Como o Kurt Cobain fazia aqueles sons paranoicos com a guitarra?

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Pode não ser agora, mas na época que ele comprou a primeira era, com certeza!
Com certeza, eu li em algum lugar que ele mesmo falava...e se não me engano ele sempre tocou com a mesma guitarra, só foi mudando algo aqui ou ali!

a mosrite foi desenvolvida especialmente para os ventures, uma das maiores bandas q já existiram, pelamordedeus
uma guitarra q passa pelas mãos de nokie edwards está longe de ser "lixão"

e quem disse que não pode ter chego uma guitarra "lixão" na mão dele e ele ter dito "carai!!! que lixo de guitarra!!!"???

BaNdAiD
Eu tava procurando esse link...valeu!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Só me lembrei do baiano no Tropa de Elite : "Na cara não.... vai estragar o funeral.... "
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...pode crer!!!

rcagliari
Veterano
# mar/09
· votar


Meu, muita falação, mas ninguem tocou no ponto principal: esse cara simplesmente não sabia tocar! Não sabia tocar! Essa barulhada que você ouve é tudo feito na cagada, de qualquer jeito, apertando a guitarra na orelhada mesmo. Acha, sinceramente, que ele entendia alguma coisa de técnicas, efeitos, acústica, etc?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
Não é bem assim não.
Ele sabia tocar sim. Não era um Kirk Hammet ou mesmo um Van Halen, mas sabia, sabia o suficiente, tanto que compôs músicas boas, gravou e teve sua marca na história do rock, quer queira, quer não queira.
Agora, infelizmente ele era uma pessoa doente, perturbada, que muitas vezes estava sob efeito de drogas, e ninguém nesse estado toca (ou faz qualquer coisa) direito.
Abç

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Concordo com tudo o que o Bertola disse!!!

rcagliari
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Vai me desculpar, Maurício, mas você está confundindo talento de compositor com talento de instrumentista. Nâo há dúvida de que ele compôs grandes canções de rock - o que já foi dito, aliás, até pelo Steve Vai e pelo Eddie Van Halen. Mas daí a afirmar que ele sabia o que estava fazendo com a guitarra, são outros 500. Basta vê-lo tocar, basta simplesmente ouvir qualquer coisa do Nirvana pra perceber isso.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
Há uma contradição na sua afirmação...como dizer que uma pessoa compõe uma grande canção de rock, aliás, a maior (apesar de eu não concordar com isso) dos anos 90 sem saber o que estava fazendo com a guitarra?!

Pra mim, quem não sabe o que faz com a guitarra é meu sobrinho de 5 anos que pega a guitarra e fica "blém, blém, blém"...quando ele souber tocar uma música, já se pode saber que ele sabe o que está fazendo com a guitarra!!!

rcagliari
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar

É óbvio, em primeiro lugar, que quando eu disse que ele "não sabe o que faz com a guitarra", coloquei a afirmação num sentido figurativo. Eu quis dizer que ele é um instrumentista absolutamente bisonho, péssimo. Acho que todo mundo por aqui conseguiu entender isso. De qualquer forma, não precisa nem saber fazer o que o seu sobrinho faz pra ser um bom compositor. Você acha que os músicos do Ramones são bons? TODO MUNDO sabe que não. E, no entanto, você negaria que eles compuseram hinos absoutamente obrigatórios em qualquer coleção de rock? Como eles, existe uma infinidade de outros exemplos que eu poderia citar aqui, e não é só no punk rock, não.

É que uma música não precisa ser tecnicamente complexa pra ser brilhante. Ouça "Imagine", do John Lennon. Não soa absolutamente linda, apesar de ridiculamente simples? Nem por isso você pode dizer que o J. Lennon era um bom pianista. Mas era, sem dúvida, um compositor admirável!

Há muitas, muitas músicas do Nirvana que são REALMENTE BOAS. O disco Nevermind é inteiro fenomenal, na minha opinião. Isso não faz do Kurt um guitarrista decente. Continuo dizendo: ele era um instrumentista ridículo, um analfabeto na técnica musical, e qualquer discussão em torno do som que ele produzia na guitarra pra mim é pura masturbação mental porque era evidente que tudo (ou quase tudo) era feito de qualquer jeito, sem nenhuma preocupação com a técnica. Mas, mesmo assim, ele tinha idéias musicais (de composição) que, apesar de simplíssimas, eram maravilhosas. Daí a música boa. Entendeu o paradoxo?

wppereira
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
O simples muitas vezes é beeeeem melhor que o complexo...Pra mim um guitarrista q toca 300 notas por segundo com arpejos e ligados e tappings é ridículo...isso é julgamento de valores sobre o que é ser ridículo...

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
ele pode ser um musico bisonho para vc, mas ele se deu bem exatamente por fazer um rock cru e sem frescuras. Foi por tocar e compor assim, de forma simples, sem técnica, mas com pegada forte que ele desbancou toda aquela poluição teatresca do hard rock farofão com seus penteados ridículos e calças grudadas na bunda. Já era hora de alguém com sangue na veia dar um pau nos fritadores sem precisar ser um musico estudioso e sim talentoso naturalmente. E o mais legal, virar um nome de muito mais impotancia na história do rock que qualquer steve vai ou satriani.

rcagliari
Veterano
# mar/09 · Editado por: rcagliari
· votar


wiskeria

100% de acordo! Apenas um detalhe: ser um músico bisonho (eu não afirmei isso a respeito de KC) não é o mesmo que ser um instrumentista bisonho. O termo "músico" é um gênero que define quem faz música. Pra se fazer música, não precisa nem saber tocar algum instrumento, basta ter boa idéia (talento natural) e saber assoviar. Logo, pode-se ser um bom músico sem ser, necessariamente, um bom instrumentista.

rcagliari
Veterano
# mar/09
· votar


wppereira

200% de acordo! Até agora, vocês só repetiram, em outras palavras, o que eu já disse.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
Sim, eu entendi...o que disse é que dizer que o cara não sabe o que faz com a guitarra é exagero...mas tudo bem, isso é um outro caso...

Eu concordo que uma música não precisa ser complexa pra ser brilhante...eu adoro Yes, Rush, Nirvana, Beatles, Red Hot Chili Peppers, música boliviana e música clássica...e sei que tem música do Nirvana que me chama muito mais a atenção do que muita coisa do Van Halen (minha opinião). John Lennon fez a primeira gravação usando feedback...falar o que do cara??? Ah, do John Lennon, vc pode ouvir "I Want You (She's So Heavy)"...cara, que coisa doida é aquela??? Apavora muita coisa mais "técnica"...

porque era evidente que tudo (ou quase tudo) era feito de qualquer jeito, sem nenhuma preocupação com a técnica.
Voltando ao Kurt Cobain, não há como dizer que o cara não tocava nada...eu (pelo menos) nunca vi um vídeo dele (e nem ele pessoalmente...hehehe) tocando alguma coisa mais ferrada...mas também nunca vi ele sair disso...então, não estou aqui pra dizer que o cara é o fodão dos fodões...só que do que eu conheço do trabalho dele, ele é um bom guitarrista sim...isso na minha opinião. Agora, tem gente (eu acho que não é o seu caso) que ouve as músicas acha tudo uma merda pq não gosta da música mesmo e compara a outros caras e aí diz que ele não toca nada...eu acho um pouco de exagero, pq de repente o cara tocava pacas e sei lá eu quem vai afirmar isso!!! Mas como na sua frase que eu destaquei aqui, ele não ligava pra isso...então, temos o Nirvana que todos conhecem. Daí eu concluo que ele era um guitarrista decente praquilo que ele se propunha a fazer...só que cheio de drogas nas idéias isso deve ficar um pouco mais difícil...hehehehehe

Mas, mesmo assim, ele tinha idéias musicais (de composição) que, apesar de simplíssimas, eram maravilhosas. Daí a música boa.
iiiiiiiiiiiiiisso!!! :)

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


wiskeria
rcagliari
wppereira
De acordo com vcs tb!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


rcagliari
exceto pela parte de afirmar que qualquer outra pessoa "não toca nada"...

Atum Bluesman
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Pode não ser agora, mas na época que ele comprou a primeira era, com certeza!
Com certeza, eu li em algum lugar que ele mesmo falava...e se não me engano ele sempre tocou com a mesma guitarra, só foi mudando algo aqui ou ali!

Na verdade ele disse que um musico do qual não me recordo o nome disse para ele que a Mosrite não era boa para o som que ele fazia, não que não era uma boa guitarra.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Atum Bluesman
não que não era uma boa guitarra
Cara, acho que falei merda mesmo!!! Acho que na minha confusão de informações (que a gente lê há não sei quanto tempo, depois fica tudo embaralhado na memória...rs) eu acabei associando a uma guitarra lixão...talvez por ele ter pago U$54.00...hehehehe...mas realmente, não sabia nem que era Mosrite (que eu tb nunca testei pra saber se é boa ou ruim...) a guita que ele usava!!!

Mas a minha afirmação foi: "Quem gostava de guitarra lixão era o Johnny Ramone...hehehe...mas o amp era Marshall JCM800!!!"
não disse exatamente que a Mosrite era um lixão!!!

PS>: Kurt Cobain tb usava uma Mosrite...a IV.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
=]

Ela realmente não era uma puta guitarra, era uma guitarra para ser simples e barata, não nescessariamente ruim.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Atum Bluesman
É, deve ser...mas ela é feia que dói!!! hahahahaha

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mar/09
· votar


Como o Kurt Cobain fazia aqueles sons paranoicos com a guitarra?

Feeling, Muito Feeling.

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


Como o Kurt Cobain fazia aqueles sons paranoicos com a guitarra?
Drogas, muitas drogas.

PipaAvuada
Veterano
# mar/09
· votar


uma guitarra q passa pelas mãos de nokie edwards está longe de ser "lixão"

Ele pagou US$ 50, não podia ser muita coisa!

Hellpig
Veterano
# mar/09
· votar


não curto nirvana não, haha

Bombastik
Veterano
# mar/09
· votar


o que dizem é que esse jeito "tosco" de tocar do Kurt era proposital. muito provavelmente ele sabia tocar mais do que apresentava mas ele preferia fazer uma linha mais "punk", em especial nas apresentações ao vivo.

é um desleixo calculado, pela estética mesmo. como alguns citaram, era bem pra ser do "contra" em relação a técnica, em relação às bandas em evidência na época e à estética vigente (hard farofa). e como foi ele quem inventou essa linguagem do Nirvana, combinava com as músicas mesmo assim.

sobre a microfonia doida, não escutei o som (Marijuana) mas se for igual à intro de Radio Friendly Unit Shifter, tinha um vídeo no youtube até algum tempo atrás, que mostrava ele e o Pat Smear usando um Electro-Harmonix Small Stone ao vivo pra fazer esse efeito. bem legal diga-se de passagem.

punknemesismetal
Veterano
# mar/09
· votar


Bombastik
O efeito usado em Radio Friendly eh bem legal no começo.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mar/09
· votar


A verdade é que Kurt sempre foi playboy, fez aula com os melhores professores e talz, tinha uma puta técnica, mas viu que era algo muito comum no meio do rock, então surgiu a avacaliation guitar.

punknemesismetal
Veterano
# mar/09
· votar


Radio Friendly Unit Shifter


Bombastik
Será que é só um small stone mesmo?

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock
invejoso, só porque ele desbancou os hard-rock-farofa... Bem feito!

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# mar/09
· votar


wiskeria

hauhauhuaua \m/_ !!!

Nado26
Veterano
# mar/09
· votar


po eu ja curti muito nirvana e ainda gosto, mais falar que foi a melhor bando do mundo foi foda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como o Kurt Cobain fazia aqueles sons paranoicos com a guitarra?