Fórmula para memorizar notas (?) :

    Autor Mensagem
    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Matheus xD


    Pessoal, 'criei' um método muito simples para conseguir 'decorar' as notas no braço da guitarra .
    Comecei a tocar a um mês, e nesses tutoriais que tem pra baixar aqui eu não consegui entender como fazia pra memorizar, até que, combinando informações de tópicos diferentes consegui decorar em uma hora, ao perceber que havia uma lógica na sequência de notas, que é essa :

    A | A# | B | C | C# | D | D# | E | F | F# | G | G#

    Então percebi que essa ordem nunca muda, ou seja, se quiser descobrir quais são as notas da primeira corda, basta continuar a ordem ( acima ) à partir da nota correspondente à primeira corda ( E/Mí ). Ficaria assim : E | F | F# | G | G# | A | A # | B | C | C# | D | D# | E . Fazendo isso, e falando o nome da nota em voz alta ( ou mentalmente, mas 'diga' o nome de cada uma delas ! ) você conseguirá memorizar facilmente .

    ( Para relembrar : A = Lá; B = Sí; C = Dó; D = Ré; E = Mí; F = Fá e G = Sol )

    Com certeza muitos vão me questionar sobre a obviedade disso, mas isso me ajudou muito, e com certeza vai ajudar alguém ( tomara ) .

    Abraço

    froggy
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Matheus xD
    é isso aí ;]

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    vi isso na 1a aula que fiz.. hehe o chato é ficar falando notas em
    voz alta...

    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu acho que também veria isso na aula, mas optei por ser autodidata :x

    Raizen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bom...o que vale é a intenção de ajudar...

    Mas...tipo...isso é óbvio...Aí num tem nenhuma fórmula pra decorar nada as notas seguem sempre do dó ao si e se repetem em alturas mais elevadas e menos elevadas...

    mzloko
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    isso dai eh simples mais ajuda qm num tem noção de musika(partitura)
    uma outra q também ajuda os iniciantes e a "formula" do modo jonio

    C D E F G A B C
    tom|tom|semitom|tom|tom|tom|semitom

    espero ter ajudado

    ogaitnas
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Matheus xD

    eu só fiz umas 10 aulas.. reparos no carro e a grana encurtou, aí
    tive que parar.. heeh estava ajudando bem...

    Raizen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mzloko

    Isso é fórmula para montar qualquer escala maior.
    Se o cara seguir essa formula de tons e semitons ele monta qualquer escala maior. ^^

    luancapoeira
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: luancapoeira
    · votar


    e vc decoro ja as notas do braço? toco a 5 meses quase, e parece que nao sei mta(leia-se nada) teoria hasuihuias. Nao estudei guitarra pq estava em epoca de vestiba, agora to de ferias to com preguiça.

    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mzloko

    Realmente é simples, mas pra quem tá tentando aprender solito, o simples nem sempre é visivel ...

    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Matheus xD
    · votar


    luancapoeira

    Decorei sim, ontem, digo, hoje, às duas horas da madrugada. ( comecei a uma )
    Foi muito fácil, e isso que não conseguia ligar o nome da nota à respectiva letra, mas agora sei dessas paradas :D

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Matheus xD
    Cara e dependendo da forma que vc olha pro braço, vc pode ter surpresas. As notas fazem desenhos no braços. Os "Dó"s por exemplo.. E o padrão se repete! A gente nunca analisa as notas com o braço na vertical. Realmente, o óbvio, muitas vezes, fica pra trás.
    Padrão Geométrico
    Abs

    MauricioGT
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Sim blza.. mas pega por ex uma escala pentatonica de Am... e toca so as notas dessa escala na correria. Eu acabo ficando perdido da silva ( lol).

    Metas musicais pra 2009!

    1-Entrar pra aula de guitarra
    2-Aprender solar nas escalas pentatonicas
    3-Depois disso acima fazer valer a pena o Up q vou da na guita
    4-Depois disso tudo tocar direitinho Immigrant Song do Led Zepelin.
    (Putz.. .acho essa musica louca d+...fina)


    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MauricioBahia

    Viu só ? É disso que eu tô falando. É dessas coisinhas que se descobre com o tempo que os iniciantes ( grupo ao qual pertenço ) tem que ter acesso .

    O que tinha que existir mesmo é uma espécie de 'Livro de Macetes' pra guitarra, com todas essas dicas . Se a gente aprendesse essas coisas logo de cara, o resto seria beeeem mais fácil :x:x

    Valeu pela infirmação, padrão geométrico é o bixo

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Matheus xD
    Os próprios pontinhos no braço são um "macete" que alguém pensou para ajudar a localizar as notas pelo braço! Mas o macete é para auxiliar e não acho que seja a melhor solução pra aprender, pois a questão é entender o pq do macete. ;-)
    Abs

    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Livi'n'Learnin'

    Raizen
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu coloquei vários adesivos em cada casa da minha fender am. standard. Cada adesivo tem uma letra ferente a uma nova e um # é sustenido e um b é um bemol!

    Aí eu consigo saber a notas!

    =D

    Matheus xD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Também vale :x

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fórmula para memorizar notas (?) :