Pintura Psicodélica Caseira na Guita?!

    Autor Mensagem
    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08


    Tem vários tópicos sobre isso já, li bastante na busca mas não achei nada específico como quero...

    O negócio é o seguinte, meu pai comprou um aerógrafo e um compressor faz um tempinho e tive a idéia de pegar minha condor velha e fazer uma pintura personalizada! Em todos os tópicos o pessoal queria mudar a cor total, mas eu tava querendo fazer desenhos, tipo a Fool do clapton ( http://www.celebrityrockstarguitars.com/rock/clapton_files/ClaptonFool .jpg )

    Algumas outras imagens no tipo:

    http://www.strawberrywalrus.com/graphics/georgeframeart1.jpg

    http://www.axeheaven.com/Images/ProductImage_665.jpg

    Tava querendo uma coisa psicodélica, surrealista, tem muitas imagens na net!

    Enfim, eu pensei em lixar toda a pintura original (preta), passar algum tipo de seladora(ou não, é que li isso num tópico), fazer a pintura usando algum tipo de tinta pra madeira e depois passar verniz... Não quero que fique profissional, quero só saber se funciona hehe

    E aí, quem entende/teve alguma experiência ou quer apenas dar opinião, diz ae!

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    que eu saiba, tem que passa um fundo branco (como um primer) e dai aplicar a pintura e apos, o verniz nitro ou bicomponente (pu)

    so que tem que ver se a tinta do aerografo "casa" com o verniz, se nao vai rachar tudo...

    MarcosBorba
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    quero só saber se funciona hehe

    funcionar funciona, mas pintar com pincel comum eh uma forma bem grosseira de pintura. Vai funcionar, mas vai parecer aquelas pinturas que são usadas pra pintar lata de lixo de madeira em escola infantil.

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    É que eu não quero gastar muita grana, quero só fazer na brincadeira... Outra opção http://www.stratcollector.com/images/news/crash.gif

    MarcosBorba
    Eu não vou usar pincel, mas um aerógrafo hehe

    Henrique S.
    que eu saiba, tem que passa um fundo branco (como um primer) e dai aplicar a pintura e apos, o verniz nitro ou bicomponente (pu)

    so que tem que ver se a tinta do aerografo "casa" com o verniz, se nao vai rachar tudo...

    Então eu lixo tudo, passo o primer, faço a pintura (com qual tipo de tinta?) e depois verniz em nitrocelulose ou poliuretano?

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PS: como são pintadas essas guitarras? http://www.elifas.com.br/a/fotos/gg2.jpg
    http://www.elifas.com.br/a/fotos/Liláz%2006%20médio.JPG

    no site tá "corpo em Cedro pigmentado por imersão,", mas como funciona isso?

    pacificpoker
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: pacificpoker
    · votar


    Slowhand-
    o cara passa a base branca e afunda a guitarra na tinta...

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-

    um exemplo de Swirl (tipo as JEM DNA)
    http://www.projectguitar.com/tut/swirled.htm

    http://www.projectguitar.com/tut/painttnt.htm umas dicas

    tudo em ingreis, claro

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    o cara passa a base branca e afunda a guitarra na tinta...
    precisaria de um caminhão de tinta então né uahuaha

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    hmm, mas eu tava querendo fazer algo menos aleatório, tipo desenho ou algo assim...

    Henrique S.
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-

    sim, eu sei, mas a ideia e a mesma, a base branca ai taca tinta por cima..

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    sim, essa base branca eu encontro pelo nome de primer, né? e qual tipo de tinta seria bom usar?

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    qual tipo de tinta seria bom usar?

    PedroA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Henrique S.
    Tipo pelo q entendi vc poe agua em um recipiente joga a tinta e mergulha a guitarra é issu?
    vlw

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    PedroA
    Não vou fazer desse jeito, meu pai vai fazer um desenho tipo a Fool do Clapton, mas o que eu queria saber é:

    1- Lixar a tinta
    2- Passar primer
    3- Fazer a pintura - QUAL TINTA USAR?
    4- Verniz - nitrocelulose ou poliuretano?

    PedroA
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: PedroA
    · votar


    Slowhand-

    Kra o processo pelo menos q eu uso pra pintar qualguer coisa é assim (por favor se tiver algo errado falem!!!):

    1-Tiro a tinta com thinner ou qualquer removedor
    2-dou uma lixada com uma lixa bem fina so pra deixar lizinho
    3-Primer
    4-Tinta, mas dependendo de kual tinta vc for usar vai ter q dar uma base, por exemplo se a tinta for transparente vc vai ter q passar uma tinta de outra cor (branco por exemplo) pra tirar o cinza do primer!!se a cor for solida não tem problema!!
    5-verniz
    6-lixa molhada pra deixar bem lizinho
    7-Polimento pra recupera o brilho

    obs: eu faço assim quando vou pintar metal e madeira, use uma lixa d'agua fina, de umas distancia de uns 20cm da superficie a ser pintada pra nao escorrer(issu vc deve saber) q nao tem misterio!!
    Quanto a tinta vc pode usar color jet msm (é o que eu uso), hoje tem muitas opções de cores!! se vc kiser pode tirar da lata e aplicar com o aerografo ou então aplicar com spray msm!!

    Faça com cuidado e não tenha pressa q vc conseguira atingir o resultado esperado!

    vlw e poste fotos do processo e do resultado!!

    fabguitar
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-

    Bom, não posso ajudar pois não entendo nada de pintura =O
    mas tenho uma guitar bem pscodélica que um camarada pintou pra mim, da uma olhada ai

    http://img231.imageshack.us/my.php?image=imagem0006gc1.jpg

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    fabguitar
    bem legal, parece a do john petrucci....

    a sua squier parece minha fender mexicana! ahuaha


    mas de qualquer forma, sua guita é muito massa, mas eu quero fazer uma coisa menos aleatória, acho que vou fazer um desenho, no estilo da Fool mesmo!!

    axleWs
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-

    se não me engano, é a cópia do petrucci XD

    abraços

    Soulface
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: Soulface
    · votar


    Para tudo ae! hehehehehehehehehehehe
    O pessoal até q tá dando uns piptacos legais.
    Mas o processo de pintura de guitarra é muuuuuuito mais trabalhoso do q isso.

    Slowhand-
    Cara... Tirar pintura de guitarra é um saco.
    Mas se vc estiver mesmo afim, vamos lá.

    1- Até dá pra tirar a pintura com lixa. Mas demora um século e cansa pra caramba.
    Tem gente q usa removedor. É fácil e rápido, mas eu não gosto. Prefiro tirar com espátula. Vou "quebrando" a tinta assim.

    2- Em baixo da tinta, tem a seladora.
    Se vc tomar cuidado, consegue retirar somente a tinta. Deixando a seladora ali intacta.
    Se conseguir, ótimo. Economiza o seu trabalho em preparar a madeira e passar a seladora.
    Mas se não conseguir, ou acabar tirando tb a seladora em alguma partes, retire tudo. Não deixe pela metade.

    3- Lixar, lixar, lixar e lixar.
    Vc vai ter q lixar a guitarra para deixá-la lisa e retirar os eventuais riscos q fez na madeira ao retirar a pintura.
    Comece com lixa grossa, e vá rocando por lixas mais finas. Chegando na lixa 400 ou 600 já fica ligal.

    4- Passar a seladora e esperar secar.

    5- Lixar, lixar, lixar e lixar.
    Vc tem q deixar a superfície lisa. O máximo possível.
    Depois de passar a seladora, use lixa 400 pra retirar as ondulações.
    Mas tome muito cuidado pra não acabar lixando a seladora de novo. Caso isso aconteça, passe outra vez.
    Se deixar assim, a tinta vai penetrar na madeira. Além de ficar feio, vai estragar a madera da guitarra.

    6- Pintura.
    Aconselho vc a usar, nesta etapa do processo, tinta à base de água ou nitrocelulose.
    E se necessário, depois de secar a tinta, passe uma lixa de leve pra ajeiar a superfície.
    Se a tinta escorrer, arrume!
    Lixe o local e retoque a pintura.

    7- Aqui começa o sofrimento! (acho q tava chegando no fim né?!)
    Aconselho vc a usar "verniz" de nitrocelulose para o acabamento.
    PQ eu escrevi verniz entre aspas?
    Eu não sei diereito como é no Brasil. Mas eu não uso exatamente um verniz nos instrumentos. Eu utilizo tinta transparente (clear lacquer).
    Bom... Se vc utilizou tinta de nitrocelulose pra pintar a guitarra, o "verniz" não pode ser de poliuretano (bicomponente). Vai ferrar tudo.
    nitrocelulose pode ir em cima (UI!) de poliuretano. Mas poliuretano não pode ir em cima (UI!) de nitrocelulose.
    Por ser mais fácil, eu aconselho nitrocelulose sempre.
    Enfim, passe 2 ou 3 demãos do "verniz" com intervalo de no minimo 2 horas entre elas, e espere secar.

    8- Lixar, lixar, lixar, lixar.
    Por mais q a guitarra pareça estar blilhando já, vc tem q lixar.
    Lixa 400 até deixar ela completamente fosca. mas logicamente, sem chegar a retirar o "verniz".
    Tome bastante cuidado. A superfície pintada vai ter mini-ondinhas, e vc deve eliminar isso.
    Veja a guitarra contra a luz. Se tiver algum pontinho brilhando, lixe!

    9- Repita os procedimento 7 e 8 mais três ou quatro vezes.

    10- Após a última demão de "verniz", deixe secar por 1 semana.
    Repita o processo 8. Só q agora, depois de lixar com alixa 400, vc vai trocando a lixa, utilizando lixas cada vez mais finas. É o acabamento.
    400 → 600 → 800 → 1000 → 1200 → 1500 → 2000 (se quiser).
    À partir da lixa 800, utilize lixa d'água.
    Coloque água com 1 gota de detergente em uma bacia, molhe a lixa e vá passando na guitarra. Até retirar o máximo de risco possível.

    11- Enfim, o polimento.
    Utilize 2 ou 3 tipos de cera para que o polimento fique perfeito. Obviamente, começando pela mais grossa e passando para as mais finas.

    Bom... É mais ou menos isso.
    Vale lembrar q TODAS as vezes q vc for lixar, enrole a lixa em um pedacinho de madeira liso. Para q a superfície lixada fique realmente plana.

    Me desculpem pelo tamanho do post. Mas resolvi detalhar um pouco pro cara não acabar fazendo um trabalho grosseiro pensando q o processo de pintura é simples como falam por aí.

    pacificpoker
    o cara passa a base branca e afunda a guitarra na tinta...
    Não é bem assim não cara. O processo tb é bem mais complicado do q isso.
    Não fale as coisas sem nunca ter feito ou sem saber exatamente do q se trata.
    Vc pode acabar prejudicando os outros. E não assumirá nenhuma responsabilidade por isso.

    (Editando)
    PS: Podem positivar!

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    puxa cara, muito, muito obrigado mesmo!!

    apesar de ficar cansado só de ler o texto, me deu uma guia!! acho que vou fazer sim, espero que fique legal.

    valeu!

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-
    Se quiser ir postando suas dúvidas durante o processo, eu ajudo no q puder.
    Podemos até fazer um tópico guia de pintura.
    Só não fiz isso antes pq me falta tempo.
    Eu esqueço de levar a cam pra oficina e tal...

    EduDuarte
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface

    Parabéns amigo....ótimo comentário

    fabguitar
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-

    Valeu irmão!!! A guita é uma cópia (barata) da do John Petrucci!!!
    E na Squier eu coloquei um pickguard preto, ficou show de bola XD

    axleWs

    como adivinhou????? huauhauha

    =D

    Slowhand-
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    Beleza!

    Eu vou ver, acho que não vou começar já, mas quando a gente tiver um tempo livre vamos começar a fazer o serviço! Vou tirar fotos de todo o processoe quando surgirem dúvidas eu posto aqui!

    Valeu!

    pacificpoker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Soulface
    Não é bem assim não cara. O processo tb é bem mais complicado do q isso.
    Não fale as coisas sem nunca ter feito ou sem saber exatamente do q se trata.
    Vc pode acabar prejudicando os outros. E não assumirá nenhuma responsabilidade por isso.


    ui... tomei legal agora...

    Soulface
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Slowhand-
    Blz cara...
    Se precisar de alguma coisa, estamos aí pra ajudar. (no q eu puder, é claro! hehehehe)

    pacificpoker
    Nao leve a mal não cara.
    É q fóruns de internet (e principalmente esse, q é movimentado pra caramba) são "ótimos" veículos de criação de mitos e inverdades. Já rebatemos uma porrada aqui.
    Mas em todo caso, experimente misturar várias cores de tinta em um copo pra vc ver oq acontece... hehehehehe

    Midgard
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    cara passa a base branca e afunda a guitarra na tinta...
    precisaria de um caminhão de tinta então né uahuaha


    Pelo o que eu entendi, a pintura swirl usa só pouca tinta
    o tanque na verdade é cheio de agua junto com uma substancia chamada Borax ( nao sei o que é isso )
    vi um video uma vez de um cara fazendo swirl tipo das ibanez jem gmc
    ficou bem foda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintura Psicodélica Caseira na Guita?!