Timbre, o mistério - parte I

    Autor Mensagem
    FelipeMassa
    Veterano
    # nov/08


    Pessoal,

    Já ouvi falar que nosso ouvido pode responder diferente em dias distintos, mas essa experiência que fiz foi muito minuciosa e levou meses para chegar em uma conclusão que ainda não sei exatamente se está correta.

    Após alguns meses tocando com o mesmo equipamento, percebi que mesmo usando a mesma configuração no ampli e efeitos (volume, ganho, eq, loop volume), existe uma grande diferença no timbre usando exatamente a mesma guitarra (ibanez). O mais impressionante é a diferença de volume, ganho, nitidez do som e equalização.

    Sempre quando troco de corda, troco uma a uma, e depois estico cada corda pelo menos duas vezes até a corda lacear. Depois verifico a angulação da ponte (as vezes precisa de uma pequena correção) e a angulação do braço (tensor, só de vez em quando precisa corrigir).

    Em todos os meses não alterei a altura do captador nem a altura da ponte, apenas ajuste do tensor.

    Tocando todos os dias aproximadamente 1 hora/dia, percebi que em alguns dias o timbre estava uma bosta, mucho, fraco, sem volume, embolado, grave e abafado. E sem mudar de corda derrepente em outro dia o som estava forte, com volume, nítido, com presença, os acordes estavam cheios de brilho. Aí então começou minha investigação para saber "porque" o som muda tanto. Gastei muitos meses tentando descobrir a "configuração mágica" da minha guitarra que fazia o som ficar tão bom e até hoje ainda não sei se encontrei.

    (1) Primeira hipótese

    A hipótese mais óbvia era a mudança climática. Quando a temperatura muda, a curvatura do braço muda e a tensão das cordas mudam, logo o timbre muda. Então a solução "poderia ser" apenas ajustar o tensor, mas como medir a curvatura exata do braço que o timbre me agrada? eu sei que existe réguas para medição do Neck Relief e alguns luthiers usam essas réguas para medir o quanto de curvatura o braço pode ter de acordo com o gosto do músico.

    Só que eu não tenho essas réguas e estou fazendo no olho. O timbre bom, com nitidez, alto volume, brilho, notei que o braço não pode permanecer reto, precisa existir uma leve angulação. Mas medir no olho é complicado e as vezes o braço leva um tempo para parar de se mover. Mesmo após travar o nut eu acho que a corda pode lacear e ficar mais froxa.

    Esses dias troquei as cordas e percebi que o timbre estava uma bosta, aí então destravei o NUT e estiquei as cordas pelo menos duas vezes. Estiquei bem até a corda lacear. Afinei e travei o NUT, pronto! liguei novamente e percebi uma mudança no timbre, ficou perfeito.

    Após alguns dias ficou ruim novamente, aí fiz o mesmo procedimento e voltou a melhorar o timbre. A corda parece que deve ser re-esticada de tempos em tempos. Percebi que quando esticamos as cordas e travamos o NUT, a vibração da corda muda. Não sei explicar o que exatamente muda, só ouvindo. A angulação da ponte mudou de forma mínima, quase 0 graus.


    (2) Interferência elétrica

    Para excluir essa hipótese, hoje eu sei que o timbre da guitarra será bom ouvindo os acordes da guitarra desplugada/desligada. Se o som ficar com volume alto, cheio, eu sei que o timbre será bom com a guitarra plugada.

    (3) Corda velha x corda nova

    A corda nova muda muito o timbre, mas mesmo após 2 semanas com 1 encordoamento, consegui mudar o timbre e deixa-la boa após alguns ajustes.

    (4) Efeito psicológico

    Eu descartei totalmente essa hipótese, porque consegui regular a guitarra e no mesmo dia o timbre foi da agua para o vinho. Para certificar eu uso os mesmos acordes. Se soar uma bosta tem coisa errada. E acho que não é psicológico, é a corda que pode estar um pouco frouxa e não vibrar com a mesma intensidade.


    Conclusão

    Ainda não sei se a solução para melhorar o timbre é esticar a corda a cada X dias, mas ate agora isso tem me ajudado a melhorar o som da minha guitarra. O único problema é que não é nada prático e as vezes leva uns 15 minutos para esticar afinar, travar, executar uma alavancadas para ver se está tudo estável.

    Para concluir esse resultado usei durante uns meses o mesmo amplificador, na mesma posição, com a mesma guitarra, mesma corda, mesmos pedais, mesma equalização, no mesmo quarto, com os mesmos móveis, na mesmoa posição em relação ao amplificador, mesma palheta, com corda nova e corda velha, mesmo cabo, exatamente tudo igual.

    Espero que alguem tenha alguma experiência com a qualidade do timbre. Quando eu pego a guitarra e faço um simples acorde e o som sai bonito, parece que me sobra inspiração para criar melodias e tocar bem. Já quando o som sai uma bosta, fico com a sensação de desconforto e tudo fica ruim, inclusive a criatividade e a inspiração. Hoje em dia, se o som estiver ruim, e páro tudo e regulo ela novamente, mesmo que isso dê bastante trabalho.

    abs

    Intrueland...
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Quinta Hipótese - Inspiração

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Efeito psicológico

    Justamente o que vc descartou é o que é, hehe, acontece muito comigo, é por isso que não ligo mais tanto pra timbre, até porque timbre perfeito não existe então a busca por ele nunca acaba...

    Levy Fialho
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Por isso o importante é conhecer seu equipamento.

    Eu opr exemplo sei, s tiver murchinho ou muito estalado, aumenta os medios ou od rive do ts.

    se tiver sem brilho aumenta os agudos da eq no amp.

    se tiver grave d abaixa os graves no eq do amp. Fora troca de captadores, cada musica eh uma config diferente.

    mjcmello
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    FelipeMassa

    Não sei há quanto tempo você toca, mas eu acho que o timbre tem muito a ver com a "pegada". Neste caso entraria no fator psicológico.

    Eu lembro que antigamente eu tinha uma guitarra Jenifer (nem sei mais como se escreve isso). Eu sabia que ela era uma bosta, mas para primeira guitarra (não queria gastar muito) tava bom pra ver se era o que eu queria fazer.

    Eu achava o som horrível. Quando o meu professor pegava ela o som era incrivelmente outro !!! Não estou dizendo que eu estava tocando errado, fazendo os acordes errados, etc. A minha pegada que era ruim.

    Também não estou dizendo que sua pegada seja ruim, mas pode haver alguns dias que você pode não estar 100% e a pegada ficar diferente.

    Iago
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Iago
    · votar


    Acho que pode ser tudo isso junto, ou algumas vezes uma(s) outroas vezes outra(s) razão. Cordas velhas definitivamente = timbre morto. Isso nem precisamos pensar.

    Só que, se o braço da guitarra ficar um pouco mais curvo num simples dia de chuva, isso quer dizer que esse braço é péssimo.

    Quanto a interferencia eletrica no amp, acho que tambem não (talvez se o amp for mto ruim). A parada é que você se acostuma com uma regulagem, e depois de um tempo, seus ouvidos passam a notar mais "defeitos" nessa regulagem. Talvez seja o cérebro nos alertando "para de ouvir essa mesma coisa!" Por cansaço ou por realmente notar que o timbre é ruim depois de um tempo (levando em considerção que nosso cerebro esta constantemente comparando nosso timbre com o timbre de artistas, ouvidos em discos e etc).

    Tataum
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pesquise sobre acomodação auditiva, tem um topic falando sobre isso aki tb... tvz os 15 minutos em que vc regule sua guitarra, faz com que sua audição volte ao estado natural... é uns trecos assim.

    Abraços

    Soul Wyx
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Não sei há quanto tempo você toca, mas eu acho que o timbre tem muito a ver com a "pegada". Neste caso entraria no fator psicológico.

    100%

    Apesar de ainda não ter guitarra, eu percebo a diferença no violão.
    (minha guitarra ta pra chegar)

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Sobre timbre:

    Olha o que o De Ros diz sobre isso:

    E quanto ao lance de que é o guitarrista quem faz a diferença, pode ter certeza disso! Basta olhar meu video tocando com o Paul Gilbert! O som dele é muito mais limpo e definido, tu entende tudo, tudo mesmo o que ele toca, já eu... bem, deixa pra lá...
    Mas o importante é que eu posso garantir que a gente estava usando os mesmos equipos e com a mesma regulagem - mesmo volume, tudo era igual, a unica diferença era aquela pecinha que fica atras da guitarra, o tal do guitarrista. Desde aquela época, passei a estudar muito isso, o som que eu tiro da guitarra, a minha pegada.


    Vale a lida no tópico, especialmente na página onde ele menciona o trecho acima. Tá no link:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/197646/p2

    Abs

    Zero Zen
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    FelipeMassa

    Você não cogitou da possibilidade de ser uma variação da corrente elétrica.

    Baterias gastas detonam o som de pedais. Voltagens mais baixas abafam o som dos amps. E por aí vai.

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Já quando o som sai uma bosta, fico com a sensação de desconforto e tudo fica ruim, inclusive a criatividade e a inspiração.
    FelipeMassa

    Bom, resolvi ler a intro do seu tópico todo, pois tava com preguiça...

    Tem dias que acho meu timbre pior. Por outo lado tem dias que eu falo pra mim mesmo "Porra, to mandando bem!".

    Conclusão, acho que a questão é mais da pegada (ataque) e sua percepção está diferente (o famoso "feeling"). Basta notar que tem dias que, no meu caso, um Led Zeppelin entra pelos ouvidos me fazendo "pulsar" e noutros nem tanto. Caiu melhor um Neil Young.

    Acho que o "problema" é o guitarrista... Vide o que o transcrevi do que o De Ros disse.

    Abs

    rsf
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: rsf
    · votar


    MauricioBahia

    cara, eu concordo, mas com ressalvas dessa tese de que o timbre está na pegada....eu diria que boa parte do timbre está na pegada...mas uma outra parte, não menos importante, está no equipo..acho que o DeRos incorre em exagero quando afirma que tudo está na pecinha atrás da guita ...fosse assim, os "melhores" guitarristas do mundo não teriam racks de milhares de dólares, técnicos e engenheiros de som às voltas...bastaria a pegada.... evidentemente que a pegada é importante e é ela que dá personalidade ao timbre..SRV que o diga.....Mas no final das contas, pegada e equipo são importantes para um bom timbre....um cara muito bom em um equipamento ruim, vai ter o melhor timbre que aquele equipo pode dar, o que, ressalvada a hipotese de o cara ser mágico, não será lá grande coisa, pelo menos se comparado ao timbre que aquele mesmo guitarrista teria se estivesse com um equipo foda...
    Eu, particularmente, sou um péssimo guitarrista...mas prefiro tocar mal em um bom equipo, do que tocar mal em um equipo ruim..o desastre é menos drástico....heheehe
    abraço.

    Ronei BVB
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    mjcmello

    tem muito a ver com a "pegada". Neste caso entraria no fator psicológico.
    [i]
    [/i]

    Axo que essa foi a melhor resposta, pois não acredito que possa mudar tanto assim, toco guitarra a anos, tb ja tive guitarras simpres como jennifer, goldem kashima, e Todas elas, mas todas mesmo, apresentavam um bom resultado qdo tocadas pelo meu professor. E eu, nem tocando a Ibanez dele tirava qualidade parecida. Até pegar o momento certo, descobrir o milésimo de segundo do acorde x, aí, vc cria uma melodia.

    C fosse desse jeito, esquenta muda todo braço e a guita vira uma bosta, eu ia querer ser mecanico!

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rsf

    É verdade que o equipo influencia, mas eu comentei baseado no contexto do tópico que questiona pq as vezes parece que o timbre tá pior apesar do mesmo equipo e tudo mais. Talvez eu tenha me expressado mal.

    Por isso eu frisei que o guitarrista é o responsável e não o equipo. ;-)

    Abs!

    guitarclub
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    queria que meu ouvido fosse bom o suficiente pra saber se a corda tá vibrando de mais ou de menos, se a curvatura do braço tá boa ou não, etc.....

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    PedroShinzato

    Reza a lenda que o Eric Johnson (se não me engano) sabe, pelo timbre, se o pedal esta com pilhas comuns ou recarregáveis.

    Isso é que é ouvido!

    Abs

    Rodrigo Yoshida
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    MauricioBahia
    Reza a lenda que o Eric Johnson (se não me engano) sabe, pelo timbre, se o pedal esta com pilhas comuns ou recarregáveis.

    Isso é que é ouvido!



    Cara, eu diria outra coisa, isso que é frescura! hahahah

    MauricioBahia
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    Rodrigo Yoshida

    E reza a lenda, da lenda, que sabia inclusive a marca das pilhas...

    (essa foi por minha conta)

    uhuhuhauhauha

    FelipeMassa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Galera,

    valeu pelas respostas, estive ausente por um tempo e só agora li o tópico.

    Já perceberam que quanto mais esticada(na mesma afinação) a corda, maior fica o volume do som? isso explica muito as frequencias que estou escutando. Acho que é exatamente isso a grande diferença. A corda tem uma certa elasticidade e depois de um tempo na guitarra ela tende a perder a elasticidade com o uso, alavancadas, bends, etc..

    Então, isso explica muita coisa que não tinha percebido. Faça esse teste para notar a diferença:

    (1) Mantenha a mesma afinação e deixe as cordas super esticadas. Toque um pouco. O som fica nítido e com mais volume.

    (2) Mantenha a mesma afinação e deixe as cordas mais frouxas. Toque um pouco. O som fica embolado, mucho e com baixo volume.

    Veja, que existe uma grande diferença no som, volume e por consequencia o timbre!

    Para fazer esse teste não mude a algução da ponte, mantenha sempre neutra.

    abs

    Sharper
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara, quão murcho, embolado, grave e abafado? Se for no âmbito ultra-sensível e vc estiver se referindo à mínima variação... Td bem.

    Mas se for perceptível MESMO, digo pra qualquer leigo que ouça, isso aí é mal contato. Não vi hora nenhuma alguém cogitando a hipótese de cabo ruim, quebrado, contatos oxidados, elétrica interna da guitarra (soldas ruins, fios oxidados, jack, etc)...

    FelipeMassa
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Cara, quão murcho, embolado, grave e abafado? Se for no âmbito ultra-sensível e vc estiver se referindo à mínima variação... Td bem.

    Fica ruim mesmo, principalmente para gravar, mas já saquei como corrigir isso, com a guitarra bem regulada fica 100% legal.

    Talvez minha ibanez não tenha um braço bom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre, o mistério - parte I