Guitarra Fretless!ô duvida cruel!

Autor Mensagem
Dani xD
Veterano
# jan/09


Oi pessoal...
Vou levar a minha guitarra em um luthier para arrancar os trastes e deixá-lá fretless..
e estou com uma dúvida..
Tem luthier que preenche os nuracos com massa e outros com pedaços de madeira...Qual processo é melhor???
Qual é mais resistente e tem um som melhor???

Broderick
Veterano
# jan/09
· votar


Existe isso??

Bigtransa
Veterano
# jan/09
· votar


Dani xD
é indiferente..... da até pra dxar sem preencher

oiio
Veterano
# jan/09
· votar


Eu nem sabia que era possível fazer assim! achei que tinha algumas adaptaçoes especiais na guitarra!

vou mandar fazer na minha véia tagima :D

BaNdAiD
Veterano
# jan/09
· votar


Eu deixaria sem preencher, acho q dá um visual mais bonito!
Além de dar menos trabalho!

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Dani xD

Bom... Eu só recomendo tu ter uma fretless se tu tiver uma outra guitarra com trastes... As pegadas são diferentes, você acabará sentindo falta deles depois...

De qualquer forma, eu deixaria sem preencher. É até melhor pra ter maior controle de tonalidade entre as notas...

Jg Destroyer
Veterano
# jan/09
· votar


sem preencher?

Mas não seria o mesmo que um carro atolando num buraco? o dedo não trava não?

Insomniac_
Veterano
# jan/09
· votar


Cada dia que passo nesse fórum vejo o quão pouco eu sei sobre guitarra... oO

Jio-kun
Veterano
# jan/09 · Editado por: Jio-kun
· votar


Jg Destroyer

Mas não seria o mesmo que um carro atolando num buraco? o dedo não trava não?


Não. Teu dedo deslizará sobre a corda, não sobre a escala...

Amok
Veterano
# jan/09 · Editado por: Amok
· votar


Dani xD
O melhor seria trocar a escala por uma lisa. Numa fretless, o que conta é o ouvido.
Eu tenho um baixo desfretado com massa e pó de madeira. A escala não fica perfeitamente lisa, mas o efeito "fretless" é bem aceitável. O trabalho tem cerca de 2 anos e ainda tá tudo ok.
Pra guitarra, alguns músicos preferem escalas de metal, por serem mais duráveis. As escalas em madeira sofrem com bends, se não houver trastes. Por outro lado, numa fretless, o bend é desnecessário, sendo necessária uma certa adaptação da técnica usada em guitarras comuns.

[ ]'s

MauricioGT-
Veterano
# jan/09
· votar


Ja tem isso tem tempos

http://www.rondomusic.com/product2067.html
http://www.rondomusic.com/al3000hsbfl.html

O som sai do mesmo jeito normal, porem acho bom vc ter uma noção MUITO boa das casas porque senão....

MMJr
Veterano
# jan/09 · Editado por: MMJr
· votar


Deixe sem preencher e teste por uns dias...
e, se voce nao decidir por os trastes de volta podera preencher depois...com mais calma...e com tempo para decidir material daria uma estetica melhor....

Valeu...

oiio
Veterano
# jan/09
· votar


O som sai do mesmo jeito normal
Mas pode fazer slides mais bacanas 8-|

porem acho bom vc ter uma noção MUITO boa das casas porque senão....
Ué! nao tem as marcaçoes "pintadas"?

Metal com Farofa
Veterano
# jan/09
· votar


eu sou novato mesmo!!!

eu vejo os cara tocando violino, sem traste ,casa.agora em guitarra.

FCC também é cultura!!!

MauricioGT-
Veterano
# jan/09
· votar


oiio

Tem umas que tem marcação veio, mas essas ali q eu postei não tem não ( hehe.. )

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Metal com Farofa

eu sou novato mesmo!!!

eu vejo os cara tocando violino, sem traste ,casa.agora em guitarra.

FCC também é cultura!!!


A guitarra fretless, no meu ver, é mais desconhecida por causa dos famosos slides.

Dão o mesmo efeito sem ter de tirar os trastes... Mas ficar com aquilo no dedo e solar é quase impossível tb... hehe

Bereta
Veterano
# jan/09
· votar


Eu sugiro preencher. Se deixar sem, pode acomular resíduos e ficar feião! Já vi um baixo assim, todo sujo! É brabo!!! Tem que ter saco pra limpar!

Penta_Blues
Moderador
# jan/09
· votar


Boa noite!!!
Caceta!...rs
Eu não consigo nem tocar um instrumento "temperado", imagina me aventurar por Fretless.
Dani xD, eu não faria isso numa das minhas guitarras, mas boa sorte!
Valeu!!!

Dani xD
Veterano
# jan/09
· votar


Valeu ai pessoal...
Jio-Kun
eu tenho outra guitarra sim...eu tenho uma Ibanez sa e uma Squier Strato...vou mecher com a Squier Strato..como tenho a Ibanez e gosto mais dela ela esta meio sem uso ai resolvi transformar ela para ter uma guitarra diferente...Valeu..

Amok
Valeu ai pela dica...eu pensei em mandar fazer uma escala nova...s´que pela guitarra que tenho nem vale a pena..ela custou 750...só pra fazer a escala vai quase metade do preço dela....

Até mais pessal...não respondi a todos..mas mesmo assim obrigado a todos vcs..

locaosks
Veterano
# out/10
· votar


Ressucitando....


alguém já tocou uma dessas?

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


locaosks

Eu.

AlanGilmour
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
e ae..qualé que é de tocar em uma fretless....?

De Ros
Veterano
# out/10 · Editado por: De Ros
· votar


AlanGilmour

Praticamente impossivel montar certos acordes. O sustain é baixissímo também (e olha que era até boazinha a marca). Fora isso, não tem maiores dificuldades.

Claro que tu precisa de um ou dois dias para começar a pegar uma nova linguagem e explorar bem os novos efeitos que ela possibilita. Mas, para mim, esses efeitos não valem a pena.

Mesmo que eu tivesse condições, não teria uma guitarra assim. Pelo menos, hoje não (vai que amanhã eu descubro algo sensacional que não tinha me passado pela cabeça...).

Abraço!

locaosks
Veterano
# out/10
· votar


AlanGilmour

Valeu por completar a pergunta! rs

De Ros
Interessante o relato da "experiência" !... pra min, esclareceu boa parte da minha curiosidade... a outra parte fica pra se um dia eu tiver a oportunidade de tocar numa assim..rs

Valeu mestre!

AbçOo!

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


locaosks

Imagina, velho! Um prazer ajudar!

Abraço!

Igor Grillo
Veterano
# out/10
· votar


Pelomenos a guitarra não trasteja!!'

hsuahsuhaushas

=b

De Ros
Veterano
# out/10
· votar


Igor Grillo

Humm... Dependendo de quem está tocando, a guitarra ainda tem um traste! E se tem um traste, tudo é possivel, hehehe!!

papillon
Veterano
# out/10
· votar


Sou louco por um baixo fretless, acho mt phoda o efeito slide nesses baixos... mas guitarra! nem viajo mesmo!
prefiro do modo tradicional mesmo!
heeheheh
abraçoo

Igor Grillo
Veterano
# out/10
· votar


De Ros
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pois eh... num tinha pensado por esse lado....
tem gente que se pegar a guitarra vai fazer os cat licks... akeles bem miados msm sabe!!

rocknroll1234
Veterano
# jan/11
· votar


é só cobrir o braço da guitarra com solda,assim não precisa retirar as trastes.

se você não quiser botar fogo na sua guitarra,então dá apenas uma lixada depois de tirar os trastes.

se você não quiser deixar o braço mais fino,o jeito é comprar um braço freetless.

se quiser manter a originalidade na sua guitarra,terá que se contentar com as marcas das trastes.

se não fui claro,desculpe.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra Fretless!ô duvida cruel!