Seleção de madeiras para encomenda

Autor Mensagem
Gabriel Vezali
Veterano
# mar/09


Olá

Eu tenho uma dúvida sobre tipos de madeiras.
Ando pesquisando item por item p/ encomendar uma guitarra através de um luthier, e até agora já decidi todos os itens, menos os tipos de madeira que irei utilizar.

Primeiramente, meu estilo de tocar é Hard Rock e Heavy Metal dos anos 70 até 90, principalmente Iron Maiden, vou encomendar uma guitarra no modelo stratocaster com ponte Floyd Rose, irei usar humbuckers na ponte e no braço e um single no meio (ToneZone, PAF Pro e HS-3 respectivamente).

Eu andei pesquisando pelo fórum, e até agora resolvi encomendar com corpo e braço em bordo (maple) e escala em marfim, mas não sei se seria um combinação muito boa pro som que eu quero tirar, ainda mais com os caps que eu vou utilizar. Então a minha dúvida é a seguinte, eu queria saber qual a melhor combinação de madeiras p/ mim nessas especificações, se vocês puderem ajudar.
E como eu nunca toquei numa guitarra com escala clara, eu queria saber se marfim é um material bom, e se tem muita diferença na hora de tocar em relação às escalas escuras.

Espero que possam ajudar =D
Abraços

Ovo Frito
Veterano
# mar/09
· votar


Eu sugiro corpo em alder com braço em maple.
Abraço.

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali

Ouvi de um luthier que não fica bom o corpo em Maple, não lembro se era por causa do peso (kg).
Para o corpo use Mogno (que está difícil de achar), Cedro ou Freijó, existem outras madeiras, mas eu não sei indicar.
Para o braço use Mogno ou Pau Marfim.
Para a escala use Rosewood, Ébano, Maple (ou Pau Marfim), não sei se Pau Ferro e Jacarandá dão certo.
Boa sorte.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Ovo Frito
Eu sugiro corpo em alder com braço em maple.

Timbristicamente é o que faz mais sentido.

Gabriel Vezali

Marfim e Maple são muito próximas em termos de timbre, em geral uma é usada como substituta da outra já que tem timbres e resistência mais ou menos parecidos, nada impede um braço de maple de ter escala de marfim, mas é uma combinação que nunca vi, pois como os timbres são próximos a tendencia é fazer braços one-piece (sem escala colada por cima, e sim "esculpida" no braço).

Como você vai tocar Metal e Hard Rock, talvez uma escala de Jacarandá, Ébano ou Pau Ferro seja interessante de ser usada em um braço de Maple ou Marfim, porque assim vc consegue um som mais fechado, já que escalas tanto de Maple quanto de Marfim tem uma tendencia a ter o som bem agudo, euquanto a escala escura tem uma tendencia mais para o médio e/ou medio-grave, o que dá mais peso ao som.

Outro fator a se considerar é o corpo ser feito duma madeira mais pesada com top em Maple (Birdeye ou Flame), por exemplo Corpo de Mogno e top de Flame Maple, como nas PRS... assim vc também consegue mais peso e um som mais encorpado, entre a Strato e a Les Paul, podendo unir o melhor dos dois mundos.

Gabriel Vezali
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix

Nossa, valeu pela explicação cara, pelo menos o braço e a escala estão praticamente definidos, só preciso testar uma guitarra com escala de madeira clara (maple) pra ver a diferença.

Agora madeira pro corpo ainda estou em dúvida, mas já descartei maple.
Alguém pode sugerir mais alguns tipos de madeiras?

Obrigado =D

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali

Cara para o som tradicional de Strato existe o Alder e o Ash, Alder dá um som mais encorpado enquanto o Ash um som mais brilhante, mas existe gente como o Mark Knopfler que tocou por muito tempo em uma strato da Schecter que se não me engano tinha o Corpo de Mogno com um Top (tampo) em Flame Maple, assim consegue tanto um som com bastante corpo mas sem perder as frequencias mais agudas.

André Arraiano
Veterano
# mar/09 · Editado por: André Arraiano
· votar


muita gente fica meio assim com essa historia de strato de mogno e tal, mas meu fica mt bom.

eu tenho uma telecaster fmt (special edition da fender), ela tem corpo em mogno, flamed maple top (fmt), braço tambem em mogno e escala e rose, captacao H-H (seymour 59+pearly gates), eh qse uma telecaster les paul auiosheuiaoesa...

o som dela eh bem forte e encorpado, lembra a les paul, so que a caracteristica do timbre ainda remete a uma tele, bem "melhor dos dois mundos" como costumam falar...

axo q ia ficar legal a sua strato mogno com topo em maple, braço em maple ou marfim e escala escura.

strato special edition da fender, tem uma em basswood com maple top, eh uma possibilidade

abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali
Eu sugiro corpo em alder com braço em maple.
Onde vc vai arranjar essas madeira?
Cara, essas madeiras só existem no hemisfério norte, não no sul, portanto só importando, o que aliás seria caro e improdutivo, posto que as melhores madeiras do mundo são brasileiras.
No caso de um timbre típico de strato recomendo corpo em freijó e barço em pau-marfim e escala em pau-marfim ou jacarandá. Como alternativas para o braço, o tauarí-branco e escala em ipê ou pau-ferro.
Abç

A.Moura
Veterano
# mar/09
· votar


Para Strato a melhor madeira é "Alder" segunda opção "ASH"

A.Moura
Veterano
# mar/09
· votar


Tem muitos Luthiers em São Paulo que tem o Alder e o Ash para trabalhar!!

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Bertola o que você acha duma madeira chamada Grumixava? O Seiji Tagima fez minha telecaster com o braço nessa madeira, o corpo é de mogno, porque adorei uma Tele com corpo de Mogno e pedi nessa madeira, mas ele escolheu uma peça bem clara, quase da cor de cedro rosa, só que levemente mais escura, mas com a cor muito bonita.

Achei engraçado que muita gente diz que essa madeira era o Maple Brasileiro. Achei bem bonita porque ela tem um amarelo mais forte meio que levemente alaranjado e uma textura levemente tigrada no braço, algo que o Marfim não dá, mas que tem um visual matador.

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


A.Moura
No fim ainda acho melhor ele comprar uma Zaganin, qualidade Fender Custom Shop, com preço infinitamente mais acessivel.

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


finalmente um tópico bacana que vale a pena ser discutido.

isso é umas das coisas mais importantes e que muita gente não leva em conta: A escolha das madeiras da sua guitarra/baixo.

muita gente pergunta: lespa ou strato?
esta pergunta não é específica, visto que hoje em dia dá para se fazer uma strato de mogno e uma les paul de alder. E Aí?

-

aproveitando o embalo, bem que o Mauricio Luiz Bertola poderia nos falar mais sobre os tipos madeiras, timbre, peso, preço, dificuldade, substitutas...
ou até abrir um tópico novo com um tutorial desses e FIXAR.
:D
iria resolver a vida de mta gente.
:P

eu só sei que alder e maple são agudos, basswood e mogno são graves.
:S

se alguma alma caridosa [pode ser o bertola mesmo (:P)], puder explicar a diferença que a escala faz na guitarra, como tipo: pau ferro, ébano, rosewood, etc etc... como soam com maple no corpo, ou alder, ou ash (não conheço) fazer uma tabelinha, seria digno de um stick, todo mundo aqui aprovaria.

\o/

abçs!

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Diino

O máximo que me arrisco dizer é que Pau Ferro adiciona médio-agudos, Ebano e Rosewood também acrescentam médios, mas elas dão um médio-grave, e q Ash é mais aguda que o Alder, ao menos as guitarras de Ash que testei (Strato e Tele) são bem mais agudas que as de Alder.

Ao menos é o que consegui perceber tocando e lendo por aí.

Então seria bem legal o Bertola fazer um tópico com as informações precisas de quem sabe pela experiência e pelo estudo e não por conceitos subjetivos.

gucrispim
Veterano
# mar/09
· votar


Luiz Almeida
rosewood = jacarandá

gucrispim
Veterano
# mar/09 · Editado por: gucrispim
· votar


Diino
já tem esse tipo de tópico, é soh usar a busca. no mais, procure em livros e revistas, como esse.

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


gucrispim

po velho, eu sempre uso a busca. :)
ou o topico do bertola e o seiji lá.
do contrário eu faria 1 tópico por dia.
:P

porém este livro, não se vende em qlqr lugar, e não parece ser relacionado a musica.
eu queria algo mais técnico.

de qlqr forma valeu.
o/

nichendrix

poisé, seria ÓTIMO, melhor ainda se os dois (Bertola, Seiji) fizessem juntos. seria uma baita mão na roda.
:D

Gabriel Vezali
Veterano
# mar/09 · Editado por: Gabriel Vezali
· votar


Mauricio Luiz Bertola
É eu pensei em utilizar madeiras nacionais, mas por falta de conhecimento ainda não sei qual utilizar.

Até agora eu decidi que irei encomendar a guitarra com corpo em Alder, o braço eu ainda vou decidir se vai ser inteiriço em Maple, ou se a escala vai ser em Jacarandá... então se alguém puder dizer as madeiras nacionais que tem características bem parecidas com Alder, Maple e Jacarandá (a comum) eu ficaria muito grato =D.

Abraço

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


gucrispim

rosewood = jacarandá

Não sabia, obrigado.

fernando0877
Veterano
# mar/09 · Editado por: fernando0877
· votar


Bom não tem nem o que discutir, o Bertola entra nos tópicos de madeira e dá-lhe a voz da sabedoria... hehe. E o legal é fazer de madeira brasileira mesmo. Eu estou mandando fazer uma gutarra tmb, mas baseado na SG. E dei uma boa pesquisada sobre madeiras... tem este trabalho sobre madeiras p utilização em guitarras http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf ... bem interessante pra olhar as tabelas e comparar densidades, dureza, velocidade de propagação do som na madeira.. por aí vai... acho que essas são as variáveis que tornam as madeiras próximas/substitutas umas das outras.

Outra coisa que acho interessante se analizar é a construção da guitarra... uma strato tem braço parafuzado, os captadores q ficam suspensos no espelho da guitarra (sem encostar na madeira), vc vai por ponte floyd rose e terás que fazer um buracão no corpo atravessando-o de um lado ao outro (e isso faz com que a ponte fique um tanto suspensa com pouco contato com a madeira)... e isso tudo leva a uma direção de pouca sustentação do som, menos propagação na madeira... em suma, to querendo dizer que em stratos a madeira influencia bem menos do que uma Les Paul, Paul Red Smith... então o negócio é envenenar nos captadores memo. Pois com as madeiras brasileiras estará muito muito bem servido.

fernando0877
Veterano
# mar/09 · Editado por: fernando0877
· votar


Mauricio Luiz Bertola
È bertola acho que vc e o Seiji, poderiam fazer um tópico completo sobre madeiras e construção de guitarras, como disseram aí acima... [e como a galera é de febres... isso talvez acarrete a extinção das nossas florestas...]
qnd eu estav pesquisando tive que ficar catando informações em diversos tópicos (se bem que isso é discussão p diversos tópicos)

Gabriel Vezali
Veterano
# mar/09
· votar


El Cabongo
Olha cara eu dei uma olhada nesse arquivo.pdf, e pra ser sincero não entendi nada naquelas tabelas hauhauhauahau
Dando uma geral assim, bem por cima, parece que para o corpo, Freijó e Mogno são ótimas madeiras pro som que eu quero tirar (PARECE).

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


El Cabongo

ISSO era o que eu estava procuranbdo, valeu cara!!!!!!!

Gabriel Vezali
Veterano
# mar/09
· votar


Mais alguém tem alguma opinião de qual madeira nacional eu posso usar pro som que eu vou tirar?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali
Já indiquei as madeiras acima (freijó, pau-marfim e jacarandá). Isto basta.
Existem inúmeros tópicos no FCC no qual eu comento sobre madeiras nacionais e importadas e suas qualidades timbrísticas.
nichendrix
Quando estudava com o Grande Mestre Luthier Sérgio Buccini aí em Sampa, confeccionamos um P Bass com braço e tampo de grumixava. O resultado foi belo e excelente. Infelizmente não possuo mais esse instrumento.
O PDF citado pelo El Cabongo acima, é uma monografia, e é muito útil. Algumas das madeiras nele citadas, inclusive outras (como o Loro-Faia e o Louro-Canela, Rádica e a imbúia), eu já utilizei em guitarras que confeccionei.
Abçs

ThiagoGasb
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali
algumas coisas ficam foda de entender
eu soh entendo pq faço instrumentação industrial e sou meio nerd em fisica >.< dai nao me perco na densidade e pressao delas.

fernando0877
Veterano
# mar/09 · Editado por: fernando0877
· votar


Gabriel Vezali
http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf
Se vc ler com calma e tentar sacar o que as variáveis influenciam dá pra tirar boas conclusões do pdf: eu analisei o mogno pq pesquisei p fazer ruma guita estilo SG.
-C (velocidade de propagação do som) - Repare, por exemplo, (tabela 4) que o mogno (o tão cobiçado mogno) é a madeira com menor velocidade de propagação do som. Ou seja, o som no mogno não se propaga tão rápido, isso dá um timbre mais macio, uma palhetada não tão agressiva.
-Fr. (freqüência natural da madeira) Pela coluna da freqüência vê-se que a freqüência natural do mogno é de 166, ou seja, quanto mais baixa a freqüência natural, melhor será a propagação dos sons graves, e quanto mais alta a freqüência mais aguda será a característica da madeira... Então note que há madeiras bem mais graves que o mogno, como o cedro, Freijó, açoita cavalo, grumixava, maple (tabela 3)... o que me leva a concluir que o mogno não é uma madeira grave (como muitos afirmam por aí)... ela tem um som mais rico em médios...
-DL (decaimento linear) - essa variável mostra quanto tempo uma nota se sustenta. Quanto mais alto o valor mais tempo se sustenta.
Somente por esta tabela 4, note que o Marupá parece ter características bem parecidas ao do mogno... porém se vc for olhar agora na tabela 5, verá que a dureza do marupá é bem baixa... muuuito baixa... daí lembrei: é claro, é a madeira do pauzinho de picolé, palito de fósforo (é o que dizem por aí)... então descartei o marupá para ser substituto do mogno.. hehe
-Densidade (kg/cm3): a densidade dá o peso da madeira (Kg) por cada cm3 de madeira (12% é o grau de umidade)... ou seja, essa coluna dá o peso de um pedaço de 1 cm cúbico de madeira já seca pronta pra fabricação de instrumento. Vê se que o mogno nem é tão pesado se comparado com outras como o jacarandá, por exemplo.
-Dureza - a coluna dureza é dureza mesmo. Madeiras duras normalmente são pesadas... e são boas pra se fazer a escala, pois se for macia demais as cordas comem a madeira, com a utilização. Quanto muito mais dura mais estalado o som, menos macio tmb.

Bom, nas próximas tabelas 6 e 7, vem o lado do luthier de facilidade de trabalhar na madeira, beleza da madeira, direção das fibras etc.. algumas madeiras que podem parecer boas podem ser ruins de trabalhar, etc, etc...

Com essas tabelas pude notar que as madeiras que normalmente são utilizadas em stratocasters alder, basswood, maple, devem ser mais graves do que as madeiras de les Paul, SG, PRS... é isso é pra compensar, acho, a falta de graves da construção das strato... trabalho de conclusão (dou nota máxima na banca.. hehe)... e, é claro, que sempre se deve levar em consideração a construção da guitarra, quantidade de madeira corpo, grossura do braço, escala, braço parafusado/colado, cap singles ou humbucker, etc, etc...

Buenas de repente viajei na interpretação dos dados.. hehe.. pois não sou nenhum expert, só curioso, não tenho certeza se minhas análises estão certas...me corrijam no que eu estiver errado (pois isso é um fórum)

Soulface
Veterano
# mar/09
· votar


Para Strato a melhor madeira é "Alder" segunda opção "ASH"

Me dá medo imaginar se Leo Fender tivesse feito suas guitarras com bambu.
Teria uma porrada de gente tocando berimbau de 6 cordas aí, dizendo q é uma maravilha!

Luiz Almeida
Veterano
# mar/09
· votar


Gabriel Vezali

Lembra que tem um lance sobre os cortes da madeira, mas eu não sei direito sobre isso, então vai ter que pesquisar.
Boa sorte.

fernando0877
Veterano
# mar/09
· votar


Soulface
Teria uma porrada de gente tocando berimbau de 6 cordas aí, dizendo q é uma maravilha! É verdade, pq será que todo mundo só usa Strato e Les Paul? Acho que se a galera experimentasse outras construções iria ser bem mais interessante: semi-austicas, jaguar, explorer, firebird, Flying V, jaguar, danelectro, PRS, telecaster, SG, violões envenenados, cavacos metalizados, berimbaus elétricos...

Se bem que se o hendrix e o jimmy page fizessem um som numa roda de capoeira iriam tirar ums sonzeira psicodelica tmb

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Seleção de madeiras para encomenda