Dúvida, potenciometros e cap. na ligação dos captadores.

    Autor Mensagem
    Hellish
    Veterano
    # abr/06


    Eu tenho uma fender americana standard e coloquei um humbucker na ponte e um hot-rails (mini-humbucker) no braço. Mas não modifiquei os potenciometros que são de 250K nem o capacitor. Me disseram que eu preciso colocar pots de 500K e capacitor de 47K. Mas eu queria saber o que isso muda no som? Qual a diferença que faz no som usar pots de 500K e o capacitor de 47k?

    Fonseca
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Hellish

    Cara, quanto menos a impedância do potenciômetro (250K, 500K, 1M, ...) mais agudos ele filtra (atenua, desviando para o terra). Assim, como os single coils tem um som mais agudo que os humbuckers, geralmente são usados com pots de 250K. Humbuckers costumam ser usados com pots de 500K para não perder muito brilho. Mas não existe regra: o que vale é testar com um e com outro e ver o que seu ouvido acha legal. Os capacitores também são filtros que afetam a tonalidade do sinal enviado pelos pickups. Quanto maior o valor (em micro faradays) maior a qtde de frequencias altas (agudos) ele deixa passar. Normalmente se usa capacitores em conjunto com potenciometros, para desviar os agudos para o terra, criando o que conhecemos como "controle de tonalidade".
    Se quiser saber mais, dá uma olhada no link abaixo:

    null

    Vlw!

    Fonseca
    Veterano
    # abr/06 · Editado por: Fonseca
    · votar


    Ops.
    Link abaixo:

    [/url=http://www.stewmac.com/cgi-bin/hazel.cgi?action=SERVE&sku=I-4000 & s1=Free_info_sheets&item=freeinfo/fi.html][/url]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida, potenciometros e cap. na ligação dos captadores.