Quanto tempo para se tornar um guitarrista ou violonista profissional?

Autor Mensagem
MattSantos
Membro Novato
# nov/16
· votar


Ótimas dicas cara.
Mas o cara abriu o tópico faz 8 anos.
Ou ele já ta tocando muito ou desistiu da guitarra =P

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/16
· votar


Master80
Não precisa ficar com a guitarra na mão o dia inteiro para ficar profissional.

O que você entende por "profissional" ?

Para mim, é alguem que tira o sustento daquilo que faz, portanto um musico que vive de fazer barzinho, mas que não frequentou escola de musica, já é um profissional.

Se eu fosse me profissionalizar em musica, seguiria uma linha mais academica, gostaria de fazer um excelente conservatorio, depois ir para faculdade, aprender uns dois idiomas de maneira fluente, fazer licenciatura/especialização para poder lecionar, etc... Mas se o cara consegue viver da arte dele, mesmo sem ter ido a escola, para mim já um profissional.

Esses cara q treinava ''trocentas hras por dia'''

Aqui acho que se mistura um pouco o que é ser profissional do que é ser virtuoso, são coisas independentes.

Steve Vai, Malmsteen, Paul Gilbert e Eduardo Ardanuy chegavam treinar 15 horas por dia. São virtuoses, se tornaram profissionais e são respeitados pela tecnica que adquiriram.

Não consigo imaginar alguem chegar no nivel de tecnica deles treinando "apenas" 3 horas por dia, acho que exige um pouco mais de sangue e suor do que isto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quanto tempo para se tornar um guitarrista ou violonista profissional?