Modificações, captação e afins

    Autor Mensagem
    MAF1050
    Veterano
    # jan/09


    Estou com algumas idéias em mente, nada pra agora. Por enquanto é só uma idéia, mas, futuramente, pretendo fazer algo do tipo. Fiz algumas pesquisas nos fóruns e internet, só que, às vezes, fica difícil filtrar as informações.

    Quero adiquirir algum tipo de strato (condor GX 50, shelter ou alguma tagima etc.) e queria fazer algumas modificações. No entanto, tenho algumas perguntas:

    1)Captação: eu sei que posso estar falando besteira, mas eu queria um jogo de captadores que me permitisse tirar um som com bastante sustain, algo voltado pra hard rock e metal, mais agressivo. Ao mesmo tempo, queria também obter um som com pouca saturação, que desse pra tirar um blues e que se assemelhasse ao som estalado de uma strato, não necessariamente igual a uma strato, mas bem próximo a isso. Quais marcas e combinações vocês sugerem?

    2)Ponte: gostaria, também, de substituir a ponte por uma floyd rose da gotoh. É possível?

    3)Guitarra: em algumas pesquisas, percebi que, no que diz respeito à customização, as guitarras mais indicadas para fazê-la seriam condor GX 50, shelter ou tagima. Quais outros modelos ou marcas vocês indicariam?

    4)Trastes: ouvi muita gente falar que não compensa escalopar o braço, se você tem uma guitarra com trastes de jumbo, e ninguém parece entrar em um consenso. Verdade ou não?

    É isso aí, estou aguardando.

    Grande abraço...

    MAF1050
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    A shelter que o pessoal tanto fala não se trata de uma strato, né? Foi mal. Mas manda ver.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: erico.ascencao
    · votar


    MAF1050
    1) Pra estes sons, seria bom você procurar uma strato com captação HSH (com este tipo de captação você acha mais superstratos) ou HSS. Destas que você citou, dificilmente você achará uma SX (não Shelter), ainda mais HSS. Existem Tagimas HSS, porém dizem que as que valem a pena são as brasileiras, que são um pouco carinhas.

    Pessoalmente eu recomendo uma Cort, pois elas têm o recurso do coil tap já de fábrica, ou seja, você tem humbuckers (pra sons com mais sustain) e singles (pras bluesadas eventuais) à disposição. Dê uma olhada nas opções com Floyd Rose, pois isso facilita o item 2 da sua pergunta. De todas as opções da Cort, a Viva deve dar um som mais strateiro, pois o corpo é em maple. Tem também a X6 (inclusive vai ser lançada uma versão com braço em maple) e a KX5 FR (versão da KX5 com Floyd Rose) em basswood e a EVL-X4 em mogno.

    Talvez a X6 te ofereça um maior equilíbrio entre som de strato e som com sustain. Fora isso, ela é mais barata, o que ajuda na economia para os upgrades desejados.

    2) De preferência, pegue uma guitarra que já tenha Floyd Rose. Custa os olhos da cara pra escavar o back box numa guitarra, e convenhamos que não tem graça Floyd Rose sem back box.

    3) Eu acho que qualquer guitarra que seja bem construída é boa para upgrades. Todas as que eu citei eu imagino que sejam bem construídas. Inclusive eu, que sou proprietário de uma X6, não acho necessário a troca da Floyd Rose, pois ela é bem estável sim, a ponto de não valer o investimento da compra e instalação de uma Gotoh. Só faria este upgrade para torná-la uma guitarra definitiva, e o faria juntamente com uma troca por captadores Malagoli Custom Shop e uma pinturinha básica.

    4) Não entendo de escalopamento, mas sei que as Corts vêm com trastes jumbo, e eu particularmente gosto muito.

    daniel_guitar
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao
    2) De preferência, pegue uma guitarra que já tenha Floyd Rose. Custa os olhos da cara pra escavar o back box numa guitarra, e convenhamos que não tem graça Floyd Rose sem back box.

    amigo tenho q discordar nessa parte uma floyd sem back box segura mais a afinação e dá menos trabalho pra regular e o melhor guitarrista pra mim q usa floyd (Van Halen) usa sem back box e faz oq faz

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    daniel_guitar
    Mas aí não tem graça. Sem back box vale mais a pena uma tremolo comum.

    MAF1050
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Entendi. Valeu pelas dicas.
    E se eu quiser mudar a configuração de uma guitarra SSS para HSH ou HSS, dá pra fazer?

    MAF1050
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Então. Acho que vou acabar ficando entre Condor GX50 ou Tagima T735.
    A tagima tá com um preço bacana. Já a Condor eu não consegui achar em lugar nenhum o preço, mas sei que deve sair por volta de 1000,00, acredito.
    Ambas tem configuração SSS. Será que rola cortar a madeira pra fazer uma configuração HSH ou seria melhor pegar uns captadores tipo Jb jr, hot rails, ssl-1 etc.?

    Dá uma ajuda ae, moçada.

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Modificações, captação e afins