Dúvida sobre ligação diferente de captadores

    Autor Mensagem
    Dr Jivago
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Dr Jivago


    A minha guitarra é uma Tagima Strato com 3 captadores sendo dois stacked (bobina dupla sobreposta sem ruído) e um single normal no meio.

    Quando troquei os caps mantive a ligação tradicional dos captadores de guitarras tipo strato (5 posições).

    As ligações 2 e 4 utilizam o captador do meio junto com o da ponte ou do braço ligado em paralelo (acho que é isso) que elimina o ruído (Hum) nessas posições. Bom, toda Strato normal tem essa ligação bem tradicional que dá aquele som meio magrinho e estalado de Strato.

    Bom quando troquei os caps da minha guitarra pelos stacked que são hum free as posições 2 e 4 me dão o som estalado, mas com ruído porque as bobinas não se cancelam com a do captador stacked (seja na ponte ou no braço).

    Por outro lado, ouvi dizer que se ligasse em série os caps do meio e da ponte de uma strato com singles normais poderia ter um som mais cheio e sem ruído típico de Humbuckers, que nada mais são do que dois singles colados e ligados em série (O Curly postou sobre o assunto e li algo parecido em algum site).

    Minhas dúvida são:
    Poderia fazer isso com minha guitarra e meus caps stacked, usando a chave tradicional e abrindo mão da atual ligação em paralelo?

    O captador stacked vai cancelar o hum do captador do meio ligado em série (em paralelo eu já percebi que não)?

    Ligar o captador da ponte e do braço em conjunto fica um som interessante?

    Grato pela ajuda. Se tiver escrito alguma bobagem favor me corrigir porque não sou especialista nesse assunto.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    Boa tarde!!!

    Dr Jivago
    Existem algumas possibilidades a se pensar:
    Vc pode fazer uma ligação em que o Split se dê na própria chave comutadora. Dessa forma, nas posições 2 e 4 vc cancelará uma das bobinas do Humb e combinará a ligada com o Single do meio, cancelando o Hum.
    O Humbucker com suas duas bobinas funcionando não vai cancelar o Hum do Single.
    A ligação dos Caps da ponte e do braço vai lhe dar algo semelhante a uma Lespa, mas vc terá que abrir mão de um dos pot de Tom para fazer um Blend ou instalar um Push/Pull. Outra opção é o Push/Pull como Blend e Split para ter ligação de ponte e braço. Vc ganha quase uma Lespa e splitando os caps, quase uma Tele.
    Valeu!!!

    Dr Jivago
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Penta_Blues

    Valeu pelas informações e sugestões.

    Acho que vou simplificar e substituir a posição 3 (captador do meio sozinho) pela ligação braço e ponte. Nunca uso o captador do meio sozinho mesmo.

    Dessa forma ganho uma quase lespa (que era o meu objetivo) sem precisar fazer grandes alterações na configuração elétrica da guitarra.

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    Boa noite!!!

    Dr Jivago
    Acho que vou simplificar e substituir a posição 3 (captador do meio sozinho) pela ligação braço e ponte.
    Hummmm, tá estranha esta idéia...
    Um Cap ligado na "posição 3" deverá ser soldado no polo 2 da chave comutadora. Este polo vai comutar com a ponte na posição 2 e com o braço na posição 4. Não estou conseguindo visualizar que tipo de configuração elétrica vc vai fazer para conseguir ponte e braço na posição 3 e apenas nela.
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre ligação diferente de captadores