Mudança para 0.10

Autor Mensagem
Curly
Veterano
# fev/09
· votar


Mauricio Luiz Bertola

o pior que é verdade, Bertola ! vc talvez não acredite porque vc é baixista, deve esmagar garrafas com as mãos, mas para guitarristas é outra parada, uma strato com .10, afinada em E, representa sim uma dificuldade a mais para essa molecada...

nós somos de outra geração, hoje em dia, com captadores de altíssimo ganho e pedais avançados, amps higain, não vejo porque aumentar o calibre das cordas seja a única opção para melhorar o som !

e vc adivinhou, pertenço sim a uma minoria sexual, na atualidade com muito poucos membros, a dos homens machos !!! abç

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa tarde!!!

Mauricio Luiz Bertola
Vou concordar parcialmente com vc meu camarada.
Concordo que a evolução vem com a perseverança, com a disciplina e atá com uma certa dose de talento, mas antes de quaisquer destes atributos, tocar deve ser prazeiroso, pois sacrifício tem limite.
Se um iniciante encontrar dificuldades por conta de um encordoamento mais grosso ou uma guitarra desregulada, ele pode transferir para si a incapacidade de aprender e desistir antes que perceba qualquer evolução.
Concordo com o nosso camarada Curly quando pensa em indicar algo mais confortável na fase de adaptação ao instrumento e posteriormente experimentar coisas novas já que surge com isso a questão do referencial. Se ele não conhece nem 009, nem 010, pra que indicar a 010 logo de cara? Ele sabe qual o timbre da 009 pra comparar e perceber que a 010 é mais encorpada?
Quem faz musculação não começa levantando 100 Kg só porque o marombeiro veterano levanta e tem os musculos desenvolvidos...

cafr.
Siga as orientações de seu professor, pois ele está em contato com vc e certamente sabe avaliar melhor do que qualquer um de nós suas capacidades, dificuldades e limitações, e quando estiver mais confiante ou desejar ousar um pouco, experimente novos encordoamentos, novos modelos de guitarra, novas combinações de caps e busque a sua identidade. Independente do que escolher o que conta é vc estar satisfeito com os resultados.

Valeu!!!

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Penta_Blues
Curly
Mas, 010 numa LP cabe perfeitamente, que é o caso da dúvida no tópico. Ele disse que vai levar pro luthier ajustar e tudo mais. Fica confortável de tocar e a escala foi feita pra 010 pra cima! Não há pq usar 009 eu acho.
Abs

Zero Zen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Curly

Tô contigo !

Calibre de cordas é uma questão de gosto pessoal. Melhor timbre e ação mais baixa X Dificuldade nos bends.

Cada um sabe o que é melhor para seu som.

Só quero lembrar que ninguém menos que Jeff Beck inicia suas "tours" com encordoamento .009, passando depois para .010, quando os dedos já estão mais acostumados com o esforço.

Por certo niguém vai duvidar da qualidade dos timbres dele, além da experiência.

E que tal o Rei YJM "The First", que usa .008 ?

Eu até uso .010 nas minhas guitas, afinação padrão nas escalas 24' e 3/4 e 25' (+ curtas) e bemolizado nas escalas 25' e 1/2.

Mauricio Luiz Bertola

Esse seu professor nem serviría para tocar com o Rob Halford!
O cara ía dizer pra ele: "...Pô cara, seja bicha mas seja macho...."
Ah,ah,ah,ah,ah.....................


[Comentário Sexualmente Incorreto OFF] kkkkkkkkkkkkk

Eu só queria saber como ficaram os "fãs" do Judas Priest depois da "abertura do armário". Alguns devem ter queimado todos os discos. hehehe

T+

brandfbr
Veterano
# fev/09 · Editado por: brandfbr
· votar


Ah, até um certo ponto né???

porra, todo mundo diz que quando o cara tá começando o melhor no violão é corda de nylon... Eu, antes de tocar sempre achei violao com corda de nylon com um som terrível... Comecei á tocar com um violao Lauren de 100 reais com corda 011 de aço.. doeu o dedinho? doeu... Cortei o dedo enfiando ele na ponta da corda? sim.. Desisti? NAO! dava bend e repetia até acertar o tom certo, e isso ajudou muito no desenvolvimento do meu ouvido também, de tanto que eu errava a porra do bend ou do vibrato...

Quando passei pra guitarra, passei um tempo com 09.. logo mudei pra 10, hoje já toco com 11 e dou tranquilamente bend com vibrato lá em cima, bend de 2 tons com release a la gilmour sem nenhum problema, mas tem que ter é perseverança... e digo mais, o som melhor tanto, que só na ponho 12 pq nao acho aqui em poa encordamento 12 com a 3a desencapada, pq senao...

e nao me vêm com aquela história de: "ah, mas tu toca surf e surf nao tem bend tanto que um louco lá usava 17... TOCO SURF O CARA***! eu toco é blues, e em afinação normal, não é albert king com 1 tom e meio abaixo nem meio tom... afinação padrão (e de vez em quando um open g...)

e a minha guita é uma tele.. les paul dá pra por 11 tranqüílo (agora nem tem mais trema aisuehaieh)...

Abraços


EDIT:

A história do Malmsteen só mostra que ele é meio afrescalhado... o Zakk toca que nem um cavalo metal e toca com corda pesada... O único que toca com o mesmo calibre da sueca é o Iommi, mas ele tem desculpa né? perdeu a ponta dos dedos...

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa tarde!!!

MauricioBahia
Eu não discordo de vc meu camarada. Inclusive porque quase todas as minhas guitarras estão com encordoamento 010 à exceção de uma Trilogy com 009 porque é equipada com Floyd.
Eu só não concordo com o exagero na estranheza de se indicar encordoamento 009 para um iniciante.
Valeu!!!

marcelobhz
Veterano
# fev/09
· votar


kra... eu sou iniciante como voce... toco a apenas 1 ano... e começei com 0.09, doi os dedos tb...principalmente uma musica com muitos bends.... mas depende da musica que vc for tocar..... cordas assim dao um timbre com mais agudos e um som menos encorpado.... se vc tiver tocando mta base, e pouco solo , pode ir direto pra 0.10 , mas se vc gosta de solar tb, fica uns 6meses com 00.9 dps vc muda ai vc não vai sentir tanto a pegada.

Penta_Blues
Moderador
# fev/09 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

brandfbr
Quando passei pra guitarra, passei um tempo com 09.. logo mudei pra 10, hoje já toco com 11 e...
Interessante...
E não é exatamente o que eu sugeri?...rs

A história do Malmsteen só mostra que ele é meio afrescalhado...
Bem, não sou um dos "ardorosos" fãs defensores do Malmsteen que frequentemente surgem aqui no Fórum, mas esta sua afirmação não tem nada a acrescentar ao tópico. SRV era uma trementa "biba" e usava cordas de calibre maior do que as que vc diz que usa...
Tem algo a ver?...rs

Valeu!!!

Lucas_fms
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues

SRV era uma trementa "biba"

Explica isso ai hahaha

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa tarde!!!

Lucas_fms
Uma imagem vale mais do que mil palavras...
Esquece o som do cara, pois é incontestável a sua habilidade, e saca só os modelitos da "criança"...rs



Valeu!!!

Ch4p0L1N
Veterano
# fev/09
· votar


mas aí fui falar com meu professor e ele disse que é uma corda pesada demais e eu iria fuder meus dedos treinando

oO

Eu uso 011 e nunca tive problema. (2)

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# fev/09 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Penta_Blues

saca só os modelitos da "criança


sem comentarios...hehehe


0:27
q animal hauahuahuahuahuah

Jim Marshall
Veterano
# fev/09 · Editado por: Jim Marshall
· votar


cafr.


E ai , bele?

Então cara...eu usei 0.09 durante muitos anos...e de uns 2 anos pra cá...só uso 0.10...

Estranhei um pouco no começo...mas é muito melhor...mais sustain e tal...ainda mais porque afino minhas guitarras em Eb teria que ser 0.10 de qualquer forma...senão fica estranho e trasteja muito.

Pode colocar 0.10 sem problemas...em 1 semana tocando direto você já acostuma...vai por mim...experiência própria...

E além doa mais...se não se adaptar...volte para 0.09...pelo menos a tensão do encordoamento é uma coisa muito fácil de se resolver...não curtiu...volte ao que era antes...


Abraço,

See ya!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Curly
Bertola ! vc talvez não acredite porque vc é baixista, deve esmagar garrafas com as mãos,
Garrafa não! Eu ía ficar sem a mão..... Mas latinha de cerveja, com certeza! Eh,eh,eh.............
Penta_Blues
Sua argumentação até tem certa lógica, mas nós não estamos falando de musculação, mas de digitação. Daí a diferença entre 0.9 e 0.10 não será tão grande assim (inclusive levando em consideração a diferença entrea medida das escalas) a ponto de causar tanto "sofrimento", mas a diferença de timbre, durabilidade e sustentação é apreciável.
Eu achei bem estranho essa atitude desse professor, pois a argumentação dele não se sustenta.
Imagina se vcs fossem aprender cítara.... Os dedos sangram por meses....... Mesmo assim, há prazer em tocar (pergunte ao Ravi Shankar e à filha dele).
Zero Zen
Eu acho legal o Judas Priest (assistí ao show deles no RR II) e o Rob Halford (ví o show dele no RR III), mas não sou "fã".
O fato dele ter "saído do armário", foi corajoso mesmo, ganhou minha admiração.
Se algum fã dos caras queimou os discos, é sinal de que queria "queimar" outra coisa, não teve coragem e ficou com inveja e "raivinha", eh,eh,eh,eh...........
Abçs

brandfbr
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues

HEREGE! asieuasieuhae

Porra, o cara só tinha um estilo meio err.. diferente...

SRV era do blues e do Texas! nao tinha como ser viado...

Mas nessa altura do campeonato, eu nao ponho a mao no fogo por ninguem...
aisueha

Abraços

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues
Caramba!
Pegou pesado!!!
SRV boióla!!!!
Tem uma amiga minha que te daria veneno de rato por isso!!!!
Abç

Curly
Veterano
# fev/09
· votar


Penta_Blues

mano, essas roupinhas do SRV são apenas cópias de uns figurinos do jimi hendrix:

http://needcoffee.cachefly.net/html/dvd/images/jh-tdcshow1.jpg

até nisso ele copiava o negão....

Zero Zen
Veterano
# fev/09
· votar


brandfbr

Essa estória de gostar de cobra grossa, digo, corda grossa é opição pessoal. hehehe

Penta_Blues

Pegou pesado ! Mas você tem parte da razão, pois as "roupitas" dele são de gosto muito duvidoso. Legs pink e botinhas brancas !Eu não vestiria de jeito nenhum.

Mauricio Luiz Bertola

...o Rob Halford (ví o show dele no RR III), mas não sou "fã".
O fato dele ter "saído do armário", foi corajoso mesmo, ganhou minha admiração.
Se algum fã dos caras queimou os discos, é sinal de que queria "queimar" outra coisa, não teve coragem e ficou com inveja e "raivinha", eh,eh,eh,eh...........


Não dá para negar a coragem do Rob Halford em assumir sua opção, mas na minha modesta opinião, corajoso mesmo é o "caso" dele. O cara é muito feio. heheheheh

T+

Zero Zen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Zero Zen
· votar


Curly

mano, essas roupinhas do SRV são apenas cópias de uns figurinos do jimi hendrix:

Mas os tempos eram outros. Na época do Hendrix, a moda era o "Flower Power", ser "hippie", roupas coloridas, etc...

No caso do SRV, o guarda-roupa era preferência pessoal, pois o estilo dele era completamente "outdated" e "démodé".

T+

Penta_Blues
Moderador
# fev/09
· votar


Boa noite!!!

Mauricio Luiz Bertola
mas nós não estamos falando de musculação, mas de digitação.
Como não?!
A partir do momento que digitação envolve movimento e este só existe porque há musculatura envolvida, é musculação sim. Não como muitos podem imaginar no sentido de modelação muscular, mas de resistência, flexibilidade, extensão, flexão, todos eles atributos desenvolvidos na musculação. A tensão nas cordas de um encordoamento 009 vai de 11 a quase 16 libras, enquanto num 010 a tensão varia entre 15 e 19,5 libras. Levando-se em conta que eventualmente se usa Bend, numa série longa de repetições a diferença é considerável. Mesmo numa simples digitação, cordas com maior tensão exigem maior pressão dos dedos para soar corretamente.

brandfbr
Mauricio Luiz Bertola
Zero Zen
E vcs ainda se surpreendem com quem é "frozô" no meio artístico?!...rsrsrsrsrsrsrsrs
Bem legal rapaziada! Argumentar e discutir civilizadamente é muito bom e engrandece que se propõe a ler, meditar e concluir, mesmo que esta conclusão não concorde plenamente com tudo o que foi argumentado. Só tenho a lhes agradecer!

Valeu!!!

Túlio Rock in Roll
Veterano
# fev/09 · Editado por: Túlio Rock in Roll
· votar


Nossa, esses caras falam de 010 como se ela fosse um cabo de aço daqueles que usa em construção civil...

Gente, 010 é uma corda um pouco mais grossa que as 009... não é um alienigena, nem é tão pesada quanto dizem por ai.

Aliás, 009 que é leve demais com pouco timbre e pouca resistência.
010 não vai destruir seus dedos, melhor, vai dar a eles mais resistencia e mais pegada, tanto em bend quanto em vibrato, e ainda um timbre mais encorpado e brilhante.

Acredite, acostuma, no primeiro dia vai doer, no segundo vai doer menos e no terceiro vai estar bem melhor.

Em se tratando de Les Paul com a escala mais curta, você não vai sentir quase nada, porque a corda ficará mais folgada que numa Strato.

Floydiano
Veterano
# fev/09
· votar


Eu acho que não deveria existir nem .008 nem .009

DaNaDo
Veterano
# fev/09
· votar


Eu achei bem estranho essa atitude desse professor, pois a argumentação dele não se sustenta.
Imagina se vcs fossem aprender cítara.... Os dedos sangram por meses....... Mesmo assim, há prazer em tocar (pergunte ao Ravi Shankar e à filha dele).


Concordo com o Bertola, já que citaram academia; tem uma frase que é bem reconhecida entre os marombeiros "No pain no gain" traduzindo "Sem dor, sem ganhos" porque a dor após um dia ou dois do treino ( localizado claro na região em que foi "afetada" ) faz o musculo se regenerar mais forte e mais robusto pois foi causado um "trauma" no lugar. Assim acontece com os dedos, mão etc... partindo do princípio, tocar um instrumento é ao meu ver perseverança acima de tudo e gostar doque tá tocando, porque se realmente gostar a dor vai ser irrelevante, o sofrimento de ter que decorar escalas, técnicas, ler partitura etc é tudo pra um bem maior que é oque gosta de fazer que é tocar!

Se no primeiro percalço você desistir, vai ver aquilo não era lá bem oque você queria; agora se você amar não existem pedras no caminho que não possam ser retiradas...

nicida
Veterano
# fev/09
· votar


onde que vendem esas cordas de calibres incomuns? (0,008, 0,012, 0,013, etc...)

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


E que tal o Rei YJM "The First", que usa .008 ?
Só na primeira, o jogo de cordas dele é um misto de .008, .009 e .010.

Quanto a usar .011, tem uma guria aqui do fórum que usa .011 e toca Stevie Ray Vaughan como ninguém, tinha até uns vídeos dela aqui.

luckseven
Veterano
# fev/09
· votar


Uma guitarra bem regulada com cordas 0.10 tem praticamente o mesmo peso de uma 0.9.

Eu comecei com 0.10 e voltei para 0.9 e agora volto para 0.10 por causa do timbre e por causa da semi acustica q eu tenho com 0.12;

Guilherme Pereira
Veterano
# fev/09
· votar


Aproveitando o tópico

Tenho uma Jackson DKMG...Com floyd ...

Vou mandar ela pra regular semana que vem...ja aproveito e mando trocar as cordas...quero saber se pega alguma coisa por 0.10 ...ela ta com 0.09 acredito eu...queria saber se tem problema com a tensão e tals

desculpa se eu falei merda...

Van_Lorien
Veterano
# fev/09
· votar


Guilherme Pereira
Bem regulada não tem problema algum colocar .010, só benefícios.

Guilherme Pereira
Veterano
# fev/09
· votar


Valeu ae cara..

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


cafr.
Se vc mudar pra 010 olha o que vai acontecer:

[terror]
http://www.spazmarch.com/media/images/BloodGuitarHAND.jpg
[/terror]

Mas é normal, todo mundo passa por isso... O pessoal Veterano sempre evita mostrar isso pros Novatos, pra não desestimular, mas a verdade é essa, infelizmente. hueuhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudança para 0.10