Autor |
Mensagem |
joaormrt Veterano |
# jan/09
Primeiro
Se eu quero improvisar em cima de uma musica, e essa musica começa em C, o tom dela é C nao é? qual vai ser a pentatonica dele? vai ser penta de C tbm?
outra coisa
se a musica ta em Ré maior ou em ré menor, faz diferença na hora de improvisar na escala? tem q usar a maior e a menor? q pentatonica eu usaria pra improvisar em re menor e em re maior?
desculpem a ignorancia
|
victorrecife Veterano |
# jan/09
· votar
nao necessariamente vai ser Do maior
|
victorrecife Veterano |
# jan/09
· votar
re maior e muito diferente de re menor. re menor e relativo de fa maior;
|
DelayMan Veterano |
# jan/09
· votar
joaormrt
se a musica ta em Ré maior ou em ré menor, faz diferença na hora de improvisar na escala? tem q usar a maior e a menor? q pentatonica eu usaria pra improvisar em re menor e em re maior?
Sim, se o tom da música for Ré Maior você usará a pentatônica de Ré Maior, se for Ré Menor vc usará a pentatônica menor de Ré ou Fá maior (Ré menor e Fá maior são escalas relativas, assim como Dó Maior e Lá Menor).
Espero ter ajudado ;)
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Se eu quero improvisar em cima de uma musica, e essa musica começa em C, o tom dela é C nao é?
Não necessariamente. Para saber se uma música é em C, você vai ver os acordes do campo harmônico de C.
Tríades:
C Dm Em F G Am Bm(b5)
Tétrades:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)
Podem aparecer outros acordes diferentes destes, mas aí você precisa estudar mais. São acordes de emprestimo modal, dominantes secundários, II cadencial secundário, etc.
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Dicas para achar o tom da música:
1a dica - procurar o acorde maior com sétima (tipo G7). O acorde maior com setima (dominante) vai sempre procurar resolver na tônica. Esta não é uma regra geral pois temos os dominantes secundários. Podemos localizar os acordes dominantes da música e depois procurar outras pistas.
2a dica - Acordes maiores com sétima maior (tipo C7M, F7M ou só tríades - C F). Eles indicam o I e o IV grau da escala. Escolhe um deles e começa a contar os intervalos. Se for um intervalo de quarta justa (dois tons e meio), o primeiro é a tônica e o segundo é o quarto grau (subdominante). Se for um intervalo de quinta justa (3 tons e meio), o primeiro é o subdominante e o segundo é a tônica.
3a dica - Acordes menores com sétima separados de um tom entre si (Dm7 Em7 ou somente as triades Dm Em). A tônica está um tom abaixo.
4a dica - Acordes com a quinta diminuta (Bm7(b5)) - A tônica está meio tom acima.
Obs: estas dicas servem para achar a tonalidade de uma música em um tom que seja maior. Estas dicas são somente uma pista para se achar a tônica. Como eu disse antes, estudar teoria é muito importante.
|
two Veterano |
# jan/09
· votar
Fica bem interessante tb vc usar o uma penta menor quando o campor harmônico for maior, por exemplo: Acordes da música: C G F Dm (música em C) Toque a penta de Cm, vai criar um som legal, meio blues.
|
estúpido Veterano |
# jan/09
· votar
Cara isso vai do campo harmônico,,, O relativo de C é Am.. entaum vc pode utilizar a pantatônica de Am... Mais vc tem que conhecer o campo harmônico de C.. assim vc terá mais alternativas p/ fazer a improvisação..
Qdo eu tiver paciência eu posto aqui no forum, o campo harmônico e seus relativos,,, espero ter ajudado um pouco.!!
|
brenoteixeira Veterano |
# mai/09
· votar
Tenho várias dicas sobre esse assunto no meu blog. Acesse:
www.brenoteixeira.com.br
|