Dúvidas de inciante no processo de improvisação

    Autor Mensagem
    joaormrt
    Veterano
    # jan/09


    Ja usei a busca e nao achei exatamente o q procuro

    Seguinte gente, nao tenho professor de guitarra e nao tenho como pagar um, entao venho recorrer a voces.

    A questão é q eu nao sei o processo de improvisação.

    digamos q eu pegue esse backtrack pra improvisar:
    http://www.freshbt.com/backing_track/download/Jamtrack_Classic_Rock_Ba cking.htm (da pra ouvir ali msm sem baixar)

    qual a primeira coisa a fazer? achar o tom da música? como eu acho o tom? ouvido msm? dps q eu acho o tom q escalas eu uso? como eu vejo a pentatonica dessa nota (tom) ?

    por favor eu tenho lido e esta tudo mto confuso pra mim

    desculpem o incomodo
    abraços

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Também sou iniciante e nem entrei nesse mundo da improvisação ainda.

    Bem o que eu te falo é para ir com mais calma.

    Primeiro pega uma backing track que tu conhece o tom. Depois selecione as escalas que combinam com o tom (aí eu num sei dizer como seria isso; sei que uma música em Mi pode ser improvisada com uma escala em Mi e mais algumas).
    Aí vai brincando e vê o que combina mais, depois começa a misturar as escalas....etc etc.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    sim é isso q eu nao entendo
    q escalas usar? como eu vejo isso?

    eu posso dizer q eu sei tocar, só nao sou bom na teoria e etc, mas tenho um ouvido mto bom

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt
    Que escalas e modos vc conhece?

    Sabe qual a diferença de uma escala maior e menor?

    Facchini
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    usa o coração cara! :D
    coração!

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Fala cara, tudo certo?
    Vou tentar te ajudar.
    Pra começar, antes de ter Backing Track e etc, vc deve saber oque são escalas e pra quê elas servem.
    São como o alfabeto de todo o instrumentista e , a partir dele vc começa a solar e improvisar.
    Uma escala pra vc começar é a famosa Escala Pentatônica.
    (eu procurei os shapes mas não encontrei então vou digitar a primeira, o resto vc corre atrás =D)


    e----------------------5-8-------------------------------
    B------------------5-8-----------------------------------
    G--------------5-7---------------------------------------
    D----------5-7-------------------------------------------
    A------5-7-----------------------------------------------
    E--5-8---------------------------------------------------


    Viu essas notas? Decore-as até conseguir tocar de olhos fechados. Depois baixe esta backing track e vá tocando as notas da escala acima. Tente tirar musicas de ouvido, forme combinações, enfim... e quando vc perceber, estará improvisando -D
    Ficou meio confuso e faltando muitas coisas, mas é isso ae =D
    e procure um professor de guitarra.

    Abraços e boa sorte

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Raizen

    sim!

    DsL-Hard Rock

    Sim blz, eu tenho uma noção, essa é a escala pentatônica de Lá não é? (A)

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    é Lá sim cara.
    Baixe a BT e poste uns videos shred master from hell pra nois \o/.

    Abraços

    leo2505
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    no 4shared tem vários shapes da penta, por lá encontrei da C,G e D...

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ou tu vai na manha (num estilo EVH)

    Ou estuda (num estilo eric johnson)

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ok agora o seguinte
    se é a escala pentatonica de A?
    o tom da música é A também?

    leo2505
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    e----------------------5-8-------------------------------
    B------------------5-8-----------------------------------
    G--------------5-7---------------------------------------
    D----------5-7-------------------------------------------
    A------5-7-----------------------------------------------
    E--5-8---------------------------------------------------

    aproveitando o shape do Dsl-Hard Rock, para você avançar ou voltar no braço da guita sem sair da nota no caso A, basta você avançar/voltar 2 casas no braço da guita no caso será 1 tom.
    Não sei explica direito isso iuaeshiuas

    Raizen
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Não necessariamente...

    EU ACHO que aí entre uma história de circulo das quintas. que tipo Lá é a quinta de Ré aí tu também pode usar....bom isso pode ser uma grande besteira...e se for alguem avisa pra eu apagar.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    bom eu achei aqui num arquivo PDF

    pentatonica de Lá Menor ou Dó Maior

    as 2 sao a mesma coisa?

    DsL-Hard Rock
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Dó maior é relativo a Lá, pode usar as duas, cada uma vai dar uma sonoridade diferente.

    ogner
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Cara, tenho ate vontade de ajudar, mas vc ta perguntando tudo de improvisação....Ta passando o carro na frente dos bois.

    Eu pelo menos nao posso explicar tudo...Acho melhor pegar umas apostilas e metodos BASICOS, comece do inicio....E depois va postando suas duvidas aqui no forumpor partes ( PROCURE NA BUSCA ANTES DE PERGUNTAR ALGUMA COISA)......É simplesmente impossivel explicar por aqui todo q vc quer saber...

    Mas sua vontade é louvavel e vai te levar longe.... Mas nao assim...
    hehehe...

    Bereta
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Cara, considero-me um iniciante em guitarra, já que só adquiri equipamento a pouco mais de um ano e estudo sozinho, sem nunca ter feito aula =( Por isso, acho q posso falar de um patamar mais junto ao seu =)

    Leia um pouco de tudo que encontrar, mas dose seu nível de excitação e ansiedade e busque uma sequência de estudo.

    Eu comecei assim e ainda me guio assim:

    Começo buscando a tonalidade da música e gosto de descobrir os acordes tb. Sempre surgem boas idéias a partir deles, mas deixa mais pra frente.

    Em seguida, dou uma avaliada nas escalas que terei disponíveis.

    Como o pessoal falou, pentatônica é um mundo de possibilidades de improviso e é bem simples. Supondo que, por exemplo, uma música esteja em G, sem esforço, vc pode brincar com as pentas de G e Em (relativa menor de G). As notas são as mesmas, mas existe toda uma "métrica sonora" que vc pegará com o tempo pra desenvolver seus licks. As "blues notes" são bem interessantes tb. Enfim, estude os desenhos das pentas no braço, trabalhe trechos desses desenho com duas ou três cordas, experimente oitavar algum trecho, enfim, passeie pelos desenhos das pentas e desenvolva seus licks.

    Só ae vc já brinca a vontade. Quando tiver uma certa desenvoltura com as pentas, estude outras possibilidades que vão enriquecer seu improviso, como modos, triades, tétrades, arpejos, vamps, etc.

    Vá com calma, devagar e sempre! =)

    Abraços!

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    valeu gente
    me ajudaram mto

    se + algm tem algo a acrescentar q acrescente por favor!!

    leo2505
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ogner
    Bereta
    pior q eh isso ai mesmo, eu também sou iniciante na guitarra, eu tinha base apenas do violão quando fazia cursinho há um bom tempo atrás, aos poucos e anos atrás fui estudando sozinho como ler tablaturas, ai comecei a usar power chords de músicas, toquei muito solinhos de várias músicas até que decidi estudar a pentatônica para fazer meu próprio improviso e compôr riff, comecei aqui pelo forum li muita coisa que era adiante, mas em fim acabei descobrindo muita coisa, no início é muito dificil entender do que se trata aqueles shapes ali e se é sempre que tem que usar e quais são ous outros em fim... há muita coisa sobre pentatônica para ser um autodidata hehehe, mas eu ainda procuro sempre aprender sobre isso, a penta eu já sei, mas ainda não memorizei todos os shapes por falta de tempo, mas é isso, comece lendo sobre o que é pentatônica antes e vai indo... agora não tenho as minhas fontes que eu peguei para aprender mas tem tdo por ai, aqui no forum tem muita coisa sobre isso também, pois tem perguntas e respostas que complementaram seu estudo.

    MrSin
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Ou tu vai na manha (num estilo EVH)

    Ou estuda (num estilo eric johnson)



    Assim parece que qualquer um que não sabe nada pode tocar quenem o EVH e qualquer um que estude tocar quenem o Eric Johnson. Sei que não é isso que vc quis dizer mas pareceu

    luancapoeira
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt
    ih veio, to na mesma que a sua...
    ta tudo mto confuso pra mim, ate desisti de tentar entender e no momento estou apenas evoluindo tecnica, vo espera pra aprender com um professor quando eu conseguir um!

    Eddy junior
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    A primeira coisa que eu i ate dizer era pra arrumar um professor, mas como vc já disse que não tem condição de pagar um...
    O dia que der pra pagar um prof pague um e não tente aprender sozinho, aprender sozinho eh um caminho muito muito longo e cheio de incertezas...

    Mas vamos lá, vou tentar te ajudar:

    1º Conheça a escala maior(escala diatônica), C D E F G A B

    2º Pegue algumas coisas sobre campo harmonico, se aprofunde nisso antes de querer sair metendo a mão pra improvisar. lá vc vai aprender formação de acordes e etc. Campo harmonico eh o pilar que sustenta uma boa improvisação.

    3º Modos gregos. Pegue todos os 7 modos e treine exaustivamente. Com os modos gregos vc vai começar a aplicar as tecnicas ( palhetada alternada, sweep picking, hammer on, pull of, tapping e etc...)

    4º Escala pentatônica. Pelo amor de Deus! Pegue todos os padrões da pentatonica são somente 5, aprender somente o 5º padrão e esquecer dos outros eh coisa de guitarrista preguiçoso! Nas Pentas vc tbm vai aplicar as tecnicas ( P alternada, Sweep, Hammer on e Pull of, tapping e etc..)


    5º Arpejos. isso não eh tão dificil, mas atente para as infinitas variedades que existem, existem mais modelos de arpejos do que fios de cabelo em sua cabeça... rsrsrs

    6º OUÇA MUITA , MUITA MUSICA!!!!!!!!!!


    tem muitos outros assuntos para estudar ainda, isso não eh tudo. Mas já dá pra fazer uma boa improvisação...

    espero ter ajudado

    fabãorenato
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: fabãorenato
    · votar


    Bom, eu te dou uma idéia para vc começar: Harmonia e Improvisação vol. 1 do Almir Chediak, custa 53 pilas. Comprei o livro ontem. Muito bom. Não é específico para guitarra, mas tem uma boa didática em teoria musical. Eu estou estudando por ele e recomendo.

    edit: tenha também o Vol II. Vale muito a pena. Como vc quer ser auto didata ter uma material rico é fundamental.

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    ok valeu gente!

    Eddy junior

    cara uma duvida, nao necessariamente só pra ti, mas pra qm puder me responder, qd tu diz "pegue os 7 modos" eles sao somente 7? ou sao 7 pra cada uma das notas musicais?

    Eddy junior
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    São 7 modos para cada tom.
    o "desenho" da escala será o mesmo, o que vai mudar são as notas.
    quando vc pegar algum material sobre o assunto vc vai etender melhor...

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    joaormrt

    Modos gregos causam mta confusao msmo no começo!! Dah uma olhada nesse topico aqui

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/111721/

    ele começa com uma explicaçao bem interessante!!

    Mas antes de aprender os modos gregos, aprenda as escalas maiores, menores e pentas e penta blues, ok ? Primeiro aprenda a improvisar com elas. Senao eh mta informaçao pra tua cabeça, ok?

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Veja este topico tb sobre modos gregos!

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196149/


    (dpois de aprender as escalas que eu falei antes hehe)

    joaormrt
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    valeu gente
    valeu msm!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de inciante no processo de improvisação