Êxito total! Descobri hoje o que é ser um guitarrista solo!

Autor Mensagem
fill.zanchez
Veterano
# abr/09 · Editado por: fill.zanchez


A primeira vez que peguei num instrumento de cordas foi com quatorze anos (um violão Giannini - nylon), começava minha carreira como músico (por diversão, não quero depender disso para viver). Tocava musiquinhas bobas e não levava a sério os estudos... Na verdade só estudei uns quatro meses, pois o curso que eu fazia acabou (faliu). Então fui levando essa vida relaxada com os estudos da música até os dezessete anos!

Aos dezessete resolvi fazer aula com um professor que me mostrou pela primeira vez "qual a diferença" entre uma guitarra e um violão! Ele me ensinou a escala pentatônica! A bendita escala preferida de vários guitarristas... Isso foi bem legal na época, afinal com umas frases bobas o que eu tocava parecia soar como "coisa de profissional" (pra mim ;D). Mas esse fogo logo se apagou, e depois de umas semanas eu já estava tocando CPM22 de novo mandando uns power-chords mal feitos.

Passei todo o ano de 2008 agoniado, já com 22 anos, em meu coração uma dor intensa à noite me dizia:
"Fill você tem que tocar guitarra cara! Você tem que vencer esse desanimo! Seu lugar é no palco fazendo o que você mais gosta..."
Em 2008 houve várias mudanças na banda principal da minha igreja, e com isso eu aproveitei pra voltar a tocar! Confesso que no início foi difícil, mas com muito estudo (sim, voltei a fazer aula), e determinação eu continuei!

Eu sempre ficava muito nervoso na hora dos solos e errava tudo, uma vez toquei a corda errada e o "povo todo" ficou lá olhando e pensando "ué o que foi isso? Será que um microfone caiu no chão..." Meu irmão (batera) olhou com uma cara de decepção... O resto da banda nem comentou nada, mas o silencio deles disse tudo.
Esse ano de 2009 tomei coragem e comecei a solar como nunca na banda, vendi minha Zoom 505II e estou montando um set analógico, o tecladista que adora pegar no meu pé (só porque já foi guitarrista também) até parou de me encher e começou a me elogiar de "maneira disfarçada".

Mas ontem à noite (Domingo) foi o ápice!
Era a terceira música a que prometia... Era minha hora! Eu fiz a guitar base e solo porque os milhões de guitarristas resolveram se esconder lá onde moro...
Então lá estou eu, tocando os últimos acordes antes do solo... G5...A5...E5... Uma energia diferente começa a passar dentro do meu corpo, algo dentro de mim desperta: "ta chegando o solo"! Dez segundos naquele momento foram mais que suficientes pra eu me preparar, a adrenalina foi a mil, dei uma rápida olhada no pedal distortion, gain OK, level OK, depois no pedal delay, time OK, repeat OK. Uma pequena pausa depois do refrão ocorre... O momento chegou! Rapidamente baixo o volume da guitar, ligo o distortion e ele me diz: "o canal da guitarra na mesa hoje vai clipar", em seguida ligo o delay, ele diz: "agora ta tudo pronto, aumenta o volume que faltam dois segundos pra começar o solo!!!" O instrumental cresce, o batera vai aumentando o volume com que toca levando a música ao início de uma grande explosão! Sim é ele "O Solo de Guitarra" que está chegando!!! Giro o potenciômetro de volume no talo! Nesse momento meu corpo se junta ao set, somos um só! Se um elefante passasse destruindo tudo na frente da igreja eu não ouviria, se meu chefe ligasse pra meus dois celulares ao mesmo tempo eu não atenderia, se minha namorada me chamasse da forma mais sexy possível entraria por um ouvido e sairia por outro, afinal eu estou solando agora! É o clímax! Toco um C# (14ª casa 2ª corda) e continuo em direção ao D#... Na região aguda do instrumento os bends e slides fazem a guitarra gritar! Com muita emoção, de um G# faço um A (bend na 16ª casa 1ª corda) a guitarra pede arrego! Se fosse um ser humano desafinava, somente uma guitarra consegue expressar aquilo... Continuo tentando tirar tudo o que sei da guitarra: "vamos bichinha, grita! É só isso que pode me dar"? Mas peraí o solo já ficou um pouco mais prolongado que o original! Será que ficou feio? Olho rapidamente para meu irmão (batera), OK, eles ainda estão fazendo base pra eu solar! Enquanto o delay segura a ultima nota que toquei, volto e meto outro desenho no solo! Pronto, já estou satisfeito! Fiz minha parte ali, é hora da música retornar ao refrão...
(depois dessa música teve outra com solo de guitarra, foi tudo da mesma forma).

Desço do palco (que nas igrejas chamamos de altar), agradeço a Deus por me dar sabedoria, calma pra solar, e dedos saudáveis.
Chego na cantina e o tecladista da outra banda guita: "Fill que solo foi aquele? Saí até daqui pra ver quem estava lá em cima", chego no bebedouro e um membro: "puxa, muito show seus solos - Guitar Hero puro!", então chega a galera da banda, meu irmão: "cara mandou bem!", uma das vocalistas: "ficou legal mas tava muito alto", então o tecladista da banda (sim, aquele que pega no meu pé!) me defende: "ele está sem pedal de volume, se ele abaixasse corria o risco do som sumir!" , e os elogios continuam!

Não sei o que dizer, vim trabalhar (estou no trabalho agora) tocando guitarra imaginária no busão! Todos me olhando eu nem aí... Acho que descobri hoje porque pessoas compram uma Fender de R$ 5.000,00 e pedais BOSS de R$ 800,00... Solar (direitinho) é a melhor coisa que existe!!! Tô feliz!!! =D

Só tenho que ter cuidado com toda essa emoção... http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/165801/

fill.zanchez
Veterano
# abr/09 · Editado por: fill.zanchez
· votar


A tal da música...

http://www.4shared.com/file/42955025/d8422521/Fernanda_Brum_-_Cur%20a- me_-_01_-_Cura-me.html?s=1

Obs: meu solo durou o dobro do original! =D

PEMAMETAL
Veterano
# abr/09
· votar


Hahahaha

Cara to rachando de rir aqui com esse post, é quase uma biografia, mas ta muito engraçado! Fico imaginando a sua ansiedade e nervosismo na hora de tocar o solo hahaha.

Eu nunca tive esse gostinho de tocar pra um público, o maximo foi churrasco da empresa, e isso ja me deu uma adrenalina do caralho. Imagina tocar pra 50.000 pessoas num ginasio, todo mundo gritando seu nome.

White G3
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez

Vc é evangelhico?

Guardião Washburn
Veterano
# abr/09
· votar


querido diario.

agora vou ter outro adversário, o meu ego... a cada solinho vou me engradeçer e ouvir elogios,que começaram inocentemente e transformarm-se em sede essa busca de atenção e elogios... quando estiver tocando bem pensarei q sou o centro das atenções da banda e só eu solarei nas partes principais....:-/

no inicio é assim depois, ESPERA....

Desço do palco (que nas igrejas chamamos de altar)

adorei isso ahuahuahua

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


White G3

Sim.

dudu_RockeR
Veterano
# abr/09 · Editado por: dudu_RockeR
· votar


é isso ai
solar pra mim é uma das melhores coisas que tem na musica, ainda mais fazendo a mais do que esperava, e legal a musica da Fernanda Brum, parabens, que seja o primeiro de muitos
e eu ja passei por isso, de chegar a soar, tremer tanto que os dedos quase saiam das cordas, e o pessoal esperando uahuhauh

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


Guardião Washburn
agora vou ter outro adversário, o meu ego...

Que nada, sou humilde pacas... Sei de onde vim (de anos de dificuldades pra me encontrar como guitarrista).

vlw...

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


dudu_RockeR

vlw!!!

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


PEMAMETAL

vlw cara!!! Realmente passei o domingo só pensando nisso...

White G3
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez

Tbm sou... =D

Gosto de fernanda Brum,mais nada como Oficina G3!


haueua

jigo__
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez
Kra, não faça um tópico a cada dois dias, se td mundo fizesse isso, o forum seria uma zona e outra poste coisas uteis, a gente le e comenta sem problema algum...

E tipo fica mais tranquilo véi, é legal solar, mais num esqueça de aprender harmonia e outras coisas, pq senão vc nunca vai sair da vala comum.

Estude mto, tenha mais modestia, não se vanglorie tanto, se for pra vc ser um bom guitar vc vai ter q se acostumar com isso, até pq senão o FCC vai ficar xeio tópico seu do tipo:
"to tocando d+", "hj eu vo arrebenta!" ahauahua

pega leve mano!

abçs e bons estudos!!

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


White G3

Percebesse pelo seu nick... hhahah... E a Tagima J1? Vai ou n?

fill.zanchez
Veterano
# abr/09
· votar


jigo__
Kra, não faça um tópico a cada dois dias

Foi mal é que tinha que compartilhar isso! É o melhor momento da minha vida... Ah...Deixa de ser mala!

Estude mto, tenha mais modestia, não se vanglorie tanto, se for pra vc ser um bom guitar vc vai ter q se acostumar com isso, até pq senão o FCC vai ficar xeio tópico seu do tipo:
"to tocando d+", "hj eu vo arrebenta!" ahauahua


Veio aqui acabar com o melhor momento da minha vida?! E não se preocupe eu estou estudando!

Confesso que no início foi difícil, mas com muito estudo (sim, voltei a fazer aula), e determinação eu continuei!

vlw abs!

White G3
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez

Concerteza man.To bem loco por aquela guitarra!

Até sonhei com ela... =D

jigo__
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez
hauahauahua

calma véi to na boa intenção, to só dando risada, esses sem duvida alguma são momentos q fazem valer a pena nossos estudos!!! :D

White G3
Sonhar c/ guitarra ja viro rotina aki in casa hehe

Abçs

White G3
Veterano
# abr/09
· votar


jigo__

hauehuaehuae

Abraço!

Tivertimailaif
Veterano
# abr/09
· votar


Legal que tu toca na igreja velho, dia 28 é meu dia de tentar tocar uma música com solo, vai ser ha um rio do fernandinho parece, vamo fazer pegar fogo \m/....... e só uma coisa, tipo na hora do solo, vc começou a fazer aquelas poses e tal???? tipo steve vai, dave murray?

r2s2
Veterano
# abr/09
· votar


Hahaha, parece mulher contando como foi a primeira vez.

Fernando de almeida
Veterano
# abr/09
· votar


White G3
Vc é evangelhico?
fill.zanchez
Sim.

Opa, tb jogo no time ...

Will Bejar
Veterano
# abr/09
· votar


se minha namorada me chamasse da forma mais sexy possível entraria por um ouvido e sairia por outro
eu procuraria a cama mais próxima ou qualquer beco onde poderíamos nos divertir MUITO...

brunomc
Veterano
# abr/09
· votar


imagina se tivesse uma fila de mulheres enlouquecidas atras de um autografo seu.... acho que voce infartava...

two
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez
Isso é bom demais.

Meu primeiro solo foi o da música Palácios do Rebanhão, no entando a versão do Carlinhos Felix ao vivo. Treinei até, mas na hora era pra começar na corda D e começei na G, ficou fora pacas, mas fazer o que, recebi varios elogios, sei que eram para consolo, mas valeu como experiência.

jgpm
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez

Kra, vc botou mta emoção no texto, me senti como se eu mesmo tivesse feito esse solo. Meu primeiro solo foi um improviso em smoke on the water soh na digitação forçada numa strato de traste médio jumbo com as cordas altas.

Creamy Mule
Veterano
# abr/09
· votar


cara, dia desses eu fiz um tópico sobre o acidente de carro que quebrou minha guitarra.
já foi consertada e está perfeita \o/

mas não era isso que eu ia falar.
eu curto muito tipo de música, mas meus pés estão no blues - meus amigos escutam mais rock mais moderno e tal.
nesse dia do acidente foi a primeira vez que levei minha guitarra pra tocar com eles.
depois do ensaio da banda deles eu pluguei a guitarra e ficou um amigo no baixo e outro na bateria.
sabe aquela sensação de que tudo que eu estudei e dedicação compensaram?
eu passava base pro baixista base mais funkeada, mais hard, mais blues - de todo jeito e conseguia improvisar em cima e consegui improvisar harmonia pro pessoal cantar e consegui pegar umas músicas na hora pra tocar.

fazia um bom tempo que eu praticava só em casa sem nenhuma experiência real, digamos.
essa fez valer a pena e me fez ver que eu tinha evoluido bastante - saí de lá super feliz (até a hora do acidente, claro =x).

ah, é normal soar pouco modesto quando se comentar empolgado algo que se conseguiu fazer.
é diferente de ser arrogante.

boa sorte, continua estudando que é o que eu vou fazer e no final do ano faço vestibular pa música \o/

jgpm
Veterano
# abr/09
· votar


Creamy Mule

Como foi q tu consertou a tua semi-acustica?

offline
Veterano
# abr/09
· votar


White G3
Vc é evangelhico?
fill.zanchez
Sim
Fernando de almeida
Opa, tb jogo no time ...

Opa... usahsuah

Ja fui.... comessei minha "carreira" na igreja... hj to mais nao =/

Creamy Mule
Veterano
# abr/09 · Editado por: Creamy Mule
· votar


jgpm
levei num luthier bem recomendado e ele colou, botou um folheado de madeira em cima.
achei até melhor que antes por que aproveitei e mandei trocar a ponte.
então se houve alguma perda de sustain ou algo assim a ponte nova e melhor compensou.
o luthier me deu garantia de 3 meses - eu disse que gostava de usar calibre maior e ele disse "pode botar corda 20 aí se você conseguir, se quebrar eu lhe dou outra guitarra"
e realmente, aguentou 11 e 12 com meus bends sem nenhum sinal de que vai quebrar.

EDIT: foi o braço que quebrou, pegando por trás e subindo até o headstock na frente sem quebrar escala ou tensor - sorte!

Marcosrcf
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez
Acho que descobri hoje porque pessoas compram uma Fender de R$ 5.000,00 e pedais BOSS de R$ 800,00...

Você sabe que essa parte é meio que irrelevante né?

Na escola de música que eu estudava, tinha uma tagima toda zuada, ninguém gostava dela, era ruim mesmo... numa audição alguém inventou de fazer uma Jam... eis que aparece o coordenador com a maldita, nem dava pra acreditar, ele tirou um puta som de uma guitarra que os alunos (maioria cabaços na música ainda) não conseguiam usar nem pra estudar direito!

Mas como já disseram, parabéns! E isso passa com o tempo e fica natural!
heaaiuehOEAIHAOIEUheoIEAUHAoeiU

Daqui a alguns anos é capaz q você toque numa banda que o outro guitarrista não faça solos nem nada, e vai sentir falta da outra guita pra brincar nos solos...

gucrispim
Veterano
# abr/09
· votar


fill.zanchez
Em 2008 houve várias mudanças na banda principal da minha igreja
não vou discutir, mas parei aqui.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Êxito total! Descobri hoje o que é ser um guitarrista solo!