O que é dominante?

    Autor Mensagem
    rafael_00
    Veterano
    # jan/08


    Quando estamos fazendo uma progressão exemplo C Dm Em A, sempre escuto alguém falando (toca essa primeiro porque é dominante). O que é dominante?

    Teria uma regra para descobrir qual nota sempre será a dominante?

    Grato.

    Edu_Afram
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    dominante é o animal que esta na base da cadeia alimentar

    Edu_Afram
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    brincader, eu tb ñ sei direito essas coisas mas acho que dominante é a tônica(to errado?)

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Basicamente ele está situado no V grau do campo harmonico.

    Edu_Afram
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    então n é a tônica

    lam777
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lam777
    · votar


    Pelos livros de teoria que li(em inglês), a presença da sétima menor define um acorde dominante ou escala dominante.
    Sendo que eles trazem ela como : Sétima dominante.

    Por exemplo, qualquer acorde ou escala que tenha a sétima menor vem nestes livros como acorde / escala dominante...

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lam777, vc se esqueceu de mencionar a presença da terça maior também.

    ...presença da sétima menor e uma terça maior define um acorde dominante ou escala dominante.

    lam777
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lam777
    · votar


    Richard Guitar

    Richard você esta certo, porém eu tinha um livro emprestado aqui em inglês e traz a escala blues como dominante, e ela é terça menor...

    Da uma pesquisada em sites americanos para você ver, e a escala Jonia não vem como dominante, porém a Mixolidia(que tem sétima menor) e a Dórica por exemplo vem como dominante...

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lam777
    A escala blues que vc se refere é a penta menor com a 4a (blue note)?
    Ela funciona em cima de um acorde X7.

    Em relação a escala jonia. Ela nao tem uma setima menor, por isso nao é dominante.

    A mixolidia é o V grau do campo, então é dominante mesmo.

    A dórica pode ser um dominante com o baixo na 5ª, devido a sua 6M formar um tritono com a sua 3m.

    naka.88
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    resolução do tritono.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    é o quinto grau do campo harmônico,e é a resolução do trítono.

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Bolo de laranja
    · votar


    edit

    Bolo de laranja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    sétima menor + terça maior = dominante.

    Penta_Blues
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa tarde!!!

    rafael_00
    o que é dominante?
    Depende daquilo a que vc se refere...
    - Se vc estiver se referindo a Escalas:
    É o nome dado à função do V Grau, grau de "movimento". É chamado assim porque é responsável pela origem e formação física da escala diatônica Maior.
    - Se vc estiver se referindo a Acordes:
    É o nome dado à família de Acordes formados principalmente por Tríades Maiores acrescidas da Sétima Menor (b7). Além desses Acordes, fazem parte as Tríades Diminutas, Aumentadas e Suspensas.
    - Se vc estiver se referindo a Função Harmônica:
    É o Acorde Maior com Sétima no Grau Dominante (V Grau) da Escala Diatônica.

    Teria uma regra para descobrir qual nota sempre será a dominante?
    Como visto, para descobrir a nota, a única regra é que o V Grau da Escala Diatônica é chamado de Dominante; para descobrir o acorde de Dominante vc precisa saber algumas coisas sobre construção de Acordes; e, caso queira analisar a função de um determinado acorde num contexto harmônico, é necessário conhecer muito de Harmonia Funcional.

    Valeu!!!

    lam777
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: lam777
    · votar


    Richard Guitar

    Ja peguei em inglês escrito:
    Domminant Choices e ter la:

    "Blues Scale"

    E outras menores que tinham sétima menor, mas não tinham a terça maior...

    Realmente a escala jonia não tem sétima menor, mas não foi isso que quis dizer, quando você falou que tem que ter terça maior e sétima menor, achei estranho pois vi escalas com terça menor virem como dominante em livros americanos... e pensei deve ser uma coisa ou outra... Mas deve ficar subentendido como vc disse o uso do acorde maior com sétima na escala blues... ou Domminant Choices, seja escolhas para tocar em acordes dominantes...

    Apesar de alguns livros trazerem como Pentatonic Scale, alguns livros mais avançados, americanos trazem como Blues Scale, pois na hora da harmonização complica bastante, já que é uma escala simétrica..

    A escala pentatonica é estudada em basicamente 1 etapa, já uma escala simétrica de 6 notas, é estudada em 5 etapas... (você tem exatamente o mesmo trabalho em cada etapa), ou seja 5 vezes mais dificil de dominar, é que muita gente usa essa nota quarta aumentada como nota de passagem e não como nota de ligação.... aí é normal falar "Escala Pentatonica com adição de quarta aumentada".

    As escalas simétricas de 6 notas, são bem mais trabalhosas que as escalas de 5 ou 7 notas...na minha opinião para se estudar...

    Richard Guitar
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    lam777

    Apesar da penta menor ter uma terça menor, a blue note faz um intervalo de 4a com a tonica, formando um tritono caracteristico de acordes dominantes.

    Em relação a simetria que você falou referenta a escala blues, eu não entendi...acho que você quis dizer sintética não ?

    A escala de 6 notas simétrica que eu conheço é a de tons inteiros que também é dominante.

    Andre Reis
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Andre Reis
    · votar


    Trítono, dominante, etc...

    E aí galera, td certo?
    sou novo aki, na verdade é a primeira vez que mando alguma coisa nos fóruns aki.
    Só completando alguma coisa (isso é c ainda existir dúvidas)
    Trítono: é o intervalo de 3 tons existentes na Escala Diatônica Maior, ou seja, ele está localizado no IV e VII (na escala de C, por exemplo, seriam as notas F e B presentes no acorde)
    Assim, todo acorde que possuir o trítono em sua formação, será um acorde dominante. Ex.: Na escala de C teremos o acorde do V grau (G7) formado pelas notas G B D F.
    Mas tbm teremos o Acorde do VII grau (Bº) formado por B D F A. Assim, os dois possuem a função dominante na escala de C maior.
    espero q ajude em alguma coisa...

    Flw, abraço!!!

    Andre Reis
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Mais uma coisa... hehehe
    De onde vem a dominante tá escrito, mas, o q é dominante? (pergunta q dá nome ao forum)
    é simples: dominante é pq "domina" a escala, ou seja, pelo fato de possuir em sua formação o trítono, ele pede resolução no acorde do I grau da escala. Assim, o acorde do V grau da escala de C maior (G7), pede resolução no acorde do I grau (C7M).
    Este é chamado "dominante primário" pelo fato de resolver na tônica da escala. Desta forma, os "dominantes secundários" são os acordes que "preparam" qualquer outro acorde da escala. Ex.: toquem a progressão> | Dm7 | G7 | C7M | % | (II, V,I) aí dá pra ver o "dominante primário".
    Depois toquem> | Dm7 D7 | G7 | C7M | % | (o mesmo II,V,I mas com o "dominante secundário" do acorde do V grau.

    t+
    valeu!!!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Só pra adicionar, o acorde dominante é o acorde que contém o trítono entre a sua 3a e a sua 7a (pilares dos acordes) e que se encontra no Vº grau. Mas nem sempre o acorde com esta característica assume a "função" de dominante.

    Andre Reis
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Certo Leandro!!!
    Mas quando eu coloquei que o acorde do VII grau, funciona como dominante é pelo fato dele conter o trítono tbm em sua formação (tétrade)
    nao o fato de apenas conter as duas notas da escala (F e B), até pq, senão todo acorde com extensão que levasse essas duas notas seriam dominantes. Mas pode tocar sim, o acorde VIIº pensando na função dominante q funciona legal.
    Obs.: o acorde Bº, visto de outra forma, seria uma inversão do V7, ou seja, resulta no acorde G7/9 (que é o dominante) apenas com a exclusão da tônica (o que é tranquilamente possivel, ja que teremos um baixo trabalhando a nota G.

    Resumindo funções:
    Funcão tônica: os acordes encontrados no I, III e VI graus da escala maior.

    Função sub-dominante: os acordes encontrados no II e IV graus da escala maior.

    Função dominante: os acordes encontrados no V e VII graus da escala maior.

    VAleu
    Abraço!!!

    Andre Reis
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Só pra completar o que eu escrevi em cima...

    Estamos falando de Escala Diatônica Maior, ou seja, tonalidade maior.
    Essas funções nao servem para tonalidade menor, que tem q ser visto de outra forma.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    Andre Reis

    É exatamente o que você postou. Só adicionei que nem todo "acorde" com 7a dominante assume a "função" de acorde dominante.

    Minow
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Bolo de laranja
    é o quinto grau do campo harmônico,e é a resolução do trítono.

    Não é não. O dominante pede resolução, na verdade.

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    O dominante pede resolução, na verdade.

    vide blues, I IV V(dominante, que pede a resolução no I)

    e várias músicas baseadas no II V I...

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08
    · votar


    Bom dia!!!

    Andre Reis
    ele pede resolução no acorde do I grau da escala. Assim, o acorde do V grau da escala de C maior (G7), pede resolução no acorde do I grau (C7M).
    Quando falamos em Escala Maior, nem sempre um acorde do V Grau precisa resolver em I Grau; isso depende da Cadência.
    Um acorde de V Grau pode progredir para qualquer acorde, exceto os II e VII. Numa Cadência Evitada, por exemplo, o V Grau pode resolver com o III Grau. O efeito é suspensivo neste caso e pede uma continuação da Progressão Harmônica, já nos casos em que há uma Cadência Perfeita (V Grau resolvido com o I Grau) o efeito é de uma conclusão, mas independente disso, como eu disse, é possível outras resoluções além do I Grau para os acordes com função de Dominante.
    Experimente estas Progressões:
    C (8º traste) - F (5º traste) - Dm (5º traste) - G (3º traste) - C (1º traste)
    C (1º traste) - Am (5º traste) - F (1º traste) - C (1º traste) - G (3º traste)
    C (3º traste) - Am (5º traste) - Dm (5º traste) - F (5º traste) - C (3º traste)
    C (1º traste) - Am (1º traste) - F (1º traste) - G (3º traste) - Am (1º traste)

    Minow
    O dominante pede resolução, na verdade.
    Na minha opinião qualquer acorde pede resolução, já que estamos falando em Progressões.

    Slowhand-
    vide blues, I IV V
    Não só o Blues, mas também a maioria das canções populares.

    Valeu!!!

    Andre Reis
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    E aí Penta_Blues, td certo?
    Quando me referi a resolução do V grau para o I grau, foi exemplificando, nao extendi o assunto de propósito mesmo.
    Se vc reparar em uma das partes q eu escrevi, tbm de forma resumida, vc vai notar q eu coloquei os graus e suas funções na tonalidade maior. Lá dá pra se ter uma ideia boa de outros acordes que poderiam ser utilizados depois do V7. Ou seja, aqueles que formam a função tonica. Ex: G7 - Am7 / G7 - Em7 / etc...
    abraço!
    ps.: talvez seria uma ideia legal de montar um tópico sobre cadencias, progressões, etc...

    Andre Reis
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Só pra lembrar:
    progressão é uma coisa e cadência é outra.

    Cadência, em harmonia funcional, caracteriza-se sempre quando há uma mudança de acorde em uma progressão harmônica, onde exista uma mudança de função.
    Ex.: | C7M | Am7 | - neste caso, por mais que haja uma mudança de acorde, não haverá mudança de função, a harmonia permanecerá na "casa" da tônica. Assim, não há cadencia e sim, uma simples progressão.

    por outro lado, se tocarmos: | G7 | Am7 | - estaremos tocando uma progressão mas, mudando também de função (dominante / tonica). Assim seria um exemplo de cadência, só pra completar, esta acima, seria uma CADÊNCIA DECEPTIVA.

    obs.: os acordes colocados, sao apenas exemplos, poderemos fazer infinitas progressões e várias cadências com acordes distintos.
    valeu!!!

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/08 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Boa noite!!!

    Andre Reis
    progressão é uma coisa e cadência é outra.
    Muito bem lembrado; até porque quando se fala em cadência analisamos apenas dois acordes, só pra exemplificar uma das diferenças.
    Cara, muito legal suas dicas!
    Obrigado por dividir seu conhecimento e aumentar o nosso.
    Valeu!!!

    Lucast
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Esse tópico realmente me tirou muitas dúvidas!

    Principalmente os comentários do André Reis e do Penta_Blues!

    Levy Fialho
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    caramba

    por isso que eu prefiro tocar a estudar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é dominante?