Deixar a guita sempre no suporte, é ruim?

Autor Mensagem
gtrlv
Veterano
# nov/08


E aí galera!

Tenho um suporte RMV e sempre deixo minha guita nele pra facilitar, já que estudo diariamente. Sempre mudo a posição, uma hora colocando-a de frente outra de costas (a guitarra, pessoal! rs).

Mas tenho ficado preocupado se, mantendo-a sempre no suporte, corro o risco de empenar o braço da bixinha. Tenho um case, mas só uso quando sei que vou passar mais de um dia sem estudar.

Alguém já teve alguma experiência desse tipo?

ragio.
Veterano
# nov/08
· votar


perigo de empenar o braço não vai ocorrer.
oq pode acontecer ... e acabar enferrujando os parafusos mais rapidamente.

eu costumo deixar minha guita na bag, pra não pegar poeira nem nada ....


abraços.
ragio.

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


bote um lençol por cima e ficara tudo bem.
nao deixe pegar humidade tb

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


gtrlv
Deixar a guita sempre no suporte, é ruim?

Sempre SEMPRE é ruim sim, porque você não aprende nada sem tirar de lá para tocar. =P

(waka waka waka)

Agora sério, eu tenho um violão vagabundo que ficou direto no suporte por anos, e nunca tive qualquer problema. Acho que você também não terá, a não ser que o braço da tua guitarra seja muito vagabundo.

lindoso
Veterano
# nov/08
· votar


veio, pode sim ocorrer empenamento caso vc guarde ela no suporte por muito tempo. A minha eu guardo no case mas sempre de frente ao chão.

O pessoal fala que assim ela n empena
vc pode guardar a sua por um curto tempo no suporte para fazer pausas no estudo ou parar

Oq vc n pode ter eh preguiça de guardar e tirar a sua guitarra do case

Pode acontecer que como ela esteja em esposição ao ambiente, as cordas dela oxidarem e os parafusos tbm.

o conselho eh vc guardar no case msmo



vlw

Espancamente
Veterano
# nov/08
· votar


cara, um fato que eu sempre noto é o seguinte, se deixo minha guita sempre no suporte as cordas oxidam muito mais rápido do que quando eu termino de tocar e já boto na capa/case/bag.

em casa tem 3 guitas e um baixo e já fiz inumeras vezes esse teste.

cordas duram mais, acho que por menos contato com o ar.... se passar GHS então, vixi, dura uma eternidade.

Grimc
Veterano
# nov/08
· votar


sim, suporte eh so pra apresentação se vc for usar varias guitarras (nao vai querer tirar a guita do case toda vez que for trocar de musica), mas deixar o tempo todo pode acelerar o processo corrosivo das cordas e parafusos (se vc mora em uma cidade litoranea então...)

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Depende do tipo de suporte. Se ele segurar o peso da guitarra apenas pelo corpo tudo bem, mas se ele segurar apoiado pelo braço da guitarra ai eh perigoso empenar sim

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


gucrispim
Só é perigoso se o braço for muito fino (tipo Ibanez) e o instrumento pegar sol ou umidade da parede, e a base do suporte estiver muito próxima da "mão".
Abç

sobrevivente
Veterano
# nov/08
· votar


Legal, vi algumas informações bem úteis aqui.

Mas tenho uma dúvida: como é que eu guardo a guitarra dentro do case? Encostado na parede? Deitada no chão?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


sobrevivente
Ou deitada no chão ou encostado na parede, com as cordas voltadas para ela.
Abç

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08
· votar


Hmm...entao deixar no suporte nao é das coisas mais aconselhaveis?
Mas e nas lojas de música? que as guitarras ficam paradas lah por séculos?

abraço!

axleWs
Veterano
# nov/08
· votar


desculpem o termo, mas é viadagem isso. é madeira gente, não é papel não.

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


o meu suporte nao tem aquele suporte pro braço, ele segura só no corpo, igual a esse aqui.

(obs: nao tão falando de suporte de parede não, né??)

tem algum risco? que cuidados devo tomar?? eu deixo ela SEMPRE no suporte, sem bag nem nada.

obrigado!

abraços

leolmx
Veterano
# nov/08
· votar


Eu SEMPRE deixo minha guitarra no suporte, porém, a guitarra é apoiada no corpo e não no braço dela, e na hora de dormir eu sempre cubro com um lençol por causa da poeira, o único problema que eu não sabia e fiquei sabendo agora é que eu deixo ela perto da parede.

Mas do outro lado da parede fica uma garagem, então a parede nem toma sol, mas e a questão da umidade como fica?

Motoboy From Hell-SDMF

boa pergunta essa, eu sempre perguntei isso pra mim mesmo.

bpv
Veterano
# nov/08
· votar


axleWs

fala merda não cara, não sabe o q fala é melhor ficar keto.

experimenta lavar sua guita ou deixar ela encostada com o braço na parede por uns dias pra vc ver o que acontece.

gtrlv
Veterano
# nov/08
· votar


ragio.
oq pode acontecer ... e acabar enferrujando os parafusos mais rapidamente.

Na verdade, apesar de tê-la comprado como nova, na loja, já veio com alguns parafusos enferrujados... Já as cordas, notei que enferrujam rápido, sim.

Diino
bote um lençol por cima e ficara tudo bem.
nao deixe pegar humidade tb


Não tinha pensado nessa do lençol.

Bog
a não ser que o braço da tua guitarra seja muito vagabundo.

Acho que não é não. É uma Tagima T740 Hand Made in Brazil.

lindoso
Oq vc n pode ter eh preguiça de guardar e tirar a sua guitarra do case

É, tenho que tomar vergonha na cara, né! :)

Espancamente
se passar GHS então, vixi, dura uma eternidade.

O que é GHS?

Grimc
(se vc mora em uma cidade litoranea então...)

Pior que moro!

gucrispim
Depende do tipo de suporte.

Mauricio Luiz Bertola

Só é perigoso se o braço for muito fino (tipo Ibanez) e o instrumento pegar sol ou umidade da parede, e a base do suporte estiver muito próxima da "mão".

Como disse mais acima, a guita é uma Tagima T740 e o suporte é este
RMV. Ele apoia mais ou menos na metade do braço, entre a "mão" e o corpo, mas é ajustável para baixo. Seria melhor eu fazer isso?

E quanto à posição da guitarra, seria melhor mantê-la com as codas voltadas para o apoio, ou variando como já faço é o mais indicado?

Motoboy From Hell-SDMF
Mas e nas lojas de música? que as guitarras ficam paradas lah por séculos?

Já pensei nisso, também. Mas, quando fui comprá-la, ela estava pendurada numa "forquilha".

axleWs
desculpem o termo, mas é viadagem isso. é madeira gente, não é papel não.

Pode até ser, mas madeira também empena!

Todos

Pessoal, valeu mesmo pelas opiniões! Procurarei ser menos preguiçoso e usar mais o bag.

Abraço!

guitarclub
Veterano
# nov/08
· votar


gtrlv
Na verdade, apesar de tê-la comprado como nova, na loja, já veio com alguns parafusos enferrujados... Já as cordas, notei que enferrujam rápido, sim.

Elixir Strings nela!

gucrispim
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Falei em relação aos suportes de chão, nao os de parede.

gtrlv
eu tenho um desse, e axo q eh bem perigoso de ter problemas com o braço da guitarra deixando ela ai. Uso soh com o violão, tenho 1 outro pra guitarra que apoia soh o corpo

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Quando eu ficar de férias, e se eu tiver saco, eu tento estimar quanto tempo levaria pra deformar o braço de uma guitarra deixando-a apoiada no suporte.

Juca bmx
Veterano
# nov/08
· votar


erico.ascencao

calcula ae

Grimc
Veterano
# nov/08
· votar


Dean Markley entao, tu vai ter corda pra uns 3 meses ou se tu nao for rico e sortudo, se acostuma a guardar a guita

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


Juca bmx
Eu tenho vontade, sério mesmo. Falta o bendito tempo...

sobrevivente
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Ou deitada no chão ou encostado na parede, com as cordas voltadas para ela.

Boa dica cara! Valeu!

gtrlv
Veterano
# nov/08
· votar


PedroShinzato
leolmx
bpv

Demorei tanto pra responder que só vi o de vocês depois que postei! :)

Bom saber que o tópico tá servindo pra outros, também!

PedroShinzato
gucrispim
erico.ascencao
Juca bmx
Grimc

Valeu!

Será que um desses do PedroShinzato e do
gucrispim, seria o mais indicado?

gtrlv
Veterano
# nov/08
· votar


Ah! Resolvi abaixar o apoio de braço do suporte. Agora ele ficou praticamente na "base" do braço, junto ao corpo.

Obrigado!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/08
· votar


gtrlv
Pode deixar com as cordas para frente mesmo. Só certifique-se de que o instrumento não vai pegar sol.
O que não deve ser feito é apoiar a guitarra na parede, (sem suportes), com as cordas voltadas para fora, principalmente em guitarras que tenham "mão espanhola" (Gibson, Ibanez, etc).
Abç

In The Navy
Veterano
# nov/08
· votar


Não empena não
Vamos todos lembrar das aulas de física do ensino médio!

Lembram das alavancas? que conforme maior a distancia, mais facil é exercer a força sobre uma barra?
Pois imaginem o braço da sua guitarra como uma barra, e a junção do braço e corpo como o ponto de apoio
Se voce exercer uma força na mão(headstock) da guitarra, ai sim vc vai ta empenando o braço, agora se vc exercer perto da junção do corpo e braço, não vai ser nada

Pensa assim, quando vc pega a guitarra com uma mão perto do headstock, ela fica MUITO PESADA
Agora perto do corpo ela fica mais leve

Portanto, seu suporte não empena braços, a não ser que você use um tonante, mas ai eh charme do instrumento

gtrlv
Veterano
# nov/08
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Valeu.

Abraço!

In The Navy

Faz sentido. Mas, pelo sim, pelo não, abaixei o 'apoio de braço' do suporte.

Tks!

darrel
Veterano
# nov/08
· votar


gucrispim
Só é perigoso se o braço for muito fino (tipo Ibanez) e o instrumento pegar sol ou umidade da parede, e a base do suporte estiver muito próxima da "mão".
Abç


E o suporte de parede?!
TA certo q a guita n fika o dia todo la...soh fika na parte da noite, é q durante o dia trago ela pro trampo pra da umas treinadas!!!
durante o dia ela fika na bag...
o suporte de parede é tão ruim assim???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Deixar a guita sempre no suporte, é ruim?