estou terminando livro sobre captadores preciso ajuda

Autor Mensagem
rui luis
Veterano
# nov/08


Oi amigos estou terminando um livro sobre captadores, como fazer captadores inclusive, aproveitando minha experiência, ele será lançado no Brasil também, não tem nada a ver com o livro " Guia Ilustrado da Guitarra – Tudo sobre captadores" eu tenho esse livro comprei no brasil eu estou abordando todos os detalhes sobre captação fabrico inclusive sistemas piezo

Gostaria assim de contar com um pouco da vossa ajuda, digam-me aspectos que gostassem de ver esclarecidos num livro , para eu ver se me falta falar ou complementar algum aspecto, é meu primeiro livro e gostava que fosse o mais completo possivel

abraço e obrigado

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


rui luis
-me aspectos que gostassem de ver esclarecidos num livro ,

- Modos de ligação em qq tipo de configuração (humb/single com 2/4 fios em: SS/HH/SSS/HSS/HSH/HHH/etc...
- Como ler os dados técnicos de um cap (seja o modelo que for) e interpretar timbristicamente o que quer dizer ...
- Como testar e levantar dados técnicos de um captador usado que a marca/modelo apagaram do captador (qual e como usar o equipo que fará esse teste)
- Modificações que podem ser feitas em captadores e ponto de atingir determinado timbre (digo abrir o cap e retirar ou acrescentar algo nele)
- Ja tenho um cap (de qq modelo) e acho que ele está muito (ou pouco) grave ou médio ou agudo ... com fazer para deixá-lo com o timbre que eu quero (mais ou menos grave médio ou agudo).
- como montar um captador midi/piezo em casa (handmade)
- Comparação: captadores baratos que tem características iguais ou bem próximas a caps top de linha
- Modelos de ligações elétricas de caps CUSTOMIZADAS(caps+potenciomentros+chaves+ o que for necessário).

Creio que da minha parte é isso ... some isso às idéias dos outros colegas.

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


rui luis

Não se esqueça de relatar e explicar em separado o funcionamento de captação ativa e captadores passivos com prés ativos. Seria legal comentar também circuitos de boost que podem ser colocados diretamente na guitarra como o Firestorm da Duncan Design, Afterburn da EMG, etc...

Haverá discussão sobre captação de baixo, ou apenas guitarra?

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


makumbator
Não se esqueça de relatar e explicar em separado o funcionamento de captação ativa e captadores passivos com prés ativos. Seria legal comentar também circuitos de boost que podem ser colocados diretamente na guitarra como o Firestorm da Duncan Design, Afterburn da EMG, etc...

Putz ... muito bem lembrado ...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


rui luis
Lembrando que as patentes de todos os caps podem achadas no Google Patentes, inclusive com os diagramas dos circuitos.

http://www.google.com/patents

Eu adorei ver a patente do Seth Lover e a ilustração de 1955!

Abs

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


rui luis

Tem também aquelas dicas de se incluir um capacitor tal(não me pergunte qual é...hehehe)na ligação, para que seja possível reduzir o botão de volume da guitarra sem alterar o brilho do timbre(como ocorre naturalmente).

Tem que haver uma parte só para explicar o slip de capatadores Humb e como fazê-los.

Seria legal vc levantar todos os tipos de captadores disponíveis comercialmente, e comentar sobre cada um deles(não cada modelo, obviamente, apenas os tipos gerais).

rui luis
Veterano
# nov/08 · Editado por: rui luis
· votar


obrigado amigos, o que tenho escrito neste momento fala do seguinte:
primeira parte-
abordagem geral sobre captadores:
o que é um captador
tipos de captadores
diferenças entre os vários tipos de captador
vantagens/desvantagens de uns e outros
diferenças no som dos vários tipos de captador
posicionamento dos pickups e som

Resistencia
impedancia
captadores sem segredos
Material necessário para o estudo
Bobines
diametros de fio de cobre mais usados
imans e sua orientação magnética
como determinar a orientação magnética

Segunda parte-
-------------------------
Constroi teu próprio captador:
Material necessário
construindo uma máquina de bobinar:vários exemplos
onde procurar peças para a máquina de bobinar
construindo um contador digital the easy way
construindo um interruptor magnético que liga ao computador usando o software fornecido com o livro para contar as voltas
Teoria: quantas voltas serão necessárias?
quais os factores que influênciam no timbre do captador
Bobinando o captador
parafinar os captadores terminados - como parafinar e cuidados a ter

constroi teu sistema piezo
-------------------------

Terceira parte-
outros componentes que influênciam directa ou indirectamente com o timbre dos captadores
importancia de uma boa blindagem
capacitadores
potenciometros
circuitos passivos
circuitos activos
-------------------------
Quarta parte-

Onde encontrar componentes para fazer um captador - Na Europa serão fornecidos por mim, no Brasil por uma empresa Brasileira que divulgarei mais tarde

links uteis

-----------------
Quinta Parte-

Visitando uma fábrica de captadores( aqui aparecerá uma visita guiada a uma fábrica de captadores Brasileira)
Historial da fábrica









abraço

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


rui luis
Parabéns pelo trabalho! Sei o quanto é trabalhoso escrever um livro, ainda mais de caráter técnico.
Abs

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


rui luis
Assim que estiver disponivel eu quero um. Espero que não chegue muito caro aqui.
E se possivel, boas imagens, porque uma imagem/desenho/esquema vale mais que mil palavras.

rui luis
Veterano
# nov/08
· votar


porque uma imagem/desenho/esquema vale mais que mil palavras.

irei ter em conta ;)

Bigtransa
Veterano
# nov/08
· votar


seria interessante abordar o sistema revolucionário de captadores deslizantes...... vc já ouviu falar? foram criados e desenvolvidos por uma empresa brasileira, a Güller..... hehhehe

B.Frusciante
Veterano
# nov/08
· votar


rui luis
Olá! você é português, não é?



Sobre o tópico


Eu acharia interessante você mostrar as curvas das frequências de cada captador quando toca a guitarra, se é que você me entende

rui luis
Veterano
# nov/08
· votar


seria interessante abordar o sistema revolucionário de captadores deslizantes...... vc já ouviu falar? foram criados e desenvolvidos por uma empresa brasileira, a Güller..... hehhehe


só se abrir uma secção de anedotas no livro hehe

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Bigtransa
sistema revolucionário de captadores deslizantes
Aquele da gibson?

rui luis
Veterano
# nov/08 · Editado por: rui luis
· votar


B.Frusciante
Olá! você é português, não é?



Sobre o tópico


Eu acharia interessante você mostrar as curvas das frequências de cada captador quando toca a guitarra, se é que você me entende


oi amigo, sou sim

entendi o que queres dizer , adicionado

abraço

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Dark Fallen Angel
A Ibanez Iceman Series 2663SL (guitarra) também funcionava assim. "SL" de Sliding (deslizante).
Paul Stanley do Kiss usava uma na década de 70.
Abs

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Mas a gibson não criou primeiro?

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


Mas a gibson não criou primeiro?
Não sei. Talvez nem uma nem outra... Só vendo as patentes.
Abs

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


Constroi teu próprio captador:
constroi teu sistema piezo

É uma pena que no Brasil, o imperativo seja diferente de Portugal! Eu acho muito legal!!


rui luis

Cara, muito legal sua iniciativa! Parabens! Podia complementar o CD com uma Vídeo-Aula de como construir o captador. Um Video vale mais do que uma uma imagem/desenho/esquema que vale mais que mil palavras.

Abraços!

rui luis
Veterano
# nov/08 · Editado por: rui luis
· votar


eu encontrei esta patente de 1975 por isso deve ter sido pedida ou seja deve ter sido inventado o sistema muitos anos antes
http://www.google.com/patents?id=su81AAAAEBAJ&dq=sliding+guitar+pickup s

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


"O sistema de captadores delizantes foi criado em Outubro de 1975 por Stanley E. Rendell, presidente da Gibson."

rui luis
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD
Cara, muito legal sua iniciativa! Parabens! Podia complementar o CD com uma Vídeo-Aula de como construir o captador. Um Video vale mais do que uma uma imagem/desenho/esquema que vale mais que mil palavras.


muito legal tua dica! sem duvida

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


rui luis
Juntando todas as idéias fica:

- Modos de ligação em qq tipo de configuração (humb/single com 2/4 fios em: SS/HH/SSS/HSS/HSH/HHH/etc...
- Como ler os dados técnicos de um cap (seja o modelo que for) e interpretar timbristicamente o que quer dizer ...
- Como testar e levantar dados técnicos de um captador usado que a marca/modelo apagaram do captador (qual e como usar o equipo que fará esse teste)
- Modificações que podem ser feitas em captadores e ponto de atingir determinado timbre (digo abrir o cap e retirar ou acrescentar algo nele)
- Ja tenho um cap (de qq modelo) e acho que ele está muito (ou pouco) grave ou médio ou agudo ... com fazer para deixá-lo com o timbre que eu quero (mais ou menos grave médio ou agudo).
- como montar um captador midi/piezo em casa (handmade)
- Comparação: captadores baratos que tem características iguais ou bem próximas a caps top de linha
- Modelos de ligações elétricas de caps CUSTOMIZADAS(caps+potenciomentros+chaves+ o que for necessário).


Não se esqueça de relatar e explicar em separado o funcionamento de captação ativa e captadores passivos com prés ativos. Seria legal comentar também circuitos de boost que podem ser colocados diretamente na guitarra como o Firestorm da Duncan Design, Afterburn da EMG, etc...

Tem também aquelas dicas de se incluir um capacitor tal(não me pergunte qual é...hehehe)na ligação, para que seja possível reduzir o botão de volume da guitarra sem alterar o brilho do timbre(como ocorre naturalmente).

Tem que haver uma parte só para explicar o slip de capatadores Humb e como fazê-los.

Seria legal vc levantar todos os tipos de captadores disponíveis comercialmente, e comentar sobre cada um deles(não cada modelo, obviamente, apenas os tipos gerais).

seria interessante abordar o sistema revolucionário de captadores deslizantes......

Eu acharia interessante você mostrar as curvas das frequências de cada captador quando toca a guitarra, se é que você me entende

uma imagem/desenho/esquema que vale mais que mil palavras

Podia complementar o CD com uma Vídeo-Aula de como construir o captador. Um Video vale mais do que uma uma imagem/desenho/esquema que vale mais que mil palavras.


rui luis
Veterano
# nov/08
· votar


Fernando de almeida
obrigado ;)

Jandira
Veterano
# nov/08
· votar


Seria legal vc levantar todos os tipos de captadores disponíveis comercialmente, e comentar sobre cada um deles(não cada modelo, obviamente, apenas os tipos gerais).

Acho que ficaria melhor se comentasse os captadores comerciais mais tradicionais (falando sobre suas características básicas) e as combinações com outros captadores mais usados.

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
me vende uma por favor?!?!

makumbator
Moderador
# nov/08
· votar


Jandira

Acho que pode ser as duas coisas, ou seja, mostrar os tipos de captadores existentes(com rápido histórico, características técnicas e sonoras, etc...). Por exemplo: single, Humb, stack, P90, etc.. e depois, escolher alguns modelos representativos das grandes marcas em cada tipo, para comentar e detalhar. Por exemplo: EMG 81, 85, JB 59, TB 4, Paf Pro, etc..

Assim seria relatado o macro(cada tipo geral de captador) e o micro(alguns modelos de cada tipo).

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Axo muito legal destacar o uso dos captadores, associar o timbre deles.... por exemplo, tá la falando de humbucker Paf, e diz que o timbre do Van Halen no disco tal era o puro PAF...
falando de single coil diz que Hendrix em Little Wing é o timbre do single coil do braço e tals.... e mais alguns exemplos de uso

pasb2006
Veterano
# nov/08
· votar


Seria legal uma explicação sobre o uso de diferntes tipos de captadores juntos, e o tipo de timbre que isso ocasiona, por exemplo, ligar um P90 com um Humbucker tradicional na mesma guiatarra...

Outra coisa legal seria ler sobre ligações elétricas não usuais, por exemplo o uso de um pot. para controle do captador da ponte, e o uso de mini chaves para gerar ligações diferentes e curtos controlados entre os captadores...

MauricioBahia
Moderador
# nov/08
· votar


gucrispim
ahuhuauhahu.
Só vendo.

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a estou terminando livro sobre captadores preciso ajuda