Corda soando mais alto!

    Autor Mensagem
    Thanga
    Veterano
    # fev/09


    e ai galera bz?!!
    andei "percebendo" uma coisinha na minha guita eses dias,
    o Mizao dela, simplismente soa mais alto ke o restante das cordas!
    como se tivese com mais volume, ou algo asim!
    eu sei ke um pedal compresor arrumaria iso, mais é um probleminha tao simples,
    alguem sabe otro geito de ageita ela???

    valew galera abrço!

    kyo_ryo
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Talvez se aumentar a distância do captador para a corda, mexendo nos parafusos do lado do captador, abaixando ele apenas do lado da mizona.

    Eu realmente não sei se isso ajuda. Melhor esperar alguém que tenha certeza do que está falando... hehe

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga
    Talvez se aumentar a distância do captador para a corda, mexendo nos parafusos do lado do captador, abaixando ele apenas do lado da mizona. (2)
    Abç

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    kyo_ryo

    Mauricio Luiz Bertola


    hunm entao blz, eu tinha ate pensado em compra uma corda LA
    e colocar no lugar da MI e afinar ela em MI!
    eu uso 011 mas entao eu o tenta o q vc's falaram ae!

    valew galera!

    fabãorenato
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Thanga
    kyo_ryo

    Ajuda sim. Isso serve para compensar a diferença de calibre das cordas graves e as agudas. pressione juntas a MIZONA e a mizinha, ambas na última casa da escala e verifique a distância entre os caps e as cordas. Tem tb a ponte mas ai tem que saber qual o modelo da guitarra.
    Com les pauls, (ou qualquer com ponte tune-o-matic) dá para regular a altura da ponte inclinando-a para baixo nas cordas agudas....mas nã é a lá caralho não...é só para dar compensar a dif entre calibres.
    mas cada modelo de ponte tem sua particularidade. O ideal é vc levá-la num luthier.

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    fabãorenato

    é uma LP sim!

    cara, minha guitarra ta totalment desregulada, e eu nao sei como faser iso, e tbem aki na minha cidade nao tem luthier!
    vc sabe akelas pecinha ke eu tbem nao sei o nome, ke estao depois do cap da ponte ke vc pode regular elas para baixo e para cima para deixar as cordas mais altas ou mais baixas, estao tocas na mesma posiçao, proximo ao captador!
    deixando as cordas todas altas!

    vc nao mpode me explicar como ke se regula elas:?? =)

    valew cara abraçoo!

    Ant--
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga
    cara, minha guitarra ta totalment desregulada, e eu nao sei como faser iso, e tbem aki na minha cidade nao tem luthier!

    Procure alguém que saiba regular a guitarra melhor que vc (já que afirma não entender muito).
    Sempre tem alguém, mesmo que não seja Luthier, pode ser um músico ou professor de guitarra.

    Boa sorte.

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Ant--

    valew entao, vamo s procurar alguem!!

    Choli
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga

    cara, minha guitarra ta totalment desregulada, e eu nao sei como faser iso, e tbem aki na minha cidade nao tem luthier!
    vc sabe akelas pecinha ke eu tbem nao sei o nome, ke estao depois do cap da ponte ke vc pode regular elas para baixo e para cima para deixar as cordas mais altas ou mais baixas, estao tocas na mesma posiçao, proximo ao captador!
    deixando as cordas todas altas!

    vc nao mpode me explicar como ke se regula elas:?? =)


    Entao cara, essas pecinhas sao usadas pra regular as oitavas da guitarra, pra regular elas eh facinho, nao tem erro nao,
    Vc faz o seguinte, pega um afinador e afina todas as cordas, deixa tudo 100% certinho, ai vc pega cada corda, aperta na casa 12 e ve se a afinacao ta batendo direitinho com a afinacao dela com as cordas soltas, a sua com certeza nao vai estar, pois todas as pecinhas estao no meio, ai eh soh pegar uma chave de fenda e ir regulando as oitavas, se eu nao me engano, se vc apertar o parafuso, a oitava fica mais aguda, e se vc soltar ela fica mais grave..

    Mas isso soh vai funcionar direito se o braco nao estiver empenado.

    Na minha SG eh a mesma coisa, com o tempo vc acaba acostumando, esse tipo de regulagem mais "Facil" agente acaba aprendendo e nem precisa levar no luthier.

    Isso pode ser tambem uma das causas da mizona soar mais alto.

    Espero ter ajudado!

    Valeu!

    fabãorenato
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga

    Concordo com tudo o que o Choli escreveu.

    se eu nao me engano, se vc apertar o parafuso, a oitava fica mais aguda, e se vc soltar ela fica mais grave..

    para frente e para traz. Vai depender do parafuso usado.

    Com paciênci vc consegue. Pesquise um pouco na NET que vc encontra um TUTORIAL.

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Choli

    ta blz, mas e dae como ke eu sei se o braço ta empenado?
    melhor, o q seria o braço estar empenado?

    valew caraa vc ajudou muito!!

    fabãorenato

    valew cara vo fase oge mesmo o q vc's falaram ae obrigado!

    fabãorenato
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Thanga

    O braço da guitarra pode curvar em direção as cordas(as cordas fazendo mais força que o tensor) e ao contrário também (tensor fasendo força mais que as cordas). O ideal é o equilíbrio.
    E também um braço pode ser torcido, mas isso é difícil de acontecer pois braço de guitarra tem que ser feito de madeira resistente, torção de braços são de guitarras feitas de papelão, e muito mal cuidadas pelos seus donos rsrsrs.
    Para verificar se está "empenado", pressione a MIZONA por exemplo na primeira casa e na última casa(ao mesmo tempo), e verifique no 12° traste se a corda está muito alta, ou colada no traste....deve ter um equilíbrio, nem muito alta nem colada...acho que 1mm é o bastante.
    Se caso estiver empenado, tem que apertar ou afrouxar o tensor....cara isso não é trabalhoso, mas muito perigoso se fizer de forma errada/apressada...pode danificar o braço e se sua guita fro de braço colado e o torcer o braço, um abraço rsrsrs. Guitarra barata n vale o concerto (trocar o braço) que com certesa fica mais caro que comprar uma nova.
    É um processo lento (dias, pois é necessário o braço ceder a força do tensor), mas não trabalhoso, e deve ser feito com muito cuidado. O ideal é levar a um luthier, mas tem tb tutoial para isso

    Thanga
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    fabãorenato

    valew cara! vo ve o q eu poso faser

    Choli
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Thanga

    Primeiro, o braco estar empenado, significa, porcamente falando, que ele esta "torto",

    Como vc descobre isso?
    Se em alguma nota, a corda estiver "trastejando", eh um sinal que o braco esta empenado.

    O que eh o trastejamento?
    Eh quando em alguma nota, a corda toca o traste, ou seja, vc ouve aquele som "metalico", eh bem parecido com um chiado!
    Tente fazer o teste com a guitarra desligada, ou, se preferir ligar, nao use nenhuma distorcao ou drive, pq as vezes a distorcao confunde nossos ouvidos.

    Outra maneira de descobrir se o braco esta empenado!
    Pegue a guitarra, coloque o headstock dela, ou a "mao" como muitos chamam, perto do nariz e deixe o corpo dela apoiado em algum lugar, de uma olhada nas cordas e preste atencao se a altura do braco se mantem a mesma do inicio ao fim do braco.

    Como arrumar o trastejamento?
    No headstock da sua guitarra, tem uma pecinha de plastico presa com uns 3 parafusos, se vc tirar essa pecinha, vai ver que tem um tensor dentro dela, esse tensor pode ser apertado ou solto com uma chave "sestavada" (nao sei se eh assim q se escreve), agora, eu nao recomendo vc mecher nesse tensor por conta propria, isso eh algo que ou um luthier ou um cara mto experiente deve fazer.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Corda soando mais alto!