Melhorar meu feeling e minha pegada?

Autor Mensagem
Caio_vagablues
Veterano
# nov/08


Quando termino de improvisar um solo, meus amigos falam que eu to sem pegada e sem feeling, mas que minha tecnica e agilidade estão boas.

A anos eu venho tentando melhorar minha pegada, mas feeling eu nunca dei mta atenção para isso, mas vejo que é mto importante...

- no caso do feeling, tm como melhorar ou vc já nasce com esse dom????

- no caso da pegada, quais exercicios vcs me recomendam para melhorar esse ponto...

obs: ultimamente tenho ouvindo mto blues e tentado tocar para ver se melhoro nesses dois pontos.

vejam do que estou falando:

http://www.youtube.com/watch?v=jWMixCOeRSc

matheno
Veterano
# nov/08
· votar


Escute stevie ray vaughan e tente imitar ele. hendrix clapton e john mayer não podem ficar de fora.

ogaitnas
Veterano
# nov/08
· votar


me diziam isso sempre que eu postava uma gravação, nas últimas, apesar
de eu ainda ter saído do tom, todo mundo que comentou elogiou a pegada,
eu assumi que isso teve muito a ver com a confiança com que toquei, não
fiquei maneirando a mão na hora de tocar, ouvindo as notas sairam mais
definidas, limpas, sem barulhinhos estranhos de corda meio solta, acho
que para melhorar a pegada vc tem que treinar se focando em limpar a
palhetada o máximo que puder, e tb fazer as notas soarem bem definidas.

agora feeling, sei lá.. tente tocar meio poser hauaahau vai que seus
amigos acham true.. hauaahuaua

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


matheno

Tenho escutado mto steve ray vaughan e tentei imta ele, vi que melhorei bastante, hendrix tbm.
mas ainda não to bom... =/

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


ogaitnas

sei como é, vou tentar fazer isso na pegada

tocar meio poser?? tipo pegar algum fraseados bonitos????

vlw pela dica!!!!

ogaitnas
Veterano
# nov/08
· votar


só adicionando, vi 2 vídeos seus e realmente, parece que vc toca deixando
as notas meio mastigadas... como disseram para mim, força na mão e
confiança na hora de tocar, isso já vai deixar o som mais definido, e tenta
manter a atenção para vc realmente ouvir a nota e não uma cacetada
só nas cordas heeh

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


ogaitnas

ok, vou ter mais confiança na hr tocar

vlw pela ajuda =)

MaTuX
Veterano
# nov/08
· votar


Caio_vagablues
cara tenta melhorar teu timbre, pq com timbre ruim é impossível ter feeling e muito menos pegada, qual teu equipo??

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


tagima t-0, zoom g1 e um warm music

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


MaTuX
mas como eu poderia melhorar meu timbre, sem troocar o equipo...

obs: o timbre ficou fraquinho pq a guitarra ta ligada no pc, ai fik bem ruimzinho...

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Caio_vagablues
no caso do feeling, tm como melhorar ou vc já nasce com esse dom????

hahaha.. Velho, superestimam esse negócio de "feeling", que muita gente nem sabe o que é. Primeiro aprenda a tocar direitinho, depois se preocupe com isso.

Em primeiro lugar, dê um jeito nesse seu timbre. Tem muito ganho e tá soado muito artificial. Mesmo que o solo fosse legal, iria soar feio por causa do timbre.

O que você fez nesse vídeo? Mostrou o que você aprendeu nas últims aulas? Isso era de alguma música? Você seguiu um tom? E como alguém pode improvisar sem harmonia e ritmo (BT) e querer ter o tal do "feeling"? Feeling, pra mim, é o que eu conheço por qualidade musical. Se a música te passa alguma coisa, ela alcançou seu objetivo, e é boa. Isso independe de técnica, pegada, bends afinados e essas coisas tão cultuadoas por aqui (tanto que EU considero 90% de metal e guitarristas solos/instrumentais um lixo, mas é só minha opinião). É óbvio que um solo como esse seu, sem base harmônica e rítmica, vai ficar sem nexo e não vai passar nada pra ninguém. A não ser que seja um solo pensado, mas não é o caso.

Supondo que você queira "improvisar", e não criar música, compor e tal, vou te dar umas dicas:
Esqueça um pouco essas escalas, modos gregos, arpejos, tappings e essa frescurada toda. Volte nas velhas e "bobas" pentatônicas. Fique no primeiro shape, no mais clássico. Dê muitos bends. Por exemplos, se você tiver improvisando em Dó (penta de Lá Menor), dê bastantes bends (Ré-> Mi) e (Sol->Lá). Depois mude de tom, use os outros shapes e, quando se achar pronto, vá acrescentando as frescuradas que eu citei ali em cima.

mão muito lenta
Veterano
# nov/08
· votar


cara tenta melhorar teu timbre, pq com timbre ruim é impossível ter feeling e muito menos pegada, qual teu equipo??

hã??? discordo! pra mim não tem absolutamente nada a ver, equipo e timbre com pegada...

um cara com boa pegada e fílin, tira um som legal até de um cabo d vassoura com cordas canário...

Caio_vagablues

se equipo ajuda a ter mais pegada e fílin, compra uma fender strato e pluga num marshall que tú vira o novo SRV...

quanto as dicas fica ouvindo uns blues e tenta tirar as músicas.. no mais, segue a dica doogaitnas.

Broderick
Veterano
# nov/08
· votar


Edu Ardanuy é a resposta.

http://br.youtube.com/watch?v=Jgd1VbLLwxY&feature=related

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


Machine Gun Man

brigadão cara, foi de grande ajuda suas dicas, vou treinar mais com bts, pra ve se alcanço o famoso "feeling".

No caso do timbre, vou diminuir um pouco o ganho. vc pode me dar uma dica de como eu posso regular meu agudo, medio e grave da distorção, já tentei várias, mais nenhuma fica ideal, poderia me dar uma dica???

vou começar a solar mais nas pentas, na verdade já tinha começado a fazer isso, mais eu sempre saio da penta para a natural!!! =/

vlw pela ajuda!!!

abraço

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


mão muito lenta

vlw cara, ainda bem que equipo não influencia, pq eu n tava pensando em trocar meu equipo.

no caso de tirar musica, existe alguma diferença em tirar ela de ouvido ou simplesmente pela no GP5!!! pq eu só pego por tablaturas mesmo...

vlw

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Caio_vagablues
Acho que esse lance de feeling é você tentar tocar sentindo o que está tocando. Assim, fica mais fácil transmitir as sensações que a música deve transmitir ao ouvinte.

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


Broderick


hehe, vlw vou ouvi ele, ele é um ótimo guitarrista!!

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao

já me disseram isso antes, to tentando fazer isso, mas ta dificil por enquanto...

vlw

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08
· votar


Caio_vagablues

O mais fácil sempre é aquele timbre com ganho, onde fica fácil solar rápido e fazer coisas difíceis. Quando você, mexendo na sua pedaleira, passa por aquele timbre fraco, até pensa "que tipo de gente usa isso aqui?". Mas é esse o tipo de distorção mais legal. Claro cada um tem um gosto, mas um timbre como oseu ficaria insuportável ao vivo, em um show em local aberto, por exemplo.
Mas o principal não é isso. O legal mesmo de se optar por uma distorção mais fraca e orgânica, é que, pro solo ficar bom, você vai ter que se esforçar! Vai ter que tocar com força, acertar os bends e corrigir todos os erros que às vezes você não percebe por usar um timbre que "mascara" seu solo.

Se for seguir minha dica, te aconselho a conseguir esse tipo de distorção e usar uma regulagem amena, sem deixar os graves ficarem sobrando ou os agudos irritantes. Mas siga a tua intuição, porque eu não sei como funciona teu equipamento, então não posso te dar um "modelo" de regulagem.

Ah, e sempre regule seu timbre a pertir de uma base. É muito difíil perceber o que falta ou o que sobra solando. Toque uns power chords e vá regulando.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Abraço!

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


Machine Gun Man

brigadão cara, vo fazer isso agora, realmente eu preciso diminuir meu ganho, esses dias estava até prefirindo usar o overdrive.

legal essa idéia de regular por power chords, sempre tentei solando, por isso que nunca funcionava. vo reforças um pouco meu grave e abaixar um pouco os agudos!!!

vlw pelas dicas cara!!!

qual seu equipo?? e qual regulagem tu usa (só para eu ter uma idéia!) =)

abraço.

Floyd N Roses
Veterano
# nov/08
· votar


Broderick
CARAMABA...q Lespa é aquela q o Ardanuy tava no finzinho do video...uma com uns pickups dourados....MTO LOKA!!! 8D

Alguém ai sab??!!! O.o

Vlw...

Flw's...abraço!!!o/

Machine Gun Man
Veterano
# nov/08 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


Caio_vagablues

Eu tenho uma Fender Stratocaster Standart e pra distorção só tô usando um Prodrive. Uso o Prodrive como clean também.
Tenho uma RP da digitech pra chorus e delay, mas quase não uso aqui em casa, só quando toco fora mesmo. O amp que eu uso pra tocar pra fora é um Meteoro Nitrous de 100w, que é horrível! Fuja dele! hahaha
Aqui em casa tenho um Fender Frontman 25w e um Axis também de 25w. Nem lembro a última vez que eu usei um dos dois. hahaha

Ah, e geralmente deixo o amp com pouco grave, pouco médio (um pouco mais que o grave, mas pouco mesmo assim) e o agudo fica na metade. Deixo assim porque o amp tem tendências graves, hahaha. No Prodrive, deixo grave e agudo um pouco abaixo da metade, e o ganho geralmente baixíssimo, mas varia de acordo com a música.

ogner
Veterano
# nov/08 · Editado por: ogner
· votar


Machine Gun Man

ótimas dicas, cara. É tipico de iniciante fazer exatamente o que vc descreveu sobre passar pelos sets com menos gain e nem sequer testa-los. Eu fui um destes!!!! Huahuheuhauhe.
Quando comprei minha RP-1 digitec, caraius....só distorção no talo
os harmonicos saiam só de olhar pra guitarra!!! hauheuha, q tosqueira!!

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


Machine Gun Man

mto bom cara, um dia eu chego a esse set, por enquanto eu vou tentando tirar alguma coisa com esse meu set msm.

agora intendo pq meu som soa estranho:
grave: no talo
medio: quase no talo
agudo: no meio

ihusauhssahushuhua

vlw por tudo cara!!!

MaTuX
Veterano
# nov/08
· votar


mão muito lenta
hã??? discordo! pra mim não tem absolutamente nada a ver, equipo e timbre com pegada...

um cara com boa pegada e fílin, tira um som legal até de um cabo d vassoura com cordas canário...

concerteza,
mas eh como treinar pra Formula 1 dirigindo um Fusca, ele vai saber dirigir, passar marcha, leis de transito, etc.
mas naum eh a mesma coisa, com um bom timbre, ele vai "sentir" mais a guitarra

Caio_vagablues
cara tu usa uma G1 neh?
tenta colocar a Distorção a "Ld", ai o EQ deixa tudo no 10, e depois sai regulando, ai se quiser Delay e cia, coloca depois, mas de preferencia faz um distorção bem "limpa" sem muitas "mascaras"

vlw

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


ogner

eu ainda to nessa!!!

Caio_vagablues
Veterano
# nov/08
· votar


MaTuX

vlw pela dica

eu estou usando distorção DD no 30 , EQ 2;10;10 e mais delay e compressor!!!

abraço

ogner
Veterano
# nov/08
· votar


Caio_vagablues

Eu já fui metaleiro( só tocava metalica) Poser( poison e guns)
Me arrisquei no progressivo(dream Theater) blues(SRV e etc.)

Hoje toco porra nenhuma!! ahuehuha. Mas tenho experiência.
Sei achar (quase) os timbres que procuro e me agradam.

Escute muita musica velho. De preferencia boa, preste atenção nas guitarras. Se puder de estilos variados.

Abço

Jio-kun
Veterano
# nov/08
· votar


Machine Gun Man


O mais fácil sempre é aquele timbre com ganho, onde fica fácil solar rápido e fazer coisas difíceis. Quando você, mexendo na sua pedaleira, passa por aquele timbre fraco, até pensa "que tipo de gente usa isso aqui?". Mas é esse o tipo de distorção mais legal. Claro cada um tem um gosto, mas um timbre como oseu ficaria insuportável ao vivo, em um show em local aberto, por exemplo.
Mas o principal não é isso. O legal mesmo de se optar por uma distorção mais fraca e orgânica, é que, pro solo ficar bom, você vai ter que se esforçar! Vai ter que tocar com força, acertar os bends e corrigir todos os erros que às vezes você não percebe por usar um timbre que "mascara" seu solo.

Se for seguir minha dica, te aconselho a conseguir esse tipo de distorção e usar uma regulagem amena, sem deixar os graves ficarem sobrando ou os agudos irritantes. Mas siga a tua intuição, porque eu não sei como funciona teu equipamento, então não posso te dar um "modelo" de regulagem.

Ah, e sempre regule seu timbre a pertir de uma base. É muito difíil perceber o que falta ou o que sobra solando. Toque uns power chords e vá regulando.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Abraço!


Esse seu post tem que ganhar um stick! \o/

Boas dicas!

Fábio Goll
Veterano
# nov/08
· votar


Cara, pega umas BTs mais lentas e vai improvisar.

Treinando/praticando fraseado, abusando de vibratos e bends.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhorar meu feeling e minha pegada?