É "obrigado" usar as escalas dos acordes da base na Improvisação?

Autor Mensagem
Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


alexdiffer

Uhm vo salva uma cópia pra mim valEw

LucasGuitarMaster
Veterano
# fev/09
· votar


não leve tao a sério a teoria, toque as notas que você achar melhor.

a teoria é um caminho que aconselham você a usar, pois tem as melhores notas e determinadas escalas ficam melhor em determinados estilos de musica.

mas creio que se voce for tocar as notas que você acha melhor, provavelmente quando for ver o resultado, você acabou tocando todas dentro das escalas certas.

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


alexdiffer

Hein não tah abrindo aquiii

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


LucasGuitarMaster

Hum meio q intuição néa

valew velhow

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


alexdiffer


opa abriu aqui vo salva uma cópia valew em velhow

MarcosBorba
Veterano
# fev/09
· votar


Head Hard Rock

aquilo que o Leandro disse vai te ajudar muito a se situar. Além disso leia o tópico do alex que o maurício passou.

Se souber qual campo harmônico vc está solando vc usa a pentatonica desse campo.

Se vc quiser usar outras notas vc pode usar uma outra abordagem (que eu aprendi lendo textos e vendo vídeos do Joe Moghrabi e do Alex Martinho): use a pentaonica de cada acorde da base.

Por exemplo:

C, F, Em, G

está no campo harmônico de C maior. Então vc pode usar a penta de dó maior. Mas se vc quiser usar outras notas vc pode simplesmente usar a penta de C maior, depois a de F maior, a de Em e a de G maior.

tudo na base do teste e do treino, com o tempo vc vai saber bem o que usar. Essa coisa de penta é bom porque a penta elimina as notas mais "problemáticas", então vc pode usar qualquer nota da penta do acorde sem medo nenhum.

MarcosBorba
Veterano
# fev/09
· votar


se eu tiver complicado um pouco me fala que eu explico melhor.

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


MarcosBorba


Então velhow eu não sei quase nada de campo harmonico!

a parte de usar as pentatonicas de cada nota da base eu sakei
mais vc falo de campo harmonico

no caso seria campo harmonico de A (os acordes da base são Am F C G)??

Explica pra mim fazendo favor?? vlw

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


MarcosBorba

Velhow outro dia vc me explica ok?

falow depois a gente conversa

Flw

MarcosBorba
Veterano
# fev/09
· votar


Head Hard Rock

olha a escala de C é:

C D E F G A B

1) vc pega as notas em terças, ou seja, primeiro pega todas da escala

C
D
E
F
G
A
B

2) depois pega a terceira nota contando a partir de cada uma dessas que escreveu acima:

C - E
D - F
E - G
F - A
G - B
A - C
B - D

3) agora vc conta a terceira nota a partir da que vc pegou em (2)

C - E - G
D - F - A
E - G - B
F - A - C
G - B - D
A - C - E
B - D - F

agora, cada linha corresponde, respectivamene à formação dos acordes:

C, Dm, Em, F, G, Am, Bdim

esse é o campo harmônico de C maior. São os acordes formados por essa escala.


Vc vai aprender melhor lendo o tópico do alex. Eu não tenho uma didática boa

MarcosBorba
Veterano
# fev/09
· votar


se precisar pode perguntar viu? eu não sei se vou explicar direito mas faço o que puder blz?

Hugo MS
Veterano
# fev/09
· votar


Regras de harmonia e improvisação não foram feitas para serem seguidas a risca.
Vc sempre pode usar qualquer nota em qualquer base. Só depende do seu bom senso e criatividade.

Use as escalas apenas como um "guia" para as suas ideias.

BaNdAiD
Veterano
# fev/09
· votar


A criatividade é o limite!

Se não ficar tão bonito, fala que vc está solando em outside...

fernando0877
Veterano
# fev/09
· votar


LeandroPanucci

Só que a nota Fá sobre o acorde Am gera uma tensão que não é muito legal, um desconforto (experimente).
O Fá sobre Am forma o acorde de Am6 que é um acorde bem legal. Acho que sobre o modo eólio não tem nota a ser evitada. Se fosse sobre o C7+ sim o F fica estranho

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa tarde!!!

El Cabongo
Acho que sobre o modo eólio não tem nota a ser evitada.
Eu evitaria uma b6 no Modo Eólio, que neste caso é justamente F.

O Fá sobre Am forma o acorde de Am6 que é um acorde bem legal.
Acho que são coisas diferentes:
Uma coisa é uma nota soando em cima de um Acorde; outra é um Acorde soando. Isso é bem visível ao se analisar conceitos de Harmonia e Melodia, além de ser necessária uma certa familiaridade com a "verticalidade" dada a uma sucessão "horizontal" de notas.

Se fosse sobre o C7+ sim o F fica estranho
Para este Acorde, acho que os Modos Jônio e Lídio podem ser usados, mas não acho que fique estranho, pois o que dará a intenção modal é justamente a tonalidade F, ou seja, F para intenção Jonia ou F# para intenção Lídia.

Valeu!!!

maquiro
Veterano
# fev/09
· votar


Se fosse sobre o C7+ sim o F fica estranho

Toco contrabaixo e aprendi (e testei) que usar o F sobre uma harmonia em C dá uma sensação de que a linha de baixo, ou o solo, acabou ali. Acaba com a continuidade da melodia, com o suspense sobre qual a próxima nota.

Não sei se fui claro. O que quero dizer é que o F sobre C7+ mata o solo.

LeandroP
Moderador
# fev/09 · Editado por: LeandroP
· votar


El Cabongo

É que a nota Fá sobre o acorde Am descaracteriza ele, transformando num F7M com o baixo A (3a no baixo)... Como nota de passagem fica legal, sem dúvida, mas repousando.....

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

maquiro
Acaba com a continuidade da melodia, com o suspense sobre qual a próxima nota.
Vc não tá confundindo com Cadência não?
Numa progressão onde C resolve em F, considerando a Harmonia na Tonalidade de F a Cadência é Perfeita, pois a tônica vai descer uma quinta sugerindo mesmo uma conclusão.
Em relação a um solo, na minha opinião, termina-lo com a nota da Tônica por exemplo me parece mais "matador" do que com uma Quarta.
Valeu!!!

Saulin
Veterano
# fev/09
· votar


Acrescentando ao que o MarcosBorba disse. Essa notas "problemáticas" são notas que formam intervalos dissonantes com alguns graus da escala em questão. E a escala pentatônica é muito mais consonante, em relação aos modos gregos relacionados a uma tonalidade qualquer. Espero não ter criado mais dúvidas...

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Valew galera to começando a entender!!

desculpe pela demora net discada é foda rsrs

só FDS

mais é isso aew vlw falow

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


MarcosBorba

Nossa cara valew to começando a entende o tal do campo harmonico! Foda é o tempo pra le oq o alex me passoU!

Agora to começando a saka as formação de acordes pelo menos pra ter uma idéia néa

Valew cara

MarcosBorba
Veterano
# fev/09
· votar


Head Hard Rock

por nada!

precisando é só perguntar que eu, ou pessoas muito mais qualificadas, respondo.

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Hugo MS
BaNdAiD
El Cabongo
Penta_Blues
LeandroPanucci
Saulin


Valew aew galera Ajudaram a tirar a duvida muito obrigado falow espero um dia entender um pouco do que vcs entendem e depois repasar aos mais inexperientes

Valeu!

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues

Véi oq é Cadência??

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

Head Hard Rock
Cadência é o nome dado ao papel que os Acordes Primários têm numa determinada Progressão. A Cadência delimita uma frase conclusiva, ou uma frase que sugere uma conclusão. Ela normalmente ocorre no final ou próximo ao final de uma melodia ou seção musical.
Existem 04 Cadências nas Progressões de Acordes Primários:
- Cadência Perfeita: onde o Acorde de V (de dominante) resolve com o Acorde de I (de tônica);
- Cadência Imperfeita: onde o Acorde de I (de tônica) resolve com o Acorde de V (de dominante);
- Cadência Plagal: onde o Acorde de IV (de subdominante) resolve com o Acorde de I (de tônica);
- Cadência Interrompida ou Evitada: onde o Acorde de V (de dominante) resolve com qualquer outro Acorde que não o de I (de tônica), geralmente os de III, IV ou VI.
Em Tons Menores, como o Acorde de V é Menor, o efeito não é o mesmo, daí surgir a Escala Menor Harmônica que mudou o Acorde de V para Maior. Como esta Escala foge da tradicional construção de Escalas Diatônicas formadas por Intervalos de Tom e Semitom, houve a necessidade de se alterar um outro intervalo para que não houvesse um tom e meio entre notas, surgindo então a Escala Menor Melódica.
Tá um pouco além do que vc perguntou, mas achei legar complementar porque certamente vc encontrará isso quando mergulhar um pouco mais a fundo no tema Harmonia.
Valeu!!!

Head Hard Rock
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues


Tá um pouco além do que vc perguntou, mas achei legar complementar porque certamente vc encontrará isso quando mergulhar um pouco mais a fundo no tema Harmonia.
Valeu!!!


Valew velhow vo tenta entende akee flw

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a É "obrigado" usar as escalas dos acordes da base na Improvisação?