Fender Am Std - de 0.09 pra a.10

    Autor Mensagem
    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08 · Editado por: Lucas_fms


    Bom, vamos lá.

    Resolvi trocar as cordas da minha Fender de 0.09 pra 0.10, nem mandei pro luthier, botei a 0.10 pra ver no que dava. Não aconteceu nada de desesperador mas eu achei que a ponte (que nas Fender's american standard novas são sustentadas por dois pivos e portanto flutuantes de certa maneira) ficou muito levantada, o que era de se imaginar dado o aumento de tensão das cordas. Além disso, a ação ficou mais alta.

    Queria saber se a ponte é pra ficar assim mesmo e se eu deveria manda-lá pro luthier pra regular a ação ou se eu mesmo poderia fazer essa regulagem, sabendo de antemão que sou um pato em luthieria, não entendo absolutamente nada.

    Agradeço!

    Rafa-Ban
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lucas_fms
    não precisa luthier pra isso,vc olha atras da guita e tira a tampa.lá vc vai ver uma peça onde se prendem as molas e onde tem um fio soldado,vc vai repara que essa peça é presa por dois parafuso que ficam presos ao corpo da guitarra,basta vc ir apertando ou soltando eles até a ponte ficar reta e afinar perfeitamente,já pra regular a ação vc tem que mexer nos carrinhos da ponte,onde neles tem dois parafusos allen em cada um ,dai vc vai regulando a altura de cada corda
    abç

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Rafa-Ban

    Valeu cara!

    Vou tentar fazer isso ai!

    Abraço

    conandrade
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Se vc usa bastante a alavanca, nem precisa deixar reto, na minha opinião (não sou luthier).

    Seria mais pra abaixar um pouco a ação das cordas. Ela retinha fica menos "maleável" digamos assim... e essa ponte é MUITO boa pra isso. É muito suave e as alavancadas soam lindamente. Pergunta pro Jeff Beck? Confesso que já pensei várias vezes em botar na minha guitarra. Mas abortei a operação...

    Se vc tiver um afinador, é bom regular os saddles tb. O tamanho das cordas mudam a afinação tb, vale a pena.

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    conandrade

    Opa! Chegou o mestre das Strato!

    É, eu deixei ela como ela tava antes, levemente levantada! Realmente as alavancadas nela são maravilhosas, a bixinha fala, chora, berra hahahaha.

    E só essa regulagem da ponta já deu uma abaixada na ação. Vou deixar assim mesmo, não sou muito fã de ação muito baixa em strato!

    Vou dar uma olhada nos saddles sim. É só apertar e soltar aquele parafusinhos na ponte pra afinar as oitavas né?

    Valeu cara, abração!

    Felipe90
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    0.09 em fender eh mt feio (minha opinião) eh gostoso tocar mas eu acho que você "perde" o potencial dela ...

    lembrando q é opinião leiga eu nunca tive fender , apenas toquei brevemente em uma

    abraçoe boa sorte , cuidado pra num fazer merda na guitarra ein vei

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Felipe90

    É fiquei com medo de fazer merda, por isso vim aqui perguntar! Mas já ta tranquilo.

    Porque também, pagar luthier pro cara dar meia-dúzia de voltas em três parafusos é foda.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lucas_fms
    pagar luthier pro cara dar meia-dúzia de voltas em três parafusos é foda.

    O dono de uma grande empresa comprou uma máquina de 1 milhão de dólares. Passado algum tempo a máquina passou a não trabalhar direito; ele então chamou um técnico.
    O mesmo, um senhor experiente, de cabelos grisalhos, olhou bem a máquina, testou o funcionamento incorreto, observou mais alguns ítens, por algum tempo, e então entrou por baixo da máquina e com uma ferramenta estranha que tirou do bolso, apertou 3 porcas e 2 parafusos; levantou-se, testou a máquina, que passou a funcionar perfeitamente, e então disse: "...São mil dólares..."
    Ao que o dono da fábrica retrucou com cara de zangado: "...Como!...Mil dólares!!...Mas o senhor só apertou algumas porcas e parafusos!!!..."
    Sem se abalar, o experiente técnico respondeu: "...O Sr. achou caro?..."
    O dono da fábrica: "...Claro!..."
    O técnico disse: "...Acontece que sou eu quem sabe como e de que forma apertar esses parafusos e porcas..."
    Abç

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    De maneira nenhuma quis desmerecer o trabalho dos luthiers. Sei muito bem da importância e da dificuldade deste ofício. Tanto isso é verdade que vim ao fórum, que é frequentado por pessoas como você em busca de algum tipo de luz. Perguntei se o serviço era muito dificil e se eu, com conhecimento zero de luthieria, seria capaz de fazê-lo. Até porque tenho imensurável apreço pelos meus instrumentos. Mas, além do dinheiro, levar a guitarra ao luthier gera diversos contratempos, como perder o blues de hoje a noite, e provavelmente ficar sem a guitarra para o fim de semana.

    Até gostaria de pedir sua opinião sobre se eu posso ter causado algum dano para a minha guitarra, se sim, a levarei sem falta no meu luthier amanhã.

    daniel_guitar
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lucas_fms
    o problema e simples mas se ñ souber mecher leve num luthier, antes talvez seja preciso colocar mais uma mola então já leve uma mola da gotoh de prefererencia, mesmo sendo simples se ñ sabe ñ arrisque pq pode ñ dar certo e acabar ajudando pra problemas futuros

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lucas_fms
    De maneira nenhuma quis desmerecer o trabalho dos luthiers
    Eu sei disso, e não insinuei que vc disse isso. Apenas quis ressaltar, não apenas a importância do trabalho de luthier, como também a importância da experiência e do conhecimento.
    Minha sugestão é a seguinte:
    Eu não compartilho da opinião de que a ponte deva ficar "flutuando" sobre o corpo, posto que isso diminui a sustentação, prejudica o timbre e pode ocasionat desgaste e danos nos pivôs. Assim, afrouxe suas cordas, aperte os parafusos fixadores das molas, aumentando a tensão das mesmas e os parafusos dos pivôs, de modo que a base da ponte fique pousada sobre o corpo. Reafine o instrumento e proceda o ajuste da ação e da entonação, pois ao se mudar o calibre, muda-se também a entonação. Se, depois de algum tempo, vc perceber um arqueamento do braço, afrouxe novamente as cordas e aperte o tensor, girando-o lenta e cuidadosamente 1/4 de volta por vez, depois de algumas horas, reafine o instrumento.
    Abç

    marcioguita
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Vlw pela dica! :)

    Lucas_fms
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Valeu Bertola!

    Fiz isso que você falou, deixei a ponte pousada no corpo. E vou esperar pra ver se eu percebo a curvatura no braço!

    Obrigado pela dica extremamente valiosa.

    Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Tem razão. Com guitarra cara não se brinca. Eu já brinquei de luthier com uma barata e me arrependi, imagine com uma cara. Só estou cuidando da regulagem da minha guitarra atual pq eu nunca mudo o calibre nem marca. Jamais tentaria regular trocando calibre, n vale a pena correr o risco de uma empenada. Deixo tudo da mesma maneira, e ainda assim vou levar nele qq dia, pq já passou um ano e tem certos defeitos que só luthier corrige, tipo trastes desgastados.

    conandrade
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Lucas

    Não sou mestre nenhum... mestre é o Bertola! =)
    A minha está repousada mas na minha American Std, gostava de deixar ela ligeiramente levantada. Era mto bom de tocar, realmente...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    conandrade
    O problema de deixar levantada (e respeitando o seu gosto pessoal), é que isso força os pivôs caso se façam alavancadas "para trás", além do que, a redução da área de contato da base da ponte com o corpo, ocasiona uma ligeira perda de sustentação e de timbre (que fica mais "magro", mais "metálico").
    Abç

    SpectrosGuitarman
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Bertola, a regulagem muda muito com o uso das hibridas ernie ball 0.009 lisas 0.010 bordão ?
    Uso a 0.009 e tava querendo passar a utilizar a hibrida

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    SpectrosGuitarman
    Eu usaria ao contrário: 0.9 nos bordões e 0.10 nas primas.
    Daí não mudaría muito não, além de vc preservar o timbre, a sustentação e a durabilidade superior das 0.10.
    Abç

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Entendo o que você diz sobre deixar a ponte apoiada ao corpo. Mas no manual da fender diz que não é para deixar em hipótese alguma a base da ponte apoiada no corpo, no maximo bem perto, mas sem forçar...
    Dai eu fico totalmente perdido.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Pois é, essa opção foi colocada no manual apenas na década de 90, para competir com as guitarras com pontes tipo "Floyd-Rose". Eu acho isso um exagero da Fender.
    Abç

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Ahhhhh, vlw.
    Então posso deixar apoiada sem problema? (Claro, não vai dar pra alavancar pra tras)
    Seria bom colocar 5 molas então né, onde consigo elas?

    Dark Fallen Angel
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ah, e a ponte da minha é estilo vintage (mexicana)

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Dark Fallen Angel
    Sim, pode.
    O ideal é vc comprar um jôgo novo de molas de qualidade (na Musicware tem), e levar a seu luthier para uma regulagem, pois essas alavancas precisam de alguns "truques" para funcionarem à contento.
    Abç

    conandrade
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    conandrade
    O problema de deixar levantada (e respeitando o seu gosto pessoal), é que isso força os pivôs caso se façam alavancadas "para trás", além do que, a redução da área de contato da base da ponte com o corpo, ocasiona uma ligeira perda de sustentação e de timbre (que fica mais "magro", mais "metálico").
    Abç


    Entendi. Valeu a explicação, não sabia exatamente desses detalhes.

    A minha Stratocaster atual possui ponte estilo vintage de 6 parafusos. Esta, eu deixo apoiada no corpo mesmo, mas com as molas pressionando-a o menos possível contra o corpo. Essa regulagem levando em conta as cordas afinadas. Se apertar muito as molas, a ação da alavanca fica muito dura. Tem um ideal pra isso??

    []´s

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    conandrade
    Não. O ideal é que haja um equilíbrio entre a tensão da molas, a tensão da alavanca, e a estabilidade da afinação.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender Am Std - de 0.09 pra a.10