pitch-shifter, hamonizador ou oitavador?

Autor Mensagem
Rafael Rebelo
Veterano
# dez/08


to procurando um desses 3 pedais, mas nao sei qual seria mais vantajoso ter. pois acho que um cobre tb as funçoes do outro.
por exemplo, acho que pitch-shifter funciona como oitavador, etc.

se puderem me dar as vantagens e desvantagens de cada tipo, agradeço. e se tb puderem dizer os melhores modelos com suas respectivas marcas, tb será proveitoso.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


Rafael Rebelo
Fala fera ... essa pergunta deveria estar na parte de pedais e efeitos ...
Agora qto a sua pergunta:
Primeiro de uma lida nesse tópico abaixo que fala de vários efeitos entre eles os oitavadores, hamonizadores e alteradores de afinação ...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Agora sendo mais específico na sua pergunta:

Oitavadores, como o próprio nome diz, oitavam a nota ou uma (ou duas, ou qtas tiverem no pedal) oitava a cima ou uma (ou duas, ou qtas tiverem no pedal) abaixo. Com os oitavadores vc sempre escuta a nota que vc está tocando mais a oitava selecionanda ...

Harmonist: Este pedal permite vc tocar a nota e ele acrescenta outra nota à sua escolha (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, etc - isso com opção de maior, menor, justo aumentado ...). Existem tb os Harmonizadores inteligentes onde vc regula o pedal na altura da musica e ele mesmo gera a segunda nota de acordo com o campo harmonico da altura que vc escolheu. Devido suas características, o harmonist é um oitavador tb.

Pich Shifter: São alteradores de afinação ... vc pode abaixar ou subir a afinação do seu instrumento ... Facilita no caso de vc ter uma só guitarra e tocar músicas de caras que afinam a guitarra em D ou C ou B ... Na verdade vc pode mudar a afinação da guitarra até em oitavas. Dos que eu conheço, os pitch shifter atuam como oitavador tb ... O pitch Shifter tb tem as características de Harmonists ...

Bom os conceitos desses tres "caras" se confundem ...
Na verdade tem pedais que incluem as três funções, outros só uma ...

Resumão:
pitch-shifter, harmonizador e oitavador - Todos oitavam!
pitch-shifter e harmonizador - Ambos harmonizam!
pitch-shifter - Altera a afinação (sonora em relação à afinanação da guita).

Rafael Rebelo
Veterano
# dez/08
· votar


foi mal ter postado na are errada

é eu sei que se confundem... por isso que eu to perguntando... ai queria saber qual seria mais vantajoso ter...

e vc sabe os melhores modelos e vantagens e desvantagens de cada um??? dei umas pesquisadas, mas em pesquisas sempre tem bastante contradição.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


Rafael Rebelo
e vc sabe os melhores modelos e vantagens e desvantagens de cada um??? dei umas pesquisadas, mas em pesquisas sempre tem bastante contradição.
Cara, veja no link que ue passei nos posts acima que vc vai ter exemplos de modelos (vá no campo que fala de pitch shifters) ...

Qual a aplpicação que vc precisa??? Posso indicar algo mais preciso caso saiba exatamente o que vc quer.

Rafael Rebelo
Veterano
# dez/08
· votar


é para musicas proprias, de rock pesado (nao heavy metal), mas com com bastante coisa de blues e country. como só tou eu agora nas guitarras, e virou um trio, preciso preencher o som em algumas partes.

eu já tinha dado uma olhada, o negocio que realmente as marcas e modelos diferentes oferecem coisas diferentes de forma diferente, pelo que pesquisei. quero ter recursos, mas com simplicidade. nao quero ficar mais concentrado nos meus pés do que na minha mao, tanto que por isso descartei o whammy.

achei muito interessante o som do oitavador para solos, me lembrou um pouco sintetizadores.. seria interessante para partes de solos.

e o harmonizador é bem interessante para trabalhar algumas coisas, como harmonização em solos e partes de country por exemplo.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


Rafael Rebelo
Cara, para o seu caso indico um pedal que tenha harmonização inteligente ...
Indico o Boss PS-5 (Pitch Shifter/Harmonizer).

PigO
Veterano
# fev/13 · Editado por: PigO
· votar


Galera, to ressucitando pra não criar outro topico

como eu consigo essa oitavada(imagino que seja isso) na introdução?




tenho uma zoom g3, e ja tentei regular os (simulador) pedais que muda oitava pra fazer que nem no video, mas nao consegui até agora, alguem ai da um help!!!

flw

LuKas_Master
Veterano
# fev/13 · Editado por: LuKas_Master
· votar


Não entendo de pedais,oitavadas,nem nada disso que o tópico diz,mas eu diria que no inicio você fez um harmonico artificial(corrijam-me se estiver errado),já que você mesmo disse que não conseguiu esse efeito nos seus pedais.

No início do video parece que você faz um armônico artificial ,você pode fazê-lo com a palhetada,nao é efeito,é uma técnica.

PigO
Veterano
# fev/13
· votar


LuKas_Master
No início do video parece que você faz....[...]

nao é eu!!!

bom, eu tentei H.A e nao ficou legal...

mais alguem?

Fernando de almeida
Veterano
# mar/13
· votar


LuKas_Master
No início do video parece que você faz um armônico artificial ,você pode fazê-lo com a palhetada,nao é efeito,é uma técnica.
Existe sim essa técnica ... mas no vídeo foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy mesmo ...


PigO
Brow foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy nesse vídeo (creio que seja o boss PS5 ...

Tem o equivalente desse pedal da behringer que é baratinho ...

Buja
Veterano
# mar/13 · Editado por: Buja
· votar


PigO
Tem o equivalente desse pedal da behringer que é baratinho ...

Da behringer tem o pitch-shifter-harmonist e o digital multi-fx que eu tenho. Os dois conseguem subir ou descer uma oitava. Engana legal.

So vim advertir que o pitch shitfer do behringer lembra muito vagamente um whammy em posicao fixa.

Tambem tenho o hellbabe e ele em nada lembra o whammy da digitech. Ele lembra o cry baby mesmo, so que sem muita extensao.

Som de oitavador mesmo, aquele que voce chega a 2 oitavas acima ou abaixo, voce so consegue com whammy ou similar. Um timbre a la solo de tom morello só com whammy. Oitavador + wha-wha so engana leigos!

MarcosMalmsteen
Veterano
# mar/13
· votar


Fernando de almeida
Existe sim essa técnica ... mas no vídeo foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy mesmo ...

Tem uma musica do Blind Guardian que o cara dá o H.A. e ainda manda um oitavador depois! fica muito loco!

PigO
Veterano
# mar/13
· votar


Fernando de almeida
Brow foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy nesse vídeo (creio que seja o boss PS5 ...

Tem o equivalente desse pedal da behringer que é baratinho ...


pode me dizer o modelo desse behringer?

Arimoxinga
Veterano
# mar/13 · Editado por: Arimoxinga
· votar


PigO

cara da para fazer isso ai com a tua zoom! eu não conheço a G3 mas, se tem o pitch shift na G1x possivelmente terá na G3.

No pitch shift da zoom da para regular(como outros pedais da mesma familia) para 1otv. ou 2otv. provavelmente a o parametro do video está a 1otv.

Ah lembrando que tem que ter o pedal de expressão pelo que vi a tua não tem.

Não tem nada de H.A ai nessa intro não! é só o efeito mesmo

Buja
Veterano
# mar/13
· votar


PigO
pode me dizer o modelo desse behringer?

Behringer Ultra Shifter/Harmonist US 600

Fernando de almeida
Veterano
# jun/13
· votar


MarcosMalmsteen
Tem uma musica do Blind Guardian que o cara dá o H.A. e ainda manda um oitavador depois! fica muito loco!

Sim cara ... Vários caras usam esses esquemas ... fica muito loko ...


PigO
pode me dizer o modelo desse behringer?
Fera, é similar ao PS5 ... Já testei e ví pouca diferença na qualidade sonora ... Só achei o Behringer pouco robusto ... Behringer Ultra Shifter/Harmonist US 600

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Revivendo o tópico... Galera, estou procurando um pedal (pode ser até gringo se for mais em conta) que se assemelhe as função do PS-5 da BOSS, objetivamente gostaria que se aproximasse do que o Juninho Afram usa no solo de Meus Próprios Meios e do instrumental dele, Little Boy. Acho que só de você poder pisar e já sair a oitava (ou outra escala) e você poder regular a transição e o tempo da nota, seria massa! Vocês teriam ideia de outras opções ou o como posso procurar? Vi o whammy da Digitec, se assemelha, mas ainda assim tá um pouco caro.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


dpinheiro

A Behringer tem um modelo parecido com o que você quer. É um pedal mais barato, mas, não acredito que seja ruim (nunca usei). Pelo que entendi, você precisa de um pedal de pitch shifter inteligente. Eu tenho o PS6 da Boss que faz isso. Eu informo a escala, escolho as vozes e o pedal toca junto comigo. Dá até pra simular um efeito chorus com ele.

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


dpinheiro

Behringer US600

brunoeZ
Membro Novato
# mar/21
· votar


Aproveitando esse tópico...

Tem algum plug in free de pitch shifter bom? O objetivo é mudar a afinação da guitarra em meio ou um tom

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


dpinheiro

Behringer US600


Sabe onde posso comprá-lo de forma confiável? No Mercado Livre só tem vendedor com baixas qualificações, e em outros sites tá esgotado. Será que ainda está sendo fabricado?

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Aproveitando esse tópico...

Tem algum plug in free de pitch shifter bom? O objetivo é mudar a afinação da guitarra em meio ou um tom


No Guitar Rig se não me engano tem, eu usava no Reaper, mas a pequena latência que tem me incomoda bastante. Juntei um pouquinho e peguei o Droptune da Digitech, pelos vídeos parece muito bom! Vou usar direto na placa de áudio junto com outro pedal (wha2 da Joyo) e o Guitar Rig.

brunoeZ
Membro Novato
# mar/21
· votar


dpinheiro

Ah é, tem no guitar rig mesmo, mas nem uso mais ele. To usando o biasfx ou o plug in do stevie T da ml sound lab

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


dpinheiro
Sabe onde posso comprá-lo de forma confiável? No Mercado Livre só tem vendedor com baixas qualificações

Eu vendo há pelo menos duas décadas no Mercado Livre e tenho baixa qualificação. Isso porque o site reformulou tudo e zerou os pontos. O importante é o método de compra. Procure optar por pagamento pelo Mercado Pago e o envio pelo Mercado Envios. Assim, o pagamento só é liberado quando você recebe e confere o produto.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21 · Editado por: dpinheiro
· votar


Eu vendo há pelo menos duas décadas no Mercado Livre e tenho baixa qualificação. Isso porque o site reformulou tudo e zerou os pontos. O importante é o método de compra. Procure optar por pagamento pelo Mercado Pago e o envio pelo Mercado Envios. Assim, o pagamento só é liberado quando você recebe e confere o produto.

Entendo. Valeu pelo retorno! Vou estudar essa opção de comprá-lo, visto que vou utilizar somente o trem bar a princípio. Segue o vídeo dessa configuração que pretendo utilizar:



E na verdade a principal questão de comprá-lo ou não seria também como eu iria encaixá-lo no meu setup, porque em outros tópicos vi que só poderia usá-lo (o trem bar do US600) depois das distorções, e no meu caso com o Guitar Rig isso seria impossível. Novamente, valeu pela resposta!

LeandroP
Moderador
# mar/21
· votar


dpinheiro

Ele simula a alavanca da guitarra, por isso eu acredito que tanto faz usar antes ou depois da distorção.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Ele simula a alavanca da guitarra, por isso eu acredito que tanto faz usar antes ou depois da distorção.

Ah, que legal! Bom saber, bom mesmo. Vou dar mais um "curiada" nos tópicos então pra ver se vale a pena pegar esse pedal da Behringer ou se existe outro mais em conta focado no trem bar que nem é mostrado no vídeo acima. Valeu!

Ramsay
Veterano
# mar/21 · Editado por: Ramsay
· votar


E na verdade a principal questão de comprá-lo ou não seria também como eu iria encaixá-lo no meu setup, porque em outros tópicos vi que só poderia usá-lo (o trem bar do US600) depois das distorções, e no meu caso com o Guitar Rig isso seria impossível. Novamente, valeu pela resposta!

dpinheiro
Eu te respondi lá no seu outro tópico, mas, de fato eu não havia pensado nisso.
Mas, é possível usar o US600 após as distorções do Guitar Rig?
Aí depende de como vc liga a saída do micro (Guitar Rig) no amp de guitarra.
Vc utiliza interface de áudio USB ou liga direto com cabo P2-P10?
Se utilizar interface de áudio vc pode testar ligando o US600 entre a saída de áudio da interface e a entrada do amp de guitarra. Desse jeito o trem bar deve soar bem, mesmo ficando após um delay do Guitar Rig.

dpinheiro
Membro Novato
# mar/21
· votar


Vc utiliza interface de áudio USB ou liga direto com cabo P2-P10?

Na verdade eu faço o seguinte: guitar > interface de áudio (behringer umc202 > pc (guitar rig) > monitor de áudio.

Realmente acredito que eu só consiga colocar antes das distorções, mas vale o teste. Eu acabei desistindo do US600 porque ouvi muito (e vi muito por aqui nos tópicos) que essa série de pedais da Behringer não é bem construída (de plástico, etc). Por isso decidi esperar mais um pouco e juntar pra pegar um Wammy Ricochete que faz exatamente o que estou procurando, apesar de infelizmente ser mais caro.

De qualquer forma, mal vejo a hora de chegarem os pedais pra eu poder testar, rs... Valeu pelo retorno!

LeandroP
Moderador
# mar/21 · Editado por: LeandroP
· votar


dpinheiro
que essa série de pedais da Behringer não é bem construída (de plástico, etc)

Não é bem assim. Apesar de ter a carcaça plástica, os pedais são bem robustos e resistentes. São à provas de sapateado, mas não de quedas, bicudas, marteladas, etc. Ele é basicamente uma cópia do pedal Boss, só que pela metade do preço. Aliás, os pedais desta série são todas cópias, como tantas por aí. Não curto alguns produtos digitais da marca, como o V-Amp I, II, III e XV-Amp (porcarias). Por outro lado, os outros produtos são muito bons. Tem uma galera que não sabe usar ou não sabem o que quer e acaba se desapontando. Eu montaria um set desses pedais e levaria pro palco numa boa.

Edit: Pesquisando bem, é certo que encontrará pedais que cumpram muito bem essa função. Mas, não creio que ache algum que seja tão barato quanto ele. Esta função que você procura simula o uso da alavanca na guitarra, e não existe meio algum de ligar um pedal entre a guitarra e a alavanca, certo?! Então, por definição, creio que você não terá problemas em usar ele como primeiro pedal do seu setup. Entre a função que você prioriza, existem outras como as dobras inteligente das escalas. Por isso eu acho que tanto faz você usar antes ou depois de algum pré (drive/distortion). Seria como se você estivesse dividindo seus pedais com outros guitarristas que estão tocando junto com você, uma terça acima, uma quarta abaixo, etc.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a pitch-shifter, hamonizador ou oitavador?