Identificação de tom dominante em pentas

    Autor Mensagem
    Strato Tool
    Veterano
    # jan/09


    Boa noite!!

    Gostaria de saber como faço para identificar o tom dominante em uma escala pentatonica.

    Sei que existem 5 desenhos clássicos em pentas, e que posso percorrer o braço inteiro tocando pentatonicas em um determinado tom. Entretanto, se alguém me mostrar um desenho de uma penta em um papel, indicando apenas a localização as casas, eu não saberia dizer em que tom que essa penta estaria.

    Pesquisei incansavelmente em outros tópicos, mas não consegui encontrar a resposta para a minha pergunta!

    Para ser mais claro, vou explicar de outra maneira: digamos que eu queira tocar uma escala pentatônica em dó. Em que casa devo começar esta escala e qual desenho devo usar??

    Obrigado!!


    Headstock invertido
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool
    Não sei porra nenhuma de teoria, mas tipo, já que vc já tem as notas da escala, vai procurando qual tom tem exatamente aquelas notas na penta...lembrando, as relativas serão a mesma coisa, tipo Cmaior vai ter as mesmas notas de Am, se eu não me engano (isso se aplica na diatônica, não sei na penta)

    ghb
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: ghb
    · votar


    Strato Tool
    Primeira coisa, cara, comece mudando seus conceitos de penta. Pentatonica pode ser qualquer escala de 5 notas, mas vamos lá a partir dos seus cinco desenhos clássicos:

    Sempre pensando neste desenho (penta m7), exemplo em Am:

    e----------------------5-8-------------------------------
    B------------------5-8-----------------------------------
    G--------------5-7---------------------------------------
    D----------5-7-------------------------------------------
    A------5-7-----------------------------------------------
    E--5-8---------------------------------------------------


    Se você quer tocar em C maior, o primeiro desenho se aplica a partir da relativa menor, neste caso o Am, que seria o desenho acima. O proximo desenho começa da proxima nota da penta, neste caso o C (o tom!!!) e assim por diante. Ou seja:

    No tom de C:
    Primeiro desenho: A C D E G
    Segundo desenho: C D E G A
    Terceiro desenho: D E G A C
    Quarto desenho: E G A C D
    Quinto desenho: G A C D E

    Esta é a idéia básica e a mais usada, creio eu. Outra coisa, sobre o tom, 5 notas não te dão um tom definido.

    Bereta
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool

    Para ser mais claro, vou explicar de outra maneira: digamos que eu queira tocar uma escala pentatônica em dó. Em que casa devo começar esta escala e qual desenho devo usar??

    Cara, se entendi direito, vc tá meio confuso entre shapes e escalas por si próprio. Em suma, se uma música tá na tonalidade de C, vc pode usar uma penta Am7 (relativo menor de C) que vai soar legal. Claro que há outras pentas aplicáveis e outros métodos tb, mas a penta m7 gerada a partir do VI grau da escala maior da tonalidade é a mais usada.

    Com relação a que casa começar e que desenho (shape) usar, isso varia. Faça o seguinte: Pegue uma BT, ache a tonalidade, pegue o VI grau (relativo menor), encontre os shapes da penta m7 desse grau e experimente. Assim vc vai sentir o poder de improviso duma penta e entender melhor.

    Estude os shapes, localize as notas no braço e facilmente vc identificará a tonalidade a partir da penta. Se vc considerar os graus da penta na ordem, o segundo indicará a tonalidade. Ex: Penta de Em7 -> E(I) - G(II) - A(III) - B(IV) - D(V) -> logo, o segundo grau G é a tonalidade relativa maior.

    Bom, não sei se deu pra ajudar. Qualquer coisa pergunta ae que o pessoal vai arredondando =)

    Strato Tool
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: Strato Tool
    · votar


    Headstock invertido

    Então quer dizer que algumas pentas vales para mais de um tom? E quanto aos desenhos? Eu poderia tocar qualquer um dos 5 desenhos começando em Lá por exemplo que todos teriam uma boa sonoridade?

    ghb

    Cara, obrigado pelo exemplo!! Mas ficou uma dúvida.. a segunda nota da penta sempre irá representar o tom dominante? Por exemplo, se neste mesmo desenho a primeira nota fosse SOL a segunda seria LÁ #. Isto quer dizer que estaria tocando uma penta em LÁ #??

    Bereta

    Cara, não entendi direito essa de encontrar a relatica menor! Como faço para encontrar o VI grau? Seria a sexta nota a partir do tom dominante?

    Se vc considerar os graus da penta na ordem, o segundo indicará a tonalidade

    Isto funciona para todos os desenhos? Por exemplo, a penta exemplo do ghb em FÁ, a segunda nota seira G#. A penta portanto seria uma penta com tom dominante em G#?

    Muito obrigado à todos!!!!!!

    ghb
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool

    ficou uma dúvida.. a segunda nota da penta sempre irá representar o tom dominante?
    Por exemplo, se neste mesmo desenho a primeira nota fosse SOL a segunda seria LÁ #. Isto quer dizer que estaria tocando uma penta em LÁ #?
    Pensando nos desenhos básicos, e na maneira mais usada pela maioria - acho - pra pensar em pentatônicas, SIM. Assim você também já encontra os tons relativos: a primeira nota é a menor relativa da segunda nota (quando for pensar em tom) a exemplo de lá menor e dó maior, que são reletivos [primeira noota da penta A e segunda C].
    Pra encontrar e relativa menor pense 1 tom e meio abaixo do seu tom maior dominante.

    Bereta
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool

    Cara, não entendi direito essa de encontrar a relatica menor! Como faço para encontrar o VI grau? Seria a sexta nota a partir do tom dominante?

    É isso mesmo! Funciona assim:

    Pegue a tonalidade da música. Vamo supor que seja G. Considere os graus da escala maior:

    Notas -> G - A - B - C - D - E - F#
    Graus -> I - II - III - IV - V - VI - VII

    O sexto grau da escala maior é a relativa menor dessa escala. No caso, temos E no sexto grau, logo, Em é a relativa menor de G. Sacou?

    Isto funciona para todos os desenhos? Por exemplo, a penta exemplo do ghb em FÁ, a segunda nota seira G#. A penta portanto seria uma penta com tom dominante em G#?

    Bom, sua ponderação sobre o exemplo está correta. Se vc tem uma penta de Fm7, terá como tonalidade G#. Mas isso não é devido ao desenho e sim aos graus. Os desenhos ou shapes variam conforme o ghb bem exemplificou. Pra vc achar a tonalidade assim, vc precisa ordenar a penta nos seus devidos graus ou achar as posições de cada grau no desenho. Por exemplo, se considerar o 3º desenho da penta Am7 que o ghb te passou lá em cima (D E G A C) vc não tem a penta "ordenada" pelos graus. Neste desenho vc tem, em graus, III(D), IV(E), V(G), I(A) e II(C). Logo, o segundo grau é C, que tb define sua tonalidade (relativa maior). Deu pra sacar?

    Qualquer coisa add no msn e a gente troca umas idéias:

    hugobereta@hotmail.com

    Abraços e bom estudo!

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool
    Para ser mais claro, vou explicar de outra maneira: digamos que eu queira tocar uma escala pentatônica em dó. Em que casa devo começar esta escala e qual desenho devo usar??

    A resposta é a mais óbvia possivel...
    Você vai começar pela nota Dó.

    Você tem que estudar intervalos primeiro pra começar a dominar mais esse lance.

    Procure nos tópicos fixados que você vai achar um material legal.

    Abraço.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Strato Tool
    Dá uma olhada aqui:
    http://jguitar.com/scaledictionary.jsp?capo=2

    Abs

    Eddy junior
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Strato Tool

    Pense no que o ghb disse.
    só mude uma coisa, o 1º desenho começa pela tônica, ou seja:

    1º C D E G A
    2º D E G A C
    3º E G A C D
    4º G A C D E
    5º A C D E G

    Sei que a ordem dos fatores não altera o produto, mas eh mais coerente pensar em começar da tônica.

    Strato Tool
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Richard Guitar

    Então cara, mas isto para o primeiro desenho neh? Porque a nota de partida do segundo desenho ao quinto não corresponte ao tom dominante.. conversei com o Bereta ontem e acabei percebendo isso! Em cada desenho a nota de partida estará localizada em uma corda diferente. Abs!

    MauricioBahia

    Valeu cara!!

    Eddy junior

    Hehehe também estou usando esta ordem para estudar! Valeu!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Identificação de tom dominante em pentas