vantagens e desvantagens da les paul

Autor Mensagem
Sharper
Veterano
# jan/09
· votar


Um ponto positivo que eu acho interessante é q comparando a uma strato, é mais fácil fazer bends. Por 2 motivos: ponte fixa (vc não luta contra as cordas + as molas) e escala mais curta.

Uma desvantagem pra mim é pra tocar sentado. O jack atrapalha (pode-se arrumar um adaptador ou cabo estilo cachimbo, mas convenhamos q o negócio tá numa má posição) e o formato do corpo não é tão anatômico quanto uma strato.

Thyagw
Veterano
# jan/09
· votar


formato do corpo não é tão anatômico quanto uma strato.

Nao acho
tenhu as duas e a minha les paul eh bem mais confortavel
Uma desvantagem eu achu que eh o headstock
As tarraxas na strato ficam todas na parte de cima, e da les paul tem umas embaixo, e eu preciso me esticar pra alcançar que me deixa com dor nas costas e ja fez ela cair da correia um dia

Nelton88
Veterano
# jan/09
· votar


vlw pelos comentarios..apesar de ter uns burros q so sabe flar uze a busca..mais tudo bem..vlw..a les éa melhor

Van_Lorien
Veterano
# jan/09
· votar


Nelton88
Não existe melhor ou pior, cada uma têm suas características. Quanto a chamar de burro quem manda usar a busca, aí tu te equivoca. Provavelmente o assunto do teu tópico já deve ter sido debatido.

henrique.marin
Veterano
# jan/09
· votar


Thyagw
e da les paul tem umas embaixo, e eu preciso me esticar pra alcançar que me deixa com dor nas costas e ja fez ela cair da correia um dia
caraca! é tudo isso mesmo? o braço da tua lespa é comprido então eim!!
eu afino a minha na moral, sem me contorcer.

isso aliás acho um ponto forte. O fato de ter 3 tarrachas em cima e 3 em baixo, deixam elas mais separadas e com isso mais espaço para os dedos!
as tarrachas das stratos ficam apertadinhas, e as vezes vc até confunde a corda que está afinando (num momento de burrice qualquer)

Mas isso é questão pessoal mesmo, eu compreendo

PipaAvuada
Veterano
# jan/09
· votar


O Thyagw deve se bem baixinho, pra se esticar pra afinar as primas....

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Só completando minha resposta, acabei de chegar do luthier com minha LP reguladinha, ficou animal, 0.11 e ação baixa o suficiente, macia de tocar e com um sonzão.

Digamos que tocando vc se esquece do peso, do braço maior rapidinho, quem disse que LP não é versátil nmho, acho que só tocou com sei lá ampli hi-gain em guita de cap ativo com ganho no talo, pq fui de clean a heavy metal aqui com a mesma facilidade que na minha strato, só não tem aquele som estalado, pq não fiz modificação para coil split, até pq acho pegar LP e deixar o som magro um sacrilégio...

Nelton88
Veterano
# jan/09
· votar


ogaitnas..vc é o kra mais amigavel do forum..nao fika mandando usa a busca todos top meu vc respondeu legal..vlw

Nelton88
Veterano
# jan/09
· votar


sem qre se puxa saco

Geration_Lespaul
Veterano
# jan/09
· votar


Como já falaram , Pergunta no tópico do Bertola que ele é o melhor aqui pra te responder, mas no geral as Les paul's são mais pesadas que outros modelos como stratocaster por exemplo =)

rcagliari
Veterano
# jan/09
· votar


Não sei de que material é feito a LP que você gosta. A Gibson é mogno, muito pesado. O formato do corpo também é incômodo pra mim (pressiona muito meu antebraço direito). O braço é mais estreito (embora bem grosso), melhor pra quem tem mão pequena. Eu prefiro a fender strato. Levinha (corpo em alder), braço mais largo (minha mão é grande) e um pouco mais fino e formato muito, mas muito mais anatômico. Mas não há muita coisa por aí mais sensacional que o som de uma LP plugada num canal "high ultra gain", se bem que aí já é uma questão de gosto. Tenho ambas, mas sou muito mais a Fender.

Thyagw
Veterano
# jan/09
· votar


PipaAvuada
Eh que tenhu 14 anos =/

Uma desvantagem que percebi na minha lespa eh a execuçao de solos
O braço dela eh mt grosso e fica ruim pra deslizar, alem de ser mais dificil chegar nas casas 15+

henrique.marin
Veterano
# jan/09
· votar


Thyagw
O braço dela eh mt grosso e fica ruim pra deslizar, alem de ser mais dificil chegar nas casas 15+

Relaxa, seus dedos ainda vão crescer

Thyagw
Veterano
# jan/09
· votar


henrique.marin
Deus te ouça!

Ant--
Veterano
# jan/09
· votar


ogaitnas

Cara, eu disse que Strato é mais versátil que LP, e é. Tenho as duas aqui, mas essa não é só minha opinião. Por questão de concepção a Strato aborda mais coisas do que a LP. Tudo bem que vc pode splitar os caps de uma LP para tentar produzir um clean mais estalado, mas aí já é mudar as características da guitarra. Sem falar que a Strato tem também a ponte tremolo por natureza. Uma LP com bigsby pode "tremolar", mas não é a mesma coisa.

No entanto, mantenho minha opinião de que uma LP produz sons bem característicos e que o ideal é ter os 2 modelos.

BulletForMyValentine
Veterano
# jan/09
· votar


Bom... eu tenho Les Paul e Strato!

A principal diferença que vejo mesmo é em questão de timbre e acesso às últimas casas, que a Strato facilita, mas a LP acho mais confortável (De uma maneira geral).

ogaitnas
Veterano
# jan/09
· votar


Ant--

Eu não disse o que era mais ou menos versátil só que acho que exageram nesse rótulo de tal guita não serve para tal som, tirando características muito específicas de cada modelo, o resto vc arruma com equalização.

Eu tenho as duas e estou bem contente assim hehe

lindoso
Veterano
# jan/09
· votar


eu tenho uma strato, mas ja tokei em uma lp(n me lembro da marca)

em questao de conforto, fikou de igual pra igual, a lp n me incomodava e nem a strato incomoda, as duas sao confortaveis

em questao de captação, bem, a strato possui 3 caps, oq deixa a guitarra mais versatil

a lp possuem seus 2 caps, mas o timbre dos dois sao otimos, e ambos se aplicam na distorçao(na strato, o hb eh melhor pra esse tipo de efeito)

a minha strato eh pesadinha, gosto de guitarras assim, guitarras muito leves como as da strinberg sao muito ruins

a lp tem um peso maior, muito boa tbm
eu axo o peso um dos fatores do conforto

em questao de casas menores nas ultimas casas, n comparei ainda

no final do ano, to planejando pegar uma lp por 700 conto(shelter nashville ou uma golden)

o ideal eh ter as duas, pra vc ter uma versatilidade maior



vlw

rafa07
Veterano
# jan/09
· votar


o problema dela é a alavanca....
dificilmente se acha uma com alavanca porque a ponte é diferente, e dizem por aí que essa ponte com alavanca nao é boa

Thyagw
Veterano
# jan/09
· votar


rafa07

Depende
Uma floyd da Gotoh eh extremamente boa
E existe lespa com floyd rose, a gibson mesmo lançou uma

rafa07
Veterano
# jan/09
· votar


[/b]Thyagw[b]
sei lá...na GP (revista Guitar Player)
tinha uma coisa que falava que normalmente elas nao tinhao bons resultados...
por isso achei...
eu nunca tive uma les paul...entao nao sei certo

henrique.marin
Veterano
# jan/09
· votar


ahhh, LP tem q ter ponte fixa!! é o charme!!
fica menos versátil, claro, mas se não tiver ponte fixa não é LP!!

Empinador De Kombi
Veterano
# jan/09
· votar


olha cara, uma coisa que é certa é que é mais pesada.
agora que o braço é mais isso ou menos aquilo é só gosto. pra um pode ser bom e pra outro ruim.
ela é uma guita menos versátil que uma strato, testa uma lespa e ve oque vc acha, se é o som que vc procura e se ficou confortavel pra vc.
abraço!

mammb2000
Veterano
# jan/09
· votar


Cara não tem vantagens nem desvantagens não.

Quando era muleque eu queria uma fender Strato, juntei grana pra comprar um mexicana e ouvia muitas críticas.

Diziam q strato era ruim para solar, braço grosso, 21 trastes, muito pesada, captadores singles, mexicana era uma merda, caro demais, feia, etc etc etc ... queriam q eu comprasse uma Ibanez com dois Humb. e single no meio pra solar fritadamente sem sentido ...

Até testei ibanez mas comprei mesmo aquilo q ia me fazer sentir bem, comprei a fender mesmo... e não tem coisa melhor do que vc gastar seu tempo e dinheiro para agradar VC MESMO ao inves de agradar os OUTROS ...

Vinicius Nogueira
Veterano
# jan/09
· votar


henrique.marin
as tarrachas das stratos ficam apertadinhas, e as vezes vc até confunde a corda que está afinando

Nossa, eu não li isso.

Afina um violão de 12 cordas pra vc ver.

Luke Strat
Veterano
# jul/09
· votar


Dando vida ao tópico!!!

Tenho tocado direto em Les Pauls e tenho adorado, já faz uns 12 anos que tenho dúvida de qual guitarra assumir pra ser a nº1, fazem 8 que é a Strato.

Meu ponto de vista de vantagens e desvantagens:

As Les Paul são um tanto pesadas mesmo, dependendo da estatura pode ser um incomodo, p/ mim é um problema, sou baixinho heheheh
Questão de gosto, mas sinto uma falta do caramba do som "stralado", quando toco Vaughan, Hendrix, Buddy Guy em uma sinto falta da magia das Stratos, se ve que já vi cara tocar esses sons com Les Paul e tirar um puta som.

Agora, eu acho as Les Paul com som mais pronto, mais fáceis de tocar, sua escala mais curta ajuda bastante, principalmente nas primeiras casas (pelo menos p/ mim) e o fato de ser captadores humbucking ajuda tbém, pois o ganho é maior e a sensibilidade aumenta tbém, fazendo que me esforce menos.
Permite ação de cordas mais baixas por ter uma escala menos abaulada!!!
Ótimos sons distorcidos, ausência de ruído "hum", ótima resposta de médio grave.
Agora, impressão minha, eu tenho a imagem de guitarristas que usam Les Paul éde guitarristas apenas guitarristas, não guitarristas vocalistas, vide Slash, Jimmy Page, Joe Perry, etc...
Têm o Gary Moore, Joe Bonamassa, mas é mais fácil achar Strateiros que assumem cantar, SRV, Jimi Hendrix, David Gilmour, Clapton, John Mayer, Robert Cray... é só uma impressão minha mesmo.

Slash Hammett
Veterano
# jul/09
· votar


vantagens
-som mais gordo (porem isso eh uma questao de gosto pessoal, uns gostam do timbre mais estalado e outros gostam de um som mais "cheio" e com mais graves)
-sustain maior
-controles individuais de volume e tom para cada captador
-ponte tune-o-matic. simples e facil de usar, regular, trocar cordas e etc.
- eh uma les paul uashua.

desvantagens
-peso (kg) pode incomodar bastante, pois o mogno eh uma madeira pesada.
-o acesso as ultimas casas sao mais dificeis e trabalhosos.
-ela pode nao ser TÃO versatil (mas isso depende muito tb)

Junae
Veterano
# fev/10
· votar


Eu ainda ando à procura da Les Paul perfeita...
Qto ao peso, se quiser fugir das chambered, só mesmo uma VOS com mogno leve, curtido no alto das montanhas do tibete sob o sopro de 200 virgens....uma pequena fortuna....
Peguei uma VOS e me assustei com o peso, pensei que fosse escavada. Mas não são. O mogno é que é leve mesmo.
Estou vendendo todas as minhas guitas pra adquirir uma...
Qto ao acesso às casas, isso sim me incomoda, mas acho que com o costume diminui...O certo é que não irei fazer cirurgia para alongar a mão e os dedos...Outro fator é o braço gordo...O slim taper 60 ajuda, mas pra quem esta acostumado com perfil ibanez vai achar mto diferente....
Abços...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a vantagens e desvantagens da les paul