Calibre das cordas, me ajude.m a escolher!

    Autor Mensagem
    Acoustico
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Acoustico


    Uso cordas .009 e hoje consegui estourar duas mizinhas, a que tava na guita (que ja tinha trocado que tinha estourado outro dia), e a de reserva, e ja to de saco cheio disso...
    O que vocês me dizem da .010? Tem uma diferença boa de som? Fica mais encorpado mesmo? Os dedos vão doer mais ou nem tem diferença?
    E .011? Pra quem toca com .009 mudar para .011 tem tanta diferença assim? Fica melhor para tocar com distorções mais pesadas? Posso descer até que afinação até as cordas ficarem "moles"? Os dedos vão doer tanto assim como dizem?


    EDIT: Não gostei muito da marca D'addario, perde o timbre muito rápido...
    O que vocês me dizem da Ernie Ball?
    Nig é tão ruim assim?
    Qual marca vocês me recomendam?

    Valeuz!

    GuitarUser
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Que afinação você usa? Se usa afinação normal use cordas .009 ou .010. Você pode colocar .010 já que está comendo as .009, mas particularmente acho que seu problema é com os bends e vibratos.

    Broderick
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    particularmente acho que seu problema é com os bends e vibratos. 2

    Guitar_RdS
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    O que vocês me dizem da .010? Tem uma diferença boa de som? Fica mais encorpado mesmo? Os dedos vão doer mais ou nem tem diferença?
    Sim. Aumentar o calibre proporciona um timbe mais encorpado.
    Prepare os seus dedos, bends vão ficar mais difíceis no começo, depois q acostumar é tudo tranquilo.

    E .011? Pra quem toca com .009 mudar para .011 tem tanta diferença assim? Fica melhor para tocar com distorções mais pesadas? Posso descer até que afinação até as cordas ficarem "moles"? Os dedos vão doer tanto assim como dizem?
    Eu troquei de '09 pra '11 e estranhei muito no começo. Hoje, como não estou tocando com frequência, meus dedos doem por ser '11, mas estou perseverando por causa do timbre alcançado. Qualquer coisa volto pra '10.

    EDIT: Não gostei muito da marca D'addario, perde o timbre muito rápido...
    O que vocês me dizem da Ernie Ball?
    Nig é tão ruim assim?
    Qual marca vocês me recomendam?

    Ouvi falar q as melhores são Ernie Ball e Elixir, sendo a última aclamada como top das tops.
    Não conheço NIG, uso D'addário e estou satisfeito com as mesmas.

    Abç e espero ter ajudado.

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Acoustico
    · votar


    GuitarUser
    Guitar_RdS
    Uso afinação normal e as vezes um drop D, as vezes afino em C# e a mizona coloco em B, mas bem de vez em quando porque a maioria das musicas que toco é em afinação normal...

    Se eu colocar .011 da pra colocar afinação normal tranquilo?
    Os dedos vão doer taaaanto assim ou é só exagero?
    Vai ficar taaaao complicado de dar bends assim ou é só exagero?
    Valeu!

    MauricioBahia
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    Acoustico
    Qual é sua guita? Se for Les Paul é 011 ou 012. Se for Strato, considero 010 ou 011. Se não souber regular a tensão e entonação, leva num luthier. Aqui mesmo no FCC tem dicas de como regular.
    Abs

    .DuFF.
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Cara eu quando passei de 0.009 pra 0.010 eu nem senti muito... (vai ver pq eu mal fazia acordes ainda, só comecei a me meter a solar dps ai ja comecei com 010 mesmo)

    Agora vc vai perceber uma incrivel melhora de timbre... timbre de 0.009 é mto magrinho...

    Agora to ficando meio pedreiro e to achando as 010 molengas... talvez na proxima troca coloque uma 011 pra ver como fica...

    Marca pra mim é Ernie Ball na cabeça! não são tão caras que nem as Elixir, mas duram bastante e não perdem o timbre rapidamente.

    GuitarUser
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: GuitarUser
    · votar


    valia ter usado a busca, mas já que não o fez aqui está minha contribuição.


    ENCORDOAMENTO Kiko Loureiro
    Para os guitarristas que sempre frequentam meu site e tem tantas perguntas técnicas, criei aqui uma coluna mensal. Aqui vou tentar falar dos assuntos que regularmente a galera me pergunta, pricipalmente sobre equipamento. A idéia é não ser muito específico em marcas, ou querer " vender"algo, e sim esclarecer como funciona e para que serve diferentes tipos de equipamentos. O principal é que com as dicas, vocês possam se decidir melhor na hora de escolher que equipamento é mais adequado ao seu estilo.

    Vou começar nesta primeira coluna falando de encordoamento. Sempre me perguntam qual corda eu uso, tanto em relação à marca e quanto à espessura. Como todo equipamento, guitarra, ampli, efeitos etc., não existe o melhor, e sim o qual se adapta mais para você e para seu som. Hoje eu uso cordas 0,10- 046 ou 0,11-0,52 ,mas já usei 0.09 e até 0,08...

    Quanto mais grosso o calibre, mais encorpado fica o som, pricipalmente no som limpo. Quanto mais leve a corda, mais "magro"e "estalado" ele o será. Mas é lógico que temos que tomar em consideração como o guitarrista toca. Se ele toca leve, ou com a mão pesada. Corda leve com mão pesada não funciona, pois o som sai todo "estalado" e as notas sem sustentação. Agora se o guitarrista tocar leve poderá soar muito bem, esta aí o Frank Solari que tira um som maravilhoso e usa 0,08...

    A 0,09 já é um meio termo legal, pois tem um som bom com distorção e é bem confortável para solar e dar bends. No meu caso eu fui transitando da 0,09 para a 0,10. Principlamente pelo fato da "pegada" para bases pedir uma corda mais firme que segurasse melhor a afinação no show e que eu pudesse tocar com bastante força. Porque, além do fato de sair estalado, se você tocar forte numa corda leve,.a tendência é a nota oscilar de afinação. Assim a corda 0,11 fica mais estável, porém fica um pouco duro para dar bends, vibratos, bends de dois tons etc. Isso acaba cansando a mão , fora um risco de pegar uma tendinite...( sai pra lá...).

    Porém, no Angra, que tocamos meio tom abaixo nos shows, às vezês eu coloco 0,11, ou quando vou gravar guitarras base também. Assim já que não me preocupo com conforto e só com o som, a corda mais espessa mantém melhor a afinação e tem um som mais cheio também.

    Outra solução para ter este som encorpado mas não judiar dos tendões é afinar a 0,11 um tom abaixo, como fazia o Steve Ray Vaughan por exemplo. Ouçam o som dele e vejam como o som é encorpado e como ele tocava forte. Até para quem gosta de som ainda mais pesado, como Sepultura, é possível usar uma 0,12 e afinar uma quarta abaixo, emulando uma guitarra de sete cordas...

    No jazz, nas guitarras semi-acústicas, já se usa 0,12 ou 0,13 na afinação normal. Isso porque é necessário ter um som encorpado, bem limpo, e onde quase não se usa a técnica de bend e de vibrato. Desta forma os tendões ficam à salvo e o som uma maravilha.

    Quem tiver perguntas sobre o assunto ou qualquer outra relacionada à equipamentos mande sua pergunta para o contato@kikoloureiro.com.br , assim na medida do possível irei respondendo as mais pertinentes nas colunas.

    edukotzen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    so toco com 0.11 em afinação normal a diferença e da agua pro vinho pra 0,9

    ohm777
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    seja qual for o calibre , na minha opinião as elixir (anti-rust) e dean markley (blue steel) são as de maior durabilidade...
    demoram MUITO pra enferrujarem e tem um ótimo timbre.

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    MauricioBahia
    Strato da Condor modelo RX-20

    GuitarUser
    Tendinite =s
    Se eu colocar .011 vou ter que diminuir nos bends e vibratos...

    edukotzen
    Sério? Num ta exagerando não?
    Quero saber com detalhes, uma informação exata...
    Porque senão eu penso que tão exagerando e me arrependo depois xD

    ohm777
    Não usei elixir ainda...

    edukotzen
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Sério? Num ta exagerando não?
    Quero saber com detalhes, uma informação exata...
    Porque senão eu penso que tão exagerando e me arrependo depois xD


    ue porque exagerando??

    a guita tando muito bem regulada não é tão impossive assim, mais é aquele negocio, eu começei com 0,9 fui para 0,10 e agora 0,11 tem que ir aos poucos

    Acoustico
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Acoustico
    · votar


    edukotzen
    Num to te chamando de exagerado...
    Mais tipo, se eu for de .009 para .011 a dor vai ser taanta assim? ou nem tanto? Porque gastar 25 conto em cordas ernie ball e depois num gostar dói na alma cara, num to brincando...

    GuitarHome
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu já prefiro Daddario do que Ernie Ball, apesar do timbre da Ernie Ball ser mais "brilhante" mais bonito, elas estouram comigo, já houve caso de estourar com a guitarra meio que parada, e isso não foi só uma vez. Acho Daddario muito mais resistente.

    ThiagoGasb
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: ThiagoGasb
    · votar


    eu uso 011 em E e nunca tive problema,para mim eh a melhor tensao

    Sioux
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Me dei mto bem com 9,5.

    Uma corda que estou usando e recomendo é a NIG signature Sidney Carvalho, 09,5.

    Abrs!

    Beeto
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Quando comecei a tocar guitarra eu usava D'addario .009
    Até o dia que testei uma guitarra com cordas Elixir .010
    O som é lindo e muito encorpado. E o melhor de tudo é que nao enferruja tao rápido como a D'addario. Vale a pena pagar um pouco mais caro na Elixir.

    Eu acho que é tudo uma questao de testes. Se voce usa .009 e quer mudar, pega a .010
    O som fica mais encorpado sim ( fiz uma gravacao usando D'addario .009 e outra com .010 e o som mudou bastante )

    Não é pesado de tocar com .010 não. No primeiro dia voce ja acostuma ^^


    Tenta fazer isso. Se tu nao gostar pega .009 de novo, filho ^^

    abraco!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Calibre das cordas, me ajude.m a escolher!