pitch-shifter, hamonizador ou oitavador?

Autor Mensagem
    Rafael Rebelo
    Veterano
    # dez/08

to procurando um desses 3 pedais, mas nao sei qual seria mais vantajoso ter. pois acho que um cobre tb as funçoes do outro.
    por exemplo, acho que pitch-shifter funciona como oitavador, etc.

se puderem me dar as vantagens e desvantagens de cada tipo, agradeço. e se tb puderem dizer os melhores modelos com suas respectivas marcas, tb será proveitoso.

Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Rafael Rebelo
    Fala fera ... essa pergunta deveria estar na parte de pedais e efeitos ...
    Agora qto a sua pergunta:
    Primeiro de uma lida nesse tópico abaixo que fala de vários efeitos entre eles os oitavadores, hamonizadores e alteradores de afinação ...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

Agora sendo mais específico na sua pergunta:

Oitavadores, como o próprio nome diz, oitavam a nota ou uma (ou duas, ou qtas tiverem no pedal) oitava a cima ou uma (ou duas, ou qtas tiverem no pedal) abaixo. Com os oitavadores vc sempre escuta a nota que vc está tocando mais a oitava selecionanda ...

Harmonist: Este pedal permite vc tocar a nota e ele acrescenta outra nota à sua escolha (2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, etc - isso com opção de maior, menor, justo aumentado ...). Existem tb os Harmonizadores inteligentes onde vc regula o pedal na altura da musica e ele mesmo gera a segunda nota de acordo com o campo harmonico da altura que vc escolheu. Devido suas características, o harmonist é um oitavador tb.

Pich Shifter: São alteradores de afinação ... vc pode abaixar ou subir a afinação do seu instrumento ... Facilita no caso de vc ter uma só guitarra e tocar músicas de caras que afinam a guitarra em D ou C ou B ... Na verdade vc pode mudar a afinação da guitarra até em oitavas. Dos que eu conheço, os pitch shifter atuam como oitavador tb ... O pitch Shifter tb tem as características de Harmonists ...

Bom os conceitos desses tres "caras" se confundem ...
    Na verdade tem pedais que incluem as três funções, outros só uma ...

Resumão:
    pitch-shifter, harmonizador e oitavador - Todos oitavam!
    pitch-shifter e harmonizador - Ambos harmonizam!
    pitch-shifter - Altera a afinação (sonora em relação à afinanação da guita).

Rafael Rebelo
    Veterano
    # dez/08
    · votar

foi mal ter postado na are errada

é eu sei que se confundem... por isso que eu to perguntando... ai queria saber qual seria mais vantajoso ter...

e vc sabe os melhores modelos e vantagens e desvantagens de cada um??? dei umas pesquisadas, mas em pesquisas sempre tem bastante contradição.

Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Rafael Rebelo
    e vc sabe os melhores modelos e vantagens e desvantagens de cada um??? dei umas pesquisadas, mas em pesquisas sempre tem bastante contradição.
    Cara, veja no link que ue passei nos posts acima que vc vai ter exemplos de modelos (vá no campo que fala de pitch shifters) ...

Qual a aplpicação que vc precisa??? Posso indicar algo mais preciso caso saiba exatamente o que vc quer.

Rafael Rebelo
    Veterano
    # dez/08
    · votar

é para musicas proprias, de rock pesado (nao heavy metal), mas com com bastante coisa de blues e country. como só tou eu agora nas guitarras, e virou um trio, preciso preencher o som em algumas partes.

eu já tinha dado uma olhada, o negocio que realmente as marcas e modelos diferentes oferecem coisas diferentes de forma diferente, pelo que pesquisei. quero ter recursos, mas com simplicidade. nao quero ficar mais concentrado nos meus pés do que na minha mao, tanto que por isso descartei o whammy.

achei muito interessante o som do oitavador para solos, me lembrou um pouco sintetizadores.. seria interessante para partes de solos.

e o harmonizador é bem interessante para trabalhar algumas coisas, como harmonização em solos e partes de country por exemplo.

Fernando de almeida
    Veterano
    # dez/08
    · votar

Rafael Rebelo
    Cara, para o seu caso indico um pedal que tenha harmonização inteligente ...
    Indico o Boss PS-5 (Pitch Shifter/Harmonizer).

PigO
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: PigO
    · votar

Galera, to ressucitando pra não criar outro topico

como eu consigo essa oitavada(imagino que seja isso) na introdução?

tenho uma zoom g3, e ja tentei regular os (simulador) pedais que muda oitava pra fazer que nem no video, mas nao consegui até agora, alguem ai da um help!!!

flw

LuKas_Master
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: LuKas_Master
    · votar

Não entendo de pedais,oitavadas,nem nada disso que o tópico diz,mas eu diria que no inicio você fez um harmonico artificial(corrijam-me se estiver errado),já que você mesmo disse que não conseguiu esse efeito nos seus pedais.

No início do video parece que você faz um armônico artificial ,você pode fazê-lo com a palhetada,nao é efeito,é uma técnica.

PigO
    Veterano
    # fev/13
    · votar

LuKas_Master
    No início do video parece que você faz....[...]

nao é eu!!!

bom, eu tentei H.A e nao ficou legal...

mais alguem?

Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/13
    · votar

LuKas_Master
    No início do video parece que você faz um armônico artificial ,você pode fazê-lo com a palhetada,nao é efeito,é uma técnica.
    Existe sim essa técnica ... mas no vídeo foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy mesmo ...

PigO
    Brow foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy nesse vídeo (creio que seja o boss PS5 ...

Tem o equivalente desse pedal da behringer que é baratinho ...

Buja
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Buja
    · votar

PigO

Da behringer tem o pitch-shifter-harmonist e o digital multi-fx que eu tenho. Os dois conseguem subir ou descer uma oitava. Engana legal.

So vim advertir que o pitch shitfer do behringer lembra muito vagamente um whammy em posicao fixa.

Tambem tenho o hellbabe e ele em nada lembra o whammy da digitech. Ele lembra o cry baby mesmo, so que sem muita extensao.

Som de oitavador mesmo, aquele que voce chega a 2 oitavas acima ou abaixo, voce so consegue com whammy ou similar. Um timbre a la solo de tom morello só com whammy. Oitavador + wha-wha so engana leigos!

MarcosMalmsteen
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Fernando de almeida
    Existe sim essa técnica ... mas no vídeo foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy mesmo ...

Tem uma musica do Blind Guardian que o cara dá o H.A. e ainda manda um oitavador depois! fica muito loco!

PigO
    Veterano
    # mar/13
    · votar

Fernando de almeida
    Brow foi usado um Boss PS5 ou Digitech Whammy nesse vídeo (creio que seja o boss PS5 ...

pode me dizer o modelo desse behringer?

Arimoxinga
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Arimoxinga
    · votar

PigO

cara da para fazer isso ai com a tua zoom! eu não conheço a G3 mas, se tem o pitch shift na G1x possivelmente terá na G3.

No pitch shift da zoom da para regular(como outros pedais da mesma familia) para 1otv. ou 2otv. provavelmente a o parametro do video está a 1otv.

Ah lembrando que tem que ter o pedal de expressão pelo que vi a tua não tem.

Não tem nada de H.A ai nessa intro não! é só o efeito mesmo

Buja
    Veterano
    # mar/13
    · votar

PigO

Behringer Ultra Shifter/Harmonist US 600

Fernando de almeida
    Veterano
    # jun/13
    · votar

MarcosMalmsteen
    Tem uma musica do Blind Guardian que o cara dá o H.A. e ainda manda um oitavador depois! fica muito loco!

Sim cara ... Vários caras usam esses esquemas ... fica muito loko ...

PigO
    Fera, é similar ao PS5 ... Já testei e ví pouca diferença na qualidade sonora ... Só achei o Behringer pouco robusto ... Behringer Ultra Shifter/Harmonist US 600

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a pitch-shifter, hamonizador ou oitavador?