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Mensagem |
kava Veterano |
# nov/03
postem alguns exercicio de tecnica e agilidade ae... sou mais ou menos iniciante, to cansado de tocar so bases, quero tocar solos mas ainda nao tenho mto velocidade
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SODAPOP Veterano |
# nov/03
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Então vai como todos começam:
E---1-2-3-4-------
B---1-2-3-4-------
G---1-2-3-4-------
D---1-2-3-4-------
A---1-2-3-4-------
E---1-2-3-4-------
Depois faz ao contrário e pula 1/2 tom. Fica fazendo isso até adquirir agilidade.
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yvo Veterano |
# nov/03
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vai variando nesse cromatismo ai em cima. depois faz 1324, 1432, 1243, pega todas as combinaçoes possiveis e treina mto
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funtastic Veterano |
# nov/03
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Na minha apostila tem uns do petrucci.. é assim
E----------
B--4-5-7------
G--4-5-7------
D----------
A----------
E----------
---3-5-6---
---3-5-6
---4-5-7
-------7
por ai vai...
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Digao Veterano |
# nov/03
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kava
desencana de tocar rapido... comece com coisas mais lentas... dai o desenvolvimento e mais natural...
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brunoepronto Melhor participante de jam Prêmio FCC violão 2008 |
# nov/03
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DigaoFalou tudo!
kavaNão adianta querer tocar com velocidade em pouco tempo pq não vai! Desenvolva 1º sua pegada, depois a técnica. Vc vai ver como isso vai te ajudar lá na frente.
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Overdoser Veterano |
# nov/03
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www.mysongbook.com
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meiomundo Veterano |
# nov/03
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kava
Tu quer tocar rápido? Se não quiser não precisa fazer esses exercícios chatíssimos.
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acauanxd Veterano |
# set/12
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https://sites.google.com/site/violaogratis/cromatismo
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sonbatatinha Membro Novato |
# set/14
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Quanto tempo para ganhar velocidade treinando todos os dias de 30 minutos a uma hora?
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SkyHawk Membro |
# set/14 · Editado por: SkyHawk
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sonbatatinha Qualquer treino ajuda, se treinar 2 dias no terceiro já vai estar melhor. Cada pessoa é diferente da outra mas garanto que com um treino diário em algumas semanas vc terá aumentado muito sua precisão e com um bom ganho de velocidade. Agora velocidade mesmo, aquela coisa de fritador, demora anos e não vem só de exercícios, é tocar e tocar e tocar, junto com um profundo conhecimento de escalas e modos.
E não se esqueça da mão direita, treine sempre com palhetada alternada, a velocidade vem do sincronismo da mão direita com a esquerda. Para muita gente a mão direita limita mais que a esquerda.
Quando estiver bem mais rápido desse modo, comece a treinar técnicas de sweep picking e acordes em arpejo.
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Estudante eterno Membro Novato |
# set/14
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kava
Treine sempre com metrônomo, e procure manter as mãos relaxadas, economizando movimentos e evitando movimentos involuntários (principalmente aqueles que te fazem distanciar os dedos das cordas)
Basicamente é isso, inclusive Kiko Loureiro tem umas aulas grátis no canal dele, sobre vários assuntos inclusive postura.
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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pessoal, quando vcs vao fritar, como fazem. tipo num improviso em C ( C G Am F ) como vcs fariam , usariam q tipo de escala? queria saber se e o mesmo q uso. obg a quem responder ;)
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Javé Veterano |
# set/14
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eu gosto dos execícios desse carra , trabalha bem com os tempos e varias técnicas e não é tão chato frank gambale o song boock é o chop builder eu tenho o pdf e as mp3 dele
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eduardodff Veterano |
# set/14
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nanoSlash Penta menor de Am Penta maior de C Escala Jônia de C Dórica de D Frígia de E Lidio de F Mixo de G Eólia de A Lócria de B Arpejos tríades de C, G, Am e F Arpejos Tétrades de C7M, G7, Am7 e F7M
Só essas...
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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eduardodff eu uso muiiito as pentas! so n consigo usar todos os modos, tipo n sei onde encaixar! e os arpejos eu faço em cima do certo acorde? obg ;)
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Estudante eterno Membro Novato |
# set/14 · Editado por: Estudante eterno
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nanoSlash, tudo o que o amigo eduardodff falou se encontra dentro da escala de Dó, você pode facilitar estudando as possibilidades dentro de cada acorde da cadência separadamente, e depois junta-los, ex:
Sobre o acorde de Dó você começa com a escala diatônica e a pentatônica, visualizando os 5 modelos e a tríade e tétrade de Dó contida dentro de cada um deles, também é interessante dar enfase na nota característica de cada um dos modos... Ah, misturar tríades abertas e fechadas de Dó e Mi menor também cria uma sonoridade interessante, pois afinal, as duas estão contidas dentro da tétrade de Dó (Jônio) isto é sobreposição de tríades.
Há uma infinidade de possibilidades dentro de cada acorde da cadência, por isso é mais produtivos estuda-los separadamente.
Abraço!
Edit.(sobreposição)
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Fernando de almeida Veterano |
# set/14
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sonbatatinha Quanto tempo para ganhar velocidade treinando todos os dias de 30 minutos a uma hora?
Cada pessoa é de um jeito ... o jeito que estuda e até mesmo como é cada músculo das suas mãos e braços podem dar resultados diferentes ..
Uma sugestão: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/203989/
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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entao em cada acorde eu posso usar uma porrada de coisas?! mas quais sao os 5 modelos de diatonica? vc fala dos modos?Estudante eterno
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eduardodff Veterano |
# set/14 · Editado por: eduardodff
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Estudante eterno nanoSlash Perceba que essa sequência pode ser encarada como campo harmônico de C e campo harmônico de G também: G, Am, Bm, C, D, Em e F#m O F pode ser empréstimo modal do modo G eólio ( bVII) Aí amigo, são infinitas possibilidades.... Como essa sequência que vc colocou são tríades, posso rearranjar para tétrades: C7M, G7, Am7 e F7M ou C7M (IVº) , G7M (Iº) , Am7 (IIIº) e F7M (bVIIº)
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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eduardodff desculpe mas n entendi muito n :/
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Estudante eterno Membro Novato |
# set/14
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eduardodff, sim é possível usar outro campo harmônico, mas para facilitar para o amigo nanoSlash, acredito que seja melhor usar o campo de Dó mesmo.
A propósito, quando eu tinha menos tempo de guitarra eu era feliz aplicando somente a pentatônica sobre as bases! haha
nanoSlash, com escala diatônica eu quis dizer a escala maior mesmo, que são 5 modelos (usando o sistema 5)
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eduardodff Veterano |
# set/14
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Estudante eterno É verdade...
nanoSlash O que eu quis dizer é que várias escalas têm notas em comum. Não é porque começa em C que o tom é C, eu posso começar em C e o Tom ser G, F. Aí que você começa a entender a análise harmônica de verdade.... Isso é a ponta do Iceberg....
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Wild Bill Hickok Membro Novato |
# set/14
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post pra ler depois
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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vc estao falando do sistema CAGED???
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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eduardodff se estou em C posso usar D dorico, E frigio, F lidio, G mixolidio, e etc. to certo??
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eduardodff Veterano |
# set/14
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nanoSlash Isso!!!!!! Tudo isso é Dó maior
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nanoSlash Membro Novato |
# set/14
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kkkk mas eu ja sabia! desculpa ai . mas e q eu acho q n fica legal! ja uso penta de mais e acho q tenho q dar uma apimentada nos meus improvisos
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Estudante eterno Membro Novato |
# set/14
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nanoSlash
Sim também estamos falando do sistema CAGED.
É isso mesmo, pensando na harmonia que você sugeriu como sendo pertencente ao campo de Dó maior, é possível usar os modos Dó jônio, Ré dórico, Mi frígio, Fá lidio, Sol Mixolídio, Lá eólio e Sí lócrio! Que usaram os mesmos modelos de escala, mudando apenas a disposição dos intervalos.
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eduardodff Veterano |
# set/14
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nanoSlash Cara, resumindo: Se você quiser tocar rock , 95% Pentatônica Menor, se você dominar isso, já sai muita coisa daí. Se você quiser tocar blues, acrescente a blues note!
Se você quiser sofisticar seu fraseado, torná-lo mais melódico, acrescente as notas que faltam na pentatônica menor, a segunda (ou nona) e a sexta (13).
Com esse conhecimento você tocará 95% dos solos de rock e blues... Jazz o buraco é bem mais embaixo!
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