Ajuda em "Improvisação, Pentatônica e Escalas".

    Autor Mensagem
    aensid
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: aensid


    Olha, já pesquisei, e o que achei não entendi... E o que intendi foi pouco peço, humildemente que não me chinguem, fechem o tópico, antes de eu sanar minhas dúvidas.
    Falando em língua SIMPLES, como Que se Faz Solos Improvisados ???
    Eu vi falando monte de coisa, nos videos no youtube, os caras só ficam tocando ( raiva ) e não explicam quase nada minha internet é lenta 256kb, e no que explicam é vídeo demonstrativo, fica FODA...

    Dizia ser escala pentatónica, algo como
    1) exemplo
    E------3-------5--
    B------3------5--
    G------2-----5---
    D------2----5---
    A-----3-----5---
    E----3---5------

    Ai, depois procuro de novo, e vejo ja algo diferente.... Como...

    E------3-------5--
    B------3------5--
    G------2-----5--
    D------2----5--
    A-----2---5---
    E----3---5---

    E ja Complica...
    E outra, na escala pra começar solar pelo tom, Precisa apenas Ter a nota Tónica na sequencia de notas, ou tem que começar a delas, ex:
    Vamos supor que a musica seja em G, eu começo minha escala assim
    E|--------11-----14----
    B|------12----14---------
    G|----12*----14-----------------
    D|-----------------------
    A|---------------------
    E|--------------------

    * G - SOL
    ( Vamos supor que é a escala do primeiro exemplo)

    OU ASSIM
    W|--------------------13---15----
    B|-----------------13---15----
    G|-------------12*---15------
    D|-----------12---15----------
    A|---------13---15------------
    E|------13---15--------------
    *nota tonica

    Porra, me da nos nervos, imagine um ET chegando na terra, e as pessoas tentam o ensinalo a jogar bolinha de gude, mas só dizem que precisa acertar o imba, mas não falam que se usa os dedos pra isso... Ai ele não sabe se começa a treinar com os pés, ou com os dedos, morre com um curto-circuito no cérebro.

    Eu fui em uns tópicos de iniciante, e fala sobre quinta, terceira, Eu to na 8° série!!! O que é isso ??????????
    Aqui na minha cidade não TEM NADA SOBRE MÚSICA, cidade pequena.

    O que é modos gregos, modos romanos, modos francêses, o que que tem a ver ?

    Por exemplo, se a base é C, G, e D, eu fico solando só em C, ou solo diferente em cada nota ?

    Porquê falam tanto em escala pentatónica de Am ( Maldito lá menor), se escala não é so "mudar de lugar", e pimba outro tom ? e Porquê lá menor ? Nem sabia que power chord ( É so isso que eu uso ) tinha maior, menor.

    Shapes é pegar a notas da penta e ir solar em outras casas ? Tem algum jeito mágico de conseguir solar em todo braço, sem ter que decorar tudo ?

    Poxa, eu não intendi nada !!!

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/251959/

    Hauheuhua. Cara... Upa um topico sobre o assunto pelo menos!!
    É REGRA ISSO, vc ja LEU as REGRAS do FORUM!?????

    Vai ser fechado de novo!!! Preste ATENÇÂO noq vc lê!!!!

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aensid
    cara, voc~e está com um milhão de dúvidas.
    a maior dica que posso te dar, é: procure um professor o mais rápido possível.

    no meu proximo post, vou tentar esclarecer suas dúvidas

    aensid
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas como eu vou "upar" um tópico se ele foi fechado, e eu não sanei minhas dúvidas.

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Andy TheCatSp
    · votar


    aensid
    A escala pentatônica, é essa:

    E------3-------5--
    B------3------5--
    G------2-----5---
    D------2----5---
    A-----3-----5---
    E----3---5------


    E outra, na escala pra começar solar pelo tom, Precisa apenas Ter a nota Tónica na sequencia de notas, ou tem que começar a delas, ex:
    cara, pra tu solar dentro de um tom, você pode simplesmente usar a escala diatônica do TOM, ou utilizar a escala de sua relativa menor, ou reparar na harmonia da música e utilizar modos gregos...existem N possibilidades, é um assunto extenso que você precisa dar uma estudada melhor.

    Eu fui em uns tópicos de iniciante, e fala sobre quinta, terceira, Eu to na 8° série!!! O que é isso ??????????
    Aqui na minha cidade não TEM NADA SOBRE MÚSICA, cidade pequena.


    Esses são os intervalos. dá pra perceber que você ainda tã bem seecão na música hehe, não da pra explicar tudo em um post, mas procure material no youtube. nao precisa ser video, procure materiais escritos mesmo

    Shapes é pegar a notas da penta e ir solar em outras casas ? Tem algum jeito mágico de conseguir solar em todo braço, sem ter que decorar tudo ?

    Shape, é o "desenho" de uma escala. existem diversos shapes pra uma escala.
    O "jeito mágico" pra conseguir solar em todo o braço, é decorar as notas e intervalos da escala, e conseguir "ler" o braço da guitarra

    lipe_2104
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aensid

    O que o ogner quis dizer é pra vc usar a busca
    e upar algum tópico antigo sobre o assunto ;

    abçs

    aensid
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas seria muito trabalhoso achar um Tópico que tenha todas minhas dúvidas, ou não ?

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos

    1.1. Cada usuário tem o direito de criar apenas UM tópico por dia.

    1.2. Você não pode apagar tópicos ou respostas, mas tem 24 horas para editar um post ou tópico a partir da criação dos mesmos.

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres.

    1.5. Títulos criados com palavras escritas em LETRA MAIÚSCULA não são aceitos.

    1.6. Não se deve criar tópicos ou posts de comparação do tipo "Fulano VS Sicrano", nem tópicos cujo título não faça relação com o conteúdo.

    1.7. Você tem direito a fechar seus tópicos, sem direito a reabertura.

    1.8. Tópicos procurando integrantes para formação de bandas são proibidos. Para isso use o serviço Forme Sua Banda.

    1.9. Para pedir cifras ou tablaturas, utilize a opção Pedir do Cifra Club.

    1.10. Não crie tópicos para ofender ou denegrir alguém, sejam usuários, artistas, marcas etc.

    E se sobre penta vc nao entendeu no seu que foi fechado, eu nem sei como te ajudar!!

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas vamos ver se alguem tem uma didatica melhor pra te ajudar!!
    Nem vou denunciar!! hauheuhaue!!

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Só aprendi a improvisar minimamente apresentável, escutavel, e com alguma noção depois de muito tempo, muito tempo de guitarra!!!

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aensid
    Mas seria muito trabalhoso achar um Tópico que tenha todas minhas dúvidas, ou não ?

    Cara, ache um topico aberto com o titulo PENTATONICA
    Pronto, coloca suas duvidas lá!!! è pra não ter muitos topicos repetidos sobre o mesmo assunto....É pro bom andamento do forum essa medida!!

    aensid
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ok, vou fazer isso.

    aensid
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sobre o tempo, eu já to a uns 5 anos envolvido com violão~guitarra, e não toco merda nenhuma, pois nunca me dediquei, agora quero mudar o estilo de uma banda nossa, que vai de pop rock pra metal, por paixão do baterista e minha, eu tenho 14 anos, quero compor metal, e quero fazer solos, cidade pequena, não tem professor, o que tinha éra um grátis do municio que insinava os acordes de umas musiquinhas de natal...

    Noiteee Felizzz, Noitee Felizzz.....

    Abraços

    ogner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    aensid

    Entendo como é, sei que é complicado.

    Mas cara vc precisa de base, vc nao vai sair entendendo tudo pulando etapas, é impossivel, é preciso ter uma base e pelo que estou vendo vc tem bem pouca, vc sempre vai travar numa explicação desse tipo pois vc vai acabar nao entendendo algo que JÀ deveria saber...Sacou...

    recomendo buscar e baixar apostilas basicas de guitarra, formação de acordes, entender os intervalos e as distancias de Tom, semi-tom...

    Vc entende isso?

    T 3b 4 5 7

    Isso são os intervalos que "constroem" TODA pentatonica menor.

    Vc consegue visualizar esse intervalos no braço da guitarra....Sabe oq é um tom, semi-tom??

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    aensid
    Mas seria muito trabalhoso achar um Tópico que tenha todas minhas dúvidas, ou não ?

    aprender não facil.

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ajuda em "Improvisação, Pentatônica e Escalas".