Como cifrar Acordes com dissonâncias nas cordas soltas?!

Autor Mensagem
DeFaCe_
Veterano
# dez/08


É isso ai galera.
To com uma duvida de como escrever esse acorde:


e-------0------ 3ªm
B-------0------ 7ª
G-------6------ T
D-------6------ 5ªJ
A-------4------ T
E--------------


Bom, vendo as notas, com certeza diria que é um C#m7

Mas quem ve C#m7 com certeza nao faz aquele acorde ali de cima e sim:


e-------4------ 5ªJ
B-------5------ 3ªm
G-------4------ 7ª
D-------6------ 5ªJ
A-------4------ T
E--------------


E a sonoridade acaba saindo totalmente diferente...
Alguém tem alguma solução de cifragem pra aquele acorde la de cima, com as cordas soltas??

Obrigado

DeFaCe_
Veterano
# dez/08
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Mais alguns

Me corrijam se eu estiver errado


e-------0------ 5ªJ
B-------0------ 9ªM
G-------2------ T
D-------2------ 5ªJ
A-------0------ T
E--------------


Isso seria um A9 ou um Asus9 ?


e-------0------ 4ªJ
B-------0------ T
G-------4------ T
D-------4------ 5ªJ
A-------2------ T
E--------------


Bsus4 ?


e-------0------ T
B-------0------ 5ªJ
G-------9------ T
D-------9------ 5ªJ
A-------7------ T
E--------------


E esse E aqui??
O acorde só tem Tônica e quinta.. ?

Valeu galera.

Johnny Favorite
Veterano
# dez/08
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e-------0------ 3ªm
B-------0------ 7ª
G-------6------ T
D-------6------ 5ªJ
A-------4------ T
E--------------



isso ai pode ser

C#m7b5add7
G6add4add7
G6b5add4
CM7addb2add12/C#
CM7addb2/C#
Bsus2sus4#5addb9/C#
Bsus2sus4#5addb2/C#
Em6#5add12/C#
Em6#5add5/C#

fonte:

http://jguitar.com/chordname

bulldog
Veterano
# dez/08
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Johnny Favorite
Excelente esse site. Tentava lembrar dele faz tempo.

DeFaCe_
Veterano
# dez/08
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C#m7b5add7
G6add4add7
G6b5add4
CM7addb2add12/C#
CM7addb2/C#
Bsus2sus4#5addb9/C#
Bsus2sus4#5addb2/C#
Em6#5add12/C#
Em6#5add5/C#



Nossaaaaaaa

.Raphael.
Veterano
# dez/08
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meu q isso.....parece japones pra mim uhauhauhauha

Soul Wyx
Veterano
# dez/08
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eu estou começando a teoria na guitarra agora, estou tirando as escalas primeiro, variando em cimas dos modos gregos, e guardando alguns shapes, mais nunca "Decorando" as escalas, sempre entendendo.Os acordes fui ver em um livro de método hoje e confundi muito com os acordes do tipo:
A9/C#
essa barra me confundiu muito, alguem pode me explicar mais ou menos como formar um acorde com ela?
tpo, o "C#" ali eh a tônica? e o resto do acorde eh o A9?

Vlws

LeandroP
Moderador
# dez/08
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DeFaCe_

O acorde A você pode chamar de Asus2, porque o intervalo "2" substituiu a 3a. Você não pode chamar de "sus9" porque implica na adição do intervalo de 7a. Ou seja, quando utilizamos os intervalos compostos (intervalos que ultrapassam a 8a), subentende que a 7a faz parte da formação.

Quando o intervalo de 3a é omitido, você pode chamar o acorde de X5, ou colocar entre parênteses que a 3a foi omitida. Você pode fazer o mesmo se a 5a for omitida.

A sonoridade desses acordes com corda solta é muito interessante.


I V VI IV
e---0------0------0-----0------------------------------
B---0------0------0-----0------------------------------
G---9------8------6-----6------------------------------
D---9------9------6-----7------------------------------
A---7------9------4-----7------------------------------
E----------7------------5------------------------------


DeFaCe_
Veterano
# dez/08
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LeandroPanucci
O acorde A você pode chamar de Asus2, porque o intervalo "2" substituiu a 3a. Você não pode chamar de "sus9" porque implica na adição do intervalo de 7a. Ou seja, quando utilizamos os intervalos compostos (intervalos que ultrapassam a 8a), subentende que a 7a faz parte da formação.

Dae cara... realmente é isso mesmo. Eu lembrei vagamente agora... Estudei isso ha mto tempo atras. Isso que da fugir da escola... heuhiu

Então fica Asus2, Bsus4

E os outros como ficam??

O C#m e o E

Valeuu!!

DeFaCe_
Veterano
# dez/08
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Soul Wyx

Quando tem essa barra no acorde, significa que o baixo ficara na nota indicada... Ou seja,

A9/C#

Ao inves de tocar o A no baixo, vc vai fazer o acorde normalmente, mas tocara o C# no baixo

Fica assim:


e----0-------
B----0-------
G----2-------
D----2-------
A----4-------
E------------


Você pode usar a 3ª, a 5ª e a 7ª no baixo. No caso de cima foi usado a 3ª maior

E isso se chama inversão de acordes.

Valeuu

Thio
Veterano
# dez/08
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Que eu saiba a cifra não estabelece como o acorde será montado.
Com cordas soltas ou não, acho que a cifra é a mesma.

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
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realmente isso mudou minha vida...

nicida
Veterano
# dez/08
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LucasGuitarMaster
quem te perguntou, palhaço?

Thio
de fato, a cifra é uma forma de notação pouco prescisa.
especificar qual digitação é para ser feita só é possível com a partitura ou até tablatura.
uma solução é fazer uma legenda mostrando as digitações dos acordes.

Thio
Veterano
# dez/08
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nicida
Sim. Até porque mesmo na partitura isso não pode ser indicado a não ser com algum tipo de símbolo que desconheço.

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
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até onde eu sei, isso são Power Chords (?)

LucasGuitarMaster
Veterano
# dez/08
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nicida
Ninguém me perguntou. Antes de fazer perguntas, releia os posts.
Esta pergunta se torna desnecessária se você se desse ao trabalho de ler os 11 posts antes do meu.
Espero ter ajudado ;)

nicida
Veterano
# dez/08
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Thio
na verdade, como na partitura é especificado exatamente quais notas devem ser tocadas, não há possibilidade de mudança no acorde, mesmo que o intérprete faça uma digitação alternativa, ele vai acabar tocando exatamente as mesmas notas, na mesma oitava do original.

esse sistema de notação é resultado de uma longa evolução, ouso dizer que é praticamente perfeito, não há algo possível de tocar e impossível de escrever.pelo menos eu nunca ví...

GustavoYCB
Veterano
# dez/08
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Mais alguns

Me corrijam se eu estiver errado


e-------0------ 5ªJ
B-------0------ 9ªM
G-------2------ T
D-------2------ 5ªJ
A-------0------ T
E--------------


Isso seria um A9 ou um Asus9



Acho que seria um A5.

Thio
Veterano
# dez/08
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nicida
Só.

GustavoYCB
Seria um A5(9)? hahaha
Acho que o Panucci já respondeu ali em cima.

nicida
Veterano
# dez/08
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LucasGuitarMaster
cara, não se faça de idiota, você entendeu o que eu quis dizer, não quero te ofender, só lhe informar que esse tipo de comentário (realmente isso mudou minha vida...) não é bem vindo.

se não tem nada que vá esclarecer a dúvida do tópico, ou acrescentar algo de útil para dizer, não diga nada, simplesmente vá fazer outra coisa!

ninguém te chamou para vir dar a graça de sua opinião nesse tópico, então gostaria de lhe convidar a nos poupar de ouvir seus comentários inúteis.
você mesmo sabe que ninguém lhe perguntou nada, então por que não fica na sua?

Thio
Veterano
# dez/08 · Editado por: Thio
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nicida
De qualquer forma, se tem um E escrito lá o cara pode tocar a corda solta ou não, não é mesmo?!
No final das contas a partituras não especifica como será tocado exatamente.

*partitura

nicida
Veterano
# dez/08
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Thio
a partitura te fala exatamente que nota tocar.
por exemplo, se está escrito para tocar a corda E solta, você não pode tocar a mizinha, a nota em sí é a mesma, mas a partitura especifíca em que oitava a nota deve ser tocada.
mas, se a partitura diz para tocar um A com a corda A solta, você pode tocar a corda E na 5ª casa, pois é a mesma nota, na mesma oitava.

então veja, se a partitura disser para você tocar


e------------------------------------------------------
B------------------8------------------------------------
G------------------7------------------------------------
D------------------5------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------


você pode tocar

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------------------12---------------------------------
D---------------------12---------------------------------
A---------------------10---------------------------------
E------------------------------------------------------

pois é o mesmo acorde em uma digitação diferente

mas não pode tocar

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------5----------------------------------------
A------------5-----------------------------------------
E------------3------------------------------------------
pois está em uma oitava abaixo.

entendeu? você pode até mudar a digitação, mas a partitura te obriga a tocar exatamente as mesmas notas, formando exatamente os mesmos acordes.
claro que isso não se aplica se você estiver fazendo a sua interpretação da obra diferente da original, criatividade tem tudo a ver com música, certo?

é difícil explicar sem o pentagrama para demonstrar... seria legal um botão de partitura no fórum, que nem o de tab, ia ter sua utilidade!

Thio
Veterano
# dez/08
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nicida
A mesma nota. Se ela te diz pra tocar C-D-G (sendo o dó aquele da primeira linha suplementar inferior), pode-se usar as cordas soltas OU não. Não questionei sua afirmação; a partitura indica exatamente qual nota tocas, mas não como tocar - foi sobre isso que falei.
Enfim, a partitura não indica se o intérprete deverá usar corda solta ou não, assim como a cifra não o faz; a tablatura sim. É sobre isso o tópico.
=)

nicida
Veterano
# dez/08
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Thio
sim, concordo com tigo, achei que você estava dizendo que se a partitura diz para toca C pode ser qualquer C.

mas você está certo, nada te impede de trocar seis por meia dúzia, mas convenhamos, não vai mudar em nada o som do acorde...

Thio
Veterano
# dez/08
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Na verdade a partitura indica sim como tocar, é pra isso que existem os sinais e as palavras, mas o lance da corda solta exige alguma orientação especial que nunca vi.

Thio
Veterano
# dez/08
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nicida
Muda sim.
Experimente tocar
e------------0-----------------------------------------
B------------2-----------------------------------------
G------------4----------------------------------------
D------------6----------------------------------------
A------------4-----------------------------------------
E--------------------------------------

e

e------------0-----------------------------------------
B------------0----------------------------------------
G------------6-----------------------------------------
D------------6----------------------------------------
A------------4-----------------------------------------
E------------------------------------------
, dedilhando o B antes do C#.

Muda sim.

Thio
Veterano
# dez/08
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Muda a sonoridade.

Dudu9
Veterano
# dez/08
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Para de escrever em Tablatura e usa as bolinhas.

nicida
Veterano
# dez/08 · Editado por: nicida
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Thio
nesse caso, se fosse um dedilhado a partitura indicaria.

exemplo:

C (acorde)
--------------------------

--------------------------

--------------------------

--0-----------------------

--0-----------------------

--0--
todas as notas devem ser tocadas ao mesmo tempo, ou seja, o som não vai mudar não importando a digitação.

C (arpegio)
------------------------------------------

------------------------------------------

------------------------------------------

---------------0--------------------------

--------0------------0--------------------

-0-------------------------0--


no caso do arpegio (ou dedilhado, como queira), o som mudaria se você mudasse a digitação do acorde mantendo o mesmo padrão de dedilhado, mas mais uma vez a partitura indica em qual ordem as notas devem ser tocadas, está claramente indicado acima: C,E,G,E,C nessa ordem., mesmo que você monte o acorde de outra forma, você é obrigado a tocar as notas nessa mesma ordem.

ou seja, o sistema de partitura é tão presciso que para quem sabe ler bem, não deixa dúvidas, ele foi feito justamente para tornar possível que alguém sem a referência auditiva, ou seja, sem poder consultar a obra original, consiga tocar do mesmo geito.
o pentagrama diz: você tem que tocar ASSIM, não há margem para erro...

Floyd N Roses
Veterano
# dez/08
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Johnny Favorite
CAArrraaaa....MTO BOM ESSE SITE Q VC POSTOU AI!!!! 8D

Num conhecia mew...vlw MESMO!!!! \o/\o/\o/...;D

Flw's...abraço!!!o/

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