O que aprender nas aulas de Guitarra?

    Autor Mensagem
    jigo__
    Veterano
    # dez/08


    Galera é o seguinte...

    Há um ano comecei a fazer aulas de guitarra, ja tocava fazia um tempo mais num manjava nd, eu curto mto rock em geral (hard e etc) gosto de bandas como guns, pink floyd, metallica, iron, eagles, curto um SRV, satriani, ou seja td q é bem tocado...

    Tipo esse 1º professor é mto bom virei amigo dele, sabe mto de mpb, mais não curte rock, esse meu ultimo mes com ele, pois kero ficar bom na guitarra, tenho 22 anos e sei q ta tarde p/ kraleo, mais kero chegar aos 40 tocando bem...

    Primeiramente estou indo p/ São paulo estudar Em SP, não vou ter como pagar aula, pretendo ficar uns 4 meses lá, in qto isso eu vou treinar algumas lições pelo guiitar pro...

    E agora começam minhas duvidas...
    Qdo voltar p/ minha cidade farei aula com um professor mto bom de outro cidade.

    O q eu devo pedir p/ ele me ensinar?

    Devo pedir músicas e ir pegando as tecnicas q são usadas aos poucos, ou pedir só tecnicas?? (o problema de ser só tecnicas é q eu manjo as escalas e tals mais eu desanimo de treinar pois não consigo usa-las)

    Devo aprender cada estilo por vez?

    O q vcs me sugerem, como vcs aprenderam com seus professores?

    Obrigado, tenho ainda mtas duvidas aos poucos eu explico, desculpa pelo tópico GDE, mais estou meio perdido

    Abç

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O que aprender nas aulas de Guitarra?

    A tocar?

    Headstock invertido
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    cara! se le é um professor ele sabe o que deve te ensinar...se ele não souber, sai dessa e procura outro!

    jigo__
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Headstock invertido
    Véi até acredito q ele deve saber o q me passar, mais eu pretendia direcionar mais, ja chegar lá sabendo o q eu devo pegar p/ seguir um eskema meu...

    :]

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    O professor é somente um guia. Vc é o guitarrista. Então quem aprende é vc, com ou sem ele.
    Abs

    jigo__
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    MauricioBahia
    Certo...

    vc tem professor??

    Como vc treina??

    É q eu estou me sentindo totalmente perdido e to me complicando ja com meus treinos


    Abç

    CrenteLouco
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    Fica difícil, pois precisaríamos saber o seu nível teórico e prático pra poder opinar à respeito.
    Diz aí o que você já sabe de teoria, e o que não sabe.

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    jigo__
    Nunca tive, mas compro CD´s com riffs e exercícios; vídeo aulas, leio sobre teoria (freqüento o FCC) e ouço muuuuita música. Voltei a tocar guitarra há uma ano, parei aos 20. Talvez toque bem aos 45... heheh (tenho 39). Acredito que com professor a coisa ande mais rápido.
    Uma coisa que me ajuda muuuuito: sempre gravo o que toco e avalio se estou melhorando. Aliás, essa é uma dica que "n" guitarristas falam. Grave vc tocado (com metrônomo de preferência) e ouça. Tirar músicas é muito bom pra treinar o ouvido.
    Abs ;-)

    jigo__
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: jigo__
    · votar


    CrenteLouco
    tipo qto a parte teórica meu outro professor não conseguiu passar mta coisa em relação a rock, até entendo algumas coisas, mais sei qdo usar tal escala e etc...
    qto a pratica eu sei escalas, modos gregos, sem dificuldade, tava aprendendo a digitação, pentatonica, treinando mto arpejos com triades e fragmentos de escala e um pouco de ligado tb... treino td dia, de uma a tres horas, mais acredito q poderia ter evoluido mais...

    MauricioBahia
    essa idéia de gravar é bem interessante vou ver se começo a fazer isso


    até +

    jigo__
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: jigo__
    · votar


    upzinho basico... :]

    Quais foram as propostas q seus professores passaram p/ vcs???/

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    kra, qnd eu tive aula de guitarra, meu professor tocava jazz... e eu curtia metal, ja viu a situaçao neh?

    mas, apesar disso, foi muito legal... ele me ensinava teoria musical e escalas... pra casa, ele me passava uma base de jazz pra na aula seguinte eu improvisar em cima enquanto ele tocava a base... e pedia pra eu pegar algum solo de rock/metal/ o q eu quisesse, e levase pra ele pra dizer como q aquele solo foi construido... por exemplo pegar uma musica de satriani, no tom de C, com sequencias da base de Am, F e G. Foi utilizada a escala de Am (dórico, jonio, sei la, nao me lembro dos nomes gregos...) na contruçao desse trecho da musica... aih eu tocava as musicas pra ele... o jazz com ele tocando... enfim, na epoca nao tinha BT, nem nada... acho q nem guitar pro tinha....


    entendeu? apesar do estilo diferente, eu aprendia a teoria musical básica, q eh a mesma pra todos os estilos, e treinava duas musicas, uma de minha escolha e um jazz de escolha dele...

    jigo__
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Deco_ufrj

    O duro q no meu caso esse antigo professor não manjava mto de teoria e td q ele keria me passar e~u não conseguia pegar pois ele não conseguia passar direito...

    Hj em dia vc ta sem prof??

    abç

    Mad Dock
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Mad Dock
    · votar


    Cara continua fazendo isso que vc diz que faz, treina arpeggios, sweeps, ligados, escalas etc mais...um pouco de paciência e grava alguma coisa de tempos em tempos com algo que utilize sua técnica ao limite!!! depois vc compara.....
    e para seu aprendizado não ser entendiante tire as músicas que vc gosta e não as mais fáceis!!!
    uma regra é sempre válida....como vc está aprendendo vc não vai conseguir tocar algumas frases no tempo real...então treine bastante elas bem devagar e vá acelerando conforme vc for evoluindo na tecnica.....isso funciona pra td...ninguém nasceu fazendo ligados e sweeping na velocidade da luz!!! td mundo começa engatinhando....e reforço os principais...Dedicação, Disciplina e Paciência.

    AsaphGuitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nada autoditata rlz

    Sharper
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    O que aprender nas aulas de Guitarra?

    Saber o básico de mecânica é sempre útil...

    Eddy junior
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__

    Fala com o professor sobre o estilo que vc gosta que ele vai te passar.
    Se vc conseguir um bom professor o resultado vai ser mais rápido e eficaz, tentar aprender sozinho leva mais tempo e sempre vai ficar alguma coisa por aprender.
    Até guitarrista profissional estuda com professor e não tenta aprender tudo sozinho...

    Aero
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__

    Tipo esse 1º professor é mto bom virei amigo dele, sabe mto de mpb, mais não curte rock

    E daí se ele não curte rock?
    Se ele for tão bom quanto fala, deve saber te ensinar qualquer estilo.
    Aliás, se ele está se propondo a dar aulas, tem que seguir o gosto do aluno!

    mammb2000
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Aproveitando o tópico.

    Um amigo meu pediu pra eu ensinar guitarra a ele. Ele já até toka legal, consegue tirar uns solos, consegue descer legal as escalas que ele pega durante os solos (sem saber o que ele esta fazendo, mas desce e sobe bem) e já esta manjando um pouco de técnicas tipo harmonicos, ou coisas assim.

    Mas não manja de teoria, e ainda é muito duro e sem feeling na guitarra.

    Não sei o que ensinar a ele. Ele sempre me cobra quando esta em casa , mas não sei um "linha" de ensinamento e seguir

    Alguem sabe mais ou menos o que eu poderia ensinar a ele?

    Eddy junior
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mammb2000

    Feeling não tem como vc ensinar, isso ou o kra tem ou não tem. Dá pra ele melhorar o feeling ouvindo mais e se inspirando no feeling dos guitarristas que ele ouve.

    estúpido
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Quando comecei a fazer aula de guitarra o professor só me enrolava, passava um exercicio e me deixava treinando enquanto passava outras coisas pra turma de violão. E eu ficava puto, depois comecei a fazer amizade com ele e comecei a exigir mais coisas aí me ensinou escalas melodicas, harmonicas, pentatonicas , diatonicas, etcc.. entaum é isso cara sugue o conhecimento de seu professor...

    falow..!!!

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    Eu como professor costumo trabalhar com o aluno akilo q ele precisa aprimorar, seria uma boa vc bater um papo com ele, vc falar seu gosto musical, pra ele ir direcionando a didática dele pras tuas necessidades, espero ter ajudado, abraços.

    jigo__
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    mammb2000
    hauahauhu eu so mais duro q td tb (;X) igual esse teu amigo aew!

    brunoepronto
    O kra vc me ajudo bastante, eu ja peguei o msn desse profesor novo e vo bate um papo com ele...

    Mais tipo in qto isso "meto o dente" no Guitar pro??

    abçs

    mammb2000
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    pois é rapaz ...

    isso só se "tira" com pratica mesmo. Procure tocar junto com amigos. Tirem musicas juntos e tal.

    Guitar Pro tem muita coisa boa pra treinar, gosto daquele negócio de velocidade, q vai aumentando a velocidade aos poucos pra vc treinar junto. Muito bom muito bom

    Deco_ufrj
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    jigo__
    eu fiz 1 ano e meio de aula, em 2001 e 2002... depois segui sozinho...

    mammb2000
    tem um topico, se nao me engano do Michael Top, onde ele disponibilizou uma apostila ou topicos a serem abordados pra quem tah aprendendo... voce pode usar essa lista como guia...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que aprender nas aulas de Guitarra?