Afinador - Precisão

Autor Mensagem
Slowhand-
Veterano
# dez/08


Alô pessoal.
Eu tou querendo comprar um afinador agora no fim do ano e queria saber:
Vale a pena comprar em forma de pedal?
Qual seria o afinador com maior precisão, pra regular oitavas e etc?

Se eu comprasse um TU-15, por exemplo, daria pra deixar ligado o tempo todo, deixando em cima do amp, ou acontece perda de sinal?
Andei vendo também o Planet Waves e o Korg em forma de pedal... Eles são bons?

O que mais me importa é a qualidade da afinação: resposta rápida e precisão, não importando ser em forma de pedal ou não.

Como vou comprar pela internet (aqui nas lojas só encontrei uns ruins e o TU-2) preciso de ajuda...

Valeu!

PS: se acharem melhor mover o tópico para o fórum de pedais, fiquei em dúvida na hora de criar...

Eddie Van Hallen
Veterano
# dez/08
· votar


Slowhand-
Vale a pena comprar em forma de pedal?
vale
é bom porque voce nao precisa desplugar a guita pra afinar
mas geralmente ele é mais caro
eu uso afinador cromatico

Qual seria o afinador com maior precisão, pra regular oitavas e etc?
eu nao sei qual´é o melhor
mas eu tenho um que é bem preciso
é da Phoenix

Se eu comprasse um TU-15, por exemplo, daria pra deixar ligado o tempo todo, deixando em cima do amp, ou acontece perda de sinal?
pra que voce quer deixar ligado o tempoo todo??
eu deixo ele na saida do ampl
mas eu so ligo quando vou afinar

Andei vendo também o Planet Waves e o Korg em forma de pedal... Eles são bons?
nao sei

Como vou comprar pela internet (aqui nas lojas só encontrei uns ruins e o TU-2) preciso de ajuda...
eu nao curto comprar pela net
mas se for comprar entao compra o da boss que eu sei que é bom

marcioguita
Veterano
# dez/08
· votar


Carai,mano o tu-15 é mt preciso e true by-pass, e com iluminação
mt foda! recomendo.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


marcioguita
Como assim, true by-pass? Ele não é em formato de pedal, não tem switch, tem só In e Out, se eu colocar ele entre a guitarra e o amp (ou antes do 1º pedal), teria perda de sinal?

Vi o Lulu Santos usando
Guitarra > TU-15 (que ficava em cima do cabeçote) > Amp (um orange)

É uma boa? Ou é melhor o TU-2 (em termos de precisão e perda de sinal, pq acho bem menos prático...)?

Valeu!

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


up!

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Slowhand-

Caso seu amp tenha saída de linha, vc pode usar para alimentar o afinador, sem inteferir no sinal. No meu caso, uso um pedal de reverb na cadeia de sinal, e como esse pedal tem duas saídas(e eu uso apenas uma), a outra eu ligo no afinador(e o sinal não volta do afinador), assim ele não entra na cadeia que vai para o amplificador.

Tenho esse afinador(é top de linha da Korg no formato portátil):

http://www.korg.com/gear/info.asp?a_prod_no=OT12

É bastante resistente, cromático, tem luz de fundo, permite calibragem fácil do ponteiro, ampla gama de padrões de afinação e frequência de atuação. Toca o som das notas(se vc quiser afinar de ouvido), e tem regulagem para reagir mais ou menos rápido às notas(o que evita que ele se confunda nas notas com instrumentos com muitos harmônicos iniciais mais fortes, como o baixo).

GuitarTigre
Veterano
# dez/08
· votar


Cara, eu tenho um afinador da Cort, um pequeno, simples e barato, tenho ele à oito anos. É bastante preciso, consigo perfeitamente com ele qualquer afinação. Se sua guitarra segura bastante a afinação, um desse estaria de bom tamanho. Se não segura, em vez de comprar um afinador carissimo pra ter ligado o tempo todo, vale mais a pena colocar tarraxas melhores.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator
GuitarTigre
Valeu pelas dicas!
Eu não sei se meu amp. tem saída de linha, é um Peavey Bandit, ele tem loop e saída pra ext. speaker...

Enfim, eu tou pensando em comprar um jogo de tarraxas melhores também, acho que com trava... É que eu gosto de usar alavanca da minha strato e tou ficando paranóico já com o lance de afinar, tem dias que passo mais tempo afinando do que tocando hahaha (tenho um afinador Dolphin que é patético, aí fico no ouvido mesmo, mas sempre fica umas incertezas...).

Tanto o TU-15 como esse da Korg apresentam precisão de
+/- 1 cent, então devem ser no mesmo nível, valeu pela dica!

Só restou a dúvida (caso meu amp não tenho saída em linha, mesmo pq penso em comprar um valvulado bem simples no futuro):
se eu colocar o TU-15 ou outro semelhante entre a guitarra e o amp (ou antes do 1º pedal), teria perda de sinal? (usando o In e Out do afinador)
Dessa forma:
Guitarra > afinador > Amp


Valeu!

Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


Slowhand-
(tenho um afinador Dolphin que é patético, aí fico no ouvido mesmo, mas sempre fica umas incertezas...).

Eu tenho um Dolphin também, deve ser igual ao seu (cromático com um ponteirinho de cristal líquido?), mas resolve meu problema. Minha strato tem tarrachas Fender (desse modelo da foto -> http://www.patsguitars.com/images/auctions/vls/tuners.jpg ) e segura muito bem a afinação, mas não vejo problema nenhum com esse dolphin. O que vc não gosta nele?

Vitinhu
Veterano
# dez/08 · Editado por: Vitinhu
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84296123-afinador-digital-e-ana logico-boss-tu-15-chromatic-tuner-_JM

esse daqui pode comprar pela net sem medo.
A loja é bem qualificada e o produto é de primeira.
Pode ligar entre a guita e o amplificador sem a perda de sinal!!

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Slowhand-
Tanto o TU-15 como esse da Korg apresentam precisão de
+/- 1 cent, então devem ser no mesmo nível, valeu pela dica!


Exato. Os dois estão no mesmo patamar de qualidade(são concorrentes diretos na categoria). É apenas uma questão de escolher o melhor preço ou preferência pessoal por marca.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


E usando o Out do afinador ligado no amp. vcs acham que teria grande perda de sinal, ou o sinal é dividido (como se fosse um cabo em Y)?

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


ps: andei lendo que sai som mesmo com ele desligado, nesse caso ele é uma espécie de "true by-pass", não? do tipo, o jack in e o out são ligado e um outro sinal vai para o afinador, como se fosse um Y no sinal. é assim mesmo?

Floydiano
Veterano
# dez/08
· votar


Ant--
Essas tarraxas não são parafusadas não?

Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


Floydiano
Ant--
Essas tarraxas não são parafusadas não?


Não, tem uma pecinha entre a madeira e a tarracha (um tubinho cromado) que é presa pela porca na parte da frente do headstock. Portanto essa porca segura tudo. E segura muito bem. Atrás do headstock, ao lado do furo maior de cada tarracha tem dois pequenos furos onde encaixam uns ressaltinhos para as mesmas não girarem, mas não aparecem.

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Slowhand-
e o Korg em forma de pedal

Eu comprei o Pitchblack recentemente e te garanto que é um ótimo afinador, robusto (de metal) e ainda por cima é lindo. E promete ser mais preciso que o Boss, vai saber, os dois são excelentes.
O único problema é o preço aqui no Brasil. Vi no Dodô Audrin por R$377,00 há um tempo atrás...

Um colega meu tinha o Planet Waves e não gostava, ele vendeu. Não me lembro exatamente o problema, tou só passando o que ele me disse.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


Minow
Valeu pela dica!
Mas acho que vou optar por um de bolso mesmo, quase não faço shows, afinador em forma de pedal ficaria complicado pra levar por aí e não tem como afinar instrumentos acústicos...

UP:
E usando o Out do afinador ligado no amp. vcs acham que teria grande perda de sinal, ou o sinal é dividido (como se fosse um cabo em Y)?


Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


Slowhand-
Vc não respondeu porque seu dolphin não te serve.

Eu tenho esse da foto -> http://images.quebarato.com.br/photos/big/1/8/C4418_2.jpg
É barato, mas resolve tranquilo. Eu o deixo em cima do amp, plugado no line-out. Deixo desligado nos ensaios, só ligo raramente para conferir a afinação, mas sem desconectar nenhum cabo e sem prejudicar o andamento do ensaio. Em apresentações posso deixar ligado direto, porque não uso o line-out, e sim microfone no falante do amp para jogar a guitarra na mesa.

Na minha opinião não existe grande diferença entre esses afinadores digitais de 50 reais, para os de 350, além do display, luzes e algumas funções extras. A parte eletrônica mesmo, a que interessa, deve partir do princípio comum de cristais osciladores. É como dizer que uma calculadora científica faz conta de multiplicar/dividir/somar/diminuir melhor do que uma de R$1.99. Isso não existe. Pode ter outras funções, mas o basicão mesmo é igual em ambas.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


Ant--
É igual ao meu. Não gosto pq ele não é preciso, ele diz que está afinado mas dá pra ouvir que não tá 100%. Além disso, pra regular as oitavas preciso de uma coisa mais confiável...

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


UP:
E usando o Out do afinador ligado no amp. vcs acham que teria grande perda de sinal, ou o sinal é dividido (como se fosse um cabo em Y)?


Floydiano
Veterano
# dez/08
· votar


Ant--
Quanto foi essa tarraxa? To precisando de umas assim

makumbator
Moderador
# dez/08
· votar


Ant--
Na minha opinião não existe grande diferença entre esses afinadores digitais de 50 reais, para os de 350, além do display, luzes e algumas funções extras. A parte eletrônica mesmo, a que interessa, deve partir do princípio comum de cristais osciladores

Não necessariamente. Se vc consultar os manuais de diferentes afinadores verá que há diferenças claras entre a precisão deles(em cents).

Outro detalhe, é a capacidade do afinador em "rastrear" a nota a ser afinada. A maioria dos afinadores mais baratos(já tive 2 desses) não possui um sistema muito bom, e frequentemente confundem os harmônicos superiores com a nota fundamental(isso é preocupante em instrumentos como o baixo, em que os harmônicos iniciais, depois da fundamental, são bastante evidentes). Um sintoma comum disso, é o afinador ficar dançando entre as notas, justamente devido ao rastreamento ruim.

Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


Floydiano
Quanto foi essa tarraxa? To precisando de umas assim

Essas tarrachas já vieram com minha guitarra. Uma Fender Southern Cross que comprei nova em 1992.

makumbator
A maioria dos afinadores mais baratos(já tive 2 desses) não possui um sistema muito bom, e frequentemente confundem os harmônicos superiores com a nota fundamental(isso é preocupante em instrumentos como o baixo, em que os harmônicos iniciais, depois da fundamental, são bastante evidentes). Um sintoma comum disso, é o afinador ficar dançando entre as notas, justamente devido ao rastreamento ruim.

Ah, sim... isso é verdade. Mas quanto a mentir afinação, como sugeriu o Slowhand, até hoje não tive problemas. Devo ter dado sorte, ou então considero a afinação "close enough to Rock'n Roll" e desço o pau. Hehe

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


makumbator
Falou tudo, cara!
Eu toco o mizão e o afinador diz que é B e fica doido, piscando todas as luzes... imagina a precisão que ele deve ter com os harmônicos da 12ª casa.....

In The Navy
Veterano
# dez/08
· votar


Ant--

Alias, aproveitando seu tópico
Essa fender desafina com as alavancadas?

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


Tou me decidindo pelo TU-15 mesmo, se tiver perda de sinal eu monto um A/B box.
Aproveitando: tem jeito de usar led (nem que seja só um) sem bateria/fonte? Se não tiver, vai ser sem led mesmo, só a chave e os jacks.

Valeu!

Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


In The Navy

Não desafina. Mas meu estilo não é de abusar de alavancadas. No máximo à la Gilmour.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


In The Navy
Eu tenho uma Fender mexicana e ela desafina sim cara, se só usar um pouco (No máximo à la Gilmour.), até dá, afinando no fim da música e tal, mas se quiser dar uma de hendrix, não aguenta não...

Ant--
Veterano
# dez/08
· votar


Cada um é cada um...
Eu não me lembro de ver o Gilmour tendo que afinar a guitarra no final de cada música. Desde os primórdios, quando as tarrachas eram piores que essas fender aí da foto. Uma re-afinadinha ou outra a gente sempre dá, mas no final de toda música, bah!

Mas se for ficar com neura de guitarra desafinando, acho melhor partir pra tocar teclado.

Na minha opinião, deixa a música fluir. Se notar que tá desafinada, corrige na boa e continua. Mesmo porque 99% do público não estará notando nada, e o show não pode parar.

Slowhand-
Veterano
# dez/08
· votar


Ant--
Se vc estiver gravando, uma mínima desafinação vai estragar a música inteira...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinador - Precisão