afinando com ponte tremolo

    Autor Mensagem
    _deep_
    Veterano
    # fev/09


    galera, pode parecer uma duvida besta, porem sou novo com guitarras com ponto com tremolo (fender stratocaster), portanto ai vai a duvida.

    existe alguma tecnica p troca de cordas com esse tipo de ponte??

    tipo se estou trocando as cordas e para afinar deveria travar a ponte de alguma maneira par evitar que ela suba com a tensao natural das cordas??

    valeu

    Thyagw
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Na minha experiencia, ela nao sobe nao
    Obviamente, tira a alavanca pra ela nao atrapalhar, coloca a corda e afina normalmente...
    Tremolo não precisa de um ritual igual floyd

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Cara, vc é veterano, não sei se a dúvida é essa mesmo, mais na Strato vc simplesmente troca as coradas... não tem aquele ritual todo que nem nos Floyd Roses....

    Era isso mesmo que vc queria saber?

    rcagliari
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    existe alguma tecnica p troca de cordas com esse tipo de ponte??

    Existe: PACIÊNCIA. Você tem que ir afinando cada corda por vez VÁRIAS VEZES, mexendo, ainda, nas molas traseiras caso o set de cordas seja de outro calibre. Demora pra chuchu, mas é assim mesmo, não tem jeito.

    iCara, vc é veterano, não sei se a dúvida é essa mesmo, mais na Strato vc simplesmente troca as coradas... não tem aquele ritual todo que nem nos Floyd Roses....

    Correto em partes. A regulagem ideal dos tremolos standard das strato ocorre quando a ponte fica levantada 1/4 de polegada em relação ao corpo. Ou seja, ela também é um pouco flutuante, embora não tanto quando as floyd. Assim, na hora de trocar as cordas, acaba sendo necessário afinar uma por vez várias vezes.

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    rcagliari

    o q exatamente vc quer dizer com "mexendo nas molas"??as cordas sao do mesmo calibre..0,10

    como estou estreando com esse tipo de ponte, fiquei meio assustato ao ver q apos a troca das cordas e qdo ja afinadas a ponte ficou um pouco levantada com relacao ao corpo, uns 2 ou 3 mm eu acho....ta certo isso entao??

    abraco

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    rcagliari
    A minha eu sempre regulei reta.... porque o ideal é 1/4?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    Na verdade você não deve travar a ponte. Coloque as cordas e afine de cima pra baixo e debaixo pra cima, até encontrar um equilíbrio. Puxe um pouco as cordas pra cima (com a mão) uns 2,5cm +/- pra tirar qualquer folga na tarracha. Tome cuidado pra não puxar muito e quebrar (é mais nas cordas encapadas). Afine novamente de cima pra baixo e debaixo pra cima, até equilibrar a ponte.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    porem sou novo com guitarras

    fender stratocaster

    puta que pariu queria ser vc

    rcagliari
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    A minha eu sempre regulei reta.... porque o ideal é 1/4?

    É que, estando 1/4 de polegada levantada em relação ao corpo, a versatilidade dela aumenta, isto é, você pode dar alavancadas pra frente e pra trás e até gerar aquela nota ultra tremida, própria das floyd (observe o fim do solo do Malmsteen em "you dont remember, I´ll never forget", durante anos eu achei que ele tinha usado uma strato com floyd, mas na verdade era apenas o tremolo original mais levantado em relação ao corpo). Mas é ÓBVIO que não há nenhum problema em usar a ponte encostada no corpo da strato. O "ideal" que eu disse é apenas em termos técnicos. Cada um sabe o que é melhor pra si.

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    LeandroPanucci
    exatamente isso q fiz, so que qdo ele ficou afinada percebi q a ponte estava um pouco levantada com relacao ao corpo, se eu olhar a guitarra por tras vejo uns 2 mm do bloco do tremulo...entendeu???

    minha duvida e' se isso e' mormal ou nao

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    rcagliari
    Atah, achei que tinha um motivo específico...

    Eu regulo ela colada ao corpo, quando toco com minha strato não uso a ponte, tava até pensando em travar ela com um bloquinho...

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara, na verdade me referi a ser novo com guitarras com esse tipo de ponte, so tinha ponte fixa ate entao...hehehe

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    _deep_
    Você pode regular ela levantada como disseram ou colar no corpo como eu faço, eu faço isso pq não uso a alavanca com a minha, levantada se não me engano é legal até uns 3mm (já usei um tempo)... se estiver regulada não creio que haja problemas...

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Marcosrcf
    entendi, porem no meu caso qdo consigo a afinacao ele ja nao esta mais colada ao corpo, sera q sao as molas q estao "cansadas"??

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Marcosrcf
    · votar


    _deep_
    Se vc quise rque ele fique colada ao corpo, solte um pouco as cordas e aperte os parafusos atrás do corpo (o que puxa as molas) e depois afine novamente, faça aos poucos pra não apertar de mais...
    Se já estiver no talo, provavelmente são as molas...

    LeandroP
    Moderador
    # fev/09
    · votar


    _deep_

    Eu não deixo a minha colada no corpo. Pra mim uns 2mm tá perfeito. Não dá pra alavancar pra cima, mas permite uns trêmulos bem legal.

    minha duvida e' se isso e' mormal ou nao

    Perfeito!

    Headstock invertido
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    _deep_
    Cara..ponte de strato (tremolo padrão) só não é mais fácil que tune-o-matic...simples man...tira todas as cordas normalmente e depois coloca as novas, sem problema, não vai subir não...

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Headstock invertido

    pois e', foi o q fiz mas subiu sim.....

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    _deep_
    Vc trocou o calibre das cordas?

    _deep_
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    nada...as mesmas 0.10, estou com essa guitarra menos de uma semana

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Marcosrcf
    · votar


    Hummm
    O que você pode fazer é tentar regular...
    Dá uma conferida no braço, ve se precisa mexer no tensor, e regula as molas q nem eu falei, se vc não souber e não quiser arriscar aprender nessa guitarra faz o mais seguro, leva num BOM luthier!

    _deep_
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: _deep_
    · votar


    entao galera como bom fucador que sou....heheheh, fui atras de informacoes oficiais sobre minha duvida e encontrei o seguinte:

    - especificacao oficial fender --> a ponte deve estar levantada em relacao ao corpo 1/8''(ou 3mm), com base na parte traseira da ponte.
    fonte: site fender - manual da stratocaster
    - informacoes de foruns gringos, inclusive do site da fender --> ponte levantada ou rente ao corpo e' uma questao bem particular, depende mto do uso da alavanca, no geral quem curte usa-la deixa a ponte angulada pois ganha em versatilidade (alavanca p cima ou para baixo). Quem nao usa mto alavanca costuma deixa-la junto ao corpo, e eventualmente pode usa-la apenas para "soltar" as cordas, porem ganha em sustain e em estabilidade da afinacao.

    encontrei umas dicas de configuracao legais tambem, basicamente da pra ajustar o angulo apertando os dois parafusos q prendem a mola ao corpo ate encontrar o balanceamento entre tensao das cordas X tensao das molas.

    Vou fazer uns testes e depois conto o resultado.
    abraco

    Marcosrcf
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    _deep_
    Num falei
    huahuahahuahuahahuahua

    Lendo o que vc postou lembrei que quando a minha ponte tava levantada era uma droga pra segurar a afinação, esse foi um dos motivos dela estar rente ao corpo hoje...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a afinando com ponte tremolo