O q é pushpull e o q isso faz ?

Autor Mensagem
juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


Agora me veio uma dúvida, qual a diferença de splitar e defasar? E as duas coisas são feitas no msm potenciometro?

Penta_Blues
Moderador
# fev/12
· votar


Boa tarde!!!

juninholiveira
A diferença é que ao splitar vc cancela uma das bobinas de um humbucker, deixando só uma de suas bobinas funcionando e assim "transformando-o" num single. Na verdade ele passa a ter certas características dos single (inclusive o famoso "hum").
Ao defasar, vc faz com que duas bobinas trabalhem fora de fase uma em relação a outra. isso pode acontecer num mesmo cap ou em caps diferentes. Como eles trabalham fora de fase, algumas frequencias são canceladas e quanto mais próxima estiver uma bobina da outra, mais intensa é a defasagem.
Não é possível fazer isso num mesmo pot, a não ser que sejam aquelas chavinhas on/on/on.

Valeu!!!

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


Penta_Blues

Huum, mas Penta, e como chama akele negócio deu, por exemplo, ter uma guitarra HSH, e eu quero usar o Humbucker a ponte com o do braço, isso se faz defasando? ou é outra coisa?

Penta_Blues
Moderador
# fev/12
· votar


Boa tarde!!!

juninholiveira
Isso não é defasar.
É somente fazer uma ligação que não está presente na chave comutadora. Basta ligar a saída do cap ou o polo em que está o seu positivo num dos polos do push/pull, como um jump. Ao vc acionar o push/pull com a chave comutadora na posição 1 ou 5, vc terá o cap acionado pela chave + o cap que está no push/pull.
Outra opção é deixar o polo paralelo ao polo que vc soldou o cap, na saída da chave comutadora. Nas posições 2 ou 4, ao acionar o push/pull, vc terá os três caps funcionando.

Valeu!!!

juninholiveira
Veterano
# fev/12
· votar


então não tem jeito deu ter os dois sistemas na msm guitarra, o de splitar os caps, e o de usar os 2 juntos ou os das pontas, certo?

Penta_Blues
Moderador
# fev/12
· votar


Boa tarde!!!

juninholiveira
Tem. Basta usar mais de um push/pull.
Valeu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O q é pushpull e o q isso faz ?