Fender Southern Cross x T-635

    Autor Mensagem
    deh-gomes
    Veterano
    # fev/09


    Pessoal, pra começar boa tarde!
    Este eh meu 1º topico no FCC, e gostaria de uma opinião pessoal da galera do forum!

    Bom, eu toco há um pouco de tempo, mas não sou nenhum profissional, pra mim uso a guitarra como meio de distração, uma alternativa de relaxamento, e realmente é uma paixão que eu tenho....

    mas apesar de não levar como profissão, sempre gosto de estar trocando meus equips, e desta vez fiquei com vontade de pegar uma strato!

    Tava pensando naquela Fender Southern Cross, feita pela giannini, mais ou menos assim:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89902676-_JM

    ou então uma Tagima T635 das antigas, só trocaria a captação por seymour duncan SE NECESSÁRIO, e também o hardware por ponte e tarracha gotoh...

    o que vcs acham!?

    e que mudanças deveria fazer depois que comprar!?

    Abraço!

    deh-gomes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Obs.

    a tagima é desse nipe ai:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-89884765-strato-tagima-t-635-an os-90-estudo-trocas-_JM

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    deh-gomes

    Opa...

    Então, essas gianninis estão com preço ridículo... o valor certo é em torno de 600/800 reais.
    Mas vc consegue gianninis dessa época por 300,00 reais e aunica diferença é que não tem o Fender escrito no headstock.

    Essas Tagimas são famosas pelos braços verdes torcidos.

    Pelo que percebo, vc quer uma guita com headstock Fender???? Pára cara... tem as SX que são muito melhores que essas guitas.

    Aliás, se quer uma guita com headstock Fender pega uma Fender. Agora se quer uma strato boa, tem várias opções, como as Condor, SX, Cort...

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    deh-gomes

    Opa...

    Então, essas gianninis estão com preço ridículo... o valor certo é em torno de 600/800 reais.
    Mas vc consegue gianninis dessa época por 300,00 reais e aunica diferença é que não tem o Fender escrito no headstock.

    Essas Tagimas são famosas pelos braços verdes torcidos.

    Pelo que percebo, vc quer uma guita com headstock Fender???? Pára cara... tem as SX que são muito melhores que essas guitas.

    Aliás, se quer uma guita com headstock Fender pega uma Fender. Agora se quer uma strato boa, tem várias opções, como as Condor, SX, Cort...

    Ant--
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    edalko
    Então, essas gianninis estão com preço ridículo... o valor certo é em torno de 600/800 reais.
    Mas vc consegue gianninis dessa época por 300,00 reais e aunica diferença é que não tem o Fender escrito no headstock.


    Cara, vc tá mal informado. Eu não entregaria minha Southern Cross nem por uns 1500 dinheiros, e tampouco trocaria por uma Mex. Talvez vc não saiba, mas Southern Cross é Fender, com componentes Fender. A Giannini fabricou aqui, mas sob inspeção da Fender. Portanto não é só questão de headstock.

    Dito isso, tem que ver se essa do ML é realmente uma SC genuína. Eu tenho lá minhas dúvidas, principalmente pelo contorno da parte de baixo do headstock... mas... pode até ser.

    Agora generalizar que são guitarras de 300 reais é meio bola fora.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    deh-gomes
    Sem dúvida eu escolhería a Giannini Fender Southnern Cross, embora essa Tagima seja legal também.
    Abç

    edalko
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ant--

    Olha, pode fazer uma boa pesquisa nos topicos aqui no FCC e vc vai ver que a giannini não é nenhuma "mestre" em fazer guitarras de qualidade, sempre existindo imperfeições, sendo esse o grande motivo pela qual deixou de fabricar as Fenders.
    Mas há guitarras muito boas... Mas como te disse, a giannini fabricava as prórpias stratossonics com o mesmo padrão das Fenders SOuthern Cross e hj vc acha por 300,00 reais. Isso é fato...

    E outra: a maioria dessas anunciadas no ML são zoadas... e o pessoal por "vergonha" sei lá tira o "made in Brazil" e já descaracteriza a guitarra....

    Eu não generalizei. Disse que se o cara quer uma guitarra com headstock Fender que compre uma, seja giannini ou mexicana, ou koreana ou americana.

    Das genéricas, sem headstock Fender, ele pode escolher as SX ou Condor que são excelentes.

    edalko
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: edalko
    · votar


    pd

    Pompermayer
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    edalko

    Então, essas gianninis estão com preço ridículo... o valor certo é em torno de 600/800 reais.
    Mas vc consegue gianninis dessa época por 300,00 reais e aunica diferença é que não tem o Fender escrito no headstock.

    Essas Tagimas são famosas pelos braços verdes torcidos


    Não sabe o que fala. A Tagima na época que era comandada pelo Seizi fazia ótimas guitarras, você pode pesquisar sobre isso que encontrará tópicos sobre a T635.

    Bigtransa
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Bigtransa
    · votar


    Eu to com uma tagima dessas antigas..... não sei ao certo o modelo pq o dono tinha raspado o headstock e colocado um decalque fender.... o headstock é estilo 70´s q nem esse da foto.... é uma guitarra muito legal..... a southern cross é boa mas não acho q seja melhor q a tagima..... pela diferença de preço eu escolheria a tagima..... da uma pesquisada q vc acha mais barato.... na minha eu paguei 420 reais e ela veio com um seymour hot rails na ponte.....

    edalko
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: edalko
    · votar


    Engraçado, pessoal aqui não tem acompanhado mercado, não entende do assunto, e fica valorizando o equipo que tem (só nesse caso, acho válido).

    Mas pode perguntar para o Bertola, e outros mestres da Luthieria sobre as Gianninis... Tem instrumetnos bons, mas não tinham e não tem um controle de qualidade decente.

    As Tagimas 635 são boas sim, mas muito se falou sobre a madeira verde que utilizaram nos braços, e o fato de eles entortarem com o tempo.

    Antes de retrucarem e falarem que eu disse besteira, façam um favor a si mesmos e leiam os tópicos relacionados a esses instrumentos aui no fórum.

    Eu comercializo no ML a mais de 7 anos, e mexo com equipos desde 1988 (antes de muitos aí terem nascido), e mais acentuadamente desde 2000...

    E já tive muitos desses equipamentos e digo com conhecimento de causa, além disso conheço muitos luthiers e lojistas de instrumentos aqui, donde discutimos muitos assuntos e acontecimentos relacionados.

    Eu não falaria nada desabonados a respeito dessas guitarras se não tivesse, por experiência própria e pessoas conhecidas, tomado conhecimento desses defeitos.

    Se quer comprar uma guitarra SOuthern Cross ou a T635 que compre, mas que cuide para pegar um BOM instrumento, ficando atento à autenticidade, à originalidade e à boa construção.

    Ant--
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    edalko
    Se quer comprar uma guitarra SOuthern Cross ou a T635 que compre, mas que cuide para pegar um BOM instrumento, ficando atento à autenticidade, à originalidade e à boa construção.

    Concordo. Mas isso serve para qualquer instrumento.

    Acredito no que vc diz também, pode ficar tranquilo.
    Me desculpe defender a Southern Cross, mas posso ter apenas sido premiado com um exemplar diferenciado e por isso acabei defendendo. Inclusive a minha veio com tarrachas Fender, daquelas que são usadas nas Custom Shop, e não cheguei a ver nenhuma outra SC com essas mesmas tarrachas.

    As Tagimas 635 eu não cheguei a experimentar e por isso não opinei.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Do ponto-de-vista da construção, as diferenças são as seguintes:
    SC : Corpo de cedro, braço em marfim, tipo "skunk stripe" e tipo "C". Captadores Fender Japoneses (aí está a maior vantagem).
    635: Corpo em marupá, braço em marfim tipo "slab fingerboard", tipo "D". Captadores coranos WSC (bem inferiores aos Fenders).
    Abçs

    deh-gomes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Então resumindo Mauricio...

    vira mais pegar a Fender!?mesmo que seja a Southern Cross!?

    e como saber se ela é autêntica mesmo!?

    Discípulo do Olavo de Carvalho
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A Grellmann tem as novas Tagima 635. O headstock é igual o antigo.

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    É um dilema:

    A Giannini, só testando!
    A Tagima, só fechando os olhos...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    deh-gomes
    Só verificando mesmo.
    Até porque, nos anos 80, a Giannini fabricava dois tipos de Stratossonics, uma com escala clara e outra com escala escura. Geralmente as de escala clara eram melhores (mais bem acabadas), não sei porque, essa foi uma constatação minha, empírica. Essas guitarras eram confeccionadas com os materiais acima descritos, mas com tarrachas Horvath nacionais (ruins), e captadores lisos da própria Giannini (horríveis!); muitas apresentavam cortes defeituosos ("chifres" superiores menores, trócula mal feita, braço mal colocado, etc).
    Assim, comprar uma Giannini (não estou falando das Fenders/Giannini Sotherhn Cross), é sempre um "tiro no escuro".
    Abç
    Abç

    Raizen
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Qual é mesmo o motivo da Fender ter parado de dar o licensing para a Giannini fabricar com sua marca?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Raizen
    Existem duas versões:
    A de que a Fender não estava satisfeita com o controle de qualidade da Giannini e descredenciou a fábrica.
    A de que os problemas econômicos do fim da década de 80 (época de crise e hiperinflação) inviabilizaram o negócio, causando o descredenciamento, e deslocando a fabricação para economias mais estáveis na época, como o México.
    Creio que a 2ª hipótese é a mais verdadeira, sem que a 1ª possa de todo ser descatada.
    Abç

    deh-gomes
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ant-

    Me desculpe defender a Southern Cross, mas posso ter apenas sido premiado com um exemplar diferenciado e por isso acabei defendendo. Inclusive a minha veio com tarrachas Fender, daquelas que são usadas nas Custom Shop, e não cheguei a ver nenhuma outra SC com essas mesmas tarrachas.


    E como é a qualidade da afinação, timbre original e do acabamento!?NECESSITA TROCAR CAPTAÇÃO/FERRAGENS!?


    Mauricio Luiz Bertola

    Po cara mas num é Fender MONTADA pela Giannini!?é diferente do que eu comprar apenas uma GIANNINI!


    obs. onde eu encontraria certamente as duas guitarras era na Teodoro, mas eu moro aqui num fim de mundo de Osvaldo Cruz-SP, não tem como eu ir lá só pra testar!=///

    Ant--
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    deh-gomes
    E como é a qualidade da afinação, timbre original e do acabamento!?NECESSITA TROCAR CAPTAÇÃO/FERRAGENS!?

    A minha sempre segurou a afinação de maneira satisfatória. As tarrachas que vieram nela são Fender, como essas da foto (não vi outra SC com elas):
    http://aalox.net/fender/parts/tuners2003.jpg

    O timbre é strato, muito característico. Os captadores são lisos (também nunca vi outra SC com caps lisos), com ruído baixo e ótima resposta. Todos os 3 dão 6kohms de resistência medindo com multímetro.

    As ferragens são boas, sendo que o bloco da ponte é de latão, bem pesado e grosso, mais grosso do que esses das pontes atuais. Acho que seguem o padrão Fender mesmo. Ótimo sustain.

    O corpo é de Cedro, uma peça só, não se vê emenda. Madeira bem vermelha e cheirosa.

    Braço e escala de Marfim, também uma peça só, com uma faixinha de Jacarandá da Bahia na parte de trás, tapando a cavidade do tensor. O braço da minha já passou por uma retífica, para substituição dos trastes e para afinar um pouco a espessura, pois veio no U-Shape, ou seja, o famoso bastão de baseball. Agora é C-shape, mais confortável.

    Comprei-a entre o final de 1991 e o começo de 1992.

    Essa guitarra sempre causou admiração em músicos que a empunharam, pelo excelente timbre cristalino. Não sei se apenas dei sorte com ESSE EXEMPLAR. O mais curioso é que comprei de uma loja em Goiânia (300km da minha cidade), por telefone, sem testar. Foi um verdadeiro tiro no escuro com final feliz :)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ant--
    Cara, as SC NÃO tinham capts lisos mas modelos "normais" abricados no Japão, e as tarrachs NÃO eram Fender. Essa sua guitarra foi modificada.
    deh-gomes
    Não. O corpo (cedro-rosa), e o braço (pau-marfim), eram usinados aqui no Brasil. Já as ferragens e captadores eram importados. Curiosamente os pots eram de 500K, ao invés de 250K.
    Abç

    Ant--
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Cara, as SC NÃO tinham capts lisos mas modelos "normais" abricados no Japão, e as tarrachs NÃO eram Fender. Essa sua guitarra foi modificada.

    É o que parece. Mas modificada para ser colocada à venda na loja? Só se algum músico encomendou com as mods e depois desistiu do negócio, e eu telefonei nesse meio tempo e efetuei a compra. Não me lembro o nome da loja, mas vendiam instrumentos novos e usados. Junto com essa guitarra eu comprei um contrabaixo usado Giannini Jazz Bass (encomendei para o baixista), muito usado mesmo, madeira desgastada em alguns lugares da escala, queimados de cigarro no headstock, etc. Mas o baixista adorou o instrumento e hoje ainda o guarda como troféu. Mora em Curitiba.
    Histórias... hehehe

    Raizen
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Opa, a segunda explicação eu não conhecia hehe. A primeira eu já estava esperando.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Raizen
    Pois é. Como eu disse, acho que é um somatório de ambas, sendo que a 2ª é a mais forte.
    Quem viveu aquela época, como eu, lembra bem a crise em que o Brasil estava metido, ademais, havia a luta contra a ditadura, que estava acabando. Ninguém tinha grana e mesmo com o Rock in Rio, em 1985, que "alavancou" o mercado de produtos musicais.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Southern Cross x T-635