Fender Southern Cross x Giannini Stratosonic (AE08)

Autor Mensagem
Persona
Veterano
# mar/09


Alguém já fez um teste com um Guitarra Fender Southern Cross e uma Guitarra Stratosonic Giannini modelo AE08? Caso elas existam, alguém saberia me dizer as diferenças sonoras de um intrumento para outro? A Southern Cross é um instrumento de melhor qualidade que a Stratosonic AE08 (em níveis sonoros), ou essa última por ser um intrumento "mais vintage" possui um sonoridade melhor, mais anos 70???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Persona
Sim é. A Giannini SC é um instrumento legal.
Giannini nenhuma é "vintage".
Abç

Powerslave158
Veterano
# mar/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola
meu amigo tem várias

de 1960 e 70

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Powerslave158
Algumas são razoáveis, outras, não.
Abç

Persona
Veterano
# mar/09
· votar


Mas a pergunta que eu fiz foi sobre uma comparação, a níveis sonoros, entre uma Guitarra Fender Southern Cross e uma Guitarra Stratosonic Giannini modelo AE08, qual das duas possue um timbre melhor?

Persona
Veterano
# mar/09
· votar


Alguém sabe me dizer?

jigo__
Veterano
# mar/09
· votar


Persona
a SC

tem um timbre bem legal com bons cap's fica um guita bacana!

abç

ogner
Veterano
# mar/09
· votar


Persona

Cara nao sei responder, nao quero criar polemica. Mas quem sabe
certamente perguntara oq vc quer dizer com "melhor timbre"????

É relativo, vc quer dizer um timbre mais strato, mais Fender??
Até pq sei que as 2 meio que se equivalem mesmo, ouvi dizer por ae.

Acho que o lance de ferragens e captação dela é que sao mais diferentes.

Melhor é relátivo...

Abço.

Persona
Veterano
# mar/09
· votar


A pergunta seria mesmo qual das duas têm um timbre mais próximo de uma strato anos 70...

wiskeria
Veterano
# mar/09
· votar


nenhuma, somente uma fender anos 70... As gianninis antigas são legais mas tem sua própria sonoriade, vc pode gostar ou odiar.
a SC tem qualidade semelhante, mas esta série já é dos anos 80 ou 90.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/09
· votar


Persona
Eu já respondi sim.
Abç

soneca_barretos
Veterano
# mar/09 · Editado por: soneca_barretos
· votar


PERSONA

Mas a pergunta que eu fiz foi sobre uma comparação, a níveis
sonoros, entre uma Guitarra Fender Southern Cross e uma Guitarra Stratosonic Giannini modelo AE08, qual das duas possue um timbre melhor?


cara eu tive uma gianini dessas e vendi pra compra uma jackson jdr!!!!!
si arrependimento matasse eu ja tava morto porque a guitarra tem um timbre fenomenal, mais compara-la com uma fender nem posso te responder, mais que o timbre dela é foda , isso é !!!!

mesmo essa fender sendo feita no brasil

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Prezados,
acompanho há tempos as discussões sobre a Gianninis. Depois de velho resolvi retomar a prática da guitarra. Tenho uma Giannini Stratosonic dos anos 70 (madeira provavelmente caixeta, levíssima, mas muito frágil), cuja captação considero maravilhosa. Eu me recuso a fazer qualquer mudança nesta guitarra que está com o corpo rachado e cheia de tiques na pintura, etc e tal...

No entanto, resolvi pegar outra guitarra exatamente igual a ela (diferindo apenas na cor) para reformar. Foi quando entrei no fórum e percebi que o mestre Bertola sistematicamente desmistifica as antigas Gianninis.

Mesmo assim, mestre, se for possível me responder, por favor me aconselhe nas seguintes dúvidas:
1. Você trocaria o corpo em caixeta por um em mógno? (eu disponho dos dois em casa)
2. Vale a pena reformar o braço da Giannini (marfim, acho)? Teria que trocar alguns trastes e refazer o verniz ao menos...
3. Estou pensando em colocar uns captadores Fender Tex Mex...

Sinceramente o que achas?
Encontro-me em Niterói, RJ. Ainda se encontra na cidade?

Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund
Sim, vale.
Desde que não se gaste muito nessa guitarra.
Eu aconselho que se troque o corpo, deixando-o em acabamento natural mesmo (até para evitar gastos),e se refaça a parte elétrica mantendo os capts originais (não gosto dos Tex Mex - para mim são os piores capts que a Fender já fez). Isso incluiría um novo escudo (preto, de preferência) e todo o resto (pots, chave, "jack", etc).
Quanto ao braço, só avaliando mesmo.
Na verdade eu estou fazendo um serviço assim para um amigo.
P.S.: Também sou de Nikity City.
Abç

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola,
como faço para conseguir seu contato? Eu queria te mostrar a guitarra e de repente fazer o serviço contigo mesmo.

Pô, o Steve Ray não usava os Tex Mex??? rsssssss

Grande abraço

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Seehund
Tem meu e-mail por aí...rs...
Não, SRV usava os Fenders 62 re-enrolados, que gerou os Texas Specials atuais. A Sound/Malagoli fabrica uma réplica desses capts, os Custom Alnico "Blues"
Abç
P.S.: Enviei os contatos por MP.

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Blz. Eu te procuro nos próximos dias.

Os captadores dessas Gianninis (anos 70) aparentemente eram importados do Japão, confere? Na minha primeira guitarra (esta que me recuso a modificar), um deles está perdendo ganho. Ele foi colocado no meio. Mas os outros dois estão bem legais. vou usá-los enquanto durarem...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund
Essa perda de ganho é normal em capts antigos de alnico. Eles eram fabricados pela Gotoh japonesa.
Abç

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund

Fala ai blz?

Eu toquei nessa aqui semana passada e gostei do timbre dela:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146685199-guitarra-giannini-str atosonic-ae-08-1979-raridade-loja-_JM

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Sir.Paulo
Tá legal essa guitarra, e o preço está próximo do justo, e não esses absurdos que certos pilantras querem nessas guitarras (R$ 1000 numa Giannini, só se vierem com um sistema EMG completo! E olhe lá!).
Abç

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Sir Paulo,
parece bem bacana a guitarra.

Bertola,
não há muito o que fazer com os captadores, certo? Realmente eles são ainda muito bons (dois deles).

Um coisa que acho que acho complicado nessas Giannini é o cara ficar usando a alavanca com muita vontade. A madeira original (caixeta) quase que se esfarela com o tempo. Com isso, se o cara alavancar, as molas vão forçar aqueles parafusos do corpo. Bom, é só uma impressão, mas me parece mais sensato usar uma ponte fixa.

Por outro lado, com o corpo em mogno aparentemente não haveria esse problema.

Bertola,
peguei seu recado e entro em contato na semana que vem. Meu nome é Marco.

Abração

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund
Eu sou adepto da simplicidade e do "menos é mais"...
Corpo de mogno + ponte fixa = Timbre encorpadasso e sustentação incrível...
Abç

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Concordo. Embora eu também goste de microafinação.

Recentemente eu peguei dois humbucker DiMarzio bastante antigos (um PAF (anos 80) e outro Superdistortion (anos 70/80), para colocar respectivamente no braço e na fonte... falta achar um single para o meio) de uma Jackson JDR 94. Acho que vai ficar bem legal...

Voltar a mexer com guitarra está me fazendo o maior bem... a maior terapia mesmo. Aos 40, com doutorado nas costas, e extressado no trabalho, só minhas crianças e as guitarras para me acalmarem...

O único problema é aprender a tocar direito...

Seehund
Veterano
# jun/10 · Editado por: Seehund
· votar


Eu estou com os captadores antigos da Giannini que pretendo reformar, mas o timbre não está tão bom quanto os da minha original (primeira guitarra).

Como a guitarra estava um pouco mexida (tarrachas fender), pode ser que nem sejam captadores da Giannini. Quando eu levar a guitarra para ti, levarei as duas para vc poder comparar.

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Mauricio Luiz Bertola

É Bertola o que não falta são oportunistas querendo se dar bem por ai mesmo!Mas eu nem pensei em comprá-la eu fico indo nas lojas só para testar mesmo. hehehehehehehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund
Aos 40, com doutorado nas costas, e extressado no trabalho,
Somos dois...Sou Coordenador de uma Universidade...
Traga as guitarras sim, será um prazer conversar sobre elas.
Sir.Paulo
Pois é. Precisamos ficar atentos...
Abçs

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Bertola,
que maneiro. Também sou professor, mas desde que voltei de BSB apenas retomei as atividades em um curso do Ministério do Trabalho Italiano...
Ainda tenho vínculo com a Estácio de Sá, mas estou licenciado. Minha área é Economia

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund

Cara vi uma foto no seu perfil com uma ESP George Lynch é sua?

Seehund
Veterano
# jun/10
· votar


Hehehe... quem me dera... rssss. A foto é do George Lynch Himself...

Mas tenho duas ESP Tiger (A Purple e a Bengal)

Na verdade não são as top de linha, mas LTD. No entanto, a purple tem a captação screamin demon na ponte e o ESP ss-120 no braço e a bengal, estou esperando a chegada de outro screamin demon para substituir o captador original.

Sou tremendamente fã do George Lynch como vc pode perceber.

Tenho até a G2 (Zoom) dele

Sir.Paulo
Veterano
# jun/10
· votar


Seehund

hehehehehehehe

Pow mas é lida então!!!

Sou tremendamente fã do George Lynch como vc pode perceber.


Somos dois então!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fender Southern Cross x Giannini Stratosonic (AE08)