Pintura de instrumentos musicais ! (OFICIAL) Ajudas são bem vindas !

    Autor Mensagem
    gravando
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: gravando


    E aí pessoal !! Gostaria de fazer este tópico com a intenção de todos que gostariam de pintar seu instrumento, saberem como é realmente feito uma pintura, seja de guitarra ou baixo...
    Ví que tem vários tópicos sobre isso, mas cada um fala uma coisa, e fica meio confuso... E gostaria que o pessoal desse uma ajuda aí, para ir aumentando as informações sobre o assunto !!

    Bom, pra começar, aí vai..

    Eu tenho 2 guitarras velhas aqui, uma Ibanez e uma Stewart, e gostaria de tentar pintar uma delas para teste, e depois tentar fazer na que eu uso mesmo..

    Uma delas(ibanez) eu vi que tem várias camadas por baixo.. parece uma tinta de parede na cor cinza, pintada na madeira, depois vem uma massa bem grossa transparente, também acizentada, e depois a tinta, vermelha metálica...

    A outra(stewart) é tipo sunburst.. Tem apenas uma camada de verniz em cima da madeira, fazendo com que fique aparecendo a madeira..

    Minha pergunta de início é: Quais são os procedimentos para tirar essas camadas da guitarra, já que com lixa eu tentei, e foi sem sucesso... não saiu nem a primeira tinta, quem dirá aquela camada grossa que fica antes da pintura...
    Qual é o procedimento mais fácil para retirar esses materiais e ficar na madeira crua ?


    Gostaria que o pessoal ajudasse aí, falando a maneira mais fácil possível, e simples, pois ninguém aqui tem muito dinheiro para gastar com materias caros..

    Valeu galera, vamos ajudar aí !! Peço ajuda para os Luthiers que já tem bastante experiência no assunto !!

    BulletForMyValentine
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Pow interessante o tópico!

    Vamos ver se o povo ajuda né... Vou tentar colher umas informações por aí.

    GTCatalani
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gravando
    cara c tah ligado q tem vários tipos de lixa neh?, tipo num adianta tentar lixar uma guita de madeira com lixa de metal neh xP q ae vc estraga a madeira, + o esquema é lixar mesmo, + tem as lixas especícicas pra cada parte do trabalho, agora quais são eu já não sei dizer....espera o pessoal + experiente
    abraço

    snd
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A Ibanez vermelha você pode levar o corpo em uma oficina que trabalhe com lataria de carros e pedir pra pintar com o mesmo procedimendo usado para carros. Deve sair uns 60 reais e fica muito bom.

    Pra remover a tinta existe produto especial (altamente tóxico e corrosivo) que você encontra em lojas de tintas. (Use mascara e luvas para aplicar) e depois remova a tinta com uma espatula de plastico ou metal.

    erico.ascencao
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    snd
    Pra pintar a Ibanez do cara precisa tirar a tinta atual, certo? Não é só pintar por cima...

    snd
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Se for pintar da mesma cor não precisa tirar tudo, porém eu acho que é mais fácil conseguir uma pintura boa tirando tudo (com removedor, na lixa é facil sobrar ou acabar estragando a madeira cavando alguns lugares mais fundos que outros).

    gravando
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Então galera, na verdade essas 2 guitarras aí estão todas estragadas, a verdade que eu queria apenas treinar nelas pra depois fazer na minha...

    Eu usei lixa d`agua grossa na Ibanez, mas não fez nem efeito, de tanto produto que tem nas camadas..

    Queria saber se é melhor lixar ela, ou usar o removedor... E esse removedor só remove a tinta ou as outras camadas também ? Não acaba danificando a madeira ?

    A Stewart sunburst parece que é bem mais fácil a remoção de tinta, pois a camada é fina, e não tem as outras camadas por baixo dela...

    gravando
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vamos fazer por partes galera, tipo primeiro vamos ver como se remove a tinta do instrumento, depois vamos partir pra pintura, verniz, etc... Acho que essas 2 guitarras que eu tenho é um exemplo legal, porque uma é transparente, e outra pintada por completo...

    Depois que tiver todas as informações, vamos organizar direitinho, passo a passo os procedimentos !!

    snd
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    O remover vai remover tudo até chegar na madeira. Nesse ponto talvez você precise fazer enxertos se a sua guitarra estiver batida/amassada/furada etc.

    Confere esse topico aqui:
    http://www.handmades.com.br/index.php?option=com_joomlaboard&Itemid=26 &func=view&id=57519&catid=10

    Quem tem o link para um PDF com instruções muito legais (em ingles).

    Aero
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Eu tava pensando esses dias em pintar uma Golden velha que eu tenho (só pra testes mesmo, cobaia) e não sei como eu poderia fazer...
    Eu queria fazer no estilo da EVH...
    Deixava a tinta preta dela (atual) e pintava o branco por cima...

    Alguma dica de como eu possa fazer?

    Valeu! =)

    BulletForMyValentine
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Se esse tópico der futuro vou pintar minha Phoenix no estilo Zakk Wylde hehehe

    Vamos ver!

    gravando
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Legal essa revista aí que o SND passou !! Fala bastante coisa !! Pena estar em inglês !

    A onde eu encontro esse remover ? E como é chamado aqui no BR?

    Aqui tem uns vídeos do pessoal fazendo uma EVH:

    http://www.youtube.com/watch?v=emxDEGv2YXI

    http://www.youtube.com/watch?v=emxDEGv2YXI

    http://www.youtube.com/watch?v=chd2n3HNa_M&feature=related

    Feitas com tintas de spray.. Mas depois vai um verniz em cima pra ficar aquela textura de vidro na pintura ?

    Vamos ajudar aí galera !! Vamos ver se eu e mais alguém tenta fazer a pintura dar certo ! hehe !

    Falou !

    snd
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Não sei aonde você mora, mas em qualquer loja boa de materiais de construção ou qualquer loja comum especializada em tintas tem removedor. E o nome é esse mesmo "Removedor de Tintas".

    Quando ao brilho da pintura o fator mais importante é o polimento (com lixa d´agua) seguido de um bom enceramento (tal como se faz com carros).

    Para se ter uma pintura bem homogenea é legal aplicar camadas bem finas de tinta (com spray), esperar secar bem, lixar com uma lixa d'agua e repetir o processo uma meia duzia de vezes e no final terminar com um bom enceramento.

    nicida
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    A onde eu encontro esse remover ?


    Pra remover a tinta existe produto especial (altamente tóxico e corrosivo) que você encontra em lojas de tintas. (Use mascara e luvas para aplicar) e depois remova a tinta com uma espatula de plastico ou metal.


    denier
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Aqui tem um esquema filé para pintura eh um metodo super facíl para remover a tinta !!!!


    se naum me engano tah traduzido se naum tiver joga no Google !

    link

    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.p rojectguitar.com/menu/tutorial.htm&sa=X&oi=translate&resnum=1&ct=resul t&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.projectguitar.com/menu/tutorial.htm%26 hl%3Dpt-BR%26sa%3DG

    Carina K
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    eu jah tive a ideia de grafitar meu violão, tem um cara q faz uns desenhos muito bonitos, imagino q ia ficar muito loko... mas naum sei oq tem q usar no violão pra tintar ficar, oq fazer... alguem saberia?

    gravando
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ae galera, já tem bastante coisa explicando !! Vou ver se faço alguma coisa aqui depois que comprar os materiais ! Depois estou querendo passar para aquelas pinturas swirl ! Más, aí já é outro nível !! haha !!

    Aí Carina, acho que depois que fizer o desenho, você vai ter que envernizar denovo por cima ! Tenho um colega que fez isso na guitarra, mas não fez nada depois por cima, e ficou lá meia fosca.. mas não sei se descacou até hoje...

    Soulface
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Tirar pintura de guitarra é um saco.
    Mas se vc estiver mesmo afim, vamos lá.

    1- Até dá pra tirar a pintura com lixa. Mas demora um século e cansa pra caramba.
    Tem gente q usa removedor. É fácil e rápido, mas eu não gosto. Prefiro tirar com espátula. Vou "quebrando" a tinta assim.

    2- Em baixo da tinta, tem a seladora.
    Se vc tomar cuidado, consegue retirar somente a tinta. Deixando a seladora ali intacta.
    Se conseguir, ótimo. Economiza o seu trabalho em preparar a madeira e passar a seladora.
    Mas se não conseguir, ou acabar tirando tb a seladora em alguma partes, retire tudo. Não deixe pela metade.

    3- Lixar, lixar, lixar e lixar.
    Vc vai ter q lixar a guitarra para deixá-la lisa e retirar os eventuais riscos q fez na madeira ao retirar a pintura.
    Comece com lixa grossa, e vá rocando por lixas mais finas. Chegando na lixa 400 ou 600 já fica ligal.

    4- Passar a seladora e esperar secar.

    5- Lixar, lixar, lixar e lixar.
    Vc tem q deixar a superfície lisa. O máximo possível.
    Depois de passar a seladora, use lixa 400 pra retirar as ondulações.
    Mas tome muito cuidado pra não acabar lixando a seladora de novo. Caso isso aconteça, passe outra vez.
    Se deixar assim, a tinta vai penetrar na madeira. Além de ficar feio, vai estragar a madera da guitarra.

    6- Pintura.
    Aconselho vc a usar, nesta etapa do processo, tinta à base de água ou nitrocelulose.
    E se necessário, depois de secar a tinta, passe uma lixa de leve pra ajeiar a superfície.
    Se a tinta escorrer, arrume!
    Lixe o local e retoque a pintura.

    7- Aqui começa o sofrimento! (acho q tava chegando no fim né?!)
    Aconselho vc a usar "verniz" de nitrocelulose para o acabamento.
    PQ eu escrevi verniz entre aspas?
    Eu não sei diereito como é no Brasil. Mas eu não uso exatamente um verniz nos instrumentos. Eu utilizo tinta transparente (clear lacquer).
    Bom... Se vc utilizou tinta de nitrocelulose pra pintar a guitarra, o "verniz" não pode ser de poliuretano (bicomponente). Vai ferrar tudo.
    nitrocelulose pode ir em cima (UI!) de poliuretano. Mas poliuretano não pode ir em cima (UI!) de nitrocelulose.
    Por ser mais fácil, eu aconselho nitrocelulose sempre.
    Enfim, passe 2 ou 3 demãos do "verniz" com intervalo de no minimo 2 horas entre elas, e espere secar.

    8- Lixar, lixar, lixar, lixar.
    Por mais q a guitarra pareça estar blilhando já, vc tem q lixar.
    Lixa 400 até deixar ela completamente fosca. mas logicamente, sem chegar a retirar o "verniz".
    Tome bastante cuidado. A superfície pintada vai ter mini-ondinhas, e vc deve eliminar isso.
    Veja a guitarra contra a luz. Se tiver algum pontinho brilhando, lixe!

    9- Repita os procedimento 7 e 8 mais três ou quatro vezes.

    10- Após a última demão de "verniz", deixe secar por 1 semana.
    Repita o processo 8. Só q agora, depois de lixar com alixa 400, vc vai trocando a lixa, utilizando lixas cada vez mais finas. É o acabamento.
    400 → 600 → 800 → 1000 → 1200 → 1500 → 2000 (se quiser).
    À partir da lixa 800, utilize lixa d'água.
    Coloque água com 1 gota de detergente em uma bacia, molhe a lixa e vá passando na guitarra. Até retirar o máximo de risco possível.

    11- Enfim, o polimento.
    Utilize 2 ou 3 tipos de cera para que o polimento fique perfeito. Obviamente, começando pela mais grossa e passando para as mais finas.

    Bom... É mais ou menos isso.
    Vale lembrar q TODAS as vezes q vc for lixar, enrole a lixa em um pedacinho de madeira liso. Para q a superfície lixada fique realmente plana.

    Me desculpem pelo tamanho do post. Mas resolvi detalhar um pouco pro cara não acabar fazendo um trabalho grosseiro pensando q o processo de pintura é simples como falam por aí.

    Fonte: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/181921/#5017809

    Carina K
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gravando
    ai pode fazer sem ter q lixar o violao nem nada, so por cima do jeito q ele tah e passar verniz ou n?

    9 Spades
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    gravando

    Como o Soulface mencionou refazer uma pintura de forma decente em uma guitarra é um saco, o trabalho é grande, desgastante e se no final não ficar da forma que vc quer além de ficar puto da vida ainda terá de refazer o seu trabalho, fora que também tem outra coisa que onera certa dificuldade pouquíssimas lojas de tinta no Brasil possuem os tipos indicados de tinta...
    Creio que poliuretano seja um pouco mais fácil de se adiquirir do que a que possui nitrocelulose como base, mas no final isso não faz tanta diferença pois as duas são carinhas, fora a seladora, as lixas e o corrosivo...
    Um aviso sobre esse corrosivo, mal manipulado ele pode causar GRANDES danos a sua guitarra e pior ainda, a você...
    Então acho mais lucrativo e seguro investir a grana que vc gastaria em itens em um trabalho mais profissional...

    É a minha opinião hoje em dia...
    Fiz isso a um tempo atrás, não com uma guitarra, mas com um violino e o resultado não foi muito legal...XD
    Nem pro violino e nem pra minha mão esquerda...(precisei usar curativos de cálcio por uns 2 dias)
    É a sua conta em risco...

    Boa sorte!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintura de instrumentos musicais ! (OFICIAL) Ajudas são bem vindas !