Dicas para aperfeiçoamento

    Autor Mensagem
    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09


    Aê galera, blz...

    Começei a tocar guitarra à uns 6 meses e tenho uma base de violão, o qual toco desde os 18 anos (hoje tenho 39). Só que aprendi violão usando o do meu irmão, que é destro, e eu, canhoto. Ele não me deixava inverter as cordas, então aprendi "na marra" a tocar "de ponta cabeça", ou seja, a mizona em baixo, dedilhando com o mindinho, e o mizinha em cima, dedilhando com o polegar.... tipo que nem o Scandurra (do Ira, dizem que ele toca assim também...). Pô isso já fazem mais de 20 anos... e não dá pra mudar agora.

    Claro, nunca toquei p. nenhuma, só brincava.... e também não manjo nadinha de teoria. Mas agora estou me dedicando um pouco mais e queria me desenvolver. No tempo que tenho livre, estudo os shapes de escalas e estou conseguindo desenvolver alguns licks. Já até toco alguma coisa do Led Zeppelim, Deep Purple, Pink Floyd etc... mas estou notando que meu desenvolvimento está estagnando, ou ficando mais lento.... sei lá...

    O fato é que eu acho que estou chegando no meu limite de aprendizado "by myself" e queria buscar alternativas.... Tenho medo de procurar um professor e o cara não conseguir me ensinar, devido ao jeito (invertido) que eu toco.

    Que que a galera acha....???
    Paranóia minha, ou um professor qualificado pode me ajudar???

    Mackabr0
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs

    poderia ter postado no fórum de guitarra, mas respondendo sua pergunta...

    é paranoia sua, com ou sem professor, se vc continuar buscando aprender, você vai aprender alguma coisa.

    se quiser um professor, faça uma aula experimental pra ver se o professor pode ou não te ajudar.

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Mackabr0

    Valeu pela dica. Como faço para mudar o tópico para o fórum de guitarra??

    Mackabr0
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs

    Talvez algum moderador possa fazer isso... nem sei...


    podem?

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs
    Para mudar o tópico, tente pedir na Central de Ajuda.

    Não manjo de violão, então nem sei responder sua dúvida. =\ Mas acho que vale a pena pelo menos conversar com um professor.

    Bruce Maiden
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs
    Primeiramente, vc tem que saber se assim é confortável mesmo pra vc tocar...
    Sobre o professor, é muito importante pois ele vai te orientar da maneira correta e vc irá se desenvolver mais rapidamente.
    Agora, pra aprender sozinho, vc pode pegar a escala pentatônica (se não conhece ainda) e ir treinando com o metrônomo, ir fazendo uns improvisos, etc.

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Bruce Maiden

    Valeu cara... =D

    Toco assim à mais de 20 anos.... acredito que pra mudar teria que praticamente reaprender do zero.... e acho tarde para isso (afinal, não sou mais nenhum garoto...).

    Subir e descer as escalas é o que eu tenho feito ultimamente... claro, ganha-se agilidade, velocidade e precisão, tanto na digitação como na paletada. Também estou tentando aprender um pouco de teoria... mas tá difícil, porque sou totalmente leigo e o fato de tocar "invertido" me atrapalha tanto na transposição das escalas como na leitura das tablaturas.

    Isso acaba sendo frustrante, porque vem um pirralho que começou agora e em pouco tempo ja está tocando mais do que eu... ou seja, a velocidade com que evoluo está aquém das minhas expectativas.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs
    Acho que eu seu maior problema é arranjar um professor que te ensine sem ter que inverter as cordas da guitarra, certo? Imagino que o professor deva ficar perdidão ao ver você tocar à la Scandurra...

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    erico.ascencao

    Cara... é bem isso aí mesmo.... minha dúvida é se um professor, quando for ensinar, orientar , corrigir etc... não vai ficar perdido.

    Por isso minha dúvida...

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    up

    Jinkxs
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    up again....

    mjcmello
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Jinkxs

    Eu também sou canhoto. Só que ninguém falou que eu tinha que virar o violão pro outro lado. Toco como os destros.

    Não sei se isso tornou o meu aprendizado mais difícil, já que a mão da palhetada (atualmente eu toco guitarra) é a que tem menos precisão. Em compensação a mão dos acordes é a esquerda.

    Bem, respondendo à sua pergunta, o que o professor vai fazer é te ensinar música. Ele vai te ensinar teoria, partitura, escalas, harmonia. O fato de você estar com as cordas ao contrário não seria problema. Você vai adaptar o que você aprendeu ao seu jeito de tocar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para aperfeiçoamento