ter sons diferentes.

    por isso aconselho se tiver grana mande fazer um guita do jeito que vc quiser não pague caro em uma signature que de signature só temo nome e o design

    Insomniac_
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Gente, é óbvio que ela é vendida na loja com a assinatura por puro marketing... Mas se gostou da guitarra, desistiu por que não era igual a do Kiko?
    O.Ô

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Freedon

    Cara, isso é muita conversa, especialmente em alguns casos como o do Kiko Loureiro, já que ele tem diversas Tagima K-1 todas dividem o mesmo shape de corpo, mas não usam as mesmas madeiras, mesma captação ou o mesmo shape de braço. Cada uma representa um tipo de som que ele quer, então a K-1 com corpo dem Mogno vai ter mais graves que a com corpo em Cedro e por aí vai.

    As Tagimas dele são ou eram feitas sob encomenda ao próprio Seiji Tagima (que já fez uma guitarra pra mim), então elas apesar de compartilhar o projeto com as guitarras de série, tem uma atenção a detalhes muito maior.

    No caso a Tagima, ela produz guitarras de forma industrial, não seria viável ela mudar o projeto da guitarras, ferragens, captadores, e todo o resto, cada vez que o Kiko Loureiro achar que precisa de uma guitarra nova com um som diferente, ou levemente diferente. Então ela pega um dos modelos criados pra ele e produz em série, ignorando quaisquer modificações posteriores ou anteriores ao modelo.

    Isso é mais fácil de ver com as Ibanez, a Steve Vai e a Joe Satriani, tem diversos modelos, mas enquanto a Joe Satriani em geral tem 3 ou 4 modelos por catálogo, "copiando" as principais guitarras usadas por ele, a Steve Vai já teve 10 modelos em um unico catalogo, representando cada uma das guitarras que o Vai usava na época, quando eles viram que era inviável produzir tudo isso ntão eles começaram a reduzir a quantidade de modelos da JEM. Esse ultimo catalogo é um pouco diferente porque é comemoração de 20 anos da Ibanez JS, então a Joe Satriani tem vários modelos comemorativos a mais no catalogo.

    E no geral é mais ou menos isso, as fábricas fazem os instrumentos custom pros artistas do jeito que eles querem, mudam praticamente todo ano, então elas só pegam um que ficou famoso e fazem em série.

    No caso citado da Les Paul Ace Frehley, assim como a Jimi Page ou qualquer outra signature, em geral a Gibson e a Fender põe pra vender replicas fieis das guitarras usadas, por exemplo a Ace Frehley é uma cópia da Les Paul Custom 1968 do Ace, com as mesmas modificações que ele fez, e uma outras modificações para deixar as coisas mais faceis, como o novo shape de braço, que inclusive é o que o Ace usa nos dias de hoje.

    O mesmo vale pra Jimi Page, o Page usa uma Les Paul 59 com a parte eletrica modificada, e tinha outras Les Pauls com o braço feito sob medida pra ele, com raio composto, quando saiu o modelo Jimi Page, eles incorporaram isso tudo numa guitarra só, ao invés de chaves embaixo do escudo para ligar e desligar coiltap e ligação em série e paralelo, colocaram-se push-pulls, o braço já é com raio composto, e os captadores de alta saida.

    As Fender também são assim, enquanto as Tribute são cópias fieis das guitarras usadas pelos artistas, inclusive com arranhoes queimaduras etc, as signature são versões otimizadas das mesmas, por exemplo a Eric Clapton Tribute, é uma cópia fiel da Blackie, mas a Signature, é uma Fender comum com as mesmas modificações da guitarra que o Clapton passou a usar depois, por exemplo o Corpo é das American Deluxe, o Braço das Custom Classic, o Mid-Boost das American Elite, e por aí vai, mas essa também é a mesma configuração que o Clapton usa pra tocar nos shows, apesar de ser público e notório que o técnico dele modifica elas depois que ele recebe da Fender pra atender ainda mais ao gosto do cara.

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    muito explicativo o texto, muito bom! mas acho que em alguns momentos você confundiu guitarra signature (q leva o nome do guitarrista) com guitarras custom shop.
    as Custom Shop da Gibson (tp a do Jimi Page) é idêntica a que ele usava, tanto nos captadores, queimados, batidos e arranhados. E isso é feito por um luthier que comanda um pequeno grupo de outros luthiers pra fazer exatamente a "mesma" guitarra.

    Já as Signatures (como a do Ace) entram em linha de produção de modo muito mais simples, pois são feitas para serem guitarras com características que compoem a guitarra de quem assina por ela, mesmo que a pessoa que assina use uma guitarra com outras características mais específicas e que não convem ao ser produzido em escala industrial. Caracteristicas específicas essas (como rebaixo traseiro e no neck pocket) que são produzidas por luthiers de confiança do próprio guitarrista.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    gucrispim
    Eu não confundi nada, a maioria das signatures que os artistas usam são feitas na Custom Shop da marca, como no caso do Kiko Loureiro e do Juninho Afram e do Edu Ardanuy, todos tem as guitarras feitas por encomenda com o Seiji Tagima, e ele não faz as guitarras Tagima de série da marca, somente os modelos Custom Shop.

    E o mesmo vale pra praticamente todas as marcas, onde os artistas fazem suas guitarras com os Master Luthiers da marca, que depois repassam todos os detalhes do projeto pra produção em série, e muitas vezes estes são adaptados para facilitar a produção em larga escala, e não são exatamente como os usados pelos artistas.

    A Custom Shop da Gibson em geral é quem lança as séries Signature dela, e é muito raro ver uma signature de série na marca. A Ace Frehley originalmente foi vendida somente em modelo Custom Shop, depois foi introduzido em série, a Jimi Page, Joe Perry e Zakk Wylde por exemplo, elas nunca saira como guitarras de série, são signatures da Custom Shop da Gibson, assim como as Fender Tribute e Artist Signature são as Signatures da Custom Shop da Fender.

    No caso das Gibson Custom Shop Jimi Page Signature Les Paul, ela não tem muitas semelhanças com a Gibson Les Paul 1959 do Page não, só a cor e o modelo. Pois ela tem o corpo com relieve holes, sendo bem mais leve, usa captadores ceramicos Gibson 500T e 496R ambos sem capinha, botões que botam os captadores em série e paralelo e fazem o coilsplit são nos knobs em sistema push-pull e não em chavinha embaixo do escudo como na original do Page, e o braço não é o 1959 rounded da Gibson e sim um braço de raio composto que o Page usa em outras Les Pauls que ele tem. Além do que ela foi lançada como modelo Signature, mas acontece também de ser um modelo Custom Shop. O mesmo vale pras Zakk Wylde Signature que são signatures e custom shop e reproduzem a Bull's Eye que ele usa em shows, com Braço em Maple e não em Mogno, perfil mais fino no braço, captação EMG ativa, e todo o resto.

    O mesmo vale para a Ace Frehley Signature, que originalmente foi uma série limitada de 1000 guitarras da Gibson Custom Shop, e depois lançada como guitarra de série, eu já toquei nos dois modelos, eles são identicos em praticamente tudo, as unica diferença é que a Custom Shop é sem os relieve holes e outras modernidades sendo inclusive mais pesadas e mais fiel ao original por não ter o comprometimento com a produção em escala, apenas com a reprodução fiel da guitarra do Ace. Enquanto as de série são mais leves por terem os relieve holes e todas as modernidades que você espera da produção em escala, fora é claro a diferença na qualidade do acabamento.

    Inclusive nessa série de 1000 guitarras da Custom Shop, vc podia escolher se queria ela com acabamento normal de guitarra nova, ou com acabamento envelhecido, como se fosse realmente a Guitarra que o Ace usa. Um Caso parecido atualmente é o da Mike Bloonfield, que serão apenas 500 guitarras, sendo as 100 primeiras com acabamento envelhecido do tipo "Relic" e o restante com acabamento envelhecido do tipo VOS.

    as Custom Shop da Gibson (tp a do Jimi Page) é idêntica a que ele usava, tanto nos captadores, queimados, batidos e arranhados. E isso é feito por um luthier que comanda um pequeno grupo de outros luthiers pra fazer exatamente a "mesma" guitarra.

    Cara acho que isso ilustra muito melhor as duas sériesde Signature da Fender, a Tribute e a Artisti Signature, as Tribute são feitas pra serem exatamente iguais às guitarras dos artistas, no Youtube, no canal da Fender tem alguns videos dos Master Luthiers fazendo essas Tributes, já a Artist Signature são guitarras que são, em geral guitarras novas, feitas com as caracteristicas das guitarras desses mesmos artistas. Então se vc ver a Tribute da Number One do SRV, ela tem todos os arranhões e enferrujados da original, enquanto a Signature é pra ser algo parecido com isso, mas novo, sem todos os detalhes que eles botam nas Tribute.

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    pode cre. entendi e compreendi o que você disse, mas algumas guitarras q são produzidas em série como as do Zakk Wylde (ele mesmo disse isso) que foi feita exclusivamente para ser identica (sem o lance de batidos e queimados) as guitarras dele (no caso as bullseye) para que assim que ele quebrasse ou estragasse uma delas ele pudesse encontrar facilmente em alguma loja.
    e no caso que citei da guita do Ace, as guitarras usadas por ele tem rebaixo traseiro, as Gibbo não.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    gucrispim
    caso que citei da guita do Ace, as guitarras usadas por ele tem rebaixo traseiro, as Gibbo não.

    Aí é que está o problema a Les Paul que a Gibson usou pra fazer a Signature Ace Frehley, essa não tem reaixo traseiro, a guitara original dele, que ele usou nos tempos aureos do Kiss, ao menos até onde eu saiba, até hoje não tem rebaixo, até pq que doido ia fazer um rebaixo traseiro numa guitarra com 40 anos de idade? O mais provavel é que depois de lançado o modelo Signature (em 1998 se não me engano), ele pegou e mandou fazer modelos pra ele com rebaixo.

    mas algumas guitarras q são produzidas em série como as do Zakk Wylde (ele mesmo disse isso) que foi feita exclusivamente para ser identica (sem o lance de batidos e queimados) as guitarras dele (no caso as bullseye) para que assim que ele quebrasse ou estragasse uma delas ele pudesse encontrar facilmente em alguma loja.

    O problema é que as Zakk Wilde não são guitarras de série também, elas são produzidas pela Custom Shop da Gibson, pode ver no site delas que é da Gibson Custom (Custom Shop) e não da Gibson USA (as de série), até no preço isso se reflete, as Zakk são 1,5x mais caras que as de série.

    Tivertimailaif
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    putz, esse kiko loureiro tem guita pra karaleo =0

    Freedon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    po, show de bola galera os posts...
    tipo a minha intenção não é comprar porque é igual a do kiko loureiro e sim pois é toda gotoh, captadores seymour duncan, é uma guitarra linda...
    só que quando peguei nela , percebi que o braço é bem largo, então nao consegui me adaptar muito... apesar de ser uma linda guitarra

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Freedon

    Engraçado, eu já acho o braço delas é fino demais, minha namorada tem uma e não me adapto, vai ver pq estou acostumado com os pefis com pegada mais vintage da Gibson, da Epiphone e da Fender tb.

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    acho que o Freedon quis dizer q eh largo e achatado (ou seja fino tambem). tenho uma Epiphone G400 custom e ela tem um perfil de braço similar, nao me adapto direito a ela hehe.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    gucrispim

    Cara, engraçado minha G-400 Custom, é das antigas, de quando ainda eram feitas no Japão, ela vem com o braço com perfil 1956 o mesmo da 1956 Goldtop, parece um taco de baseball de tão grosso hehehehehehe, apesar de bom ele é um pouco mais grosso do que eu gostaria e realmente fica dolorido depois de 2h tocando com ela, eu já queria uma das atuais só pra testar e ver se é mais confortável. Já que pra mim o 1959 Rounded e 1960 Slim Taper são os braços mais confortáveis que existem, assim como o V, C e U shapes da Fender.

    Freedon
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    gucrispim
    EXATAMENTE

    o braço dela é bem largo e achatado, pra mim que nao tenho a mão muito grande...
    tenho uma fender, uma ibanez rg350ex uma gibson flying v e sinto um certo incomodo por parecer mais largo mesmo, e ainda mais pelo fato de estar bem acustumado com a ibanez que toco na maioria das vezes com ela, e ter um braço bem fino...

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    Freedon

    Já eu sou o contrário, tenho a mão enorme, então quanto mais espaço o braço ocupa, em geral melhor, mas se é muito taco de baseball tb atrapalha tocar rápido, mas ainda assim é mais confortável que braço de RG, ao menos pra mim... hhehehehehehehehehehehehe

    gucrispim
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    nichendrix
    essa minha é bem nova, eh aquela ed. limitada que vem com tremolo maestro. o braço dela não me agrada não hehe.
    em compensação tenho uma Epiphone Wildkat que o braço dela é ideal pra mim, é tudo que eu preciso. Tenho mão grande tbm, e o braço dessa Wildkat é grosso, não sei dizer qual perfil que é mas ele eh menos largo que o da SG e mais grosso, tem uma pegada sensacional.

    nichendrix
    Veterano
    # abr/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    gucrispim

    Bah, eu sou doido por uma SG com Maestro, pena que aqui elas sejam caras que só, mas outro dia vi uma que se fizer em 5x eu compro, pena ser branca, queria ela cherry ou preta.

    Esse perfil dela é o 1960 Slim Taper, é a mesma coisa do59 que é o padrão das Gibsons e Epiphone (salvo raras excessões), mas só que ele é meio achatado tipo, os 1960 tem raio composto tanto que eles parecem ser meio quadrados atrás, na parte que apoia o polegar. Mas eu gosto muito desse braço pq pra minha mão é o melhor pra tocar rápido, tipo é o mais fino que eu consigo tocar com conforto. Mas no geral acho o 1959 mais jogo, mesmo o 1956 é foda, minha SG tem um sustain beirando o infinito com ele, quando liga o Big Muff então fica infinito total.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tagima k-1(loja) X tagima k-1(kiko)