Dicas para fazer um cromatismo legal?

    Autor Mensagem
    P.U.L.S.E
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: P.U.L.S.E


    Antes de mais nada: Sim, eu já usei a busca. Existem alguns tópicos sobre cromatismo, mas nenhum deles se encaixa exatamente no que eu estou procurando.


    Bom, vamos lá:

    Então pessoal, estudo guitarra há uns 8 ou 9 meses (na verdade eu comecei a tocar há uns 3 anos, mas era só por farra. Só comecei a querer estudar pra valer no ano passado.), e eu queria saber se existe algumas dicas ou técnicas para se fazer aqueles cromatismos de Jazz. Já tentei fazer alguns mas ficaram bem feios.
    Essa é uma das técnicas que mais me chama a atenção e quero muito desenvolvê-la. Gostaria que me ajudassem.

    Obrigado.

    Eddy junior
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    P.U.L.S.E

    Kra muito vaga sua duvida, dificil de te ajudar...
    E tbm nem tudo no jazz eh cromatismo....

    vou tentar te ajudar

    1º Você já conhece as escalas naturais??

    Se não conhece, procure conhecer, (modos gregos, pentatonicas, pentas+blue notes e etc...)
    arpejos tbm são muito utilizados no jazz...

    2º Procure por escalas alteradas:

    Dominante diminuta (Dom dim);
    Mixolídio 4#.

    3º depois de saber essas escalas e pricipalmente saber aplica-las seu fraseado no jazz vai melhorar muito.

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: P.U.L.S.E
    · votar


    Eddy junior

    Muito obrigado pela orientação, vou dar uma boa lida.

    Kra muito vaga sua duvida, dificil de te ajudar...
    E tbm nem tudo no jazz eh cromatismo....

    Não é bem uma dúvida xD... é um pedido de dicas

    Na verdade, eu não toco jazz, pelo menos não por enquanto. Acontece que eu gosto muito dessa técnica, principalmente quando aplicada no jazz.

    Bom, eu tenho estudado bastante pentatônica, e agora eu comecei a estudar padrões e penta blues, e já conheço alguns modos também, só não sei fazer arpeggios xD.

    É o seguinte: Eu sempre vi na internet e talz que o cromatismo seria basicamente tocar notas fora da escala... e só. Nunca vi ninguém falando se há uma regra, ou uma maneira de fazer com que essas notas soem melhor.

    O que eu na verdade quero saber é se tem uma técnica ou uma dica para eu me orientar na hora de improvisar usando o cromatismo, ou se o cromatismo é realmente algo totalmente livre na improvisação e eu posso fazer o rebuliço que eu quiser na música xD.

    Eddy junior
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Nunca vi ninguém falando se há uma regra, ou uma maneira de fazer com que essas notas soem melhor.

    bom sobre isso eu posso te dar uma dica:
    as notas de repouso são determinantes pra ter uma sonoridade legal, a ideia eh a seguinte >>> procura utilizar como nota de repouso as notas que formam o acorde em questão.
    Por exemplo:
    vc esta improvisando e cai o acorde Dm7.
    as notas que formam esse acorde são - D F A C
    qualquer uma dessas utilizadas como notas de repouso vão ficar legal.
    Mas tome cuidado com o exageros no cromatismo, pq senão a frase pode ficar sem muito sentido.

    abçs

    two
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    P.U.L.S.E
    Não é uma regra para mim, mas gosto de usar o cromatismo entre o 2º e o 3º graus, entre o 5º o 6º e o 7º graus, ou seja só não costumo utilizar entre o 1º e o 2º e entre o 4º e o 5º.
    Não uso com muita frequencia, pois ainda não sou bom nisso.
    Lembrando que não existe nota errada, e sim nota tocada no intervalo errado.

    P.U.L.S.E
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Eddy junior

    Po cara isso melhorou muito! Fiz um arranjo de jazz num programa de computador (band in a box), e comecei a cromatizar utilizando as notas do acorde como notas de repouso e ficou bem melhor! Muito obrigado pela dica!

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para fazer um cromatismo legal?