exercicios pra ganhar velocidade

Autor Mensagem
kava
Veterano
# nov/03


postem alguns exercicio de tecnica e agilidade ae... sou mais ou menos iniciante, to cansado de tocar so bases, quero tocar solos mas ainda nao tenho mto velocidade

SODAPOP
Veterano
# nov/03
· votar


Então vai como todos começam:
E---1-2-3-4-------
B---1-2-3-4-------
G---1-2-3-4-------
D---1-2-3-4-------
A---1-2-3-4-------
E---1-2-3-4-------

Depois faz ao contrário e pula 1/2 tom. Fica fazendo isso até adquirir agilidade.

yvo
Veterano
# nov/03
· votar


vai variando nesse cromatismo ai em cima. depois faz 1324, 1432, 1243, pega todas as combinaçoes possiveis e treina mto

funtastic
Veterano
# nov/03
· votar


Na minha apostila tem uns do petrucci.. é assim

E----------
B--4-5-7------
G--4-5-7------
D----------
A----------
E----------

---3-5-6---
---3-5-6

---4-5-7
-------7

por ai vai...

Digao
Veterano
# nov/03
· votar


kava

desencana de tocar rapido... comece com coisas mais lentas... dai o desenvolvimento e mais natural...

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# nov/03
· votar


DigaoFalou tudo!
kavaNão adianta querer tocar com velocidade em pouco tempo pq não vai! Desenvolva 1º sua pegada, depois a técnica. Vc vai ver como isso vai te ajudar lá na frente.

Overdoser
Veterano
# nov/03
· votar


www.mysongbook.com

meiomundo
Veterano
# nov/03
· votar


kava
Tu quer tocar rápido? Se não quiser não precisa fazer esses exercícios chatíssimos.

acauanxd
Veterano
# set/12
· votar


https://sites.google.com/site/violaogratis/cromatismo

sonbatatinha
Membro Novato
# set/14
· votar


Quanto tempo para ganhar velocidade treinando todos os dias de 30 minutos a uma hora?

SkyHawk
Membro
# set/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


sonbatatinha
Qualquer treino ajuda, se treinar 2 dias no terceiro já vai estar melhor. Cada pessoa é diferente da outra mas garanto que com um treino diário em algumas semanas vc terá aumentado muito sua precisão e com um bom ganho de velocidade. Agora velocidade mesmo, aquela coisa de fritador, demora anos e não vem só de exercícios, é tocar e tocar e tocar, junto com um profundo conhecimento de escalas e modos.

E não se esqueça da mão direita, treine sempre com palhetada alternada, a velocidade vem do sincronismo da mão direita com a esquerda. Para muita gente a mão direita limita mais que a esquerda.

Quando estiver bem mais rápido desse modo, comece a treinar técnicas de sweep picking e acordes em arpejo.

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14
· votar


kava

Treine sempre com metrônomo, e procure manter as mãos relaxadas, economizando movimentos e evitando movimentos involuntários (principalmente aqueles que te fazem distanciar os dedos das cordas)

Basicamente é isso, inclusive Kiko Loureiro tem umas aulas grátis no canal dele, sobre vários assuntos inclusive postura.

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


pessoal, quando vcs vao fritar, como fazem. tipo num improviso em C ( C G Am F ) como vcs fariam , usariam q tipo de escala? queria saber se e o mesmo q uso. obg a quem responder ;)

Javé
Veterano
# set/14
· votar


eu gosto dos execícios desse carra , trabalha bem com os tempos e varias técnicas e não é tão chato
frank gambale o song boock é o chop builder eu tenho o pdf e as mp3 dele

eduardodff
Veterano
# set/14
· votar


nanoSlash
Penta menor de Am
Penta maior de C
Escala Jônia de C
Dórica de D
Frígia de E
Lidio de F
Mixo de G
Eólia de A
Lócria de B
Arpejos tríades de C, G, Am e F
Arpejos Tétrades de C7M, G7, Am7 e F7M

Só essas...

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


eduardodff
eu uso muiiito as pentas! so n consigo usar todos os modos, tipo n sei onde encaixar! e os arpejos eu faço em cima do certo acorde? obg ;)

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Estudante eterno
· votar


nanoSlash, tudo o que o amigo eduardodff falou se encontra dentro da escala de Dó, você pode facilitar estudando as possibilidades dentro de cada acorde da cadência separadamente, e depois junta-los, ex:

Sobre o acorde de Dó você começa com a escala diatônica e a pentatônica, visualizando os 5 modelos e a tríade e tétrade de Dó contida dentro de cada um deles, também é interessante dar enfase na nota característica de cada um dos modos...
Ah, misturar tríades abertas e fechadas de Dó e Mi menor também cria uma sonoridade interessante, pois afinal, as duas estão contidas dentro da tétrade de Dó (Jônio) isto é sobreposição de tríades.

Há uma infinidade de possibilidades dentro de cada acorde da cadência, por isso é mais produtivos estuda-los separadamente.

Abraço!

Edit.(sobreposição)

Fernando de almeida
Veterano
# set/14
· votar


sonbatatinha
Quanto tempo para ganhar velocidade treinando todos os dias de 30 minutos a uma hora?

Cada pessoa é de um jeito ... o jeito que estuda e até mesmo como é cada músculo das suas mãos e braços podem dar resultados diferentes ..

Uma sugestão:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/203989/

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


entao em cada acorde eu posso usar uma porrada de coisas?! mas quais sao os 5 modelos de diatonica? vc fala dos modos?Estudante eterno

eduardodff
Veterano
# set/14 · Editado por: eduardodff
· votar


Estudante eterno
nanoSlash
Perceba que essa sequência pode ser encarada como campo harmônico de C e campo harmônico de G também:
G, Am, Bm, C, D, Em e F#m
O F pode ser empréstimo modal do modo G eólio ( bVII)
Aí amigo, são infinitas possibilidades....
Como essa sequência que vc colocou são tríades, posso rearranjar para tétrades:
C7M, G7, Am7 e F7M
ou
C7M (IVº) , G7M (Iº) , Am7 (IIIº) e F7M (bVIIº)

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


eduardodff
desculpe mas n entendi muito n :/

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14
· votar


eduardodff, sim é possível usar outro campo harmônico, mas para facilitar para o amigo nanoSlash, acredito que seja melhor usar o campo de Dó mesmo.

A propósito, quando eu tinha menos tempo de guitarra eu era feliz aplicando somente a pentatônica sobre as bases! haha

nanoSlash, com escala diatônica eu quis dizer a escala maior mesmo, que são 5 modelos (usando o sistema 5)

eduardodff
Veterano
# set/14
· votar


Estudante eterno
É verdade...

nanoSlash
O que eu quis dizer é que várias escalas têm notas em comum. Não é porque começa em C que o tom é C, eu posso começar em C e o Tom ser G, F. Aí que você começa a entender a análise harmônica de verdade.... Isso é a ponta do Iceberg....

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# set/14
· votar


post pra ler depois

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


vc estao falando do sistema CAGED???

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


eduardodff
se estou em C posso usar D dorico, E frigio, F lidio, G mixolidio, e etc. to certo??

eduardodff
Veterano
# set/14
· votar


nanoSlash
Isso!!!!!! Tudo isso é Dó maior

nanoSlash
Membro Novato
# set/14
· votar


kkkk mas eu ja sabia! desculpa ai . mas e q eu acho q n fica legal! ja uso penta de mais e acho q tenho q dar uma apimentada nos meus improvisos

Estudante eterno
Membro Novato
# set/14
· votar


nanoSlash

Sim também estamos falando do sistema CAGED.

É isso mesmo, pensando na harmonia que você sugeriu como sendo pertencente ao campo de Dó maior, é possível usar os modos Dó jônio, Ré dórico, Mi frígio, Fá lidio, Sol Mixolídio, Lá eólio e Sí lócrio!
Que usaram os mesmos modelos de escala, mudando apenas a disposição dos intervalos.

eduardodff
Veterano
# set/14
· votar


nanoSlash
Cara, resumindo:
Se você quiser tocar rock , 95% Pentatônica Menor, se você dominar isso, já sai muita coisa daí.
Se você quiser tocar blues, acrescente a blues note!

Se você quiser sofisticar seu fraseado, torná-lo mais melódico, acrescente as notas que faltam na pentatônica menor, a segunda (ou nona) e a sexta (13).

Com esse conhecimento você tocará 95% dos solos de rock e blues...
Jazz o buraco é bem mais embaixo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a exercicios pra ganhar velocidade