Auto-didata com um problema.

    Autor Mensagem
    GDias
    Veterano
    # out/08


    Bom, eu toco guitarra faz uns três anos e NUNCA consegui estudar teoria. Parecia que nada entrava na minha cabeça, algo muito estranho pra alguém que falava Inglês intermediário antes de entrar em um curso(Ou seja, alguém que geralmente aprende coisas rápido mesmo sem auxílio).

    Faz pouco tempo resolvi tentar estudar modos, escalas e tudo mais. E fico surpreso: eu SEI boa parte daquilo na prática, mas minha teoria é falha. Consigo improvisar decentemente dentro das escalas, mesmo que com alguns cacoetes de falta de instrução(Como usar alguns licks de penta insistentemente, tipo o 12-12/15/12-10-12), e sei pular de uma blues pra uma menor "de ouvido", mas se tu me pedir isso em palavras eu tô, com o perdão da palavra, fudido.

    Outra coisa é a técnica e os vícios adquiridos. Fiquei muito tempo no violão, então minhas palhetadas alternadas são ridículas. Sweeping então...Geralmente compenso tudo no legato. Só que eu nunca toquei nada que exigisse tais técnicas, por preferência musical própria. Nenhuma das minhas bandas favoritas faz solos rápidos.

    E meu problema é esse. PRECISO estudar mais um pouco, mas não sei se devo ficar mais na teoria ou na técnica. A primeira não me faz falta no dia-a-dia ainda pois o ouvido compensa. Mas muito provavelmente vou me ressentir disso logo adiante quando quiser tocar um trompete/sax. O segundo faz falta, mas dentro do meu estilo não. E não sei se vou conseguir me focar nos dois.

    O ideal seria ter começado a estudar com um professor, né. :-\ Mas o bom professor daqui se mudou quando comecei a tocar. E agora fico nesse dilema. Pessoal que começou sozinho e passou por situações semelhantes tem algum conselho?

    edukotzen
    Veterano
    # out/08
    · votar


    olha sinceramente não sei nada de teoria tambem, até hoje não sei as notas que toco etc.. eu vou mais pelo ouvido mesmo, eu sei quando está soando mal ou bom, o que eu sei é um monte de progressão de acordes e escalas e eu aplico isso em meus improvisos

    sei que isso me limita em alguns aspectos mais pra mim teoria, não faz muita diferença

    abraços

    Pombo
    Veterano
    # out/08 · Editado por: Pombo
    · votar


    GDias

    Teoria é importante sim se vc quiser se aperfeicoa naquilo que faz. Pode parecer que não faz diferença, mas depois que vc começa a sacar de teoria, sua cabeça vai abrir completamente e tudo vai ficar bem mais facil. Como voce mesmo disse com teoria, isso te ajudaria até em outros instrumentos, as vezes nem pra tocar, mas pra quando tocar em grupo, saber o q seu amigo está tocando.

    Se vc gosta de tocar como hobby ou distração e acha q nao necessita de teoria tudo bem, mas se vc quiser ser musico mesmo, pode se preparando pra cair dentro.

    O ideal realmente é ter um professor pra orientar. Eu ja tive professor quando comecei a tocar, mas depois tive que largar as aulas e atualmente estudo por conta propria. Um conselho que eu te dou é procurar no google sobre apostila de teoria musical.
    Começe desde o inicio, procura sobre conceitos de musica, definição de tom e semitom, acidentes e leitura de partitura. Depois que já tiver compreendido disso, vc pode começar a estudar escalas e intervalos.

    Caso vc possa ter acesso a livros, recomendo um livro chamado "Harmonia e improvisação" de Almir Chediak. Ele tem uma abordagem legal sobre teoria.

    E qualquer duvida q vc tenha de teoria, pode tirar com o pessoal aki do forum que ta sempre disposto a ajudar o proximo ;-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Auto-didata com um problema.