Upgrade na Fender

    Autor Mensagem
    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09


    Olá gentes.
    Tenho uma Fender MIM de 2006, gosto dela e não pretendo (e nem po$$o) trocá-la tão cedo. Aí quero dar uma melhorada. Os itens dela que não me satisfazem são basicamente 2:

    - O captador da ponte, é terrível, tem bem menos saída e volume do que os outros dois, é agudo e estalado DEMAIS, eu nem consigo aguentar em volumes altos de tão estridente que fica. Toco em uma banda de rock clássico, o som que busco é para um drive encorpado no estilo meio Hendrix, Cream, Gilmour (fuzz à la 60')... Tem que ser single pra ficar legal nesse estilo, ou um humbucker é melhor pela versatilidade? Atualmente tenho um ts9 e um fuzz handmade que não é muito bom, quero pegar um big muff...

    - Agora não sei bem qual é o ítem a ser trocado, ponte, nut, tarraxas? A questão é que quero aproveitar mais a alavanca, toquei em uma fender americana e dava pra dar umas alavancadas legais, tipo as pirações do SRV e do próprio Hendrix, a minha tá desafinando MUITO com a alavanca... Ela foi regulada faz pouco tempo... Pensei em colocar tarraxas com travas e um nut de grafite, rola? Ou a ponte por ter 6 pivôs tem desvantagens em relação à americana? Quais tarraxas com trava serviriam na guita sem ter que mudar a furação e tal?

    Muito Obrigado!

    jigo__
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Slowhand-
    kra vc ja penso in algum captador noiseles da fender, tem um som bem legal e é bem silencioso, mais nem sei se é isso q vc procura.

    Meu plano é compra uma MIM daqui 6 meses e bota um trio de lace sensor nela, fica com um som mto rock, alguem sabe se esse lace sensor é ativo, ou nem tem nd a ve?

    Tarraxas com trava ajudam mto, tem q ve o lance tb do posicionamento das molas, na minha ex strato funciono

    abç

    Luiz Almeida
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Slowhand-

    Como o jigo__ falou, tem que ver o lance das molas, pode ser isso.
    Seria bom colocar uma tarraxa com travas, mas eu não sei quais serviriam na sua guitarra.
    Um "roler nut" também cairia bem, não sei se iria afetar o timbre/sustein.
    Quanto ao captador já olhou a altura dele em relação as cordas? Mexeu no "Tone"? Mas single de ponte de strato é isso mesmo, só não o volume baixo.


    jigo__

    "alguem sabe se esse lace sensor é ativo, ou nem tem nd a ve?"
    Já ouvi alguém dizer que é ativo, mas pra mim, tenho certeza, que esses Lance Sensor não são ativo. Posso até estar errado. Mas são caros.

    Boa sorte.

    PipaAvuada
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: PipaAvuada
    · votar


    Cara, quanto à primeira reclamação creio que se vc der uma regulada legal na altura dos captadores vai dar uma significativa melhorada, dá pra esquilibrar o volume dos captadores, e os agudos vc ajeita com uma timbrada.
    A segunda reclamação tmb dá pra melhorar sem gastar nada, as tarrachas dessa guitarra são bacanas, não são tops mas seguram a onda, experimenta colocar as cordas direito, passando a ponta da corda por baixo dela na primeira volta no poste, e não enrole muita corda, deixe bem firme. Depois uma boa lubrificada no nut, mantenha-o sempre grafitado, vc vai perceber uma melhora dignificativa na afinação. E caso precise dê uma apertada nas tarrachas tmb.
    Vc pode colocar aquelas tarrachas da Schaller que a propria Fender usa nas guitas mais caras, mas só acho realmente nescessario se vc for um ogro nas alavancadas, quanto ao roller nut não me agrada muito o som das cordas soltas com um nut de metal.

    Espero ter ajudado.
    Abraço!

    Guguminator
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Leva ela de volta ao luthier, troca as tarraxas, bota um roller nut e regule de novo pra corda 0.11 ou mais pesada.

    alfredmad
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Slowhand-
    Esqueça a ponte, coloque tarraxas com trava e um roller nut que vai resolver seu problema, como o Guguminator falou. Outra coisa, quando vc trocar as tarraxas peça ao luthier tirar os abaixadores de cordas (no headstock) pois eles também podem causar desafinação.

    O trio de captadores Noiseless da Fender são bem versáteis e encorpados devido a ênfase nas frequências médias, já toquei em uma Fender Strato Jeff Beck com estes pickups e gostei bastante do timbre da guitarra.

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Não tenho projeto de colocar roller nut, não quero modificações irreversíveis (furar e tal..).
    Também não sou chegado em pickups noiseless e coisas assim, eu gosto de barulho mesmo, não me incomoda o chiado, me incomoda que o cap da ponte é mais estalado do que tele... E não é altura, ele já tá mais alto que os outros e continua com menos volume.

    Então acho que vou procurar um jogo de tarraxas com trava, levar no luthier e trocar o nut também, por um de grafite, e o abaixados de cordas eu pensei em colocar aqueles com roldana, será que rola? Essas modificações seriam boas? Alguém sabe um modelo de tarraxas TOP que encaixa na furação original?

    Obrigado!

    PipaAvuada
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: PipaAvuada
    · votar


    Cara, as stratos não têm furo de parafusos pra tarrachas.
    Compre dessas abaixo e seja feliz!

    Fender Deluxe Schaller Locking Machine Heads
    http://img3.musiciansfriend.com/dbase/pics/products/1/8/3/499183.jpg


    Abraço!

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    essas são schaller que equipam as deluxe, certo? vou dar uma pesquisada em preços (ver se vai dar pra comprar fora)

    PipaAvuada
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Vai pagar perto de R$300,00 reais o kit.
    Vc mesmo troca em casa, pois não precisa furação.

    edalko
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Slowhand-

    Eu tenho uma MIM.

    As tarrachas são muitos boas. Nao desafinam, Mas vc tem que colocar as cordas direitinho: passar a corda por debaixo dela na primeira volta e dar no máximo umas duas voltas até afinar.

    Os caps são fraquinhos, mas eu gosto assim. Pra mim, Fender = som quack quack. Se quer guita mais nervosa vai pra outro modelo.

    Mas se quer colocar um caps um pouco mais forte, vai de hot noiseless, é o modelo do Jeff Beck.

    No mais, é uma otima guitarra.

    wiskeria
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    não faça mais nada na guitarra a não ser trocar por captadores fender mais quentes, qualquer destas alterações vai tirar todo valor de revenda dela...
    Fender na ponte é ardido e agudo mesmo, é caracteristica da marca. Se o volume esta muito baixo neste captador vc deve aumentar a altura dele para proximo as cordas, se não resolver vc deve abaixar a altura dos outros captadores até se equilibrarem.

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    wiskeria
    por isso quero fazer alterações reversíveis, se for revender é só voltar as tarraxas originais... só quero saber até que ponto essa troca resolveria meus problemas com alavanca/desafinação...

    Blackus
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Blackus
    · votar


    Eu tenho uma também, de 2003, e gosto muito dela. Não uso a alavanca então não sei te responder a segunda pergunta, mas quanto ao captador, tenta o Seymour Duncan SSL-5, é um captador de strato clássico só que 'beefed up', como eles falam... É inclusive o captador da ponte da Fender DAvid Gilmour.

    Edit: eu não troquei o captador da ponte da minha, mas eu soldei o pot que regulava o tone do cap do meio pra regular só o da ponte e uso ele no 7. Tenta aí, é facinho, rápido e talvez resolva teu problema sem gastar nada, só solda.

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Slowhand-
    · votar


    Blackus
    puts cara, interessante! Poderia me passar o esquema desse negócio de soldar o tone pra funcionar na ponte? Eu uso só o tone do braço, praticamente... Valeu pela dica do pickup também, vou pesquisar!

    Edit: já consegui, fiz a modificação, vou fazer uns testes aqui ´pra ver os resultados! valeu!

    Blackus
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eaí, que achou?

    Slowhand-
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Blackus
    Fiz um pouco diferente, o 1º tone está regulando o do pickup do braço e o 2º está funcionando tanto para o pickup do meio como o da ponte. Ficou bem melhor, na regulagem 5-6 o captador ficou bem mais controlável e usável!
    Valeu!

    alele
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Slowhand-

    estou considerando instalar um kit desses na minha strato SX, alem de colocar tarrachas com trava, claro.

    http://www.graphtech.com/products.html?ProductID=339&CurrencyID=2

    []s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Upgrade na Fender