Viciado em escala

    Autor Mensagem
    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # jan/09 · Editado por: LuCas_Try_it_solo


    Gente eu resolvi a pouco tempo estudar escalas....
    comecei pela escala menor;treino os seu shapes umas 2 horas por dia.
    queria saber se só com os shapes(sem precisar de mais teoria) dá pra eu conseguir fazer minhas próprias improvisações,solos,licks e etc...
    obs:tentei fazer um pequeno improviso na escala menor e acabei me sentindo um verdadeiro shredder!!!
    huhauehuheuheuheuheu!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    queria saber se só com os shapes(sem precisar de mais teoria) dá pra eu conseguir fazer minhas próprias improvisações,solos,licks e etc...

    Dá, mas vai ser mais difícil fazer alguma coisa interessante para alguém um pouco mais exigente.

    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    entaum o jeito é tb estudar teorias mais avançadas.....
    tava com medo disso....
    mas eh a vida,num futuro eu vo atrás de teorias.

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    LuCas_Try_it_solo
    queria saber se só com os shapes(sem precisar de mais teoria) dá pra eu conseguir fazer minhas próprias improvisações,solos,licks e etc...
    É dentro da escala que vc vai tocar os licks. Isso é solar/frasear. Repetir a escala é apenas para vc ter em mente aquele shape/padrão.

    Abs

    fernando0877
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    Só sabendo shapes vc vai bater muito na trave e os solos tendem a ficar sem graça. Por exemplo uma base comum em Am - D7/9, vc poderia achar que deve solar na escala de Lá menor ou na Am pentatônica, mas na verdade a escala mais adequada para esta base é G maior pois os dois acordes fazem parte do campo harmônico de G maior. Campo Harmônico de G = G7+, Am7, Bm7, C7+, D7, Em7, F#m7(-5)...
    E pra vc saber isso estude a matéria "Harmonia"... se vc não souber por onde a música anda, quais as possibilidades, não tem como solar bonito, pois não vai saber quando abre uma possibilidade pra mudar pruma escala menor harmônica no meio da música e fazer realmente algo bonito. Compre o livro, ou baixe, "harmonia e improvisação" do chediak... esse é um livro que abre a mente realmente.

    Raven_Heart
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    LuCas_Try_it_solo
    Dá pra fazer sim...depende da tua criatividade e desprendimento. Quer dizer, se vc der umas "fugidas" do shape às vezes, vai descobrir sonoridades interessantes. Claro que estudando mais a fundo vc vai ter maior domínio sobre isso, mas com os shapes já dá pra vc ir brincando, experimentando umas notas fora do shape, isso vai estimular tua criatividade, evitar que vc fique tão "preso" e aguçar tua curiosidade pra estudar um pouco mais de teoria...aquele negócio de querer saber por que certas notas fora da escala dão "aquele" efeito tão interessante.

    LuCas_Try_it_solo
    Veterano
    # jan/09
    · votar


    El Cabongo
    Só sabendo shapes vc vai bater muito na trave e os solos tendem a ficar sem graça. Por exemplo uma base comum em Am - D7/9, vc poderia achar que deve solar na escala de Lá menor ou na Am pentatônica, mas na verdade a escala mais adequada para esta base é G maior pois os dois acordes fazem parte do campo harmônico de G maior. Campo Harmônico de G = G7+, Am7, Bm7, C7+, D7, Em7, F#m7(-5)...
    E pra vc saber isso estude a matéria "Harmonia"... se vc não souber por onde a música anda, quais as possibilidades, não tem como solar bonito, pois não vai saber quando abre uma possibilidade pra mudar pruma escala menor harmônica no meio da música e fazer realmente algo bonito. Compre o livro, ou baixe, "harmonia e improvisação" do chediak... esse é um livro que abre a mente realmente.

    era disso q eu tinha medo! hauhhuauhehe.

    Raven_Heart
    vlw pelo toque awe!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jan/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    LuCas_Try_it_solo
    Tem músicas do BB King que ele usa, apenas variando, as mesmas 4 notas de uma mesma pentatônica de blues.
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Viciado em escala