Ser banda, ou não ser.

    Autor Mensagem
    Guitar_Freak666
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Guitar_Freak666


    Olá pessoal do CC! : )

    Sou usuário português aqui deste forum mais ou menos desde 2005, este é o primeiro post que faço após alguns aninhos! Hehe!

    Tenho duas dúvidas e gostaria de saber qual a vossa opinião,se me podem ajudar nesta complicação!

    A primeira duvida é relacionada com os estudos da teoria musical. Toco guitarra à 3 anos e à cerca de 2/3 meses me juntei com um pessoal e tencionamos criar uma banda! A minha questão é... estive a procurar faculdade por cá para estudar música, mas me parece que na faculdade eles requerem que eu saiba teoria musical! Na faculdade leccionam teoria musical normalmente, ou nao? Será só num conservatório? o.o

    Segunda dúvida...
    Tenho uma baixista na banda e gostava de saber se os estudos que ela necessita são muito diferentes do que se estuda para guitarra. Tudo o que vi foi, estudo de "instrumento de cordas", isso inclui baixo, guitarra, tipo num só género?


    Obrigado "galera"!! >=)

    Matheus xD
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Segunda dúvida...
    Acho que sim, cara... Afinal a grande diferença está na técnica para tocar, porque a lógica é a mesma, creio eu ..

    B.Frusciante
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Na faculdade leccionam teoria musical normalmente, ou nao? Será só num conservatório?

    Ensinam sim nas faculdades! hehe

    Só que provavelmente eles exigem um conhecimento básico de teoria para entrar na faculdade, pois lá eles não ensinam 'do zero'!

    MarcosBorba
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_Freak666

    Pra entrar na faculdade você já deve estar musicalmente alfabetizado, ou seja, ter uma boa base teórica.

    Guitar_Freak666
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ah, obrigado pela ajuda pessoal! Bem me pareceu! :)

    MarcosBorba

    O que é que você considera, "ter uma boa base teórica"?

    MarcosBorba
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: MarcosBorba
    · votar


    Guitar_Freak666

    Seria ter conhecimentos de harmonia, escalas. Além disso, para entrar em uma faculdade de música, você precisa saber ler partituras à primeira vista.

    Guitar_Freak666
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    MarcosBorba

    Pois é! Estive a ler os requisitos direitinho e é isso...

    Gostava de saber se há algum conselho que me poderiam dar para aprender essa parte teórica. Ouvi dizer que é bem possível aprender isso através da net! Eu uso alguns sites, posso deixar aqui o link. Obrigado!

    MarcosBorba
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_Freak666

    Se você quer mesmo entrar numa faculdade de música, e acha que esse é o caminho que você quer seguir por toda sua vida, então o melhor a fazer é procurar um bom professor ou, quem sabe um conservatório. Passar no vestibular de música é coisa complicada e eu acredito que seja no mínimo inviável aprender tudo pela internet. Com um professor você aprenderá da forma correta e mais rápida possível.

    Rafa_XD
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Acredito que com um professor você consiga um resultado melhor, seja em vestibulares ou em qualquer atividade musical. Tá certo que tem partes da teoria que você consegue aprender sozinho, com informações jogadas em revistas, livros, internet... Mas, você não pode se esquecer da parte auditiva que pode MUITO bem acabar com sua nota na prova. Seja em um reconhecimento de intervalos ou em um solfejo. E essa parte de percepção exige um auxílio, sim.
    Abraços!

    .Raphael.
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    usuarios internacionais que lgl

    Guitar_Freak666
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Vcs têm razão. Apenas pensei que saber o básico sobre teoria musical seria facilmente conseguido aprendendo "sozinho". Tenho uns amigos que já estão actualmente no esmae (faculdade de musica) e outros com banda e está quase a lançar o seu primeiro cd, no entanto... sem um professor realmente vejo-me em apuros.

    Mesmo assim, acham que vale a pena estudar por mim e tentar fazer o exame de ingresso para a faculdade?

    Alguém aqui no CC fez esse exame para ingressar na faculdade?

    "Valew" pessoal, obrigado mesmo! : )

    MarcosBorba
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_Freak666

    Mesmo assim, acham que vale a pena estudar por mim e tentar fazer o exame de ingresso para a faculdade?

    Sinceramente, eu, no seu lugar, não me sentiria seguro em fazê-lo. Eu realmente teria medo de "passar vergonha". Mas se você não se importar em correr esse risco então deve tentar sim.

    fabãorenato
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Guitar_Freak666

    É complicado fazer a prova sem saber efetivamente teoria musical.
    É como se um vestibulando fosse fazer prova para engenharia, sem saber as 2 operações matemáticas. Mas daí alguém diz a ele que é fácil, que ele aprende sozinho, na internet....mas n avisam a ele que além disso existe outras teorias matemáticas que ele precisa saber para ir bem no vestibular como por exemplo: logarítmos.

    Procure um professor, ou alguma escola que ensine o básico...
    Aqui no Brasil, no Rio de Janeiro tem a Escola Villa Lobos...o curso está aberto, mas to sem grana e tempo para estudar...e olhe que não é tão caro ein...são 360( pouco mais que 150 euros) o primeiro semestre...e já pude verificar que o curso é bom!!
    Pena que n dá para eu fazer agora...(tô de casamento marcado)eu estou prorrogando a tempos esse estudo de música, mas pretendo estudar para valer mesmo daqui a alguns anos...mesmo com filhos mulher etc...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ser banda, ou não ser.