Carrinho da Ponte estourando Cordas

    Autor Mensagem
    Túlio Rock in Roll
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Túlio Rock in Roll


    Pessoal, estou com um pequeno problema com a minha guitarra.
    Ela é uma Condor Strato RX20.

    Os três ultimos encordoamentos que coloquei nela acabaram pelo mesmo motivo: a corda LÁ (5ª corda) vive ESTOURANDO na região da ponte, bem em cima do "carrinho" ou sei lá como aquilo chama.

    Uso somente encordoamentos bons (D'addario, Ernie Ball), mas não adianta, sempre estoura (ou desfia) a 5ª Corda.

    O que pode ser? Carrinho aranhando a corda? Melhor trocar o carrinho?
    Lembrando que toda vez que troco de encordoamento, passo grafitte em pó nos carrinhos e na pestana, mas ultimamente estou trocando encordoamento de mês em mês, nem isso a corda consegue durar.

    Por favor, me ajudem.

    Luiz Rhoads
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Túlio Rock in Roll

    A parte do carrinho onde a corda passa deve estar cortando a corda. Talvez dando uma lixadinha com uma lixa d'água bem fina resolva o problema. Pergunte ao Bertola no tópico de luthieria que ele é o cara certo pra te ajudar.

    Juca bmx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Túlio Rock in Roll

    Que bitola de encordoamento você usa?

    Ou vc toca forte pra caramba,
    ou teu carrinho ta arranhando a corda mesmo, pra mim ja aconteceu a mesma coisa.
    Da uma lixada la, com a propria corda que estourou mesmo.

    ou melhor, leva num luthier

    Vitinhu
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Vitinhu
    · votar


    Tava acontecendo a mesma coisa na minha "malStrato" Shelter, quebrava a corda sempre no carrinho. Mandei num luthier o cara falo q era exatamente isso ae que citaram, o carrinho tava meio "gasto" e tava cortando a corda, ele deu uma leve lixadinha lá pra dexa redondinho ai ja era

    Túlio Rock in Roll
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Então é o que eu suspeitava, o carrinho de alguma forma deve estar áspero.

    Uso encordoamento 010 e não acho que toco tão forte assim :D
    Na hora de trocar o encordoamento eu lixarei o carrinho para nao ter mais problemas.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    ---------------------------------------------------------------------- ----------------------
    Tenho notado que tenho um problema similar, sempre toquei guitarra com muita força (já faz parte da minha identidade, não pretendo mudar isso, até pq sei dosar a pegada em momentos mais suaves). Acontece as vezes de cordas mais graves estourarem antes das agudas, e com o tempo percebi que é na parte do carrinho, o que deve acontecer é que o atrito deve ir cortando a corda aos poucos.

    Li a um tempo atras, acho que aqui para o forum, que existe um tipo de carrinho pra tune o matic q gera menos atrito , mas não lembro mais, alguem poderia me indicar?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    descobri.. é graphtech string saver o nome do carrinho.... mas não consigo achar em lugar nenhum, acho que só importando.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/19
    · votar


    rhoadsvsvai

    Cara, eu procurei e achei muito caro. Vou fazer uma cópia desses carrinhos em latão. Como é um material bastante maleável e de fácil usinabilidade (fácil de cortar, limar, etc), penso que dá pra eu fazer em casa. O legal do latão, neste aspecto, é que ele também é auto-lubrificante, sendo utilizado como material pra fabricação de buchas para minimizar o atrito em motores em geral. Se eu fizer, postarei fotos.
    Eu fiz duas pontes pra minhas stratos em aço inox (base, alavanca, carrinhos e parafusos) e o bloco em latão. Tô afim de fazer os carrinhos da strato em latão, e depois dar um banho de cobre em tudo (eletrólise).

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    LeandroP
    po bacana, quero ver o resultado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Carrinho da Ponte estourando Cordas